Como Criar Conteúdo e Conseguir Links de Formadores de Opinião

ideas content

Uma curtida. Um tweet. Um elogio.

Todo mundo gosta de recebê-los depois dos esforços trabalhando com blog.

Mas, e se você quiser gerar um impacto maior: Você acha que existe um jeito de alcançar centenas de milhares de pessoas do seu público-alvo da noite para o dia?

Sim, existe, e esse caminho é alcançando os top 1 ou 2 por cento dos unicórnios que têm super-poderes. A influência deles na seu segmento pode criar grandes ondas para o seu conteúdo.

Então, onde você pode encontrar esses formadores de opinião e fazer com que eles compartilhem o seu conteúdo?

Eu entendo se você for cético quanto a sua própria habilidade. Você pode duvidar que você mesmo possa criar um conteúdo épico. Ou então, você pode não ser capaz de entender porque os influenciadores estarão interessados em você e no seu conteúdo.

Eu quero te contar um pequeno segredo…

É possível fazer com que as celebridades da indústria compartilhem o seu post, além de até mesmo criarem um link para ele.

Imagine o tráfego de referência direto e os backlinks de autoridade que você vai ganhar, se conseguir convencê-los.

Não tenha medo de tomar o primeiro passo e fazer uma divulgação para mostrar o seu ótimo conteúdo. Mas, primeiro entenda que influenciadores não possuem tempo livre… então você precisa dar a eles o tipo de conteúdo exato que irá ajudar a audiência deles.

Baixe este checklist de 8 ferramentas que você pode usar para descobrir os formadores de opinião da sua indústria.

Eu recebo centenas de emails todo dia e descobri que a maioria das pessoas não sabe como divulgar da maneira certa. Eles não sabem nem mesmo como criar um conteúdo brilhante. Me deixe te mostrar o processo exato neste artigo.

Identifique os formadores de opinião que você deseja alcançar e descubra uma maneira de acrescentar valor

Qual é a melhor forma de encontrar o influenciador que possa amplificar o seu conteúdo?

Se você já leu o meu artigo sobre falsos fãs nas mídias sociais, você sabe que os números podem ser falsos. Você pode até comprar cem mil seguidores no Twitter para criar prova social falsa, mas não espere nenhuma interação.

É por isso que o engajamento é a melhor métrica para julgar a influência. Alguém com uma lista de 2.000 seguidores, que tenha uma  audiência engajada, pode ser mais útil do que alguém conhecido como influenciador com 10.000 seguidores que não possui engajamento.

Na análise de 100 milhões de posts, o Buzzsumo estudou o impacto dos compartilhamentos feitos por formadores de opinião, que tiveram uma média de retweets de mais de dois em um post. Eles descobriram que os posts que são compartilhados por 5 pessoas com uma taxa de retweet maior que dois receberam aproximadamente 300% mais compartilhamentos.

image16

Então, em vez de procurar por contas com milhões de seguidores, procure por pessoas que tenham mais retweets – você vai descobrir que eles normalmente possuem um número modesto de seguidores.

O Buzzsumo é uma ótima ferramenta para descobrir e classificar os formadores de opinião pela média da taxa de retweet em um segmento. Depois de criar um conteúdo de sucesso, você pode clicar em  ‘Ver Compartilhadores’.

image14

Então, filtre a lista pelo valor médio de retweets.

image10

Você pode até descobrir as áreas de interesse deles clicando em ‘Ver Links Compartilhados’ e descobrir qual tipo de conteúdo eles estão geralmente compartilhando.

image22

Outro aspecto importante que você deve ter cuidado quando criar sua lista de influenciadores é…

Foco.

Pense nestes dois cenários:

1. Você envia 500 emails para blogueiros de marketing, pedindo que eles façam um link para o seu conteúdo e compartilhem o seu artigo sobre marketing de conteúdo.

2. Você envia 50 emails para profissionais de marketing de conteúdo pedindo o mesmo.

Sem dúvidas, você vai obter mais sucesso no segundo cenário.

Simplesmente inserindo “marketing” e depois prospectando contatos que tenham um interesse vago em uma área ampla, você vai acabar adicionando muitos contatos irrelevantes à sua lista de divulgação.

image06

Faça um esforço consciente tanto para encontrar influenciadores de uma área diretamente relacionada, quanto para ter uma razão atraente para pedir links aos blogueiros de uma área não relacionada.

Quando você tiver uma lista de possíveis influenciadores, é hora de filtrar o pessoal específico que gosta de criar links. Com a recente penalidade do Google dos sites que fazem links não naturais a sites externos irrelevantes, você vai perceber que muitos webmasters não estão mais dispostos a criar links.

Mas, quando feito corretamente, os links externos de sites de autoridade e de alta qualidade podem realmente ajudar o Google a entender sobre o que sua página trata.

