Como Encontrar a Plataforma de Rede Social Mais Lucrativa Para seu Negócio

social network

As redes sociais são responsáveis por 31% do tráfego redirecionado na Internet. O Facebook contribui com a maioria desse tráfego. É por isso que 90% dos pequenos negócios estão no Facebook. 70% dos negócios também utilizam o Twitter para capturar a atenção em tempo real do seu público.

Embora seja senso comum que redes sociais de nicho também merecem a sua atenção, a maioria delas é pouco explorada. Em uma análise de 100.000 marcas nas mídias sociais, o Buffer descobriu que tanto o LinkedIn quanto o Pinterest permanecem inexplorados.

  • 59% dos usuários do LinkedIn não visitam o Twitter e 13% não usam o Facebook. Por isso, você pode perder a oportunidade de conquistar um novo público se ficar fora do LinkedIn.
  • O Buffer também constatou que as marcas publicam de 4 a 5 vezes por semana no Pinterest. Mas as marcas com o maior engajamento na plataforma de rede social publicam várias vezes ao dia.

image26

A plataforma de rede social certa para você dependerá do tipo do seu negócio, das preferências do seu público e dos seus objetivos.

Em 2015, 10% das empresas afirmaram que gastaram entre 16 e 20 horas por semana com marketing nas redes sociais. Em vez de gastar todo o seu tempo e foco em redes como Facebook e Twitter, é necessário encontrar a plataforma de rede social que traz o melhor ROI para você.

Faça o download deste checklist das 15 plataformas de rede social mais populares para descobrir quais são apropriadas para o seu negócio.

Neste artigo, eu quero demonstrar um método passo a passo para o ajudar a encontrar a rede social que faz mais sentido para o seu negócio.

Pronto?

Vamos começar.

Passo #1: Defina o seu público-alvo e crie a sua persona

O ponto de partida de qualquer plano de marketing é quase sempre o entendimento do perfil do seu público – qual a idade, gênero, interesses, educação, renda, localização, valores, medos e desafios.

Quando você tiver uma boa descrição do seu público, você pode desenvolver e promover o seu negócio com uma maior atratividade. Assim, criando uma empatia, você irá desenvolver um relacionamento que transforma o seu público em seguidores leais e clientes.

E se o seu público-alvo envolver dois grupos diferentes – adolescentes interessados em esportes e empresários de tempo parcial em seus 30 anos?

Você claramente precisa modificar a sua abordagem de marketing para se conectar com cada um dos grupos. Por isso, criar uma persona de marketing irá ajudar.

Uma persona de marketing é a representação de um segmento chave do seu público para ajudar você a desenvolver mensagens de marketing relevantes, úteis e que sejam atrativas.

Se o seu negócio possui diversos segmentos, o Buffer recomenda que você crie de 3 a 5 personas que irão “cobrir a maioria dos clientes, porém no tamanho certo para não perder a especificidade.”

Você pode obter vários detalhes sobre visitantes do seu site a partir de sua conta do Google Analytics (GA).

image05

Veja um exemplo de uma persona de marketing.

image14

Uma vez que você tenha desenvolvido algumas personas para entender como os diferentes segmentos de clientes veem os seus produtos, é hora de escrever o tom e a mensagem das suas diferentes contas nas mídias sociais.

Distilled recomenda usar adjetivos para descrever a sua marca, definindo assim o seu tom e a sua mensagem.

image02

Lembre-se que a sua personalidade irá determinar a sua mensagem. Mas, dependendo do seu público, plataforma de mídia social, e da situação, você pode adotar diferentes tons.

Aqui está um exemplo dividido em 4 partes para te ajudar a transmitir a mensagem do jeito certo.

image19

Por exemplo, se sua mensagem é direcionada para uma comunidade, veja como deveria ser o tom da conversa (e também como não deveria).

image17

Em vez de uma mensagem robótica que os seus clientes desprezam, você precisa humanizar a sua marca e encantar os seu público.

Quando você concluir a sua persona e tiver clara a personalidade da sua marca nas mídias sociais, é hora de avançar para o próximo passo.

Passo #2: Identifique as redes sociais que o seu público utiliza

Certo. Agora é a hora de encontrar os lugares que o seu público frequenta na internet. Veja 3 estratégias para encontrar o seu público.

1. Acesse o Buzzsumo e escreva uma palavra-chave do seu segmento/indústria. Após clicar no botão de busca, você verá o conteúdo mais compartilhado e em qual plataforma de rede social ele é mais popular.

image30

A limitação da ferramenta é que ela só considera as cinco maiores plataformas.

