Como Gerar Tráfego Para o Site Com o Slideshare

speaking neil

Você sabia que mais de 80% dos 70 milhões de visitantes mensais do Slideshare vêm de buscas segmentadas?

Isso significa que o Slideshare representa uma ótima oportunidade de dar à sua marca bastante exposição e construir um relacionamento com o público-alvo correto.

Mas, trata-se de umas das plataformas mais incompreendidas pelos profissionais de marketing. Somente 15% dos profissionais de marketing usaram o Slideshare em 2014. Já que é um meio pouco utilizado, é fácil de entrar, conquistar uma nova audiência, gerar leads e tráfego. 

Você quer um gostinho dos resultados que pode esperar dessa plataforma de compartilhamento de apresentações? 

Faça o download deste material com 7 ferramentas gratuitas para fazer slides bacanas.

Aqui estão os resultados que a Ana, do Traffic Generation Café, atingiu depois de criar 9 apresentações no slideshare em um mês.

image19

Eu sei. 243 mil visualizações não é nada fácil.

O usuários do slideshare estão famintos por conteúdo de alta qualidade. Quando você dominar o design e a promoção, você poderá atrair bastante tráfego direcionado dessa plataforma.

Neste artigo, explicarei como adaptar o conteúdo do seu blog para o Slideshare e obter o máximo de exposição da sua marca nas suas apresentações.

Pronto para gerar tráfego segmentado e leads para o seu site direto do Slideshare?

Então, vamos lá.

Adaptando o conteúdo do seu blog para slides da forma correta

A forma mais óbvia e mais conveniente de gerar tráfego para o seu site do slideshare é adaptando o seu conteúdo para o formato de slides.  

Mesmo sem ter um mailing, você consegue tráfego e assinantes de email por meio do Slideshare.

Eugene Cheng é um exemplo perfeito dos resultados que você pode alcançar. Ele conseguiu mais de 2 milhões de visualizações em seu canal no Slideshare e 400 mil assinantes mensais – tudo isso usando apenas uma apresentação no Slideshare.  

image10

Os links do Slideshare de volta para o site dele também o ajudaram a ranquear no Google para uma palavra comercial. 

image09

Veja os 6 passos que você precisa dar depois que decidir qual será o assunto da sua apresentação (artigos do tipo “lista” ou uma mesa redonda com especialistas, funcionam bem). Você pode criar a apresentação com a sua ferramenta preferida, Canva, Google Slides, Keynote, Microsoft Powerpoint. E depois, subir para o Slideshare.

Passo #1 – Escreva um título atraente com a palavra-chave desejada 

Conteúdo no Slideshare aparece bem no Google. Se você está tentando ranquear bem uma palavra-chave, você deve inseri-la no título da apresentação no Slideshare. Você não poderá mudar a URL da sua apresentação depois que publicar. 

É muito importante escrever um título poderoso que esteja no limite do motor de busca com 55 caracteres. Você pode testar como o seu título aparece para o motor de busca com essa ferramenta da Moz.

image17

O Copyblogger copiou o título do famoso post deles “Os 3 Passos da Jornada para o Conteúdo Impressionante” no título do slide. E, essa apresentação, no Slideshare, recebeu 30 mil visualizações. 

image06

Passo #2 – Use os subtítulos do seu artigo como slides de transição 

Se o seu post tem subtítulos descritivos e persuasivos, então você deve usá-los diretamente nos slides de transição no Slideshare.

Por exemplo, veja o seguinte subtítulo do artigo da Pamela no Copyblogger.

image08

Ele foi transformado no seguinte slide.

image22

Passo #3 – Crie slides que sejam fáceis de compartilhar nas redes sociais. 

Além das buscas, as plataformas de redes sociais serão importantes para direcionar tráfego para o seu conteúdo no Slideshare e torná-lo bem-sucedido.

Veja como você pode ter mais compartilhamentos… 

O primeiro slide na sua apresentação aparece em forma de minuatura quando você compartilha a apresentação – assim, ele deve ser atraente e persuasivo para capturar a atenção nos primeiros 3 segundos.  

image12

Se você utiliza imagens de alta qualidade que respeitam os princípios do design, você consegue aumentar a retenção em 42%. Tente usar as duas ou três cores que representam sua marca de forma consistente. Pictaculous é uma ótima ferramenta que mostra um paleta de cores completa quando você sobe uma imagem.  

image18

Além disso, certifique-se de usar fontes grandes nos slides, para que estejam bem formatados para os usuários mobile e as pessoas que veem a imagem tipo miniatura na sua homepage do Slideshare.

