Como Criar Landing Page de Alta Conversão Para o Seu Site

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Se você quer capturar mais leads alvo, então você tem que criar landing page que transmita a sua mensagem da maneira correta.

Entretanto, a verdade é que a maioria das landing pages não convertem, e é por isso que a maioria das pessoas reclamam sobre as baixas taxas de conversão. 

Você pode mudar essa história seguindo estes 6 passos para criar landing page de alta conversão. 

Não importa qual é o seu negócio, criar landing page nova e relevante é sempre aconselhável. De acordo com o Marketing Sherpa, “48% dos profissionais de marketing constroem uma landing page nova para cada campanha de marketing.”

Landing pages de alta conversão literalmente tomam conta do seu negócio quando você não está por perto.

Você deve construir um sistema comprovado, que tenha o poder de convencimento para atrair e para falar com os seus consumidores na sua ausência.

Afinal de contas, se o seu negócio exige 100% do seu esforço antes de gerar dinheiro, mais cedo ou mais tarde você, provavelmente, irá desistir.

Não deixe isso acontecer com você.

Qual deve ser o estado de espírito da sua audiência quando eles visitarem a sua landing page? Qual é a primeira impressão que você quer criar?

Esses passos simples funcionaram para muitas marcas e empresas grandes. Eu tenho certeza que você também vai obter resultados.

Baixe este guia rápido sobre como criar landing page de alta conversão.

O VividBoard aumentou as suas conversões de 2% para 27% (um aumento de 1250%) com uma simples landing page de alta conversão. Dê uma olhada:

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Se você está pronto para alcançar algo similar, ou até mesmo resultados melhores, vamos começar:

1. Entenda as dores da sua audiência.

Como você satisfaz alguém que você mal conhece?

A verdade é que isso é difícil de se fazer.

Para impactar a sua audiência, você precisa entender as dores dela.

O seus concorrentes podem não estar seguindo esse caminho, o que é bom – você pode tomar um caminho diferente e se comunicar com entendimento.

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Imagine isso: A sua audiência está com dor de cabeça e você está tentando dar remédios de dor de barriga para eles.

Será que eles vão te escutar? A sua solução não iria fazer com que eles te ignorassem?

Do mesmo modo, quando você for criar landing page que vai aumentar ainda mais o seu negócio, você deve aproveitar as dores da sua audiência.

Por exemplo, aqui está uma landing page que se concentra na dor do consumidor: economizar dinheiro na conta de eletricidade dele.

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Este é o meu conselho para você:

Vá além para descobrir os problemas da sua audiência, ou seja, descobrir o porquê eles estão preocupados, procurando por uma solução online.

Lembre-se que alguém com um problema persistente ou um desafio, vai procurar por soluções de um jeito ou de outro.

Esteja presente quando os seus consumidores ideais mais precisam de você – com a sua landing page bem desenhada e relevante.

Se você criar landing page relevante, você vai se tornar um especialista indispensável para alguém que esteja procurando por uma solução.

Consequentemente, os seus consumidores vão acreditar em você e também vão compartilhar o seu link com outras pessoas.

Os usuários online se irritam muito quando eles percebem que foram decepcionados mais uma vez. Isso normalmente acontece quado você falha no entendimento das dores deles.

Se você resolver uma necessidade do seu consumidor com a sua landing page, você pode ter certeza que eles voltarão.

2. Seja específico.

A sua landing page tem apenas um objetivo: Fazer com que as pessoas ajam.

Quando existem muitas opções para o consumidor escolher, agir se torna uma tarefa difícil para ele.

“O paradoxo da escolha revela que menos é mais. Muitas opções, geralmente, impedem as pessoas de fazer uma escolha.

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Se a sua landing page se concentra em um objetivo único, você está ajudando os seus consumidores a tomar a decisão certa.

Tentar promover mais de uma coisa em uma única landing page é uma estratégia de marketing ineficaz. Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo:

  • A minha audiência realmente entende o que eu estou focando?
  • A minha landing page está focada em apenas uma coisa (por exemplo, obter 1.000 inscritos no email)?
  • A minha audiência realmente precisa de mais de uma solução (provavelmente não)?

Revise alguma coisa genérica, e faça com que ela seja mais específica. Não encha a sua landing page, ou você vai acabar confundindo as pessoas.

Lotar uma única landing page com muitas soluções vai fazer com que a sua audiência te veja como uma pessoa que não liga para eles.

Os especialistas profissionais são respeitados, em parte porque eles lidam com um problema específico.

Ao oferecer soluções para muitas coisas, você vai perder audiência. Por exemplo, se a sua landing page falar sobre construção de lista de email e de email marketing, eu posso te afirmar que as suas conversões vão ser baixas.

