Como Evitar Seguidores Falsos nas Redes Sociais

fake people

As plataformas de mídias sociais levam a sua segurança e privacidade muito a sério. É por isso que eles tentam combater contas que enviam spam lançando novas funções, como foi recentemente lançado pelo Facebook a função de falsificação para reportar contas duplicadas.

Porém, os algoritmos ainda não são inteligentes o suficiente. Algumas contas falsas ainda são difíceis de identificar. Como os perfis pessoais criados por empresas. Observe as estatísticas abaixo.

  • Segundo as estatísticas do Facebook em 2014, de 5,5% a 11% dos usuários são falsos. Isto inclui contas duplicadas, mal classificadas e indesejadas.
  • Da mesma forma, os arquivos de IPO (oferta pública inicial) do Twitter revelaram que a companhia espera que 10 milhões de contas sejam falsas (chegou a 5% naquela época).
  • Até mesmo o “rei das redes sociais” Bernie Sanders, das 820.000 pessoas na conta da sua campanha presidencial, 11% são seguidores falsos.

Essas contas falsas significam um alto custo operacional e um baixo crescimento para as plataformas de mídias sociais.

Deseja prevenir que a sua marca obtenha seguidores falsos? Então o download deste guia prático é valioso pra você.

Mas essas contas “faça dinheiro” e “pílulas de emagrecimento” de promoção atrapalham o seu negócio?

Infelizmente, sim

Seja acidentalmente ou adquiridos intencionalmente, números inflados nas redes sociais desmoronam a presença da sua marca online. Vamos observar o ‘porquê’ essa prova social falsa prejudica o seu negócio.

Por que seguidores falsos são má notícia para os negócios?

Se você atraiu perfis falsos para te seguir (mesmo sem perceber), então não seria sua responsabilidade eliminá-los.

image09

Certo?

Não.

Seguidores falsos não irão interagir com os posts da sua marca nas mídias sociais. E ainda causarão baixo engajamento, baixo posicionamento no feed de notícias e baixas conversões para sua marca.

Pior, em um estudo de caso de marketing pago no Facebook feito pela Veritasium, perfis falsos estavam agindo como humanos, para evitar serem banidos do Facebook.

Isso significa que esses perfis eram dirigidos por clickfarms nos países em desenvolvimento. E eles curtiam cada propaganda que aparecia no feed de notícias para parecerem legítimos.

image01

Assista ao video abaixo para entender como perfis falsos levam você a queimar os seus preciosos dólares durante campanhas sociais pagas.

Falsificar fãs nas redes sociais irá manchar a sua marca, confundir seguidores, e prejudicar a sua credibilidade. Então, faça o trabalho duro de construir uma presença genuína nas redes sociais, e se previna de uma possível penalidade no Facebook/Twitter.

Aqui estão 4 passos essenciais que você pode usar para prevenir que o seu negócio atraia perfis sociais falsos.

Passo #1: Avalie o desempenho atual das suas contas nas redes sociais.

Uma proporção pequena dos seus seguidores nas redes sociais são falsos. Como vimos, mesmo candidatos à presidência tem muitos seguidores falsos.

Mas como descobrir se você acumulou um número significante de seguidores falsos que estão atrapalhando o seu negócio?

Uma indicação é que perfis falsos não pertencerão ao seu público-alvo. Consequentemente, você pode esperar um número baixo de comentários e curtidas em seus posts. Certamente, pode esquecer interação com a sua marca, porque 43% dos perfis falsos no Facebook nem mesmo atualizam os seus status.

Mas o que impacta a baixa interação nas mídias sociais?

Se você vê interação e engajamento limitados inicialmente (depois que os posts são distribuídos para as contas falsas), então o alcance do seu post está limitado.

Por exemplo, o algoritmo do feed de notícias do Facebook mostra aos usuários um conteúdo baseado na interação recebida dos primeiros poucos fãs que o receberam.

image19

O Instagram recentemente anunciou que irá seguir um algoritmo similar.

Até a plataforma de microblogging em tempo real, o Twitter, recentemente anunciou uma nova função que mostrará os melhores tweets primeiro.

image25

No final, o alcance ruim como resultado de contas falsas, levarão a receitas e tráfego mais baixos nas redes sociais.

É complicado definir, porque um bom alcance depende da sua plataforma de rede social, da quantidade de seguidores, e do seu segmento.

