Como Criar Uma Página Sobre Perfeita

neil patel about

Sua página Sobre é uma das páginas mais importantes em seu blog. Por quê? Porque se você começa com uma boa página Sobre, isso irá ajudá-lo a construir uma marca forte e irá te posicionar como o expert em seu negócio.

Veja a minha página Sobre. É tão bem escrita que isso me ajuda a me conectar com você … e não acredite apenas no que estou falando, veja quantas pessoas comentaram sobre ela… isso mesmo; já são mais de 1000 que deixaram algum comentário na minha página Sobre mim.

Então, como você escreve uma página Sobre perfeita? Eu vou compartilhar com vocês quatro dicas para criar uma página Sobre que irá capturar atenção e atrair leads.  Este post vai falar sobre:

  1. Visão geral das páginas Sobre
  2. Os elementos chave de uma página Sobre bem sucedida
  3. Otimização das taxas de conversão para sua página Sobre
  4. Como eliminar objeções em sua página Sobre

Baixe este check list que permitirá você criar uma página Sobre de sucesso.

#1: Visão Geral das Páginas Sobre

Se você realmente quer posicionar seu site como a autoridade em sua indústria, você tem que criar uma página sobre. Uma página sobre é uma página especial em um local onde seus leitores / visitantes saberão mais sobre você e o que você faz. Escrever esta página não é a coisa mais fácil de dominar, mas é possível uma vez que você compreenda os elementos essenciais que devem ser incluídos.

Muitas vezes, esta página conta a história da jornada do dono e como ele lutou para finalmente alcançar o sucesso (ou vice-versa).

A página Sobre do Google oferece uma visão geral sobre o que a companhia, apresenta os fundadores e fornece outras informações que você precisa saber:

Ter uma página sobre pode trazer benefícios para o sucesso do seu blog no geral. Por exemplo, quando você pesquisa por ‘Pat Flynn’, o dono da Smart Passive Income vai ver que a página sobre está posicionada na segunda posição:

Vamos tentar imaginar quantos visitantes a página Sobre da Pat Flynn Let’s gera com esse tipo de pesquisa. Para fazer isso, precisamos saber quantas pessoas pesquisam por “pat flynn” mensalmente. Podemos utilizar o Google Adwords Keyword Planner para descobrir:

Há uma média de 4.000 buscas mensais. Como a Search Engine Watch revelou que os três melhores resultados da pesquisa tem uma taxa de cliques de até 58,4%, podemos deduzir que um termo de pesquisa com uma média de 4.000 buscas mensais irão gerar mais 1000 visitas orgânicas todo mês.

Quando as pessoas pesquisam por você, elas provavelmente encontrarão sua página sobre. Por isso vale muito a pena fazer a coisa do jeito certo.

Aqui estão algumas razões por que você precisa ter uma página sobre em seu site…

Tráfego Orgânico: Uma página sobre envia tráfego orgânico gratuito para o seu site. Por exemplo, quando você pesquisa por ‘social triggers,’ a página sobre é o primeiro trecho mostrado abaixo, na lista principal do site.

Você pode falar com os seus clientes potenciais sobre os seus produtos/serviços: É muito mais fácil vender para os clientes em potencial que você já tenha os educado, informado e persuadido a recomendar o seu produto. Em sua página sobre, James Chartrand incluiu sutilmente algumas frases chave relacionadas com os principais serviços que ela oferece:

Ela melhora a imagem da marca: Uma página sobre inspira sua audiência a confiar em você, mostrando que é confiável e tem um histórico. A página do Chris Brogan’s é um exemplo perfeito. Veja como ele faz referências aos seus livros, palestras e trabalhos com marcas confiáveis.

Você pode usar sua página sobre para capturar leads: Aweber revelou que quando a QualityStocks adicionou um formulário opt-in em sua página sobre, isso resultou em um aumento de 158% no número de assinantes.