Ser específico é uma necessidade. Entretanto, você também precisa da ferramenta certa para criar uma landing page com facilidade.

3. Escolha a ferramenta certa.

O que é uma ferramenta?

Aqui está uma definição simples do Businessdictionary.com: “Um item ou um implemento usado para um propósito específico.”

Escolha a ferramenta certa para o trabalho. Não use uma chave de fenda para bater pregos. Isso vai destruir a ferramenta e não vai te ajudar a realizar o trabalho correta e rapidamente.

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Usar as ferramentas erradas impacta negativamente os seus resultados.

Mas todas as ferramentas de landing page são criadas igualmente, certo?

Na verdade, elas não são iguais. Algumas ferramentas são mais específicas do que outras. Usar essas ferramentas vai reduzir o seu estresse, especialmente quando você for criar uma landing page de alta conversão.

Por exemplo, o Instapage é uma das ferramentas de landing page mais fáceis no espaço digital. Ela também tem muitos modelos profissionais que são otimizados para converter visitantes em leads. Eu uso ela o tempo todo.

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É basicamente um software arraste e solte.

Outras ferramentas, como o Unbounce e o Leadpages, são igualmente úteis na criação de landing pages.

Nesse espaço de marketing digital superlotado, você precisa automatizar algumas das tarefas que você, normalmente, faria manualmente.

Uma resposta automática é essencial, por exemplo. Ela ajuda você a capturar, a se conectar, e a se comunicar com a sua audiência, até mesmo quando você está de férias e não está trabalhando ativamente.

Portanto, tente escolher a ferramenta de landing page certa – e facilite o trabalho.

4. Doe materiais úteis.

Você já imaginou como eu consegui construir 5 empresas SaaS multimilionárias de sucesso do zero? Eu já escrevi um post sobre isso.

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Você acha que eu tenho alguma habilidade especial que outras pessoas não tem? Pois eu não tenho. Eu sou parecido com qualquer outra pessoa (bom, exceto na parte que eu sei como agir).

A verdade é essa: Eu forneço informações valiosas, práticas e ricas como conteúdos gratuitos.

A maioria dos profissionais de marketing preferem cobrar pelo mesmo conteúdo que eu compartilho gratuitamente. Entretanto, no final das contas, doar informações valiosas gratuitamente é muito mais lucrativo.

Sim, as recompensas (por exemplo, uma audiência leal, dinheiro) podem não chegar imediatamente, mas a sua marca evolui o tempo todo.

Se você quer construir a sua lista de email rapidamente, certifique-se que o seu imã de leads seja gratuito e valioso.

Você já ouviu falar no termo “imã de lead”?

Um imã de lead é um conteúdo útil que você fornece gratuitamente, em troca do endereço de email do usuário, levando esse usuário para o seu funil.

Um imã de lead valioso pode aumentar os seus leads rapidamente.

Por exemplo, este carinha gerou 28.507 leads para o DigitalMarketer.com em 45 dias.

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Sempre forneça um material valioso gratuitamente. Não precisa ser um arquivo secreto como esse acima. Pode ser um simples relatório, ebook, software, plugin, ou até mesmo o seu tempo.

Pedir para que as pessoas se inscrevam na sua lista de email sem doar nenhum brinde gratuito vai transmitir o sinal errado e, provavelmente, não vai fazer com que a sua lista cresca. Leia estas palavras do Winston Churchill:

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Fornecer brindes de graça para o seu público-alvo é uma estratégia de marketing eficaz.

É uma maneira de construir confiança e credibilidade com os seus consumidores.

Brindes sempre incentivaram as pessoas a agir. Os seres humanos gostam de brindes.

E, se o seu brinde (imã de lead) for valioso, você vai direcionar um tráfego de referência para a sua landing page facilmente, porque pessoas felizes vão espalhar a notícia.

Certifique-se que ele está no formato que os seus consumidores vão gostar. Obviamente, esse é um dos motivos pelo qual você deve conduzir uma pesquisa de mercado primeiramente.

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Se você pode fornecer 2 horas do seu tempo gratuitamente – especialmente se você for um influenciador na sua área – para que as pessoas possam te pedir conselhos, isso também pode te ajudar.

Se você fornecer uma consulta gratuita, você vai construir relacionamentos que vão gerar dividendos no futuro.

5. Crie um título cativante e cheio de benefícios.

As primeiras impressões são importantes no mundo digital. Ser capaz de chamar atenção para a sua landing page é essencial – e o título te ajuda com isso.

Um fator que levou os sites de mídias de notícias ao sucesso (como o UpWorthy, o Buzzfeed, dentre outros) é o título. Esses caras sabem como escrever títulos atraentes que mexem com as emoções das pessoas.

