Como Criar Ferramentas de Marketing Para Aumentar as Visitas do Site

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Conteúdo, backlinks, tráfego, conversões, receita.

Normalmente, esses são os 5 pilares mais básicos do marketing de conteúdo. No entanto, a maioria dos profissionais de marketing nunca questiona sua definição de conteúdo. Supõe-se que é preciso produzir textos, vídeos ou conteúdo visual que possa ajudar seu público-alvo. 

Tenho certeza de que você conhece um outro tipo de conteúdo mais prático….

Ferramentas.

Depois de construídas, seu público pode instantaneamente pegar e usar a ferramenta. Ferramentas ajudam seus leitores a agirem e dão resultados imediatos. Por isso, elas têm um valor muito mais alto do que o conteúdo de blog mais comum.

Para criar ferramentas de marketing, você precisará enfrentar três obstáculos principais:

  • Fazer pesquisas de mercado para chegar a um conceito de ferramenta que seu público-alvo vai adorar.
  • Habilidades de desenvolvimento e programação para criar a ferramenta (do conceito ao produto final).
  • Se você contratar um desenvolvedor, terá muitos gastos.

Eu criei minhas próprias ferramentas no Quick Sprout e aqui no NeilPatel.com. E quero te ajudar a vencer esses desafios e criar ferramentas de marketing pela primeira vez.

Baixe este processo em 3 passos para saber como criar ferramentas em seu segmento.

Vamos começar medindo o retorno sobre investimento que você terá ao criar ferramentas de marketing.

Gastei $45.000 para criar um analista de sites gratuito. Aqui está o retorno sobre investimento que você pode esperar

Você já analisou seu site com a ferramenta gratuita do Quick Sprout?

Ela faz uma análise completa de SEO, conteúdo, mídias sociais e desempenho geral de um site.

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O design, o desenvolvimento e a gestão do projeto para criar essa ferramenta de análise de sites, custou inicialmente $45.000.  O custo mensal para hospedagem é de cerca de $1150 por mês.

E que tipo de resposta essa ferramenta gerou?

Nos primeiros quatro dias, 17.747 pessoas usaram a ferramenta para analisar 22.562 URLs.

E a média de visualizações de página/visitante para cada visitante subiu de 1,8 para 2,35. Até a taxa de rejeição caiu. E a duração média das visitas aumentou.

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O engajamento que recebi a partir da ferramenta superou os resultados de todas as minhas outras experiências com múltiplos tipos de posts de blog, guias avançados e até mesmo um fórum.

Isso mostra que as pessoas valorizam muito softwares, e que se destacar com uma ferramenta é mais fácil do que com outras formas de conteúdo.

De fato, minha decisão de criar uma ferramenta se baseou no tráfego e nos leads que HubSpot, SEMRush e Moz obtiveram a partir de suas ferramentas gratuitas.

Agora vamos falar de retorno sobre investimento.

Suponhamos que eu crie uma versão premium dessa ferramenta, a partir de um investimento de $60.000, e a venda por $97/mês. Considerando uma taxa de conversão conservadora de 2%, eu poderia gerar $58.200 em receita mensalmente (veja os cálculos em detalhes aqui).

Assim, em apenas alguns meses eu já teria um excelente retorno sobre investimento para o desenvolvimento da ferramenta.

No entanto, eu preferi pensar no longo prazo e construir a minha marca, mesmo que isso me levasse a perder dinheiro.

Eu obtive excelentes backlinks e negócios a partir da ferramenta. E até hoje a ferramenta continua gerando bom engajamento e é mencionada regularmente por blogueiros.

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Entendo que talvez você não tenha um grande orçamento para criar ferramentas de marketing na escala do Quick Sprout. Mas eu queria mostrar as possibilidades de ganho associadas à criação de uma ferramenta com várias funções.

Mesmo com recursos e tempo limitados, e uma divulgação simples, você pode criar uma ferramenta simples, incluindo funções básicas, e obter backlinks para melhorar o tráfego do seu site.

Vejamos o processo de três passos que você pode seguir para criar ferramentas de marketing.

1º Passo – Prepare uma lista com os maiores desafios enfrentados pelo seu público-alvo e valide a demanda

A análise básica de SEO de um site e a comparação com concorrentes são parte regulares do fluxo de trabalho de um profissional do marketing online. Assim, fazia sentido criar a ferramenta do Quick Sprout.

Como você pode fazer brainstorming para ideias de criação de ferramentas que tenham apelo para o seu público?

Aqui estão três estratégias:

1. Pesquise os leitores do seu blog e descubra quais são as necessidades deles

Bryan Harris, do Videofruit, queria lançar seu primeiro produto para o seu blog. Como o nome sugere, o site dele tinha a intenção de educar as pessoas sobre a criação de vídeos. Mas ele descobriu que não havia demanda para isso.