Quando as pessoas visitam sua página sobre, você pode utilizar essa oportunidade para conduzí-las para sua caixa de opt-in, onde eles poderão se inscrever para receber novas informações do site. Veja como Jeff Goins faz isso em seu blog:

Existem muitos mitos sobre como criar páginas sobre. Por exemplo, antes eu pensava que a página sobre era apenas uma página onde você falava sobre si mesmo, mas ela pode ser muito mais. É importante conhecer estes mitos de maneira que você possa evitá-los:

Mito #1: Escreva apenas sobre você – Sua página sobre não deve focar completamente em você. Claro, ela pode ter a sua história, mas é sábio focar em como você resolve o problema para os leitores.

Por exemplo, Stefan Pylarinos começa sua página sobre falando de si mesmo, mas já no segundo parágrafo ele faz a introdução de um livro, dizendo que ele quer ser uma: “fonte de inspiração para aqueles que se recusam a se contentar com uma vida que não seja no mínimo extraordinária.” Esse é um ótimo caminho para manter o seu público engajado – e é isso que uma boa página sobre precisa fazer.

Mito #2: Sempre use sua foto pessoal – Essa regra não é tão rígida assim. Uma foto pessoal pode ajudar as pessoas saberem quem você é e confiarem em você. Mas em um blog com muitos autores, faria mais sentido utilizar um logo ou uma imagem relevante.

Um exemplo típico é o que Marcus Sheridan do the Sales Lion fez em sua página. Em vez de utilizar sua própria foto, que está sendo mostrada no cabeçalho, ele usa a figura de um leão para fazer sua marca ficar ainda mais forte.

Mito #3: Use design minimalista – Eu concordo com isso até certo ponto, para alguns profissionais. Por exemplo, se você é um escritor freelance writer, grande parte da sua audiência estará mais interessada nas palavras do que em design ou cores.

Por outro lado, se você é um desenvolvedor web, ou profissional gráfico, você realmente precisa fazer sua ‘página sobre’ atrativa.

Por exemplo, Two Arms Inc usou a página sobre deles para mostrar os seus serviços. Eu gosto muito disso porque instantaneamente diz para o público o que esperar:

A questão é, não deixe esses mitos sobre páginas sobre fazerem você parar de criar algo que é certo para você e para o seu mercado alvo. Concentre-se na dor dessas pessoas e na solução que será oferecida a elas. Para ter mais uma inspiração, veja as melhores páginas sobre na web from around the web. Você pode inclusive submeter a sua!

No próximo tópico, vou falar sobre alguns elementos para sua página sobre se tornar mais bem-sucedida.

#2: Os Elementos Chave de Uma Página Sobre Bem-Sucedida

Em 2012, a Hubspot compartilhou os 12 elementos essenciais de uma homepage. Embora o post que você está lendo agora não seja sobre como criar uma homepage perfeita, eu acredito que uma página sobre precisa dos mesmos elementos. Há apenas uma grande diferença…

Ao contrário da homepage, a página sobre deveria ser usada para falar da sua história pessoal, contendo um único ponto de venda (USP – unique selling point) para criar um forte impacto que atrairá leads.

Usando o template da Hubspot como inspiração, aqui está uma lista completa dos elementos que deveriam estar presentes em sua página sobre:

Título: Toda página precisa de um título, e uma página sobre não é exceção. Use o guia sobre como escrever títulos que funcionam para criar um título simples, claro e que mostre benefícios. Gini Dietrich faz isso muito bem no exemplo abaixo:

Você também pode incluir um subtítulo que explica um pouco mais os benefícios do seu site para os seus leitores. A página sobre da Help Scout faz isso com um título que fala sobre a missão principal, que é também o benefício para os seus clientes:

Benefícios: Pessoas que visitam sua página sobre geralmente tem um desafio específico que requer atenção. Sua página tem que prometer uma solução para aquele desafio e mostrar o benefício para os leitores. Issa deve ser parte de todo conteúdo da página, do título ao call to action.

Se você usar histórias pessoais, garanta que seus leitores possam ter algum tipo de relação e aprender com elas. Eu gosto muito do jeito como Craig Mcbreen faz isso na sua página sobre, destacando os benefícios em três partes:

Imagem de apoio: “Uma imagem vale mais que mil palavras.” Não importa o quão atrativa e bem escrita é sua página, se ela não é nada além de texto, você poderá perder muitos clientes potenciais. Não deixe com que isso aconteça com você.

