Como Fazer o Seu Conteúdo Aparecer no Featured Snippet do Google

google seo

Que tal conhecer um método quase infalível para direcionar quantidades gigantescas de tráfego para o seu site?

Imagine este quadro: você escreveu um artigo sobre como fazer marketing de conteúdo com um orçamento limitado. 

Alguém faz uma busca no Google com as palavras “como fazer marketing de conteúdo”.

E vê este resultado:

image10

Você provavelmente já viu essa caixa. Isso se chama um featured snippet.

Escrevi um artigo sobre marketing de conteúdo tempos atrás, em 2014, antes que os featured snippets fossem populares.

Se você fizer uma busca com as palavras “como fazer marketing de conteúdo” hoje, vai ver essa lista com dicas retiradas do meu artigo.

A maioria dos SEO quer colocar seus sites na primeira posição (o primeiro resultado orgânico) na primeira página. Essa é a melhor posição de ranking possível, certo?

Bem, se você conseguir um featured snippet, vai aparecer antes do primeiro resultado. Na posição nº 0!

As vantagens do featured snipped são óbvias: mais cliques, mais visibilidade e uma taxa de conversão mais alta. É um sonho de SEO!

Veja o que o Google tem a dizer sobre featured snippets: “Quando reconhecemos que uma consulta está fazendo uma pergunta, detectamos programaticamente páginas que respondem à questão do usuário e mostramos um dos melhores resultados na forma de um featured snippet nos resultados da pesquisa.”

Como você pode conseguir um featured snippet? Bem, a verdade é que não existe um método garantido para levar a sua página a aparecer em um featured snippet.

Segundo o Google, você não pode escolher ter a sua página como um featured snippet. Assim, você só pode cruzar os dedos e torcer para dar certo, correto?

De jeito nenhum. Apesar de o Google não ter um processo oficial de candidatura para aparecer em um featured snippet, existem muitas coisas que você pode fazer para levar a sua página até lá.

Antes de começar, preciso dizer que esse não é um método garantido para conseguir um snippet. Infelizmente, o máximo que você pode fazer é otimizar suas páginas.

Mas pense nisso. Você faz um pouco de trabalho a mais e suas chances de aparecer em um snippet aumentam muito.

O Google criou o featured snippet com o objetivo de ajudar as pessoas. Assim, se você for muito bom em ajudar as pessoas, pode aparecer em um snippet.

Se a sua página ganhar um featured snippet, ela vai aparecer como o primeiro resultado da primeira página para as suas palavras-chave. Somente anúncios pagos (caso isso se aplique) vão aparecer acima dela.

O Search Engine Land analisou um site que apareceu em um snippet e encontrou resultados incríveis. O site teve um aumento de 516% em sessões, e a taxa de conversão pulou de 2% para 8%!

Não sei o que você acha, mas eu considero esses resultados muito atraentes.

Assim, se você estiver interessado, vamos falar sobre como otimizar o seu conteúdo para o featured snippet.

Descubra como eu aumentei meu tráfego para 195.013 visitantes por mês ao combinar essa estratégia para o Google Featured Snippet com 4 outras táticas de SEO..

Primeiro: responder a perguntas é muito importante

Antes de entrar nas técnicas de otimização, vamos falar sobre responder perguntas.

Se o seu conteúdo não responder perguntas, ele não vai aparecer em featured snippets. Simples assim.

Isso acontece porque os featured snippets são programados para responder a perguntas.

Em poucas palavras: os algoritmos do Google encontram a página que parece ter a melhor resposta para a pergunta do usuário. Essa página aparece no snippet para facilitar a vida do usuário.

Digamos que você queira escrever um artigo informativo sobre receita de blogs. Isso provavelmente nunca vai aparecer em um featured snippet.

Se você fizer uma busca no Google por “receita de blogs”, estes são os resultados:

image09

Não há um featured snippet, porque os termos usados na busca não formam uma pergunta.

No entanto, se fizermos uma pequena alteração, o snippet aparece. Vamos experimentar “aumentar os rendimentos de blog”:

image13

O snippet aparece porque o termo pesquisado está perguntando como aumentar os rendimentos de um blog. Uma ou duas palavras a mais fazem toda a diferença.

É por isso que você precisa entender que perguntas seu público-alvo está fazendo.

Segundo: você precisa encontrar e responder às perguntas certas

Existem dois ingredientes para descobrir quais são as perguntas que os seus leitores fazem.

Primeiro , você vai precisar de algum conhecimento sobre termos pesquisados. O Stone Temple constatou que 19% dos termos de pesquisa em forma de perguntas têm featured snippets.

image11

Ou seja: as pessoas inserem perguntas no Google. E responder a perguntas é o objetivo dos featured snippets.

image17

Normalmente, isso significa que os termos pesquisados vão incluir uma destas expressões:

  • Como
  • O que é
  • Como fazer

Esses são os termos que o Hubspot utilizou ao fazer sua análise dos featured snippets.

