Como Criar Conteúdo Melhor do Que o da Concorrência

outrank

Competição é uma uma coisa boa.

Se muitas pessoas estão competindo com você por um lugar no topo da página do Google, isso significa que o termo de pesquisa em questão tem o potencial de gerar uma grande quantidade de dinheiro.

Por que você acha que tantas marcas top vão atrás da frase-chave “aumentar vendas online?”

É porque a palavra-chave é rentável.

Se você souber como criar conteúdo de alto valor e construir links contextuais relevantes, sua página de conteúdo irá superar as páginas de seus concorrentes.

Quer saber como criar conteúdo que supere o conteúdo dos seus concorrentes? Então vale a pena você conferir este guia.

E, quando isso acontecer, você verá um aumento nos rankings de tráfego orgânico e de pesquisa. A sua taxa de conversão irá disparar também, porque o tráfego de pesquisa tem a maior taxa de conversão de lead para cliente de todos os canais.

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O marketing de conteúdo ou inbound marketing podem parecer palavras da moda, mas as marcas de todos os tamanhos o estão usando para obter mais clientes.

Estudos de casos que provam isso estão por toda a web, incluindo estas 4 startups que geraram milhões de dólares através do inbound marketing.

Lembre-se que o inbound marketing resume-se a como criar conteúdo útil e envolvente, resolver problemas para o público-alvo e, em seguida, construir relacionamentos com os usuários, como consequência.

Mas, você precisa abraçar o marketing de conteúdo de forma completa. Não faça com uma abordagem mal planejada e não espere por milagres – você precisa trabalhar de forma consistente ao longo do tempo para obter resultados semelhantes.

Depois de ler este artigo aprofundado, você pode não ser o número 1 do ranking com a sua palavra-chave principal, mas descobrirá outras oportunidades de conseguir mais tráfego orgânico, melhorar sua taxa de cliques, e aumentar sua receita.

E, usar essas táticas de forma consistente ao longo do tempo, poderá ajudá-lo na arte de como criar conteúdo que supera o conteúdo do seu concorrente.

Vamos começar:

1. Analise seus concorrentes.

Não existe segredo real para o SEO. Se você quiser ter um melhor ranking nos resultados dos mecanismos de busca, você precisa saber como criar conteúdo certo e promovê-lo da maneira correta. Afinal, a web é impulsionada por conteúdo.

A boa notícia é que empresas B2B e B2C que integram o conteúdo em seu mix de marketing obtêm resultados positivos. De acordo com o HubSpotas empresas com blogs geram 55% mais visitantes do que as empresas sem blogs.

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Você deveria se apaixonar por saber como criar conteúdos novos para seu site. Cerca de 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo por dia.

Mas, aprender como criar conteúdo é apenas o começo. Você também deve promover o seu conteúdo.

Antes de fazer isso, no entanto, você precisa estudar seus concorrentes. Algumas das perguntas que você precisa responder são:

  • Quais são as palavras-chave que eles estão obtendo melhores rankings?
  • De onde tiraram seus backlinks?
  • Quais são os textos-âncora que eles estão usando (palavras-chave de correspondência exata, correspondência parcial, genéricos, de marca, etc)?
  • Que tipo(s) de conteúdo eles publicam (artigos, posts, vídeos, infográficos, etc.)?

Para analisar os seus concorrentes, você pode usar o Ahrefs.

Quando você acessar sua conta, basta clicar na guia SITE EXPLORER e digitar a URL para uma das páginas do seu concorrente. Em seguida, clique no botão “search” (busca).

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A primeira coisa que você vai notar aqui é que a página Shopify, que analisamos acima, gerou 120 backlinks a partir de 8 domínios de referência. Isso significa que pelo menos um site fez um link de volta para a página várias vezes.

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A próxima coisa a verificar é a distribuição do texto-âncora.

Basta rolar a página para ver isto:

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Considerando o estado atual do SEO – que gira em torno de usuários e visibilidade da marca – é possível melhorar o valor do seu link usando mais palavras-chave de marca em seus textos-âncora, em vez de palavras-chave de correspondência exata.

Quando você olha para o perfil de link, pergunte a si mesmo:

Dos 120 backlinks que a página gerou, quantos deles são dofollow?

Lembre-se de que links dofollow passam valor SEO e influenciam os rankings de pesquisa. Links nofollow não passam qualquer valor SEO.

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Isso não significa que as ligações nofollow sejam ruins. Significa apenas que você precisa de mais links dofollow, se você deseja obter mais usuários orgânicos.

A página do blog do Shopify tem cerca de 6% de links dofollow. Isso significa que apenas 7 dos 120 links, de fato, passam valor de SEO.

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Isso significa que se você receber 10 – 15 backlinks dofollow, você supera essa página particular? É bem possível.