Adicione uma imagem em sua página que mostre quem você é, e o que você oferece. Poderia ser sua própria foto, um logo customizado, um pequeno vídeo – a escolha é sua. Eu fiz algo um pouco diferente em minha página sobre, com uma imagem customizada mostrando algumas características chave:

Storytelling: Toda página sobre de sucesso é centrada na história do autor. Afinal, muitas coisas aconteceram em sua vida antes que ele tenha chegado até o momento atual dos seus negócios online.

Já é provado que storytelling impulsiona conversões . Chris Haddad aumentou sua taxa de conversão em uma landing page de 2% para 8% compartilhando a história de como sua atual esposa o conquistou utilizando técnicas de vendas.

Use sua página sobre para contar a sua história. Evite se gabar demais e não seja cansativo. Nesta página, Steve do Nerd Fitness mostra como ele cometeu erros antes de começar o seu site.  mistakes before starting the site. Sua honestidade e um bom storytelling ajudam a conquistar leads:

No fim deste artigo você saberá como contar sua própria história, de maneira que as pessoas possam se identificar com ela.

Call to action: Para onde você direciona as pessoas depois que elas leem sobre sua página sobre? Não deixe isso ao acaso; direcione-as com um call to action. O call to action é um elemento indispensável da sua homepage, landing page e página sobre. Se você escolheu um formulário opt-in, um link para os seus melhores posts ou alguma outra coisa, garanta que isso irá gerar valor para os seus leitores.

Escolha da cor: Cores tem um efeito significativo no comportamento das pessoas e nas decisões de compra. O gráfico abaixo da In4mNation mostra como diferentes cores afetam as decisões dos consumidores para comprar ou ignorar sua mensagem:

Mesmo que você não possa vender diretamente em sua página sobre, é vital que você use as cores certas para o background, texto, links – e até mesmo imagens de apoio. Dois Pesquisadores da Virginia Tech descobriram que background vermelho e azul em um site podem influenciar as compras.

Quando usar cores, certifique-se que sua página sobre tem consistência com o seu posicionamento de marca de maneira que os leitores identificá-la com seu site. Commission Junction mudou o seu design, mas mantiveram a consistência das cores.

Veja como era o site em agosto de 2009:

Passando para novembro de 2014, a homepage ficou assim:

O site agora tem uma aparência mais profissional e é mais fácil de navegar, mas a Commission Junction permaneceu com o verde como cor predominante. Isso é branding.

Navegações e fontes: Se você quiser uma página sobre bem sucedida, as pessoas precisam ser capazes de encontrá-la e lê-la. Esteja certo de que é fácil de encontrá-la no menu de navegação. Um bom lugar para colocar é ao lado do menu “home”:

Você pode chamar sua página sobre de qualquer coisa que quiser. Os títulos mais populares são: “sobre nós”, “sobre mim”, e “quem é [nome do proprietário do site]”. Mas você também pode ser criativo, como Ryan Lee:

Depois, use fontes claras e legíveis para o conteúdo. De acordo com Signal Tower, Futura, Helvetica, and Georgia estão entre as 9 fontes mais legíveis que você precisa para sua página na web.

Entender o efeito das palavras: Você quer que sua página sobre construa uma conexão com sua audiência e a influencie no processo de tomada de decisões. Uma excelente maneira de fazer isso é usando um tom de conversa e evocando a emoção através das palavras que você escolhe. Como o Marketing360 diz, “substituir palavras racionais por palavras emocionais.”

Por exemplo, em vez de usar “auxiliar”, use “ajudar” porque tem um tom mais emocional.

Em vez de usar a palavra “doar”, use “dar” porque, mais uma vez, é mais emotiva. Existe uma enorme lista de palavras emotivas que você pode usar na sua página sobre bem aqui.

Olhe a figura para ver como Leah Kalamakis usa palavras emotivas em sua página sobre para capturar a atenção e criar engajamento com potenciais clientes:

Posicionar acima da dobra: de acordo com a SAP Business Innovation “nossa atenção agora gira em torno de 8 segundos, 1 segundo a menos que um peixinho dourado.”  É por isso que a informação mais importante da sua página sobre precisa aparecer em cima da dobra. Essa é a parte da sua página que é visível em um browser antes de descer a barra de rolagem, e é onde as pessoas olham primeiro.

