Como Criar Infográficos Que Geram Mais de 10.000 Compartilhamentos nas Redes Sociais

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Vamos ser sinceros: Nem todos os infográficos são, necessariamente, criados da mesma forma.

No espaço digital, a única maneira de medir a eficácia de qualquer peça de conteúdo é com o número de compartilhamentos, de comentários, de links inbound e de visualizações geradas.

Até mesmo nas imagens de gatinhos fofinhos, o engajamento gerado é a maneira mais rápida de saber se as pessoas realmente se importam com o assunto em questão.

Baixe esta lista de dicas para aprender 9 lições de como criar infográficos.

Em situações semelhantes, os infográficos funcionam muito bem, possivelmente porque 65% das pessoas aprendem visualmente.

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Eu comecei a criar infográficos nos meus blogs antes de 2014. Porém, eu fui um pouco mais longe com o passar dos anos, e com os resultados brilhantes.

Até pouco tempo atrás, eu estava publicando em média um infográfico útil toda semana. Desde então eu reduzi essa taxa, mas posso dizer com segurança que a publicação de infográficos tem sido uma das minhas estratégias de marketing mais poderosas.

Por exemplo, quando eu comecei a criar infográficos para o blog KISSmetrics em 2010, eles nos ajudaram a gerar 2.512.596 visitantes e 41.142 backlinks.

Você pode criar infográficos que serão virais, se você entender a psicologia por trás de um conteúdo viral.

Entretanto, você precisa de dicas práticas (e não de teorias ultrapassadas), se você quiser construir um negócio online de sucesso.

Portanto, em vez de te dar um punhado de dicas rápidas de como criar infográficos, eu vou te mostrar 4 infográficos específicos que geraram milhares de compartilhamentos. E eu vou te explicar porque eles foram compartilhados tantas vezes, e como você pode modelá-los para criar infográficos virais por conta própria, além de outros conteúdos.

Nota: Infográficos de todos os tipos de áreas podem ser virais. Porém, o nosso foco é o marketing de conteúdo.

Vamos dar uma olhada.

1). 15 Gafes de Gramática Que Vão Fazer Você Parecer Ridículo

Número de compartilhamentos: 263.100

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Copyblogger tem sido por muito tempo um dos meus blogs de marketing de conteúdo favoritos.

Não importa qual tipo de conteúdo eu estou criando, eu sei que eu posso achar respostas para as minhas dúvidas no blog de autoridade do Brian Clark.

O Copyblogger sabe como fazer o marketing de conteúdo muito bem. Tão bem, que ele conseguiu evoluir de um blog simples para uma empresa de mídia digital multimilionária.

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Se você conseguir aceitar o marketing de conteúdo de coração aberto, como o Copyblogger fez, os seus resultados vão ser sensacionais – um estudo recente descobriu que, “o marketing de conteúdo produz 3 vezes mais leads por dólar investido.”

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Para ter sucesso com o marketing de conteúdo, você precisa trabalhar consistentemente para criar um conteúdo sobre um tópico conhecido, enquanto continua a oferecer algo novo e valioso.

Adicione mais valor ao tópico, para que, quando os seus prospects lerem o seu conteúdo, tenham uma experiência completamente diferente. É exatamente isso que o Copyblogger fez com o seus infográficos.

Isso é parecido com a técnica que hoje é conhecida popularmente como Skyscraper – uma técnica comprovada de marketing de conteúdo que aumentou o tráfego orgânico do Brian Dean em 110% em 14 dias.

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Vamos voltar ao infográfico do Copyblogger.

O título por si só já é cativante: “15 Gafes de Gramática Que Vão Fazer Você Parecer Ridículo.”

Uma das coisas que me surpreendeu foi o assunto.

Erros gramaticais são uma coisa tão comum. Muitos escritores, autores e professores fizeram de tudo para ajudar pessoas a criar um conteúdo impecável, corrigindo os erros gramaticais.

O Copyblogger foi inteligente. Em vez de criar outro post, eles decidiram criar um infográfico profissional e de alto valor.