Assim, ele recorreu ao Google Analytics e descobriu qual era o conteúdo do seu site que tinha melhor performance, indo a Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as Páginas.

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Ele organizou os posts por número de visitantes.

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Depois, registrou o post que obteve o maior número de atualizações de conteúdo a partir da sua conta no Leadpages.

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Ele exportou os dados para uma planilha de Excel e tentou encontrar assuntos em comum entre os seus posts mais populares, classificando-os em cinco grupos.

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Ele então fez um brainstorming para obter ideias para cada categoria.

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Ele criou um grupo focal com seus assinantes de e-mail e fez uma pesquisa com eles a fim de validar sua ideia de criar seu primeiro produto.

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Mais tarde, ele também pediu feedback e obteve encomendas para o seu produto.

Bryan acabou ganhando $10.000 em 24 horas com esse produto.

Da mesma forma, você pode fazer uma pesquisa com os assinantes de seu post mais popular para obter dados qualitativos sobre as necessidades do seu público.

Você pode também fazer uma pesquisa direta com os visitantes do seu site, usando uma ferramenta como o Qualaroo.

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2. As melhores oportunidades para criar ferramentas de marketing podem estar logo à sua frente

E então, como você pode encontrar essas oportunidades?

Basta olhar com curiosidade para o seu dia de trabalho no blog e encontrar os pontos nos quais você perde mais tempo.

Um grande exemplo do uso dessa estratégia é Adam White. Ele ensina como comprar sites desvalorizados e mudar os resultados deles no Prosperly.

Como você pode imaginar, ele faz SEO regularmente, para si mesmo e para seus clientes. E uma das principais formas que ele usa para adquirir links com autoridade é o guest blogging. Assim, ele mantinha uma lista atualizada de blogs que aceitavam guest posts.

Agora existem listas extensas de blogs que aceitam guest posts de outros blogueiros.

Mas Adam encontrou um grande problema: mais da metade dos blogs nessas listas já não aceitava guest posts. Ele estava gastando muito tempo verificando cada um dos sites nas listas.

Adam fez sua própria lista atualizada, com centenas de blogs que aceitavam guest posts. E ela se transformou em um recurso valioso para ele e seus amigos que fazem SEO.

A lista cresceu tanto que provavelmente ficou difícil acompanhar os blogs nos quais ele submetia seus posts.

Assim, em uma parceria com um amigo programador, ele criou uma ferramenta de rastreamento que permite organizar os blogs por categoria e tem habilidade de rastreamento.

O GuestPostTracker.com levou apenas duas semanas para ser construído.

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Ele começou a oferecer essa ferramenta a outras pessoas por uma taxa mensal baixa (e mais tarde também com a opção de um pagamento único).

Em 90 dias, sua ferramenta já tinha gerado $1.100 em receita.

Da mesma forma, Bill, do GreenlaneSEO, desenvolveu o Outdated Content Finder para acompanhar um post de blog que ele estava escrevendo, sobre táticas de link building.

Essa ferramenta ajuda profissionais de marketing a encontrarem conteúdo desatualizado dentro de um período de tempo e para uma palavra-chave selecionada.

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Se você encontrar algum link para um recurso ultrapassado, pode entrar em contato com o webmaster e pedir uma atualização com o seu conteúdo.

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Adam trabalhou nessa ferramenta com o desenvolvedor Mike Angstadt, como um projeto experimental. E em 24 horas, Mike construiu um protótipo funcional.

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O GreenlaneSEO obteve 246 links em 84 domínios e uma excelente exposição para a marca.

3. Aperfeiçoe uma ferramenta já existente com pesquisas e dados atuais

Existe alguma ferramenta antiga que você usa regularmente, mesmo com design pouco profissional e funcionalidade cheia de bugs?

Isso pode incluir ferramentas da loja online do Chrome e o repositório de plugins do WordPress.

Até mesmo a simples extensão Check my Links, no Chrome, tem mais de 1,6 mil backlinks de 746 domínios. E ela requer esforço extra (que precisa rolar a página para baixo) para servir o seu propósito de encontrar links quebrados.

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Um grande exemplo de uma ferramenta que foi construída a partir de pesquisas e dados recentes é o analista de títulos do CoSchedule. Ele obteve 2,46 mil backlinks a partir de 571 domínios – uma conquista impressionante.

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O CoSchedule planejou a ferramenta após calcular o Valor Emocional de Marketing (EMV) de mais de um milhão de títulos em seu repositório.

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Eles combinaram o resultado do EMV (conforme calculado pelo analista de títulos do Advanced Marketing Institute) com outros elementos que deixam um título atraente.