Uma pesquisa da Nielsen Norman Group mostra que usuários da web gastam 80% do seu tempo olhando para a informação acima da dobra e somente 20% do tempo em informações que requerem descer a barra de rolagem da página.

Muitos blogueiros falam sobre coisas que não tem importância no começo da página deles e direcionam a informação principal para o fim da página. Isso é um desperdício de tempo. Ninguém vai ler aquilo. Agarre sua audiência no topo da sua página sobre com a informação chave que elas precisam. Use a página para mostrar valor, utilidade e entusiasmo para aumentar a taxa de conversão.

Agora você já sabe como criar uma página sobre. No próximo tópico eu vou mostrar como aumentar as conversões na sua página sobre.

#3: Otimização de Taxa de Conversão Para Sua Página Sobre

Sua página sobre é um ponto de contato para iniciar um relacionamento futuro com seus clientes. Isso não significa apenas vender seus produtos. Na verdade, usar venda pesada poderia espantar seus clientes.

Entretanto, você pode usar sua página sobre para obter leads com uma caixa opt-in, porque o email marketing é o melhor caminho para alcançar uma audiência fiel, nutrir essa audiência e convertê-la em compradores gradualmente.

O gráfico abaixo da Marketing Profs mostra como o email supera a geração de leads sobre a pesquisa e a mídia social:

Eu escrevi um guia para otimização de taxa de conversão no Quick Sprout, que vale a pena ler quando você tiver um tempo disponível. Enquanto isso, aqui estão algumas áreas que tratar para aumentar as conversões em sua página sobre.

Todo segundo conta: Há um ano eu descobri que para cada 1 segundo de atraso no carregamento de uma página, havia uma queda de 7% na taxa de conversão.

É por isso que sua página sobre precisa ser carregada rapidamente. Reduza o sidebar (barra lateral) e use uma imagem leve para te ajudar com isso. Ninguém vai ficar esperando pelo carregamento das suas imagens; eles simplesmente vão sair da sua página.

Escrever títulos que mostram benefícios: Para muitos proprietários de sites, o título para sua página sobre não é necessário. Mas como já vimos alguns exemplos disso, um título que mostra benefícios para seus leitores podem ajudar na conversão da sua página sobre.

Deixe-me explicar… o título da sua página sobre não deveria ser agressivo. Como Inscribd mostra, isso na verdade reduz o engajamento:

Em vez disso, use sua história pessoal para construir uma forte ligação com o público certo. Apenas seja você mesmo e foque no por quê as pessoas deveriam se importar – o resto vai acontecer.

Aqui está como fazer isso da maneira certa. Ana Hoffman é a fundadora do Traffic Generation Cafe e a página sobre dela tem um benefício no título que a tem ajudado a construir uma audiência leal:

A maioria dos blogueiros não presta atenção em como os leitores irão se beneficiar em suas páginas sobre. Aqueles que fazem tem sucesso.

Aqui está outro exemplo do site do Chris Ducker:

E outro exemplo do Steve Scott:

Como escrever um benefício no título da sua página ‘sobre’: Você sabe no que é bom, o que é que te diferencia da multidão? É hora de identificar e entender isso, porque você irá utilizar isso para criar engajamento para sua audiência.

Por exemplo, se você tem uma habilidade em criar informações sobre produtos que vendem bem, e você quer vender esse serviço, veja como fazer sua página sobre que funcione:

Típico título de uma página sobre:

Sobre (seu nome)

amigo: Meu nome é Kenneth Lennard e eu gostaria de te agradecer por visitar minha página. Eu sou do Texas e tenho uma bela esposa.

O problema principal aqui é que o texto da página sobre faz referência apenas ao autor, e não no público alvo. Se você não focar nas necessidades da sua audiência, você pode jogar a toalha de uma vez.