Então, analise alguns artigos dos influenciadores da sua lista e veja com que frequência eles criam links para sites externo. Idealmente, eles não se importam de criar um link para um site externo a cada 300-600 palavras, e também possuem uma autoridade de domínio decente.

image03

Você pode fazer uma planilha do Excel com todos os seus possíveis formadores de opinião, e listar suas informações de contato, além da autoridade de domínio e autoridade social.

image01

Assim que você filtrar os top 20% donos de site que estão criando links, você deve entrar no modo Sherlock.

Se você enviar um email diretamente para um influenciador nessa fase, você vai se rotular como um blogueiro qualquer que está desesperado por publicidade.

Em vez disso, você deve se inscrever na newsletter deles, descobrir onde eles vão, como você pode ajudá-los, e tentar construir um relacionamento.

Por exemplo – O Inbound.org  é um agregador onde profissionais de marketing inbound apaixonados compartilham os seus conteúdos e os usuários dão notas a eles. Se você criar conteúdo que as pessoas gostem em uma comunidade do tipo, você vai ganhar a atenção das pessoas que criam links.

image21

Se você fizer uma engenharia reversa de conteúdo, que seja apreciada em uma comunidade em particular, você pode criar conteúdo que tenha mais votos.

Você vai descobrir comunidades fechadas na maioria das redes sociais, incluindo Facebook, LinkedIn e Google+. Você pode também verificar se há subreddits no Reddit.

Para construir um relacionamento, você também pode compartilhar alguns dos melhores conteúdos dos formadores de opinião e escrever comentários que adicionem valor nos posts dos blogs deles.

image05

Você também pode apontar links quebrados do site deles, ou oferecer algum serviço que vai ajudar o influenciador. O Devesh leu uma série de artigos sobre otimização de conversão e enviou o seguinte email ao Brian Dean.

image13

Obviamente, o email de apresentação é um destaque por si só, mas ele também enviou o video customizado a seguir mostrando como ele poderia melhorar o Backlinko.

O resultado?

Ele acabou ganhando mais de $10.000 trabalhando com o Brian a partir desse simples email.

De maneira similar, o Eric do My4HourWorkWeek.com criou uma planilha de excel que acrescenta valor ao famoso post do Smart Passive Income. E, ele ganhou um ótimo backlink.

image02

Estabelecer um contato antes de enviar o conteúdo, para o qual você quer ter backlinks, é essencial. O Gregory Ciotti testou as taxas de respostas das pessoas com quem ele não teve contato vs. as que ele teve um mínimo contato anterior (que responderam a um tweet, ou um comentário em um post do blog).

Houve uma diferença drástica, por causa da familiaridade.

image04

O Gregory compartilha essa dica de networking para conquistar ótimos resultados de divulgação  – “Entre em contato com uma nova pessoa todo dia, SEM esperar nada em troca (sem pedidos).”

Crie uma peça original com 10x mais conteúdo (e inclua um influenciador nesse conteúdo)

Com 2 milhões de posts sendo publicados todo dia, um conteúdo único e bom não é mais suficiente para atrair a atenção de um cliente, muito menos de um formador de opinião.

Você precisa criar conteúdo de qualidade 10x melhor do que todos os outros resultados de busca para sua palavra-chave focada (um termo criado pelo génio de SEO, Rand).

E isso não significa simplesmente ter mais palavras em uma página do que os seus concorrentes. Você vai precisar fornecer:

  • uma experiência brilhante ao usuário com suas fontes, cores, design, navegação, velocidade de carregamento, e toda a usabilidade do site
  • ângulos interessantes que abordam os problemas do seu público
  • um conteúdo que vai provocar uma resposta emocional e gerar compartilhamentos nas mídias sociais

Você pode ver alguns exemplos de conteúdo 10x melhor, escolhidos a dedo pelo Rand, neste post no Inbound.

Agora, como você identifica um assunto que mereça 10x mais esforço?

Observando os conteúdos anteriores que tiveram sucesso, por meio do Ahrefs.

Insira um site influente do seu ramo na ferramenta e veja os ‘melhores por links’ ou ‘top páginas’ sob a busca orgânica na barra de busca da lateral esquerda.

image12

Aqui estão algumas das páginas com mais links no QuickSprout.

image25

De maneira parecida, você também pode encontrar as peças de conteúdo mais compartilhadas no último ano, na sua área, usando o Buzzsumo.

Para começar, você precisa digitar a palavra-chave do segmento e pressionar o botão de busca.

image07

Uma vez que você definir um assunto que tenha demanda (tenha compartilhamentos sociais e links), você pode colocar o conteúdo no topo aumentando a qualidade dele.

Ao criar conteúdo, chame atenção informando aos influenciadores que você está criando algo incrível.