Como exemplo, observe essa queda da Locowise no alcance orgânico nas páginas do Facebook baseado no número de curtidas.

image07

E aqui está o nível de engajamento de todos os segmentos no Instagram.

image11

Uma boa referência que você pode usar é o engajamento que os seus concorrentes estão obtendo, baseados na diversidade e qualidade do conteúdo deles. Recomendo que você pegue as ferramentas de análise de redes sociais deste artigo, e as estratégias que compartilhei aqui para avaliar melhor o seu desempenho.

Passo #2: Examine as contas de redes sociais suspeitas de serem falsos seguidores

Então você encontrou engajamento baixo em alguma de suas contas de rede social?

Provavelmente você coletou milhares de seguidores falsos.

Talvez mais.

Eliminá-los é desafiador, mas vale a pena o esforço para melhorar o seu desempenho.

Comece rastreando a sua conta de rede social com alguma das ferramentas/estratégias abaixo.

1. Fakers App para seguidores falsos no Twitter – Coloque a sua conta do Twitter e autorize o aplicativo a acessar o seu perfil para gerar o seu relatório de seguidores.

Você obterá uma divisão de seguidores nessas 3 categorias – falsos, inativos e bons.

image21

Você também pode conferir os seguidores do seu concorrente no Twitter para entender melhor o seu desempenho.

A ferramenta gratuita te permitirá examinar 8 contas. Te dará também algumas estatísticas sobre os seus seguidores – como a língua que eles falam, o número de pessoas que eles seguem, e as suas atividades nos últimos dias.

image02

Você também pode adquirir o serviço premium para adicionar funções que te permitam bloquear contas falsas manualmente, ou automaticamente. E ainda pode rastrear os seus concorrentes.

Você também pode usar a ferramenta gratuita da Social Baker para análise de seguidores no Twitter – a Fakefollowers (a margem de erro deles é de 10-15%).

Ela analisa uma amostra de 100 seguidores do seu perfil para te dar a porcentagem detalhada de contas suspeitas.

image00

Também te dá uma opção de bloquear contas de spam identificadas.

image18

2. IGExorcist para InstagramA ferramenta funciona comparando o engajamento dos seus seguidores no Instagram em comparação com as contas que você segue durante os últimos 300 dias.

image15

Dentro de poucos minutos você obtém uma lista dos seus seguidores inativos. São contas que você não segue de volta e eles nunca comentaram/curtiram suas fotos nos últimos 300 dias.

Você pode escolher deletar todos os seguidores inativos em grandes quantidades (na velocidade de 2 a 3 segundos por usuário).

image18

Mas eu sugiro que você pelo menos verifique antes de remover um usuário. A razão é que o aplicativo não sabe o tempo em que o usuário vem te seguindo. Então um seguidor recente que ainda não interagiu com seus posts será mostrado como inativo.

image03

3. Descubra os seus fãs falsos no Facebook com o graph search – Não existe uma ferramenta automatizada para simplificar o processo de encontrar contas falsas no Facebook.

Se você tem menos de mil fãs, então o ícone amigos/fãs no topo da sua página é um bom lugar para começar.

image06

Você pode remover os perfis duvidosos com apenas um clique, usando o botão ‘Remover’ da engrenagem.

image27

Se você já passou dos 500 fãs, é complicado olhar todos os perfis manualmente. Uma forma mais fácil de encontrar os perfis falsos é por meio do graph search.

Aqui estão 2 estatísticas sobre perfis falsos de Facebook para te ajudar a identificá-los.

  • 97% dos perfis falsos no Facebook alegam ser do sexo feminino (de acordo com o Barracuda Labs).
  • Perfis falsos são mais comuns na India, Bangladesh, Brasil, Paquistão e Filipinas.

Encontre os seus fãs desses países usando o graph search.

Como?

Você pode contratar um freelancer para filtrar os seus fãs de um público que não é o seu alvo.

image12

Ou até mesmo combinar várias solicitações de pesquisas (como interesses, outras páginas curtidas, localização dos seus fãs e mais).

4. Localize as suas conexões falsas no LinkedIn manualmente – Como no Facebook, você precisará encontrar suas conexões falsas manualmente na rede social profissional.

Aqui estão 2 indicadores para ajuda-lo a encontrar perfis falsos no LinkedIn.

  • Você irá receber, normalmente do nada, pedidos de conexão no LinkedIn de perfis falsos. E o perfil não terá recomendações, juntamente com um baixo número de conexões.
  • Ou eles não terão uma imagem, ou irão frequentemente utilizar uma foto de um arquivo de imagens como foto de perfil. Você pode usar um instrumento de busca reversa de imagem, como o TinEye (ou até mesmo o mecanismo de busca reversa de imagem do Google), para descobrir se a imagem está em algum outro lugar da internet.

image24

Uma vez que você reconheceu e reuniu uma lista de seguidores falsos nas suas contas falsas, você pode passar para o próximo passo.

