Como Criar uma Página no Facebook Perfeita Para Melhorar o Engajamento Com Seus Fãs

fan page

O Facebook é a maior rede social do mundo, mas isso não significa que é a solução para todos os problemas dos profissionais de marketing.

Invisto rios de dinheiro para atrair fãs no Facebook. Analiso o desempenho da minha página o tempo todo. Me dedico a cada detalhe das minhas campanhas.

Mas além de todo o investimento, esforço, e trabalho, tem uma coisa que não posso ignorar.

É algo fácil de ignorar, mas pode ser fatal.

Se você já fez marketing no Facebook, sabe que isso envolve milhares de detalhes e truques. Na verdade, os profissionais de marketing ainda estão tentando entender como otimizar a performance no Facebook.

Muita gente me pede dicas de como melhorar a estratégia de marketing no Facebook. Mas na maioria das vezes, o problema não é o marketing – é a sua página.

Já vi muitas empresas investirem centenas ou mesmo milhares de dólares em marketing no Facebook. Elas criam campanhas segmentadas, eventos interativos, premiações – o pacote completo.

Mas essas mesmas empresas que gastam tanto dinheiro no marketing sequer se incomodam em criar uma página no Facebook para otimizar o engajamento.

Muitas vezes, é através da sua página que as pessoas vão descobrir sua empresa no Facebook. Pense nela como um representante da sua marca.

Por isso é que é tão importante otimizar a sua página para o máximo de engajamento. Você tem que fisgar os usuários do Facebook do início ao fim.

Sua marca não é sem graça, e sua página no Facebook também não deve ser.

Vou mostrar o passo-a-passo de como você pode criar uma página no Facebook perfeita para aumentar o engajamento. Vou passar por cada seção da página e mostrar exatamente como você pode melhorar.

Abra sua página no Facebook e vamos nessa!

Aprenda como atraí 195,013 visitantes mensais através do Facebook  sem gastar um centavo em anúncios.

1. Sua foto de capa

Sua foto de capa será a primeira coisa que os usuários vão ver quando visitarem sua página no Facebook. Portanto, uma foto de capa incrível vai causar uma ótima primeira impressão nos seus visitantes.

Primeiro, escolha a foto que você vai usar.  Isso parece simples, mas na verdade é bem complexo.

Leve em conta como você pode utilizar uma imagem para atrair a atenção para sua marca imediatamente, além de se destacar da concorrência.

O ideal é que sua foto:

  • Seja visualmente atraente
  • Divulgue uma mensagem clara
  • Apele ao emocional dos visitantes
  • Seja de alguma forma conectada à sua marca ou a um produto específico

Vamos dar uma olhada em algumas empresas que têm ótimas fotos de capa e analisar por que cada foto é tão boa.

Segundo, você tem que decidir qual é o objeto da foto. Existem diferentes abordagens que você pode adotar.

Vamos dar uma olhada em algumas fotos de capa para ver essas abordagem na prática.

Essa é a foto de capa do Facebook da Tazo Tea:

image20

É uma imagem simples e discreta, mas também vibrante e que chama a atenção. As cores e o design também estão alinhadas com a identidade de marca da Tazo.

Essa foto de capa está, literalmente, divulgando uma imagem clara por meio de texto. É uma ótima opção caso você tenha um slogan ou missão que possa usar. Isso informa aos visitantes sobre o que é a sua empresa antes mesmo deles clicaram em qualquer link da sua página.

A Tazo não está tentando ser revolucionária. Está usando a foto de capa como uma espécie de boas vindas para os visitantes.

Mas isso não quer dizer que você só deva usar a foto de capa para cumprimentar os visitantes. Você pode fazer muito mais.

Veja a foto de capa da Nintendo:

image16

Na verdade, essa foto de capa também serve como anúncio. A Nintendo está lançando um novo console de jogos, eles estão garantindo que todo mundo fique sabendo.

A foto também é um ótimo exemplo de demonstração de uso do produto. A primeira imagem mostra claramente todo o produto:

image02

E a segunda, mostra o produto em ação:

Screen Shot 2017-02-06 at 8.53.09 PM

Com essas duas imagens, os visitantes terão uma ideia clara do produto. Demonstrar o seu produto ou serviço mais novo é uma ótima ideia, independente do seu negócio ser local ou global.

