Como Converter Visitantes em Clientes Usando uma Landing Page

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Uma landing page brilhante, combinada com um ‘funil de conversão,’ é geralmente a espinha dorsal de um negócio online lucrativo.

Ao usar uma landing page, você pode reunir leads e, ao usar o processo de funil, consequentemente transformar esses leads em clientes.

Basicamente, isso significa que agora você tem um jeito de, a partir do seu site, converter visitantes em clientes.

Isso quer dizer que você tem um jeito de transformar visitantes de site em dinheiro.

Neste artigo, você verá como pode usar uma landing page para gerar clientes.

Nós vamos dar uma olhada no que faz uma landing page funcionar. Mas também vamos discutir o que constitui um funil de alta conversão.

Baixe esta planilha de truques para aprender como converter visitantes em clientes.

Ao fim deste post, você estará apto a pegar o que aprendeu e usar para melhorar os lucros do seu próprio negócio.

Vamos começar.

Ofereça um brinde excelente

A maioria das landing pages opera com um processo em que algo é oferecido gratuitamente, em troca de um endereço de e-mail.

Então, antes que você faça qualquer coisa, a sua primeira tarefa é descobrir o que você irá oferecer.

E o que você vai dar? Depende da audiência que o seu negócio atende.

Por causa disso, você precisará fazer alguma pesquisa antecipadamente, para descobrir o que a sua audiência aprecia e valoriza.

Se você é uma companhia de SAAS (Software as a Service), você pode ver alguma vantagem em providenciar uma demonstração do seu produto, de modo que as pessoas possam testar se o seu software atende às necessidades delas.

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Por outro lado, se você não é uma companhia de SAAS, você pode querer oferecer um PDF gratuito que ensine a sua audiência segmentada a resolver um problema específico.

Se você optar pelo PDF, é importante que o brinde realmente solucione alguma dificuldade que a sua audiência está tendo.

Se isso não ocorrer, então aqueles que visitarem a sua landing page não se sentirão instigados a inserir os seus endereços de e-mail e acessar o que você está oferecendo.

Então, como você descobre o que poderá oferecer de brinde?

Um jeito de resolver essa tarefa é utilizar o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Acesse o Planejador de Palavras-Chave do Google.  Então, selecione a opção ‘Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria’.

Para este post, vamos imaginar que eu estou querendo criar um negócio na área de ‘treinamento de cães’.

Assim, eu digito ‘treinamento de cães’ na caixa ‘Seu produto ou serviço’.

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Depois de clicar em ‘Obter Ideias,’ então eu seleciono a aba ‘Ideias de palavras-chave’.

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Eu organizei essas palavras-chave por ‘Média de Pesquisas Mensais’, para descobrir o que é mais popular.

Como você pode ver, eu destaquei palavras-chave populares e que podem ser usadas para inspirar tópicos do meu PDF.

Um outro jeito de garantir que isso seja feito é visitar fóruns onde a sua audiência segmentada passa o tempo.

Aqui está o que eu descobri quando procurei um fórum popular de treinamento de cães.

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Eu organizei os posts por visualizações e destaquei alguns assuntos populares.

Se você quer desenvolver um PDF que aborde um assunto com o qual muitos donos de cachorro têm dificuldade, então vale a pena conferir esses tópicos – porque muitas pessoas estão buscando informações sobre eles.

O seu objetivo é o de realmente impressionar, com o seu PDF.

Assegure que você dedique o tempo e o esforço necessários, para fazer com que ele seja válido e fácil de ler.

Ao fazer isso, os leitores do PDF estarão mais inclinados a ler qualquer outra coisa que você mande, porque você já terá conquistado a confiança deles com um conteúdo incrível.

Esse é o segredo, no que se refere a construir um funil que irá converter visitantes em clientes.

Otimize a sua landing page para conversões.

Nós não vamos falar sobre como criar de fato uma landing page neste post, já que estamos mais interessados no processo de converter visitantes em clientes neste momento.

Contudo, se você quer aprender mais sobre a criação de uma landing page eu falo desse assunto aqui.

O assunto principal que nós queremos investigar agora, é como ajustar a sua landing page, para garantir que ela irá ‘converter.’