Veja estes títulos super atraentes e as suas respectivas visualizações em apenas uma semana:

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O título é crucial. O Brian Clark, fundador do Copyblogger Media, estimou que, em média, 8 em cada 10 pessoas vão ler o seu título.

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Ted Nicholas, o famoso escritor de respostas diretas, também concorda, sugerindo que 73% do processo de decisão do seu comprador começa no título.

Criar uma landing page que chame a atenção do seu consumidor vai fazer com que eles queiram saber mais sobre o seu conteúdo.

Vamos comparar 2 landing pages diferentes. Tenha em mente que elas são do mesmo site.

Como você pode ver no primeiro design, o título é fraco e não oferece nenhum benefício real. 

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Mas, depois de refazer o design, o título foi melhorado. Dá uma olhada:

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Você pode ver por si mesmo que a página redesenhada e o texto mudado chamam a atenção. Além disso, essa página melhorada teve um aumento de 33% na taxa de conversão.

Você pode desencorajar um cliente à primeira vista com um título fraco e mal criado.

A sua página deve ser atraente. Se a sua página for atraente, os consumidores estarão muito mais propensos a ficar na página e agir do jeito que você quer que eles ajam.

6. Use imagens relevantes.

“Uma imagem fala mais do que mil palavras.”

As melhores landing pages que eu conheço tem um visual muito bonito — isto é, imagens e vídeos atraentes.

Aqui estão alguns dados para inspirar os seus esforços em marketing visual:

  • Os humanos respondem a um conteúdo visual mais rápido do que você pode imaginar.
  • 90% da informação transmitida ao cérebro é visual, e as imagens são processados 60.000 vezes mais rápidas no cérebro do que um texto.
  • 80% das pessoas lembram o que eles veem e fazem.
  • Os visitantes de site gastam 100% mais tempo em páginas que contêm vídeos convincentes.

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O visual dominou as redes socias.

Na verdade, os elementos visuais incentivam o engajamento social. O Facebook e o Twitter estabeleceram autoridade mais do que nunca, devido ao alto volume de imagens e vídeos.

O visual clareia a informação para o leitor mais do que um conteúdo que só tem texto. Use imagens que são relevantes e convincentes para o seu público-alvo.

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Usar imagens em landing pages pode transformar o seu negócio digital. Por exemplo, o Jason Thompson conduziu um teste A/B na sua página para verificar se substituição do seu ícone de contato pela sua própria foto faria com que mais pessoas entrassem em contato com ele.

Aqui está um imagem da página original e da variação, junto com o resultado.

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Você pode ver que a versão com a foto do Jason teve 48% mais conversões, comparado ao ícone genérico. Isso mostra o poder das imagens.

O Jason comentou os resultados do teste:

As pessoas querem se conectar com as outras emocionalmente. A foto faz com que essa conexão emocional seja mais fácil e, como o teste indica, direciona as pessoas ao formulário de contato mais do que um ícone indefinido.

Lembre-se que as pessoas respondem a diferentes tipos de imagens de diferentes maneiras. Por exemplo, as fotos de bancos de fotos podem parecer profissionais, mas o seu público-alvo já sabe onde você as encontrou.

Você deve parecer real para eles.

Portanto, não use fotos de bancos de fotos. Em vez disso, tire fotografias de você, ou do seu time, implementando a estratégia que você ensina. Ou, melhor ainda, use imagens de tela para mostrar como a sua solução pode ser aplicada.

Isso é exatamente o que o GetResponse faz na sua landing page.

Dê uma olhada:

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Conclusão

Você precisa investir o seu tempo, o seu dinheiro, a sua habilidade e os seus recursos, se você quer que a sua landing page continue trazendo os resultados esperados.

Não é aconselhável mudar as coisas drasticamente na sua landing page, mas você também não deve deixar ela se estagnar.

O espaço do marketing digital está mudando. Novas ferramentas estão sendo desenvolvidas. Invista um tempo apropriado para aprender como essas ferramentas novas funcionam. Fique por dentro das tendências das landing pages – elas vão te guiar na hora de tomar decisões.

Em algum ponto, você pode precisar de mais landing pages. Entretanto, mantenha o foco: comece com apenas uma.

Até mesmo uma única landing page com o design certo pode produzir resultados impressionantes para o seu negócio.

Por exemplo, a Moz gerou um adicional de $1 milhão por ano, quando redesenhou as landing pages e as usou para promover um dos seus principais produtos para os inscritos na sua lista de email.

Você está obtendo algum resultado com as suas landing pages atualmente? Compartilhe os seus resultados abaixo.

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