Repare no CTA que a Nintendo utiliza logo abaixo da foto de capa:

Screen Shot 2017-02-06 at 8.55.21 PM

A página da Nintendo no Facebook funciona como uma landing page provisória. E pode acreditar que essas táticas vão aumentar a taxa de conversão deles.

Você pode fazer muito mais com sua foto de capa. Por exemplo, você pode usar para promover um concurso ou divulgar uma oferta especial. O único limite é a sua imaginação.

Não esqueça de mudar a sua foto de capa caso esteja trabalhando com uma campanha específica ou promovendo um produto específico. Por exemplo, a Nintendo está divulgando o novo console agora, mas eles vão trocar a imagem no futuro.

A seção da foto de capa é flexível. Mude de acordo com as mudanças na sua estratégia de marketing.

Lembre-se, sua foto de capa é a sua impressão inicial. Não tenha medo de dedicar um tempo para encontrar a foto de capa perfeita para o seu negócio.

2. Sua página Sobre

Quando os usuários querem descobrir alguma informação sobre a sua empresa no Facebook, a seção Sobre da sua página é provavelmente o primeiro lugar onde eles vão procurar.

Se a sua página Sobre não tem informação útil e relevante, você pode perder seus usuários.

Para esta seção, vamos dar uma olhada na página Sobre do Facebook da Target:

image09

Vamos analisar essa página para verificar se está bem otimizada.

Uma boa página Sobre tem três seções preenchidas com informações úteis. Você pode usar mais de três seções, mas você deve ter pelo menos três preenchidas e otimizadas.

Antes de começarmos, lembre-se que a categoria da sua página vai determinar o tipo de informação que você pode acrescentar. Se houver algo que não combine exatamente com o que você está vendo, procure por uma seção ou opção semelhante.

Primeiro, há a seção de Informações Sobre o Negócio. Aqui é onde você vai escrever sua missão, quem você é, e como sua empresa se posiciona.

image13

Essa seção fica no topo da página Sobre, portanto o texto tem que ser matador.

Vamos falar sério – ninguém quer ler sobre a história da sua empresa. O que interessa é saber qual o posicionamento da sua empresa e por que ela pode interessar a alguém.

Ao criar uma página no Facebook, utilize esse espaço para incluir uma versão resumida da história da sua marca. Mas não esqueça de envolver o cliente. Que espaço ele ocupa na sua visão global?

Se a compra de um usuário vai ajudar a tornar sua visão realidade, diga isso explicitamente.

O texto de Informações Sobre o Negócio da Target faz exatamente isso:

image01

Também inclui links para outros perfis da marca:

image08

Essa é uma ótima seção de Informações Sobre o Negócio. Fornece ao leitor um resumo básico da companhia e como obter mais informações.

Se você tem um negócio pequeno ou local, pode usar essa seção exatamente do mesmo jeito. Toda empresa, grande ou pequena, precisa de uma missão.

A Coava Coffee, uma cafeteria em Portland, Oregon, utiliza a a seção História com o mesmo objetivo:

image19

Isso informa ao leitor sobre o posicionamento e os valores da empresa.

Independentemente de como você conta, você tem que incluir essa informação na sua página Sobre.

A seguir, temos a seção Informações de Contato. Essa seção é obrigatória na sua página Sobre. Se alguém quiser entrar em contato com você fora do Facebook, vai precisar saber como te localizar.

A Coava fez um ótimo trabalho nesta seção:

image10

Inclui telefone, e-mail e endereço do site. Tudo bastante acessível para todos.

Recomendo fortemente que você forneça pelo menos um e-mail de contato ou telefone. Quanto mais opções de contato, melhor.

Aqui também é um bom lugar para inserir links para suas redes sociais. (Não esqueça de convidar os usuários a te seguirem!)

Finalmente, temos a seção Mais Informações. Aqui, você pode incluir uma variedade de informações.

Na página da Target, por exemplo, tem Sobre, Visão Geral da Empresa e Produtos:

image03

Por outro lado, a Coava tem uma seção Sobre bem simples:

image05

Como disse antes, quando você criar sua página no Facebook, a categoria da página vai determinar o que você pode adicionar.

Independentemente do que você incluir, não esqueça de conectar com sua marca. Pense na sua página do Facebook como uma landing page unificada. Tudo deve ser consistente.

Uma página Sobre ruim pode ser a gota d’água. Otimize sua página Sobre, e verá ótimos resultados.