Pense sobre esses termos na hora de pesquisar suas palavras-chave (vamos falar mais sobre isso daqui a pouco). Esses são alguns dos termos mais populares em perguntas, mas não se limite a eles.

Outros termos que você pode considerar:

  • Por que
  • O que

Essas sugestões são apenas o começo. Se você conseguir pensar em outras formas de fazer uma pesquisa, coloque isso na sua lista.

Segundo: você vai precisar de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. O Google Keyword Planner, o SEMrush, e o WordStream são opções excelentes.

No fundo, a pesquisa de perguntas é basicamente uma pesquisa de palavras-chave que incluem os termos de perguntas no início.

Assim, em vez de pesquisar “rendimentos de blog”, você pesquisa “como aumentar rendimentos de blog”.

Vamos usar o SEMrush com a palavra-chave “como aumentar o tráfego do meu blog”. Vá a SEMrush.com e insira a palavra-chave na caixa de pesquisa:

image07

Clique em Search e você verá alguma coisa assim:

image03

Uma das minhas seções favoritas no SEMrush é a Organic Search Results. Esses resultados são diferentes dos que você encontra no Google, porque não incluem links patrocinados, como estes:

image14

A seção Organic Search Results vai te dar uma boa ideia da concorrência que você vai enfrentar para qualquer palavra-chave orgânica. Você vai poder verificar os sites e desmembrar o desempenho de palavras-chave em detalhes.

image12

O SEMrush também mostra palavras-chave relacionadas. Veja como todas as palavras-chave orgânicas relacionadas à nossa palavra-chave pergunta também envolvem perguntas:

image01

Use essas seções para descobrir o que outras pessoas estão pesquisando no Google. Você verá insights atualizados sobre os tipos de pergunta que seus leitores fazem.

Será que você precisa se preocupar com ranqueamento?

A página de suporte a featured snippets do Google declara que eles selecionam e exibem “um dos melhores resultados” para a pergunta.

Ou seja, parece que sua página tem que ser um ranking alto para ter a probabilidade de aparecer em um snippet.

A maioria dos snippets parece confirmar isso. Por exemplo, se você vir os resultados de pesquisa para a palavra-chave que usamos anteriormente, “como aumentar rendimentos de blog”, você verá que a página que aparece no snippet também aparece como o resultado nº 2:

image05

Vamos experimentar outros termos de pesquisa: “o que é automação de marketing”. Agora, a página que aparece nos snippets também aparece na posição nº 1 entre os resultados orgânicos:

image13

No entanto, nem sempre é assim. O Moz analisou 981 snippets e verificou os rankings das páginas. A maioria dos resultados não foi uma surpresa: 70% dos snippets foram retirados de resultados que aparecem em 1º, 2º ou 3º lugar.

image04

Mas 30% dos snippets vieram de páginas que aparecem entre o 4º e o 71º lugar! Até mesmo um site que aparece bem depois da primeira página pode aparecer em um snippet.

E então, será que você precisa se preocupar com ranking? Não mais do que o normal.

Claro, você deve ter como objetivo aparecer na primeira página e melhorar seu desempenho com palavras-chave. Mas mesmo que seu site não esteja na página 1, ainda é possível aparecer em um snippet.

Moral da história: se o seu ranqueamento para uma palavra-chave não está muito alto, foque em responder às perguntas do usuário da melhor forma possível. Com isso, você ainda terá a possibilidade de aparecer em um snippet, na invejável posição nº 0!

Seja o melhor em responder perguntas

Você já sabe que para aparecer em snippets nos resultados de busca, você terá que fornecer boas respostas para as perguntas do usuário.

Será que isso é tudo? Não. Responder a uma pergunta e usar palavras-chave não é suficiente.

Existem mais algumas coisas que você tem que ter em mente.

Primeiro, verifique se as suas respostas são completas e detalhadas.

Vamos usar a palavra-chave “como aumentar rendimentos de blog” e analisar o featured snippet que aparece com ela.

O artigo selecionado é um post do wikiHow que acompanha o leitor passo a passo no processo de usar o Google Analytics para aumentar a receita de um blog.

image06

Esse artigo é muito detalhado. Apesar de não ser longo, ele explica cuidadosamente o processo.

O seu artigo, curto ou longo, precisa ter esse nível de detalhe.

Aqui estão algumas maneiras de criar um artigo detalhado:

  • Divida cada passo em partes ainda menores.
  • Use bastante mídia (infográficos, prints de tela, vídeos etc).
  • Pergunte a si mesmo: “Será que um iniciante no meu nicho vai entender todo esse artigo?”

Você precisa criar o melhor conteúdo possível para ter uma chance de aparecer em um featured snippet.

Segundo:  considere incluir uma seção de perguntas e respostas ou um guia passo a passo em seu site.