O Slideshare também recomenda que você use menos de 30 palavras por slide e se restrinja a dois tipos de fontes para ter um look limpo e profissional. O Buffer recomenda as seguintes fontes alternativas, em vez das fontes padrão, para aumentar a atenção. 

image20

Uma boa maneira de atrair atenção com o seu slide de capa é usar cores que saltam. Você também pode tentar chocar e surpreender os seus visitantes, como o slide abaixo. 

image04

Ou, crie uma experiência engraçada e marcante, como o Rand faz no slide abaixo. 

image00

Por fim, confirme se a capa do seu slide está otimizada e não está cortada quando for compartilhada no Facebook e no Twitter.

Veja as dimensões recomendadas para as imagens no Facebook e Twitter.

image01

Passo #4 – Preencha o seu slide com informações valiosas e frescas. 

Infográficos recebem 5x mais curtidas do que apresentações no Slideshare. Também, ainda que usar marcadores deixem a apresentação mais limpa e organizada, eles também tornam a informação mais difícil de lembrar. 

Por isso, boa parte dos especialistas em Slideshare recomendam que você crie slides com mais imagens, pouco texto e demonstre apenas uma ideia por slide.

Passo #5 – Inclua CTAs persuasivos que direcionem para os seus perfis sociais e para o site

Esse é o motivo pelo qual você está adaptando o seu conteúdo para o Slideshare. Mas, a plataforma não permite que você coloque links nos três primeiros slides, para prevenir spam.

Ainda, após o terceiro slide, ambos o lados do slide são reservados para passar de um slide para outro. Sendo assim, coloque seu link apenas na região do centro.

image13

Ainda que você possa reter o usuário com um história atraente e um design brilhante, você deve também colocar um CTA no começo da sua apresentação. Você terá mais pessoas (com déficit de atenção) para visualizarem os seus slides e levar a mais conversões. 

Veja a sequência que Demy (que teve 2,5 milhões de visualizações no Slideshare) recomenda para a sua apresentação no Slideshare, bem como o local onde colocar o CTAs. A propósito, a apresentação dele no Slideshare tem 59 slides.

image02

Você deve ainda incluir um CTA no final da história. A HubSpot descobriu que o slide final a seguir resultou em metade de todos os clicks que esta apresentação recebeu para o seu site.

image23

Passo #6 (opcional) – Ofereça o download do slide por um tweet

Quer aumentar os compartilhamentos da sua apresentação do Slideshare? 

Então, você pode colocar um CTA para download da sua apresentação completa em PDF, e em troca pedir um tweet sobre o seu slide. Isso cria um loop viral e atrai mais visualizações para a sua apresentação.

Para criar um CTA de troca, use um serviço como o Pay With a Tweet.

image15

Extraindo o máximo da sua apresentação

Fazer o upload e publicar sua apresentação não é suficiente. Veja como atrair o máximo de tráfego e leads para a sua apresentação do Slideshare. 

Certifique-se de que todos os seus slides estejam otimizados para buscas

A descrição do seu slide será usada como metadados pelos motores de busca. Assim, crie os primeiros 155 caracteres cuidadosamente. Provocar a curiosidade neste resumo irá ajudar a receber mais cliques para a sua apresentação.

image07

Além disso, escolha uma categoria relevante e adicione tags (o Slideshare aceita até 20), com base nas palavras que o seu público-alvo usa para buscas. As seis tags mais comuns no Slideshare são – negócios, estatísticas, mídias sociais, mercado, tendências e pesquisa.

Insira a apresentação em posts de blogs relevantes e use um link de volta para o seu post na descrição do Slideshare 

Usuários de internet adoram conteúdo multimídia. Insira suas apresentações do Slideshare em postagens relevantes no blog para aumentar o engajamento. Se você construir backlinks para o post, sua apresentação ganha autoridade aos olhos do Google.

Você encontra o código para inserir no seu editor de blog ao clicar no botão “compartilhar”.

image03

O Copyblogger integrou a apresentação no post original que a inspirou. 

image06

A HubSpot tem ideias legais de como distribuir suas apresentações do Slideshare no seu blog.

Também, coloque um link de volta ao post original na apresentação do Slideshare. Isso poderá resultar em mais assinantes.