3. Suas abas laterais

Ter abas laterais chamativas são a cereja do bolo da otimização de páginas no Facebook.

Essa pequena seção pode fazer grande diferença no modo como as pessoas interagem com a sua página. Pode transformar um bom engajamento em ótimo.

Uma típica seção de abas laterais é mais ou menos assim:

image07

Você provavelmente já viu essa seção antes. E se já viu, sabe que essa é a aba lateral padrão do Facebook. Não há nada de errado com isso, mas não é o melhor jeito.

O Facebook permite customizar as abas para dar à sua página um toque original.

Você pode utilizar essas abas para estimular assinaturas na sua lista de e-mail, criar um concurso ou praticamente qualquer coisa que você puder pensar.

Vamos dar uma olhada nas abas da Coava:

image12

Essa é uma ótima maneira de utilizar as abas para elevar o nível da página. Se alguém estiver navegando pela página da Coava e quiser executar uma ação específica, pode fazer isso diretamente das abas.

Pense nas vantagens: você pode praticamente eliminar toda uma etapa (ou até mais) da jornada do usuário. Você está tornando ainda mais fácil para eles desempenharem qualquer ação que você queira.

Poucas empresas consideram o efeito das abas laterais na página do Facebook, e isso é mais um motivo pelo qual você deve investir nisso.

Digamos que você queira adicionar uma aba lateral para atrair leitores para o seu blog na sua página do Facebook. (O processo é semelhante para criar outras abas laterais.)

Primeiro, encontre um aplicativo que faça o que você quer. Para começar,  confira esta lista com 25 apps.

Nesse caso, vamos utilizar o aplicativo Notes do Facebook para criar um blog.

Clique em “Configurações” no topo da página.

image04

Você deverá ver isto:

image14

Clique em  “Apps” na aba lateral esquerda. Você verá o aplicativo Notes na janela da direita:

image06

Clique em “Adicionar Aplicativo.”

Quando terminar, atualize a página e clique em “Ir para o Aplicativo” para editar o Notes.

image21

Volte para sua página e clique em “Gerenciar Abas” na aba lateral esquerda.

image11

Na próxima tela, role até embaixo e clique em  “Adicionar uma Aba.”

image15No popup, você verá a opção de adicionar uma aba para o Notes. Para fazer isso, clique em “Adicionar Aba”.

image18

Clique em “Fechar” para sair do menu.

Quando você visitar sua página, verá uma nova aba lateral:

image00

Pronto! Agora você tem uma aba lateral superacessível.

Muitos serviços populares, como Shopify e MailChimp, funcionam com o Facebook.

Pesquise um pouco e você provavelmente vai encontrar serviços e ferramentas que você usa e podem ser facilmente integrados à sua página no Facebook.

As abas laterais são pequenos acréscimos, mas fazem uma grande diferença. Você estará facilitando muito a jornada do usuário e, consequentemente, o processo de conversão.

 

Conclusão

Os profissionais de marketing geralmente pensam que os anúncios são o melhor jeito de utilizar o Facebook. Eu já acho que os anúncios são um jeito sensacional de utilizar o Facebook.

Porém, você precisa criar uma página no Facebook que se destaque, senão seus anúncios não vão dar certo.

A sua página no Facebook é quem determina o seu sucesso na plataforma.

É uma parte vital da sua presença digital. Você precisa otimizar sua página no Facebook ou não vai conseguir os resultados que deseja.

Vou ser sincero – às vezes tenho dificuldades em distinguir duas páginas no Facebook. Depois de um tempo, todas se parecem iguais. Mas quando uma se destaca, se destaca mesmo.

A sua página deve ser uma das que se destacam mesmo. Do contrário, vai acabar se perdendo entre milhões de outras páginas no Facebook.

Falo o tempo todo sobre quão poderosa uma boa página no Facebook pode ser. O problema? A maioria das empresas não se preocupa em fazer uma boa página.

A sua página no Facebook pode servir a muitos objetivos. Pode enviar pessoas ao seu site ou convencer alguém a seguir ou compartilhar seu conteúdo.

Otimizar sua página no Facebook aumenta a chance dessas coisas acontecerem de verdade.

Não subestime o poder de uma página do Facebook bem estruturada.

Quais são seus truques favoritos para criar uma página no Facebook e aumentar o engajamento?

Share