2. O Mark Schaefer destruiu o mito que “público é igual a ação.”

Se você estiver construindo uma presença social, você provavelmente irá almejar um público que tome ações, por exemplo: “desenvolver uma comunidade online que irá criar alguns benefícios para o seu negócio ao longo do tempo.”

Nesse contexto, o Mark colocou o Facebook frente a frente com o Snapchat, Slideshare, LinkedIn, YouTube e outros. Porque apesar do Facebook ser a maior plataforma de rede social e a mais fácil de construir um público, você precisará de dinheiro e muito tempo para alcançá-los.

image11

 

Devido à baixa concorrência nas redes de nicho, você pode construir uma audiência conectada e apaixonada nessas redes. Veja alguns exemplos:

  • O Eugene Cheng conseguiu mais de 10.000 assinantes e um ótimo engajamento pelo Slideshare.
  • FounderMag aproveitou a oportunidade oferecida pelo Instagram e conquistou 400.000 seguidores em apenas 11 meses, convertendo 30.000 opt-ins em 30 dias.

3. Descubra a interseção das redes sociais com o seu público e os dados demográficos. Por exemplo, veja a decomposição dos usuários das redes por idade.

image01

Suponha que você queira alcançar o grupo de 18 a 24 anos.  Então as melhores plataformas são o Snapchat e o Instagram. 32% dos adolescentes americanos citaram o Instagram como a rede social mais importante, na pesquisa bianual da Piper Jaffray.

Se você deseja alcançar profissionais de 24 a 44 anos, então o LinkedIn é a melhor aposta.

image18

Você também pode decidir a sua plataforma de rede social pelos 7 diferentes tipos de redes (cortesia do Jason DeMers).

image22

Se você fizer uma pesquisa ampla, você pode descobrir que o seu público frequenta de 4 a 5 redes sociais. Eu entendo que é bem difícil se envolver em tantas plataformas toda semana.

Por isso, limite a sua presença às plataformas que irão ajudar você a se conectar com a maioria do seu público. Você pode aplicar o princípio de pareto nos seus canais de marketing construindo uma tabela como o exemplo a seguir.

image03

Em seguida, encontre a plataforma em que você receba o maior lucro por hora.

image10

Passo #3: Faça uma breve avaliação da concorrência e baseie a sua estratégia nas redes alinhadas com os seus objetivos

Se você descobrir que os seus competidores estão adquirindo um tráfego absurdo e ótimos resultados, existe uma grande probabilidade deles terem desvendado o segredo das plataformas de redes sociais.

Com ferramentas de inteligência, você pode fazer uma engenharia reversa dos resultados e tentar replicar as ações. Deixe-me mostrar 2 ferramentas para uma pesquisa rápida.

1. O Quintly mede o seu desempenho e os números associados dos seus competidores para trazer um panorama comparativo entre o seu negócio e o resto do mercado.

image27

2. O explorador de conteúdo Ahrefs é uma grande ferramenta para descobrir o tipo de conteúdo que conversa melhor com o seu público e a plataforma de rede social mais interessante para o seu segmento.

image16

Eu também recomendo o uso da ferramenta de influência do Buzzsumo e a criação da lista dos perfis que são populares e trazem muito engajamento para o seu setor.

image25

Você pode identificar os influenciadores que compartilham o conteúdo dos seus competidores clicando no: ‘botão ‘View Sharers’.

image13

Você precisa construir um relacionamento com os influenciadores que não possuem uma associação direta com a sua concorrência.

Você também precisa considerar o papel que a plataforma de rede social irá desempenhar no seu funil de vendas. Já que a maioria dos usuários usa as redes para relaxar e se conectar com a família, você geralmente não deverá obter uma venda direta.

A mídia social é um canal de reconhecimento da marca, mas a jornada não é linear como o funil tradicional sugere.

image28

Na verdade, como o Buffer sugere, o funil da rede social é invertido.

image29

Sem entrar no debate sobre o formato do seu funil nas redes sociais, o seu objetivo deve ser identificar como as ações nas diferentes redes irão operar nesses 3 estágios.

image04

O lema por trás da união das diferentes possibilidades dos canais é alinhar as ações de mídias sociais com os seus objetivos de negócio.

Veja o funil de redes sociais do Buffer.

image23

Passo #4: Desenvolva a sua tribo com autenticidade, informação e entretenimento

Executando os passos anteriores, você estará ciente do seu público-alvo, terá desenvolvido a personalidade da sua marca, e terá escolhido algumas redes sociais para o marketing.