O resultado foi um analista de títulos ainda mais robusto.

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Cuidado: Se a ferramenta que você selecionar tiver funções complexas, talvez você tenha que gastar muito para fazer algo melhor. 

Após implementar as 3 estratégias acima, você terá uma lista com algumas ideias úteis para ferramentas.

2º Passo – Desenvolva a ferramenta (e não opte por algum sofisticado)

Após ter a ideia, é hora de executá-la. A maioria das ferramentas que compartilhei nesses estudos de caso foram criadas a partir de parcerias ou amizades entre desenvolvedores e especialistas de marketing.

Entendo que talvez você não tenha essas vantagens e também não tenha conhecimentos de programação para criar ferramentas de marketing. Assim, sugiro que você coloque um anúncio em fóruns de freeelancers, como o Upwork.

O custo de uma ferramenta pode ser entre algumas centenas até alguns milhares de dólares. Peça a desenvolvedores que enviem um orçamento e calcule uma estimativa do custo para construir sua ideia.

Se você achar que as propostas estão além do seu orçamento, considere construir uma versão simplificada da ferramenta, desde que ela ainda seja útil para o seu público. Ou simplesmente selecione outra ideia na lista que você preparou no primeiro passo.

O Empire Flippers criou uma ferramenta gratuita de avaliação de sites como uma forma de captar leads.

 

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A ferramenta pergunta os resultados de tráfego e de receita do seu site e manda um relatório com uma avaliação detalhada para a sua caixa de entrada.

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Você consegue adivinhar qual foi o custo e o tempo usado para desenvolver essa ferramenta?

O custo foi de menos de 2 mil dólares, e construir e testar a ferramenta levou cerca de 120-150 horas.

No entanto, o Empire Flippers já tinha dados sobre os fatores que influenciam o preço de um site. Se você é um blogueiro individual e quer construir uma ferramenta similar, talvez tenha que recorrer a outras fontes de autoridade.

Vamos supor que você planeje construir uma ferramenta que dá a blogueiros iniciantes um resumo de onde devem investir seu tempo a fim de construirem seu público rapidamente.

Assim, você poderá usar os dados da pesquisa de John Morrow sobre técnicas de tráfego que geram os melhores visitantes por hora investida.

Recomendo também que você leia as lições que Pat Flynn aprendeu ao construir seu Smart Podcast Player com desenvolvedores freelancers.

3º – Faça guest posts e marketing simples para sua ferramenta

Se você resolver um problema pertinente para o seu público, sua ferramenta pode acabar se promovendo sozinha.

Veja por exemplo essa página de ferramentas de SEO e Marketing, feita pelo consultor de SEO Sajio George.

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Sajio não promove ativamente essas ferramentas. Ele apenas menciona ferramentas em suas palestras e dá sugestões para pessoas que estão se iniciando no marketing ou no SEO em várias comunidades.

Veja o número de backlinks que a ferramenta gerou:

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Talvez você precise colocar sua ferramenta em um local que gere boa visibilidade. O Empire Flippers colocou sua ferramenta de avaliação de sites na homepage…

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…E também em um post destacado no topo de sua feed no Twitter:

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Guest posts em sites relevantes também podem ajudar a direcionar tráfego segmentado para a ferramenta.

E você pode ainda compartilhar sua ferramenta em comunidades de nicho, como o Reddit e o Inbound.org.

Bryan Harris construiu o Smart Bribe em 6 horas e fez um post no Product Hunt pedindo feedback.

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E a ferramenta acabou recebendo um excelente feedback.

Apesar da divulgação simples ter dado bons resultados para essas ferramentas, é preciso considerar que todos os blogueiros e empresas mencionadas acima já tinham um bom número de seguidores.

Para direcionar tráfego para suas ferramentas, talvez você tenha que substituir essa ideia por uma campanha extensiva para alcançar influenciadores por e-mail ou por marketing pago de busca ou em redes sociais.

Conclusão

A ideia de construir ferramentas de marketing parece envolver muito trabalho, incluindo muito capital e excelentes habilidades em programação. Mas você não precisa começar com algo sofisticado.

Construir um recurso simples, que adiciona valor à sua comunidade, pode levar você a conseguir um excelente retorno sobre investimento – muito mais do que um post de blog comum.

No entanto, já ter um público ajuda muito na fase de divulgação. Bill, do GreelaneSEO, tinha um público segmentado de mais de 7.500 usuários no Twitter, que ajudaram a divulgar sua ferramenta. 

Compartilhe nos comentários abaixo uma ideia de uma ferramenta simples que você acha que pode ser desenvolvida com facilidade. E se você já teve a experiência de criar ferramentas de marketing, eu adoraria ouvir essa história.

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