Envie o seu slide deck para a sua lista de email

Uma forma de conseguir um ótimo aumento no gráfico de visualizações da sua apresentação do Slideshare é disponibilizá-lo para a sua audiência atual. Se a apresentação for uma versão adaptada de um conteúdo popular, então você precisa oferecer incentivos aos seus assinantes para abrir o conteúdo.

Por exemplo, você pode colocar novos exemplos de táticas que você não colocou no post na versão original. Você também pode dizer aos assinantes que você quer oferecer um toque visual ao conteúdo – muitas pessoas preferem consumir conteúdo nesse formato.

Você pode indicar o conteúdo do Slideshare com colchetes no assunto do email, da seguinte forma:

 

image21

Compartilhe os slides com os seus seguidores nas redes sociais

Você sabia que o Twitter permite inserções nativas de conteúdo do Slideshare?

Seus seguidores podem ver os slides sem sair da plataforma de microblogging.

image14

Quando clicam em ‘View media’ e no botão play,

image16

Os usuários do Twitter poderão clicar e ver os slides na própria plataforma.

image24

Você também pode colocar apresentações na sua conta do LinkedIn – Os usuários compartilharam mais de 20 milhões de apresentações do Slideshare. Assim, coloque os melhores conteúdos do Slideshare e deixe-os ampliarem a sua marca pessoal na área de resumo do LinkedIn.

image11

Por fim, se suas apresentações forem curtas , você pode convertê-las em gifs com o GifDeck. Depois, insira a imagem animada no seu Facebook, Twitter, email e mais.

Conseguindo colocar o seu slide na primeira página

O top 3 dos SlideShares do dia são escolhidos a dedo pelos editores da plataforma e mostrados na homepage. Eles também são compartilhados pelo Slideshare no Twitter e ficam permanentemente nesta página.

Quanto tráfego e leads você pode gerar se tiver sua apresentação escolhida para a homepage do Slideshare?

O Slide Comet teve a sorte de conseguir esse espaço disputadíssimo uma dúzia de vezes. E acabaram gerando 5.000 leads usando o seu próprio formulário e o formulário de leads do Slideshare.

Seguem algumas dicas para conseguir esse espaço. 

 Coloque uma apresentação sobre um assunto em voga

Eu já mostrei como adaptar um post popular no Slideshare. Pegar carona nas notícias também funciona bem no Slideshare. Entre no Twitter ou Google Trends e encontre um assunto que está em voga no seu nicho agora mesmo.

Então, use a busca do Slideshare para encontrar apresentações que possam ter sido criadas com o mesmo assunto. Você precisa entender como o seu conteúdo será útil ao seu público-alvo.

Emiland De Cubber criou uma apresentação, ‘Dear NSA,’ (Querida NSA – Agência Americana de Segurança Nacional) que foi escolhida por muitos sites de notícias e aumentou sua reputação. 

Querida NSA, deixe-me fazer os seus slides. de Emiland

Ainda, tente fazer o upload de sua apresentação cerca de 20-24 horas antes do Slideshare trocar suas melhores apresentações. Isso vai garantir fama suficiente por horas. 

Distribua a apresentação

Para o  Slide Comet, dois terços de seu tráfego vieram de códigos incorporados e compartilhamentos. O que indica que você não pode se apoiar somente no Slideshare para recompensar o seu conteúdo. Você precisa de um esforço inicial.

No ponto anterior, eu mostrei como é importante colocar a sua apresentação na frente da sua audiência atual através de email, o seu blog e perfis sociais.

Crie design atraente e conteúdo de alta qualidade

Não é preciso dizer, você precisa de design impressionante para ser notado em uma plataforma visual. Segue um checklist de 10 passos que você pode usar antes de subir sua apresentação.

Eu também recomendo que você leia as dicas de design e recursos compartilhados em Creator’s Hub.

Conclusão

O melhor do Slideshare é que você não precisa pensar grande. A audiência deles gosta de conteúdo visual que pode ser consumido rapidamente. De fato, a média de slides por apresentação é de 19 slides. E, 45% dos decks de slides que tem boa performance tem apenas 10-30 slides.

Se você ainda não o fez, recomendo que passe um tempo nessa rede social de nichos e atraia leads para o seu negócio. 

Eugene construiu uma lista de 10.000 assinantes e muito tráfego para o seu site a partir dessa plataforma, ao criar conteúdo que chama atenção e que agrega valor ao seu público-alvo. 

Eu quero saber se você já experimentou o Slideshare. Você já conseguiu leads com o Slideshare? Você já teve alguma apresentação escolhida para a homepage do Slideshare? Me conte nos comentários. 

Share