Como Escrever Conteúdo Longo e Melhorar o Ranking do Site

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Lembra-se de quando a qualidade e a extensão do conteúdo não tinham muita importância no mundo do SEO?

Talvez você sinta falta dessa época, mas já faz muito tempo que tudo mudou. Além disso, não há nenhuma razão para esperar que as coisas voltem a ser assim no futuro. Pelo contrário: o conteúdo aprofundado de alta qualidade é agora essencial para melhorar rankings e direcionar tráfego de mecanismos de busca. 

Em um post no final do ano passado, eu escrevi o seguinte:

“Você precisa criar conteúdo longo, o que significa posts de blog de alta qualidade com mais de 2.000 palavras.”

Isso era verdade naquele momento e continua a ser verdadeiro em 2016.

Não há muito o que especular. Se você quer impulsionar os seus rankings, é melhor se acostumar a criar o conteúdo de mais alta qualidade em seu nicho. Isso significa fazer o esforço para escrever 2.000 palavras, mas também perceber que escrever 3.000 seria ainda melhor.

Quatro anos atrás, eu postei este gráfico:

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E também comentei o seguinte:

“No gráfico acima, você pode ver que o primeiro resultado tipicamente contém 2.416 palavras, e o 10º resultado tem 2.032 palavras. Isso demonstra que o Google prefere sites ricos em conteúdo.”

Apesar de já  terem se passado quatro anos, nada mudou. Sozinho, o conteúdo longo não vai garantir as primeiras posições para todas as suas palavras-chave segmentadas, mas criar conteúdo longo é definitivamente um passo na direção certa.

Agora que você sabe exatamente o que é necessário, é hora de começar. Mas como muitos outros, você provavelmente tem algumas perguntas:

  • Onde vou encontrar tempo para criar conteúdo longo de alta qualidade?
  • Que estratégias eu posso usar para criar conteúdo que converte?
  • O que faz um bom post longo?

Abaixo você vai encontrar muitos exemplos de conteúdo longo em blogs. Meu objetivo aqui é mostrar:

  • Como criar conteúdo longo.
  • Como o conteúdo longo gera resultados independente do segmento.
  • As várias maneiras de estruturar esse tipo de post.

Baixe esta lista com exemplos de conteúdo longo para impulsionar os seus rankings.

Vamos ver em detalhe sete exemplos, vindos de sete segmentos diferentes:

1. O que é Marketing de Conteúdo: o guia passo a passo

Não há melhor lugar para começar do que um dos meus guias favoritos.

Apesar de eu ter criado muitos guias ao longo dos anos, sempre compartilhando os mesmos princípios básicos, esse continua a ser um dos meus favoritos.

Com quase 3.000 compartilhamentos sociais, ele é claramente um dos guias mais populares de todos os tempos. Há muitas razões para isso, principalmente o fato de ele incluir uma apresentação simples de um tema sobre o qual todos os profissionais do marketing de internet querem aprender.

O que você pode aprender com esse guia: Se você aprender apenas uma coisa com esse artigo, que seja o fato de ser possível aperfeiçoar o seu conteúdo ao adicionar imagens, print de tela e vídeos.

Veja um exemplo:

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O conteúdo é rei, e como observei acima, você precisa tentar criar um mínimo de 2.000 palavras. Mas lembre-se que ler conteúdo longo sem intervalos pode ser entediante para o leitor. É por isso que você deve adicionar elementos visuais ao longo do seu artigo

Esse guia, que pode ser encontrado na quinta posição para buscas pela palavra-chave “content marketing guide”, foi muito bem sucedido até agora. E espero que continue assim.

 

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2. O guia de 2016 para anunciar em vídeo

Há muito o que apreciar nesse guia, começando pelo título. Em vez de adotar uma abordagem genérica, o Marketing Land decidiu adicionar o ano para deixar o guia mais específico.

A publicidade em vídeo existe há muitos anos, mas só agora está começando a ganhar velocidade. Isso explica porque o Marketing Land decidiu lançar um guia tão avançado sobre o tema.

O que você pode aprender com esse guia: A palavra “comprehensive” – em português, abrangente – aparece no título por boas razões. Após concluir esse guia, você terá poucas perguntas sobre esse assunto (ou talvez nenhuma).

O meu aspecto predileto desse guia é a forma como ele está dividido em seções fáceis de assimilar, incluindo:

  • Como o vídeo multicanal afeta as vendas
  • Publicidade em vídeo in-stream
  • Publicidade em vídeo em display
  • Publicidade em vídeo em redes sociais
  • Publicidade em vídeo em ambiente móvel
  • Publicidade em programas de TV
  • As melhores práticas da publicidade em vídeo.