Título alternativo com benefício direcionado (recomendado):

Aprenda como criar informações sobre produtos que vendem

amigo: Eu sou Kenneth Lennard. Desde 2011, eu tenho criado e lançado com sucesso informações sobre produtos que os compradores realmente querem. Eu posso te ensinar passo a passo como fazer exatamente a mesma coisa. Mas primeiro, tenho certeza que você gostaria de ouvir a minha história – e eu vou ser breve.

Essa página sobre é claramente voltada para o leitor/cliente potencial. É óbvio que isso irá converter visitantes em leads se o autor adicionar alguma caixa de opt-in em algum lugar estratégico.

Pra resumir, gaste seu tempo criando o título da sua página sobre de maneira que isso traga um benefício definitivo, sem ser agressivo demais ou sensacionalista.

Algumas vezes você pode tornar os benefícios óbvios de outra maneira. Por exemplo, a página sobre do Twitter é simples, mas te diz apenas o que você precisa saber para começar e o que esperar.

A página sobre da National Geographic faz uma abordagem diferente e destaca os recursos para o leitor.

O que isso mostra é que não existe uma única maneira de escrever uma página sobre.. O que realmente importa é a mensagem, o motivo por trás da informação e o valor que isso trará a sua audiência.

Melhorar sua marca pessoal: A página sobre pode ser o pivô para que sua marca pessoal tome um novo rumo. Chris Brogan é um mestre em aprimorar marcas pessoais. Então você espera que sua página sobre ofereça algum insight. A lista de pessoas e marcas que ele trabalhou realmente o fizeram se destacar entre os profissionais de marketing na internet:

Pense no que você pode adicionar em sua página sobre para melhorar sua marca pessoal e te conectar com sua audiência.

Otimizando sua página sobre para o Google: Se você quiser otimizar conversões na sua página sobre, você vai precisar otimizar o conteúdo de maneira que ele apareça na lista de pesquisa quando as pessoas pesquisarem por você.

Existem muitas áreas que você poderia otimizar sua página sobre: seu nome, seu domínio, uma palavra-chave alvo. Qualquer uma delas vai te ajudar a construir uma marca pessoal. Veja como isso poderia funcionar.

Se sua palavra-chave alvo é “Consultor SEO”, então inclua essa palavra-chave no benefício do título, desta forma:

Sobre mim: O Consultor SEO Que Irá Te Conduzir Ao Top 10 Do Google

Não importa qual seja o seu nicho, não negligencie a pesquisa de palavras-chave e o posicionamento. Mas nunca manipule o Google ou exagere nas palavras-chave.

Você também tem que lembrar que backlinks ainda são um dos Fatores de Ranqueamento do Google que comprovadamente impulsionam seu ranking. Então não apenas use sua palavra-chave primária e relaxe; trabalhe na construção de links de autoridade e relevância para sua página sobre.

Proposição única de valor: Seu USP (Unique Selling Proposition) te diferencia dos seus competidores e sua página sobre tem que tornar isso claro.

Vamos supor que você é um escritor freelancer. Você e eu sabemos que existem zilhões de escritores por aí. Então como você irá mostrar um diferencial? Para mostrar seu USP, seja criativo. Quando você procurar por empresas, diga a elas que você pode:

  • pesquisar o tema a partir de 3 fontes (ex. livros, jornais e estudos de mercado).
  • comprovar suas ideias e opiniões pessoais com dados apurados, estatísticas e histórias de sucesso.
  • persuadir os leitores a tomarem algum tipo de atitude que os aproximarão mais de seus objetivos.
  • promover o conteúdo uma vez que ele pode ser transmitido em tempo real nos perfis das suas redes sociais e lista de emails..

Todos os benefícios acima que você traz à tona são sua Unique Selling Proposition. Eles são seus diferenciais nesse mundo competitivo. Quando for escrever sua página sobre, escolha o principal desses benefícios e o posicione acima da dobra.

Call to action: Como mencionado anteriormente, um call to action ajuda sua página a converter. Se você usa um formulário opt-in ou link para seus melhores posts, a regra é mantê-lo simples. Como Oli Gardner da Unbounce disse corretamente, “Uma Página, um Propósito. Um Período.”