Existem muitas coisas que podem influenciar a taxa de conversão de uma landing page, mas há quatro fatores principais que podem causar mudanças grandes.

O primeiro desses fatores é o título utilizado na landing page.

Escrever um ótimo título é quase uma arte. Vai exigir prática antes que você acerte.

O mais importante para se ter em mente ao escrever um título, é se questionar como você pode mostrar ao máximo os benefícios do que você está oferecendo.

Com o que será recebido, alguém deveria inserir o seu endereço de e-mail?

Ainda que este exemplo se refira a um formulário opt-in, ainda assim fica claro o benefício de se criar um título rico.

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Como você pode ver, ao mencionar o que estava disponível e explicar que era de graça, os cadastros aumentaram em 31,54%.

Se você precisa de inspiração, analise outras landing pages que você puder encontrar.

Em especial, dê uma olhada nas landing pages que são usadas por anunciantes.

Existe uma boa chance de que os títulos usados nessas landing pages estejam funcionando, já que estão custando dinheiro para os anunciantes levar as pessoas às landing pages.

No entanto, não clique em anúncios sem um foco.

Tenha anotado as landing pages que você viu, depois de clicar em anúncios que foram relevantes para você.  

Além disso, você pode ler alguns artigos com ideias sobre esse tópico, como este aqui e este outro aqui.

Você também deve prestar atenção aos marcadores.

Eles costumam ser escritos como se fossem ‘mini títulos.’

Isso significa que eles precisam ser ricos e ‘incisivos.’ Você não terá tempo de ser suave aqui, ou irá entediar as pessoas.

Pessoas entediadas abandonarão a sua landing page.

O seu objetivo é convencer rapidamente o leitor de que aquilo que está do outro lado do opt-in vale a pena ter.

Ao escrever marcadores, seja específico sobre o que você está tentando dizer.

Ao fazer isso, você ajuda a deixar mais crível tudo aquilo que está escrevendo.

De novo, você pode aprender a escrever ótimos marcadores ao estudar outras landing pages.

Tenha certeza, contudo, de que você não copie nada.

Uma outra coisa que irá impactar a taxa de conversão da sua landing page é a imagem que você usa.

O estilo da imagem que você precisa usar vai depender da landing page em si.

Entretanto, um truque bacana que você pode experimentar é o de ter a imagem de uma pessoa cujo campo de visão esteja alinhado ao formulário opt-in ou aos marcadores.

Você pode ver abaixo um exemplo disso.

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Finalmente, você também deverá dedicar um tempo ao opt-in em si.

Você não deve ver o formulário como um único grande elemento. Em vez disso, você deve configurá-lo de acordo com os seus diferentes componentes e fatores.

Cada fator pode impactar a capacidade do formulário opt-in de ‘converter.’

Um fator desses é o número de campos que o seu formulário possui.

Algumas pessoas observaram que, ao ter menos campos no formulário, elas conseguiram aumentar as taxas de preenchimento de suas landing pages.

O blog Leadpages fez um teste e descobriu que uma caixa opt-in com apenas um campo aumentou conversões em 12,44%.

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O texto que você usa no botão também pode impactar o quão bem o formulário irá converter.

Ainda que você possa fazer isto ao longo do processo, trocar a cor do botão também pode impactar as conversões.

O Leadpages verificou que a troca da cor de um botão aumentou as conversões em 86,41%.

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Você pode até mesmo dar uma olhada no impacto de usar menções sobre spam e segurança abaixo do opt-in também. Essa é uma maneira de lembrar as pessoas de que as informações delas nunca serão compartilhadas ou vendidas.

Contudo, isso não vai funcionar para todo mundo.

A inclusão de uma nota sobre privacidade também pode reduzir conversões em 18,70%.

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As chances de você criar uma landing page perfeita, logo na primeira vez, são muito baixas.

Portanto, depois de criar a sua landing page, você precisará fazer testes A/B.

Nós falamos antes sobre como mudanças em um opt-in podem impactar as conversões.

É aí onde você ajusta os elementos da sua landing page, de modo a impulsionar o número de pessoas que inserem os seus endereços de e-mail.

Você pode usar uma ferramenta, como Optimizely, para fazer isso.

Ao fazer um teste A/B, existem algumas coisas que você deve saber.