Aqui está um trecho do infográfico:

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Nota: Esse infográfico gerou mais 263.000 compartilhamentos sociais por causa da autoridade e da popularidade do Copyblogger.

O blog já tem muito tempo de história, desde a época em que poucas pessoas sabiam o que era o marketing de conteúdo.

Entretanto, ainda há mais fatores por trás da popularidade desse infográfico, além de apenas uma marca popular, que você pode estudar para criar infográficos por conta própria.

i).   Promoção Off-site: Quando o Brian Clark ainda estava construindo a sua audiência, ele fez posts valiosos para alguns blogs de alto nível.

Ele se aproveitou dos blogs de outras pessoas (em inglês – OPB – other people’s blogs) para direcionar engajamento para o seu infográfico de grande valor.

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Não importa o quão popular o seu blog seja, você vai se limitar se você promover o seu infográfico, ou outros tipos de conteúdo, somente nele.

Você precisa ir além do seu site: participe em podcasts de outras pessoas, seja entrevistado, escreva guest posts e promova o seu infográfico em sites diferentes do seu. Como o Pat Flynn disse,

Esteja em todos os lugares.

ii).  Promoção em redes sociais: O infográfico foi muito promovido no Pinterest e em outros lugares.

Quanto mais compartilhamentos você receber no Facebook, no LinkedIn, no Twitter, no Pinterest, etc., mais chances você tem de melhorar a sua classificação nos rankings do Google.

Compartilhamentos sociais podem não impactar o desempenho de pesquisa diretamente, mas esses sinais sociais dizem uma coisa para o Google: o seu conteúdo é útil. Pois se ele não fosse, porque as pessoas estariam perdendo tempo compartilhando ele?

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Portanto, quando você publicar o seu infográfico (ou qualquer outro conteúdo), use as redes sociais para amplificar o seu alcance.

iii).  Boca a boca: o boca a boa (em inglês – WOM – word of mouth) é a melhor estratégia de marketing, pois ela traz os melhores clientes para o seu negócio. Ela direciona as decisões de compra atualmente. Vamos dar uma olhada nos fatos:

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Quando as pessoas gostam de um conteúdo – nesse caso, um infográfico – elas contam para outras pessoas sobre ele. Eu mesmo falei para várias pessoas, as quais estavam tendo dificuldades com gramática, para estudarem o infográfico do Copyblogger.

Me pediram para fazer isso? Não. Mas o valor dentro do infográfico me obrigou a oferecê-lo como o melhor recurso para esse assunto.

iv).  Valor do infográfico: Eu já disse isso várias vezes, mas vale a pena repetir: Encha o seu infográfico com valor.

Verifique as suas estatísticas. Certifique-se que você respondeu as principais questões sobre o seu assunto.

Esse é o jeito mais fácil de obter muitos compartilhamentos sociais.

v).   Facilidade de compartilhar: Todos os fatores acima dependem desse. Se o seu infográfico é valioso, mas difícil de ser compartilhado, os seus fãs leais vão deixar a página sem compartilhar o seu conteúdo.

Certifique-se que os seus botões de compartilhamento social estejam visíveis, com fácil acesso e que sejam convidativos. Dê uma olhada nos botões do Copyblogger:

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2). A Psicologia Por Trás do Porque Nós Curtimos, Compartilhamos e Comentamos no Facebook

Número de compartilhamentos: 12.000

Recentemente, eu criei um post titulado “Como Conseguir Muitos Compartilhamentos nas Redes Sociais Com Seu Post do Blog.” Os meus leitores o amaram.

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Saber o motivo das pessoas compartilharem um conteúdo nas redes sociais é muito importante para o seu sucesso. Claro que se você não sabe, não significa que você vai, necessariamente, falhar. Entretanto, saber a resposta vai te dar uma vantagem significante sobre os seus concorrentes.

Eu criei o infográfico acima. Mas eu não obtive muita atração por ele no meu blog. Mais tarde, eu resolvi republicá-lo no Entrepreneur.com, um site de autoridade onde eu faço contribuições regularmente.