No entanto, outros fatores, como autoridade da página, autoridade de domínio, o tipo e qualidade do link (por exemplo, editorial, site inteiro) também importam.

Agora que você já analisou a sua concorrência, é hora de mergulhar fundo em como criar conteúdo de valor.

2. Use a técnica skycraper, mas melhore sua autoridade de domínio.

Eu compartilhei o método passo a passo de como criar conteúdo que converte usuários em clientesDessa forma, eu não vou repeti-lo aqui.

Você já deve estar familiarizado com a técnica skycraperSe não estiver, pode aprender tudo sobre ela com o próprio Brian Dean.

Essa é a mesma técnica que ajudou o Brian a aumentar o seu tráfego orgânico em 110% em 14 dias. É realmente notável!

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Aqui está um resumo da Técnica Skycraper:

  1. Encontre algum conteúdo que mereça um link.
  2. Faça algo ainda melhor do que aquele conteúdo.
  3. Procure as pessoas certas para promovê-lo.

Confie em mim, esta técnica de como criar conteúdo funciona. Eu a usei pessoalmente para gerar uma grande quantidade de tráfego para os meus sites.

Mas, a verdade é que se você está apenas começando, ou se seu blog quase não tem autoridade, você provavelmente terá de se esforçar para melhorar o ranking para qualquer palavra-chave específica – não importa o quão alto o seu “arranha-céus” (skycraper, em inglês) possa ser.

Lembre-se que seus concorrentes também podem descobrir essa técnica. Eles poderiam criar um conteúdo melhor do que o seu e obter mais visitantes de buscas.

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O que faria a diferença nos resultados entre você e seus concorrentes? Simples: autoridade de domínio.

Então, enquanto eu o encorajo a encontrar um conteúdo merecedor de link que você possa melhorar, você deve trabalhar simultaneamente para aumentar a sua autoridade de domínio.

De acordo com o Ross Hudgens da Siege Media:

Se você estiver começando do zero e competindo com a CNN, The New York Times e Business Insider, 40 links para uma única página não serão suficientes. Você precisará de mais autoridade combinada a fim de ultrapassá-los, mesmo que as páginas deles equiparem-se a sua.

3. Adicione tipos de conteúdo que seus concorrentes ignoram.

Sem dúvida, o conteúdo interativo converte 2x mais do que o estáticoSe você achar que a página do seu concorrente contém apenas conteúdo escrito, essa é uma grande oportunidade para você aproveitar.

Uma das razões por que meus infográficos superam outros concorrentes, que publicam infográficos originais, é que eu adiciono conteúdo escrito à página.

Eu sei que conteúdo escrito agrada ao Google mais do que imagens. Você pode conferir meus infográficos no blog do KISSmetric:

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Ao fazer isso, eu otimizei a página do infográfico para agradar aos usuários e aos mecanismos de busca.

Se você quiser levar a experiência do seu usuário a outro patamar e aumentar o valor percebido do seu conteúdo, você deve inserir vídeos ou apresentações SlideShare.

A Anna Hoffman, fundadora do Traffic Generation Cafesabe que para proporcionar uma experiência memorável aos usuários, diferentes tipos de conteúdo são um grande diferencial.

Assim, sempre que ela cria um novo post, ela incorpora vídeo, apresentações SlideShare, imagens, fotos e outros ativos visuais.

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Se você já segue os meus blogs por algum tempo, perceberá que uso muitos efeitos visuais nos meus posts.

Esta é a razão principal: Eu quero mais pessoas compartilhando os meus posts.

As imagens são processadas 60.000x mais rápido do que o texto escrito. E 90% das informações transmitidas para o cérebro são visuais.

 

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Isto também significa que mais pessoas irão compartilhar o post, porque elas não podem resistir a elementos visuais relevantes e informativos.

De acordo com a Buffer, tweets com imagens conseguem 150% mais retweets.

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Por essa razão, se você quiser mais pessoas compartilhando tweets do seu post, ou links quando você publicá-los no Twitter, você precisa adicionar alguns elementos visuais.

4. Crie um título melhor e torne seu conteúdo mais fácil de ler.

Até agora, você já sabe que os melhores títulos vão ajudar a propagar o seu conteúdo. Quando comecei a encarar seriamente o blogging, a Copyblogger me ajudou a dominar a arte de escrever títulos.

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O Brian Clark é um redator mestre. Ele cria títulos que obrigam os visitantes a continuar a leitura.

Atualmente, o blog da Copyblogger está sendo gerenciado por uma equipe de escritores que sabem como criar conteúdos criativos – mas os títulos cativantes ainda estão por lá:

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A primeira coisa que você provavelmente deve fazer é procurar a palavra-chave no Google. Em seguida, estudar os cinco primeiros resultados da pesquisa.

Quando eu pesquiso por “dicas de assunto de email,” aqui estão os resultados orgânicos encontrados:

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Esses são alguns excelentes títulos.