Sem essa abordagem, o guia seria muito mais difícil de ser lido. Sim, todas as informações estariam lá, mas sair de uma seção para outra e organizar tudo mentalmente seria um desafio para o leitor.

Se você está criando conteúdo longo, precisa usar o máximo possível de subtítulos. Isso divide o post, torna possível fazer uma leitura rápida do texto e dá aos leitores a oportunidade de se concentrarem nas seções mais importantes para eles.

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3. O guia para reformar sua cozinha

Até agora, examinamos dois guias relacionados a marketing e publicidade. Essa talvez pode ser a sua especialidade, mas o guia do qual vou falar agora prova que o conteúdo longo pode funcionar em qualquer nicho.

Uma busca por “kitchen remodeling guide” (guia para reforma de cozinha, em português) dá mais do que um milhão de resultados. E se você utilizar apenas “kitchen remodel” (reforma de cozinha), os resultados vão chegar a mais de 43 milhões.

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Em outras palavras, esse é um nicho extremamente competitivo. Se você quer disputar tráfego orgânico nesse nicho, é óbvio que seu conteúdo tem que estar entre os melhores.

O que você pode aprender com esse guia: Esse guia usa uma abordagem única para fornecer conteúdo, dividindo-se em cinco seções, em cinco páginas diferentes.

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Cada página é dedicada a um aspecto de um projeto de reforma de cozinha: como encontrar um empreiteiro, planejar o layout, etc.

Quando você faz uma busca por ““kitchen remodeling guide” no Google, esse guia aparece no primeiro resultado.

Além da organização em seções, cada página do guia tem aproximadamente 500 palavras. Isso significa um total de mais de 2.000 palavras de conteúdo bem organizado e útil.

4. 10 passos para comprar um carro usado

Não importa onde você vive: é muito provável que em algum momento você queira comprar um carro.

Mas como você deve saber, comprar um carro usado é mais difícil do que parece. Se não quiser ser vítima de um vendedor desonesto, você tem que saber muito bem o que está fazendo. É aí que entra esse post.

O que você deve aprender: Esse guia, com aproximadamente 1.600 palavras, não é o material mais longo disponível sobre compras de carros usados . No entanto, ele é um dos mais completos. A razão para isso é a sua organização em 10 passos, que dá ao consumidor uma ideia clara do que deve fazer, um passo de cada vez.

Alguns dos passos incluem:

  • Passo 1: Quanto você pode pagar?
  • Passo 3: Pesquise preços e avaliações
  • Passo 5: Verifique o histórico do veículo
  • Passo 8: Solicite uma inspeção
  • Passo 10: Faça negócio

Todos esses passos são acompanhados por informação prática, detalhada e alta qualidade.

Ao criar o seu próprio conteúdo longo, tenha em mente a forma como o Edmunds, o site criador do guia, vai direto ao ponto em cada um de seus conselhos.

O que você precisa lembrar é que não se deve “escrever só por escrever”. Sim, o conteúdo longo é  a melhor opção atualmente. Mas isso só é verdade se você adicionar valor e oferecer conselhos únicos para os seus leitores.

“Buying a Used Car” (em português, “comprando um carro usado) é uma palavra-chave muito concorrida, com quase 60 milhões de resultados. Apesar de o site Edmunds ter muito a oferecer, por uma perspectiva de SEO, esse post continua na primeira posição nos resultados, principalmente por causa da qualidade e profundidade de seu conteúdo.

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5. O guia para tirar férias em um cassino

O segmento do turismo é um dos mais competitivos. Não interessa o que você está escrevendo ou o quer oferecer ao seu público, você encontrará concorrentes em cada esquina.

Assim, se você quiser se destacar e chegar às primeiras posições nos mecanismos de busca, é absolutamente necessário criar conteúdo bem superior ao da concorrência.

Esse guia é um pouco diferente por abordar um plano de férias específico em vez de tratar de conceitos mais genéricos. Ao se combinar essa abordagem com um guia de mais de 3.00 palavras, o resultado é um guia de sucesso que pode te ensinar algumas coisas.

O que você pode aprender com esse guia: Você já usou algum guia difícil de entender? Talvez por ter textos demais, imagens demais, ou uma mistura de ambos. Esse guia não tem nenhum desses problemas. E é isso que eu quero que você veja.

Aqui estão algumas coisas que esse guia faz muito bem. Use-as em seu benefício, independente do nicho em que você atua:

  • Uso de títulos para levar o conteúdo de uma ideia para a seguinte.
  • Uso de imagens para dividir o conteúdo, mas não tantas, para não fazem com que o conteúdo fique desordenado e difícil de acompanhar.
  • Uso de listas numeradas e tópicos, facilitando a leitura rápida do texto e a segunda leitura.