O resultado foi impressionante. Através de um esforço combinado, o infográfico, que se aprofunda no tópico “A Psicologia Por Trás do Porque Nós Curtimos, Compartilhamos e Comentamos no Facebook,” gerou mais de 12.000 compartilhamentos sociais.

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O infográfico tinha um design profissional (eu gastei $1.000 o fazendo) e foi muito conveniente.

As lições que eu aprendi da experiência de fazer, publicar, republicar e promover esse infográfico incluem:

i).  Mudança de audiência: O que eu quero dizer com “mudança de audiência?” Bem, às vezes, o conteúdo que você achou que ia ser útil para a sua audiência, pode não dar certo com eles.

Mas não desista. Acredite que existe uma audiência que vai se apaixonar com o seu infográfico em outros lugares. Ache essa audiência e compartilhe o seu conteúdo com eles.

No meu caso, eu mudei o foco e republiquei o infográfico no Entrepreneur.com. Eu aproveitei esse site de tráfego alto e obtive milhares de compartilhamentos sociais.

ii).  Use dados: Posts baseados em dados normalmente têm sucesso e geram muitos compartilhamentos. Portanto, se você adicionar estatísticas, estudos de caso e dados ao seu infográfico, mais pessoas vão compartilhá-lo. Veja o exemplo abaixo:

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3). Qual É o Comprimento Ideal De Tudo Online?

Número de compartilhamentos sociais: 5.900+

O SocialMediaToday.com está sendo um pioneiro na área do marketing nas redes sociais. Uma característica da sua cultura de conteúdo é criar um conteúdo aprofundado com foco nas tendências das redes sociais e big data.

O infográfico deles que tem o título “Qual É o Comprimento Ideal de Tudo Online?” é realmente útil.

Ele é útil não só por causa do assunto, mas também por causa de como o designer estruturou os dados e o fez legal de se ler. O infográfico compara a internet com um zoológico. Dê uma olhada na primeira parte do design:

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Usar uma analogia para criar qualquer tipo de conteúdo geralmente cativa, e atrai clientes em potencial.

Como profissionais de marketing de conteúdo, nós sempre vamos nos fascinar por um conteúdo aprodundados. Nós acreditamos (e isso foi provado através de vários experimentos) que o conteúdo aprofundado gera o maior engajamento.

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Mas não podemos esquecer que há um critério para medir um conteúdo aprofundado: Valor.

Em outras palavras, se o seu post é longo (tem mais de 2.000 palavras), mas você não forneceu nenhuma dica prática ou nenhuma estratégia, os leitores não vão ficar satisfeitos. Quando isso acontecer, eles não vão compartilhar o seu conteúdo.

Com isso em mente, o Social Media Today criou esse infográfico para responder a questão do comprimento do conteúdo – não só para posts nos blogs, mas para tudo online.

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Aqui estão algumas coisas que fizeram o infográfico gerar mais de 5.000 de compartilhamentos sociais: 

i).  Conteúdo conveniente: O conteúdo desse infográfico foi conveniente, pois as pessoas estavam com dúvidas sobre esse assunto — qual deveria ser o comprimento ideal dos tweets, posts, hashtags, domínios de URL, linhas de assunto no email, entre outros.

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Esse infográfico fornece as respostas de uma maneira coesa, memorável e atraente visualmente.

ii). Satisfação do usuário: Na primeira vez que eu vi esse infográfico, eu fiquei feliz em vê-lo, uma vez que as minhas próprias perguntas sobre o comprimento ideal estavam respondidas de forma tão sucinta.

Quando os usuários ficam tão satisfeitos assim com o seu infográfico (especialmente quando você responde as perguntas deles de um modo legal e memorável), eles se sentem forçados a compartilhá-lo com os seus amigos e suas audiências.

iii). Promoção nas redes sociais: O Socialmediatoday.com é, essencialmente, uma empresa de marketing de redes sociais, com mais de 400.000 fãs no Facebook e uma comunidade ativa de usuários. Portanto, esse infográfico estava em boas mãos.

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O design importa muito. Esse design é legal e relativamente fácil de ler. Porém, eu realmente acredito que se esse infográfico tivesse um design mais profissional, ele inspiraria mais pessoas a compartilhá-lo. De 5.000 compartilhamentos, ele podia aumentar esse número para 10k ou mais.