Passo #3: Denuncie as contas falsas. Se você não receber resposta de nenhuma plataforma de mídia social, então deve bani-las.

A maneira mais fácil de remover os seus fãs falsos é denunciando as suas contas.

Vamos começar com o Facebook.

Clique na seta no canto superior direito do perfil e clique em “Denunciar usuário”.

image26

Da mesma forma no Twitter, você pode visitar o perfil de spam e tocar no ícone de engrenagem para denunciar um perfil de spam.

image22

No Instagram, você pode ir até um perfil e o “denunciar como inadequado”.

image04

E aqui vão os 6 passos que você precisa seguir para denunciar contas falsas no LinkedIn.

image16

Novamente, você pode contratar um freelancer para encontrar e denunciar manualmente perfis sociais falsos.

Visto que existem toneladas de pedidos de spam levantados por usuários todos os dias, as plataformas de mídias sociais normalmente levam tempo para responder. É por isso que você pode escolher seguir o próximo passo…

Exclua os perfis falsos.

As ferramentas que compartilhei no passo dois te ajudarão a banir os perfis falsos do Twitter e do Instagram. Bloquear uma conexão falsa no LinkedIn é semelhante a denunciá-las. A limitação é que você só pode bloquear 50 usuários no máximo.

image23

Veja como você pode restringir e banir os seus fãs no Facebook.

1. Se a sua clientela é local, então você pode restringir a visibilidade da sua página no Facebook.

Vá até as Configurações da página >> Restrições de País.

Liste os países em que você não quer mostrar a sua página e clique no botão “Salvar mudanças”.

image05

2. Se você sabe usar HTML, então siga o passo #3 nesse artigo para banir os seus fãs falsos.

image08

Passo#4: Verifique duas vezes os novos seguidores que você atrai por meio de sorteios e propagandas

Para empresas, o sucesso imediato se compara a ver um taco de hockey no painel de análises. Por isso você realiza testes e produz (com sorte) um vídeo viral para atingir um crescimento rápido.

Sortear presentes é uma boa estratégia para ganhar muitos seguidores em pouco tempo, mas também apresenta um grande desafio:

Você arrisca atrair uma audiência que só está interessada no ganho material, em vez dos produtos da sua marca.

Isso significa que você só deve sortear produtos que interessem genuinamente clientes em potencial, em vez de sortear férias e iPhones que interessam a todos.

O prêmio correto significará atrair poucos participantes, mas eles se tornarão seus clientes em potencial. Deixe-me mostrar dois grandes exemplos de sorteios e propagandas, para atrair a audiência certa.

1. A Marina lançou um blog de moda e realizou um sorteio de um kit de beleza de $300 dólares no Facebook para atrair novos fãs. Eles obtiveram 17.800 inscritos em apenas 6 semanas!

image17

2. Você também pode oferecer amostras grátis dos seus produtos como prêmio, como a NatureBox.

image13

Além dos prêmios, você pode garantir atrair uma audiência relevante usando as opções de direcionamento sofisticadas, enquanto faz propagandas na rede social. Observe as opções de direcionamento detalhadas que você tem no Facebook.

image14

Dica Profissional: Use aplicativos de terceiros, como o AgoraPulse, para realizar esses concursos. Ele requer que o usuário instale o aplicativo e se registre para participar. A barreira de entrada levantada aumenta dramaticamente as chances de que só entrem fãs genuínos.

image20

Tais aplicativos ainda se oferecem para identificar e banir trapaceiros, detectando o endereço de IP deles.

image10

Conclusão

Clientes lutam por autenticidade. Fingir prova social apenas dá uma primeira boa impressão, mas impacta negativamente o engajamento e a imagem da sua marca. E você pode ser penalizado pela plataforma de mídia social.

Então comece verificando uma conta de rede social, usando um instrumento ou estratégia que compartilhei nesse artigo. E consistentemente monitore os seus novos fãs vindos de propagandas e sorteios.

Quero ouvir de você. Já analisou seus perfis nas redes sociais e encontrou uma porção significante de seguidores falsos? Como isso afetou no seu engajamento? Você conhece alguma outra estratégia para eliminar perfis sociais falsos dos seus seguidores?

Share