Em outras palavras, se você quer pessoas lendo sua página sobre e se tornem membros ou assinantes, então foque nisso. Se você quer que elas cliquem em um link para ler o seu post, trabalhe pra isso.

Não combine duas atividades em um lugar, porque opções a mais irão reduzir sua taxa de conversão, assim como mais botões de compartilhamento social diminuíram minha taxa de conversão em 29%.

Uma vez que você tenha otimizado sua página para conversões, tem algo a mais que você precisa cuidar… eliminar objeções.

#4: Como Eliminar Objeções Em Uma Página Sobre

Lembre-se de que sua página sobre pode converter leitores em leads, mas frequentemente as pessoas estão procurando por uma razão para evitar de ler sua página sobre ou dar o próximo passo para ver o que você tem a oferecer. Algumas das principais objeções poderiam ser:

  • Eu não tenho tempo suficiente para ler esta página.
  • Você pode não ser a pessoa certa para mim.
  • Seu produto é realmente certo pra mim?
  • Talvez outro blog seja mais útil.

Como você lida com as objeções e as elimina de maneira que sua página sobre possa te ajudar a melhorar o seu relacionamento com clientes potenciais e construir a sua marca?

Antes que você elimine essas objeções com sucesso, você tem que entender sobre a solução que você provê, porque prospects querem saber se ela pode resolver o problema deles, ou não. Então você pode ser específico no que diz respeito a eliminar objeções.

Aqui estão as melhores maneiras para fazer isso…

Use testemunhos: Acrescentar testemunhos em sua página irão aumentar rapidamente sua taxa de conversão. Por exemplo, Conversion Rate Experts fez $1 milhão de dólares pela Moz simplesmente adicionando uma longa seção de testemunhos de profissionais especialistas em SEO.

Carol Tice da Make a Living Writing usa testemunhos para leitores, membros de fóruns e clientes, para eliminar objeções e aumentar a confiança. Melhor ainda, ela usa imagens reais e links para sites que ajudam qualquer um a verificar as opiniões. Você pode fazer isso também.

Não utilize testemunhos falsos. Isso não apenas pode prejudicar sua reputação, mas isso poderia te trazer algum problema com os Direitos do Consumidor.

Ofereça algo de valor material: Todo mundo ama um brinde de maneira que quando você dá alguma coisa de valor para alguém na sua página sobre, as pessoas irão se conectar com você.

E aqui está uma sugestão… tente dar algo sem um opt-in. Se você fizer isso, você irá mudar a opinião dos seus prospects. Eles irão presumir que você está investindo no sucesso deles.

Inclua um vídeo: De acordo com Eye View Digital, usar um vídeo em landing pages (como na sua página sobre) podem aumentar a sua taxa de conversão em 80%. Por quê? Porque isso gera confiança e ajuda a eliminar objeções.

Ramsey Taplin, fundador do BlogTyrant, usa um vídeo em sua página sobre para aumentar o engajamento com sua audiência. Assista se você tiver um tempo.

Foque no ensino: A maioria dos engajamentos das páginas sobre são ancoradas no ensino. Eu construí um software de sucesso para empresas porque eu sou professor. Ao longo dos anos, eu tenho replicado essas estratégias (ensino) em vários dos meus negócios e isso funciona.

Isso funciona para outras pessoas também. Rand Fishkin é um grande professor que ajudou a fazer da Moz um software de sucesso na indústria de SEO. Sua série de tutoriais em vídeo Whiteboard Friday é extremamente popular.

Brian Clark e a equipe da Copyblogger usa o ensino muito bem. Eles não apenas ensinam as pessoas como escrever um bom conteúdo que gera leads qualificados, aumenta as vendas e impulsionam o ranking no Google, mas eles também praticam tudo isso com sinceridade.

Se você puder ensinar algo para sua audiência na sua página sobre, você fará mais sucesso.

Conclusão

Coloque essas dicas em prática e assim você poderá criar uma página sobre perfeita.

Lembre-se de que não há limites. Quanto mais criativo você for, mais sua página sobre irá captar mais leads.

Como sua página sobre funciona agora? Ela gera visitantes e leads pra você?

Share