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Às vezes a simplicidade é o que funciona melhor. Você não precisa de toneladas de imagens e conteúdo interminável. Esse guia mostra como isso é verdade, e você deve se sentir confortável para adotar essa abordagem em seu blog.

6. Como começar um negócio: o guia passo a passo

Se você quer abrir um novo negócio, sabe que há muitas informações e recomendações disponíveis a esse respeito. Além de poder consultar pessoas que podem te ajudar, você pode vir à internet e encontrar exatamente aquilo que precisa.

Apesar da grande concorrência nesse segmento, o Business News Daily conseguiu levar seu site ao topo dos resultados de busca com uma variedade de termos altamente concorridos. Há muitas razões para isso, incluindo a qualidade do conteúdo.

Ao fazer uma busca no Google por “how to start a business” (em português, como começar um negócio), você verá 753 milhões de resultados. Isso mesmo: 753 milhões.

Para alguém que está interessado em informações de alta qualidade, isso é bom. Mas para uma empresa que quer aparecer nos rankings com esse termo, essa não é uma situação ideal.

O que você pode aprender com esse guia: Apesar de haver grandes nomes nesse mercado, o guia passo a passo do Business Daily News quase chegou ao topo dos rankings, ocupando atualmente a quarta posição.

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Apesar de ainda ser necessário algum trabalho para que o guia chegue à primeira posição, é preciso lembrar que obter a quarta posição para esses termos de busca não é nada fácil. Como comentei acima, é a profundidade do conteúdo que faz com que esse guia tenha um ranking tão alto. Você não vai visitar essa página e aí irá se perguntar por que ela é recomendada. Se você realmente quer começar um negócio, vai encontrar tudo que precisa nesse guia.

Além de ter mais de 2.100 palavras, esse guia contém diversos links que vão te levar a informações adicionais. Se você está procurando financiamentos, por exemplo, será levado a conteúdos que podem te ajudar a conseguir o investimento que precisa.

O fato de o guia ser atualizado regularmente, adiciona ainda mais profundidade ao seu conteúdo.

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Muitas pessoas ignoram a importância de atualizarem seu conteúdo quando necessário. Nesse caso, abrir um novo negócio em 2015 ou 2016 é bem diferente do que era uns anos atrás. Atualizar seu conteúdo é oferecer mais valor a seus leitores, além de dar ao seu site a oportunidade de aparecer no topo dos resultados de busca.

7. O guia do iniciante sobre encontros online

Quando se trata de concorrência, o nicho de namoro online está no topo da lista. Se você atua nesse segmento, sabe que tem como concorrentes algumas grandes empresas.

Mesmo assim, o site da revista Cosmopolitan tem tido muito sucesso publicando conteúdo de alta qualidade que atrai leitores.

Se você usa parte do seu tempo aprendendo com empresas nesses segmentos, sabe que está obtendo muitas informações valiosas. Afinal, esses sites não teriam rankings tão altos se não estivessem fazendo tudo certo com relação ao seu conteúdo.

O que você pode aprender com esse guia: Esse guia tem 1.600 palavras, e há muitos outros no mesmo tema que têm muito mais. Mas o que os concorrentes dele não oferecem é o nível de informações especializadas.

Independente de qual é o seu nicho, você precisa provar que é um expert. Isso atrai leitores, faz o seu público retornar ao site regularmente e te ajuda a conquistar o sucesso em mecanismos de busca.

Mas isso não vai acontecer da noite para o dia. Eu, por exemplo,  levei algum tempo até me tornar um especialista em marketing online. É importante que você persista com seu plano, mesmo através de momentos difíceis, para que você saia ainda melhor dessas situações.

O guia da Cosmopolitan não é o mais longo, mas é um dos mais detalhados em termos de orientações especializadas. Não crie conteúdo só por criar. Crie conteúdo porque você quer oferecer ao seu público informações especializadas em um certo assunto. Talvez você não perceba que seu conteúdo está entre os melhores em seu nicho, mas o seu público e os mecanismos de busca vão perceber e te recompensar por isso.

Aqui está um exemplo das orientações especializadas que aparecem nesse guia:

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Conclusão

Se você acompanha o meu blog, sabe que uma coisa é verdade: Cada um dos meus posts tem pelo menos 2.000 palavras. E em muitos casos, não é raro que eu chegue a 4.000 ou 5.000 palavras.

Ao aprender com os exemplos acima, talvez você possa mudar definitivamente a forma como vê o conteúdo longo.

O que você acha? Há alguma dica que você gostaria de acrescentar? Compartilhe as suas ideias na seção de comentários abaixo.

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