Agora é a hora de entregar valor para o seu público, de modo que ele conheça a sua marca e se envolva com você. É importante entender que você terá que ser ativo nas redes escolhidas, apenas assim o seu público irá crescer.

Que tipo de estratégia de conteúdo você deve escolher?

O Buzzfeed, em sua análise de 1 bilhão de artigos em dezembro de 2015, descobriu os 4 principais elementos para aumentar os compartilhamentos.

image12

Você pode compartilhar os seus posts para blog, infográficos, vídeos e citações que possuam um dos quatro elementos acima.

Mas é importante equilibrar o conteúdo comercial e não comercial. O Michael Hyatt recomenda a proporção 20 para 1 –

Você deve realizar 20 depósitos de relacionamento para cada saque de marketing.

Além disso, tente se diferenciar da sua concorrência. Por exemplo, eu publico imagens inspiracionais (não relacionadas ao marketing) além do conteúdo educativo. Não é uma prática comum entre as personalidades de marketing nas redes sociais.

image20

Da mesma forma, eu tento construir uma presença social autêntica através do compartilhamento de trechos da minha vida pessoal no Facebook.

image09

Esses posts receberam um maior engajamento de vocês. Eles também ajudaram a elevar o alcance da minha página.

Compartilhar um conteúdo exclusivo com vídeos e fotos sobre os bastidores é uma forma de incentivar o seu público a te seguir nas redes sociais.

Por exemplo, designers compartilharam cenas do New York Fashion Week para engajar a comunidade do Snapchat.

image00

Adicionar um toque divertido as suas publicações irá fortalecer o seu vínculo social. O The New York Times descobriu que o entretenimento é um dos maiores motivos das pessoas compartilharem o conteúdo com os amigos.

image24

Você pode aproveitar os vídeos no Facebook para compartilhar um conteúdo divertido. Por exemplo, o  vídeo curto desse bebê foi um dos vídeos mais famosos no ano passado com mais de 56 milhões de reproduções.

image15

Você pode se engajar com seus inscritos em sua lista de emails no Facebook, assim como o John Haydon.

image07

Passo#5: Meça os seus resultados e continue experimentando

O Buffer é uma das melhores ferramentas para mídias sociais. Uma das principais razões para o seu crescimento incrível é o fato deles questionarem constantemente o conhecimento tradicional do marketing, e a criação de experimentos para desenvolver os próprios resultados.

Por exemplo, eles recentemente pararam de coletar emails e aumentar a sua lista, porque eles estavam confusos com o que fazer com esses emails.

Você precisa fazer o mesmo com o seu marketing nas mídias sociais.

Somente use as táticas sugeridas pelas “melhores práticas” como um ponto de partida. Após coletar os dados das suas campanhas, observe os padrões e ajuste a sua estratégia.

Se você utilizar o Buffer para programar as sua atualizações, você receberá um relatório semanal da sua performance por email. Você também pode acessar o seu Analytics e descobrir as publicações com mais cliques.

image06

Você também pode verificar o seu tráfego de referência no GA para descobrir as plataformas de rede social que trazem o melhor tráfego.

image08

Se você quiser saber onde sua marca se destaca mais, você deveria adicionar a “Referência” como uma dimensão secundária.

image08

Se você tiver um plano de negócios, o Buffer permite que você integre os dados da plataforma com o GA para conseguir mais ideias.

image21

Por fim, eu recomendo que você continue experimentando. Você verá que existe algum elemento pouco explorado em cada rede social que poderá te trazer um alto ROI.

Você pode conseguir grandes resultados publicando em redes sociais de nicho, fóruns ou grupos no LinkedIn e Facebook.

O argumento final é que você precisa levar a comunicação com o seu público das redes sociais para a sua landing page e ter um caminho claro para adquirir clientes. Apenas assim você poderá determinar a plataforma de rede social mais lucrativa para o seu negócio.

Conclusão

As mídias sociais são um grande recurso para os profissionais de marketing se conectarem com milhões de usuários em todo o mundo. O desafio é descobrir e focar nas plataformas principais que trarão resultados para o seu negócio.

Você não deve entrar no Facebook apenas porque todas as outras empresas pequenas também estão. Esses 5 passos que eu compartilhei nesse artigo irão ajudar você a conseguir as informações para tomar as melhores decisões.

Quantas plataformas de redes sociais você utiliza para promover o seu negócio? Qual mídia social te trouxe o melhor ROI?

Share