O cientista de dados do SEMrush, Qi Zhao analisou mais de 10 milhões de palavras-chave e 1 milhão de domínios para descobrir como os featured snippets funcionam.

Incluir uma seção de perguntas e respostas é uma das dicas dele para aumentar suas chances de aparecer em um featured snippet.

Você pode criar uma página de FAQ clássica ou uma seção de perguntas e respostas mais específicas, como fez o KidsHealth:

image00

Segundo Zhao, “Quanto estiver segmentando mais de uma pergunta, considere criar uma seção de perguntas e respostas em seu site. Todas as questões relacionadas podem ser reunidas na mesma página, em perguntas e respostas bem organizadas.”

A página resultante vai ter várias perguntas e respostas no mesmo lugar, aumentando ainda mais as probabilidades de aparecer em um featured snippet.

Se você achar que uma seção de perguntas e respostas ou um guia passo a passo não seriam boas opções no seu nicho, existem alternativas. A Duct Tape Marketing mostrou que até seções com dados nutricionais podem fazer a diferença:

image08

Resumindo, se você puder construir uma página que responde a algumas perguntas, terá uma chance de conseguir um featured snippet.

Terceiro: supere seus concorrentes.

Mesmo que a sua concorrência já tenha um featured snippet para uma palavra-chave, não desista.

Em vez disso, crie uma resposta ainda melhor do que a deles. Eu gosto de usar a técnica Skyscraper, de Brian Dean, para fazer isso.

Sempre há alguma coisa a melhorar, e a resposta que aparece no featured snippet atualmente, provavelmente deixou algumas coisas para trás.

Será que você pode melhorar o design? Incluir mais detalhes? Se você pode criar uma resposta melhor do que a que aparece no snippet atual (ou em artigos em rankings altos), faça isso!

Se você criar uma resposta com mais autoridade e gerar tráfego para ela, poderá substituir seu concorrente no featured snippet.

Por que algumas pessoas dizem que o snippet “rouba” tráfego? 

Eu não poderia concluir esse artigo sem falar nisso.

Nem todo mundo gosta do featured snippet. Algumas pessoas dizem que aparecer em um featured snippet pode levar seu site a perder tráfego.

É aqui que entra a intenção do usuário. Se alguém estiver simplesmente procurando uma resposta, talvez não queira ler um artigo completo sobre o assunto.

Digamos que alguém ouviu o termo “taxa de conversão” e não sabe o que isso significa. Assim, ele pesquisa no Google “o que é taxa de conversão” e vê este resultado:

image15

O snippet fornece a resposta que ele procurava, o que pode ser um problema. Quando isso acontece, alguns usuários podem não querer visitar a página que aparece no snippet.

Afinal, eles já conseguiram a informação que desejavam e não precisam visitar a página para ler mais.

Essa preocupação é válida, e se você quiser aparecer em um featured snippet, precisa saber lidar com esse problema.

Existem duas formas de evitar perdas de tráfego causadas pelo snippet.

Método 1: Crie uma definição útil, mas bem geral

Veja abaixo o snippet para os termos “o que é marketing no YouTube”:

image18

Esse texto funciona como um teaser para o artigo. Ele dá uma ideia geral do que é marketing no YouTube, mas leva o usuário a querer clicar no link para saber mais.

Método 2: Crie respostas para perguntas que exigem pesquisa e que não podem ser explicadas em uma só frase.

Se você pesquisar “o que são palavras-chave LSI”, verá o seguinte:

image16

Essa resposta é boa, mas apenas começa a explicar o que palavras-chave LSI podem fazer. Usuários que estão procurando informações sobre LSI provavelmente vão querer ler bastante sobre o assunto.

Quanto mais complicado for o assunto, maior a chance de conseguir bastante tráfego para o snippet.  Ainda assim, tenha cuidado. Essas soluções não são garantidas.

Ao mesmo tempo, não desista de tentar conseguir um featured snippet. Se você tiver a palavra-chave certa, um tema popular e um artigo ou página excelente, o snippet pode dar excelentes resultados.

Conclusão

Você também pode conseguir um featured snippet para o seu site.

O Google criou o snippet para fornecer a melhor resposta possível para uma pergunta. Se você tiver essa resposta, vai aparecer em um featured snippet.

Nesse momento, você já tem todas as ferramentas de que precisa para criar respostas completas e detalhadas para perguntas em seu nicho.

Mas lembre-se: assim como muitas outras coisas em marketing e SEO, esse método não é garantido. Você pode otimizar seu conteúdo ao máximo, mas não pode garantir um snippet.

Mas se você otimizar seu conteúdo, vai superar a maior parte dos seus concorrentes. E você não perde nada com isso!

Inclua esse processo de otimização em sua estratégia de marketing de conteúdo e talvez você veja sua página em um featured snippet…mais rápido do que espera!

E aí, você vai tentar conseguir um featured snippet?

Share