O primeiro é que é melhor fazer grandes mudanças do que pequenas alterações incrementais.

A não ser que você tenha uma landing page brilhante no momento, uma mudança pequena provavelmente não irá criar mudanças significativas de conversões.

Segundo, se você estiver fazendo pequenas mudanças, tome o cuidado de realizar uma de cada vez.

Não mude o título e os marcadores ao mesmo tempo.

Se você fizer isso, vai ser difícil descobrir o que causou a real mudança nas conversões.

Tenha um processo de converter visitantes em clientes

Não faz sentido acumular vários inscritos, se você não tem um método de converter visitantes em clientes.

Assim como no caso do brinde, o processo de fazer isso vai depender muito do tipo de negócio em que você está.

Por exemplo, se o seu negócio oferece uma solução em software, pode ser uma boa ideia conseguir os telefones dos inscritos, depois que eles ofereceram seus endereços de e-mail.

Ao fazer isso, você pode falar com eles e perguntar sobre as suas experiências.

Você então, terá a oportunidade de lidar com quaisquer das dúvidas e preocupações que eles possam ter – o que irá facilitar o processo de converter visitantes em clientes naquele momento.

Como alternativa, você pode querer direcionar às pessoas uma sequência de e-mails cuidadosamente elaborados para continuar a agregar valor e oferecer cortesias.

Em algum ponto da sequência de e-mails, você pode querer enviar algo que permita que os inscritos saibam que você tem uma oferta paga.

Você pode criar uma sequência de envio de 8 e-mails para as pessoas. Nesses 8 e-mails, você manda um ‘e-mail de oferta’ em todo quarto e-mail.

Não tenha medo de mandar muitos e-mails.

O Hubspot indica que as taxas de abertura de e-mails só caem após 16-30 campanhas de e-mail.

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Nota: A Hubspot define campanha como – emails individuais enviados a uma porção da sua base.

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A sua capacidade de converter visitantes em clientes vai depender em quão bom é o seu brinde, mas também em quão bom é o conteúdo do seu e-mail também.

Bons e-mails dão o direito de enviar mais e-mails.

Existe muito a ser dito sobre escrever uma sequência de respostas automáticas que irá impactar as pessoas.

Você vai precisar usar as dicas mencionadas acima sobre pensar em um brinde e também em ideias para os e-mails que você mandará.

Pode ser uma boa ideia assinar, como visitante, as listas dos seus competidores.

Isso dará uma ideia do tipo de abordagem que funciona para eles, quais os tipos de e-mails que são enviados e a profundidade do conteúdo deles.

Também será uma chance de ver como uma oferta é apresentada e o tipo de linguagem que é usada para convencer você a comprar.

De novo, você não quer copiar ninguém, mas quer aprender com pessoas que têm jogado o jogo há mais tempo que você.

Tenha em mente, contudo, que você pode sempre combinar as duas estratégias discutidas acima.

Por exemplo, você pode enviar aos seus inscritos uma sequência de e-mails e então perguntar se eles gostariam de receber uma ligação sua.

Finalmente, o seu objetivo é agregar valor e oferecer cortesias, ao se posicionar como uma ‘autoridade de confiança’.

Se tudo falhar, volte àquilo que você está tentando vender.

Pergunte-se se é algo que as pessoas realmente querem.

Conclusão

Uma landing page persuasiva, combinada com um processo de conversão efetivo, pode ser a força que move um negócio online.

Depois de ler este post, agora você deve ter uma ideia do que precisa ser feito para ter uma ótima landing page e um processo de conversão por conta própria para converter visitantes em clientes.

Você sabe agora, por exemplo, que um brinde excelente é importante.

Você também sabe que ter um processo de conversão de leads é, da mesma forma, essencial para que a sua landing page gere lucro e você consiga converter visitantes em clientes.

Seja por meio de uma sequência de respostas automáticas ou uma ligação telefônica, a estratégia adotada tende a depender do estilo do seu negócio.

Leia novamente o post. Veja se você pode usar algumas dessas dicas mencionadas para impulsionar as vendas do seu negócio online.

O que você vivenciou quando criou uma landing page para converter visitantes em clientes? Existe alguma dica que você pode compartilhar?

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