Isso também é uma lição importante para você. Antes que você embarque numa grande promoção do infográfico, certifique-se que o seu design é o melhor possível.

Você pode contratar designers de infográficos criativos e profissionais no Dribbble, ou — se você tiver orçamento — você pode terceirizar o projeto para o Visual.ly.

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4). O Guia Completo De Tamanho De Imagens Nas Redes Sociais: Com Dicas Sensacionais de Design

Número de compartilhamentos sociais: 11.400

Canva, uma ferramenta simples que permite qualquer pessoa se tornar um designer através das suas funções de arrastar e soltar é muito boa.

Atualmente, o Canva tem mais de 9 milhões de usuários, e está sendo usado para criar mais de 65 milhões de designs.

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O Canva entende que as pessoas podem estar preocupadas sobre o tamanho ideal das imagens.

Milhões de pessoas querem criar uma foto de capa para o Facebook, ou uma imagem de capa para o Twitter ou outras redes sociais. No Canva Design School, essas questões essenciais são respondidas na forma de um conteúdo escrito.

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Entretanto, quando o assunto é o tamanho das imagens, somente um conteúdo escrito não é suficiente. Como um fotógrafo prova que as suas fotos são nítidas, bem compostas e memoráveis, se ele não mostra exemplos de fotografias que eles já fez no passado?

Do mesmo modo, quando você tem um assunto que requer recursos visuais, não tente escrever um post ou um artigo sobre ele. Em vez disso, crie um conteúdo visual.

Que foi exatamente o que o Canva fez. Eles criaram um infográfico útil sobre “O Guia Completo Do Tamanho De Imagens Nas Redes Sociais”:

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Então, porque você acha que esse infográfico gerou mais de 10.o00 compartilhamentos sociais?

A razão óbvia é que o Canva descobriu uma questão que os usuários estavam perguntado frequentemente. Quando eles estavam criando imagens e gráficos para sua promoção nas redes sociais, as pessoas precisavam de uma solução.

O Canva forneceu as respostas.

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Então, naturalmente, as pessoas ficaram todas felizes em compartilhar o post. E isso é uma lição importante para você. Na verdade, são duas lições:

i).  Descubra quais são os problemas da sua audiência: Uma vez que você descobre o problema exato, você sempre pode fornecer uma solução ou uma resposta apropriada. E, consequentemente, você vai obter muitos compartilhamentos sociais.

ii).  Responda aos usuários: A maioria dos profissionais de marketing têm a solução certa, mas eles falham porque aqueles que precisam da resposta não a recebem na hora certa.

Depois que o Canva criou esse infográfico, eles precisaram notificar os seus usuários através da lista de email deles.

Foi assim que eles atraíram atenção inicial. E, a partir daí, o post ganhou tráfego orgânico e começou a ser classificado no ranking por várias palavras-chave de cauda longa, e os links editoriais também fluíram.

Resumindo, primeiro construa a sua lista de email. Construa uma audiência leal que esteja pronta para fazer perguntas, colete ideias para algum conteúdo, e a responda.

Conclusão

Compartilhamentos sociais.

É isso que a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo e blogueiros querem alcançar. Porém, quantas pessoas alcançaram esse objetivo?

Se você está cansado de criar infográficos que não interessam o seu público-alvo, certamente esse artigo aprofundado mudou tudo isso.

Agora você pode transformar a contagem dos compartilhamentos sociais de 0 para 500. Como?

Pegue uma das lições desses infográficos virais e a implemente hoje. Eu tenho certeza que você vai ter uma história diferente depois de 60 dias (sim, seja paciente).

Os meus infográficos nem sempre obtiveram sucesso. Na verdade, alguns não tiveram nem 500 compartilhamentos sociais.

Entretanto, eu mudei a minha estratégia, e comecei a promovê-los em outros blogs de autoridade.

Você já criou um infográfico antes?

Quais estratégias você usa para gerar muitos compartilhamentos sociais para os seus infográficos?

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