Ou então, melhor ainda, tente envolvê-los na criação do conteúdo obtendo uma citação deles.

image26

Ou, faça um link para alguns dos trechos mais impressionantes e relevantes da sua peça de conteúdo. Tente colocar um comentário pessoal sobre como o conteúdo que possui um link vai ajudar os seus leitores.

image15

Outra maneira inteligente de conseguir bons links e de aumentar o alcance da sua marca é fazer parcerias com um formador de opinião para publicar um conteúdo orientado por pesquisa.

A pesquisa original é tratada como ouro, por causa das ideias práticas que os leitores podem ter a partir dela. Por exemplo, eu escrevi um conteúdo sobre a análise do Buzzsumo de 1 bilhão de posts do Facebook.

image24

Ele acabou tendo mais de 3.000 compartilhamentos sociais, o que indica que o meu público-alvo adorou. E, ele também gerou uma enorme exposição de marca para o Buzzsumo.

Se você pode coletar dados e fizer uma análise, tente encontrar uma situação que seja benéfica para os dois lados – não vai só aumentar o número de backlinks de influenciadores, mas também criará uma relação com eles.

De acordo com o Rand Fishkin, obter sucesso com um conteúdo 10x melhor pode levar de 5 a 10 tentativas. Mas, lembre-se que o seu objetivo é conseguir links de uma lista de influenciadores.

Pergunte aos influenciadores se eles estão interessados em ver o seu conteúdo e deixe o karma tomar o controle

Por enquanto, você já possui uma lista de formadores de opinião que você considerou, filtrou, direcionou e envolveu para criar um conteúdo 10x mais incrível.

Depois de fazer o trabalho duro, é hora de criar uma ampla rede. Coloque todos os seus links que apontam para um conteúdo original de um concorrente (que você já tenha feito uma engenharia reversa) em uma planilha do excel.

image09

Você quer ter o máximo de backlinks possíveis e não se limitar aos formadores de opinião.

Envie seu email para os influenciadores que você já realizou contato anterior e ajudou a conquistar seus objetivos.

Se você deseja ganhar um impulso no início, então eu recomendo estas três táticas:

1. Busque por resumos mensais e semanais no seu segmento. Você vai descobrir muitos autores com fome de conteúdo e prontos para dirigir tráfego para você.

image20

2. Faça um marketing pago para uma lista direcionada de pessoas influentes. O Larry Kim criou uma lista de jornalistas e influenciadores no Twitter. Ele executou marketing pago para garantir que seu post aparecesse para as pessoas certas, na hora certa.

image11

E, isso o ajudou a ter artigos selecionados pela imprensa e também a marcar entrevistas na televisão.

image19

3. Lembra que eu pedi que você acrescentasse colunas de domínios de autoridade e autoridade social na sua planilha do excel no primeiro passo?

Comece prospectando a segunda e a terceira camada de influenciadores primeiro – que são indivíduos com menos seguidores, mas mais engajados e com mais tempo para verificar os emails.

image18

Depois que você ganhar força com esses, suas chances de sucesso com os influenciadores da camada principal aumenta.

O Buzzstream defende que você deve começar com a primeira camada de influenciadores primeiro, porque se seu conteúdo for selecionado por eles, isso vai causar um efeito cascata nas camadas inferiores (clássico Principio de Pareto em ação). Se você está preparado para encarar a rejeição inicial, então siga essa rota mais difícil.

image00

Consulte o meu guia sobre o alcance para te ajudar a elaborar o email.

Não espere que o seu conteúdo seja compartilhado por todos os influenciadores.

Por exemplo – o Tim Suolo do Ahrefs não conseguiu impressionar o Fishkin, mesmo com o seu artigo de 7.000 palavras.

image08

Mas, esse acabou ficando entre os 10 melhores da newsletter da Moz, trazendo uma grande quantidade de tráfego para o site do Tim.

image17

Conclusão

Em uma pesquisa realizada pela Tomoson, as empresas classificaram o marketing dos formadores de opinião como o método de obtenção de clientes online que mais cresce.

59% das empresas planejam aumentar o orçamento de marketing de formadores de opinião nos próximos 12 meses, já que eles continuam recebendo um ótimo retorno por cada dólar gasto.

image23

Se o seu blog é novo, então eu recomendo que você cultive relações com os influenciadores para construir uma credibilidade com a sua audiência. 92% dos consumidores confiam mais nas recomendações das pessoas que eles conhecem do que em qualquer outra fonte.

Seguindo os passos deste artigo, você pode conseguir backlinks de domínios de autoridade e ter uma ótima exposição do seu conteúdo.

Você já realizou uma campanha de divulgação com formadores de opinião e conseguiu backlinks? Qual foi o método que você usou para identificar, direcionar e criar links a partir dos influenciadores?

Share