Vamos ver se podemos fazer algo melhor para cada um deles.

Original:

  • Melhores Práticas para Assunto de Email

Variação:

  • As 7 Melhores Práticas para Escrever Assuntos de Email

Original:

  • 19 Dicas Rápidas para Melhorar Seus Assuntos de Email Marketing

Variação única:

  • Assuntos de Email: 19 Pequenas Doses de Dicas para Melhorar a Taxa de Abertura

Original:

  • 17 Dicas para Escrever um Excelente Assunto de Email

Variação única:

  • Como escrever um Poderoso e Excelente Assunto de Email

Você também pode usar o Buzzsumo para encontrar títulos que geraram compartilhamentos sociais substanciais. Em seguida re-escreva, modele, ou ajuste adequadamente o título do conteúdo.

5. Deixe as suas páginas de conteúdo insanamente rápidas.

Os usuários de pesquisa gostam de velocidade. Infelizmente, 40% das pessoas abandonarão um site se ele demorar mais de três segundos para carregar.

Por outro lado, uma página de carregamento mais rápido ajuda a impulsionar o ranking nos mecanismos de busca. Lembre-se que cada segundo extra que seu site leva para carregar causará uma diminuição de 7% em sua taxa de conversão. Sim, isso é muito sério!

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Por experiência, descobri que páginas de conteúdo que estão com rankings mais altos nos resultados do Google têm os menores tamanhos de arquivos de imagem máximos.

Isso se refere ao tamanho de suas imagens e o espaço no banco de dados onde as imagens serão armazenadas. Se o tamanho do arquivo de imagem é grande, ele vai atrasar o carregamento do site.

Geralmente, a velocidade de carregamento da página afeta o desempenho da pesquisa. Quando o Google melhora o ranking de sites lentosos usuários de pesquisa geralmente mudam para outros sites de busca como o Bing e o DuckDuckGo.

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Se a sua página for rápida, ela pode superar uma página mais lenta, mesmo que essa página tenha melhor conteúdo.

O Google quer que os usuários encontrem o que estão procurando. Na verdade, quando Larry Page e Sergey Brin fundaram o Google, eles tinham uma missão bem definida:

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Esses fundadores estavam preocupados em como causar um impacto ajudando pessoas a encontrar informações na web facilmente – e rapidamente.

A dura verdade é que o Google odeia sites com carregamento lento. Você tem de deixar seu site insanamente rápido.

Existem várias maneiras de acelerar o tempo de carregamento da sua página. Portanto, temos aqui um resumo:

  • Espalhar seu conteúdo estático com CDNs.
  • Habilitar cabeçalhos de resposta keep-alive de HTTP. Veja como fazer isso aqui e aqui.
  • Combinar imagens com CSS sprites.
  • Ativar a compactação.

Você não pode se dar ao luxo de ter páginas web com carregamento lento. Não importa o quão útil o seu conteúdo seja, você terá muito trabalho para superar seus concorrentes. Mas, se você conseguir acelerar suas páginastodo o seu esforço será recompensado em grande estilo.

Conclusão

Eu não mencionei sobre o comprimento do conteúdo, mas você já deve saber que o conteúdo de formato longo supera os artigos curtos em todos os níveis.

Quando souber como criar conteúdo, lembre-se que os usuários estão dispostos a lidar com um artigo longo, se eles obtiverem valor suficiente dessa leitura.

Mais algumas dicas para ajudar você a como criar conteúdo poderoso que supere o conteúdo do seu concorrente nos rankings da pesquisas:

  • Segmentar palavras-chave de cauda longa em seu título.
  • Tornar a sua URL amigável para o usuário e para os mecanismos de busca (por exemplo, http://yoursite.com/b2b-list-building).
  • Deixar o seu conteúdo mais compartilhável.
  • Fazer links para blogs de autoridade que são relevantes para seu tema.
  • Ter um design de página melhor (como o design no Guia Avançado de SEO).
  • Se relacionar com os influenciadores.

Essas dicas rápidas podem ajudar você a como criar conteúdo e promovê-lo para obter o máximo de resultados.

Lembre-se de que você não tem que publicar novos posts todo dia. Claro, você deveria escrever novos posts a cada dia, pois isso o ajuda a se tornar um escritor melhor.

Mas, não publique novos posts todos os dias se for demais – e isso é definitivamente um trabalho duro. Você pode publicar uma ou duas vezes por semana. Em seguida, passe mais tempo promovendo o conteúdo.

É por isso que se chama “marketing de conteúdo.”

Esta fórmula simples resume tudo:

Conteúdo + Marketing (promoção) = Resultados

Qual outra dica ou estratégia você empregou sobre como criar conteúdo que supere o conteúdo do seu concorrente nos rankings de pesquisa e compartilhamento social?

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