Como Integrar o Anúncio Pago das Redes Sociais com o Marketing de Conteúdo

paid like

Se você está começando do zero, construir um tráfego LIVRE de SEO e conteúdo pode levar cerca de 6 meses ou mais. E caso você queira transformar os seus esforços em lucro, talvez leve muito mais tempo ainda.

Eu vivenciei recentemente a dificuldade de começar um website do zero. Mesmo tendo um grande conhecimento acerca da experiência de marketing digital, eu acabei gerando somente 200 mil visitas no site NutritionSecrets.com em um ano. Mike e eu realizamos uma tonelada de esforços que, há 5 anos atrás, teria facilmente gerado aproximadamente 1 milhão de visitas e um lucro muito maior.

image27

Portanto:

Somente criar um bom conteúdo não é mais suficiente…principalmente se você está procurando por resultados rápidos.

Uma maneira rápida de alcançar ótimos números de tráfego e gerar receita é adotar uma estratégia de marketing de anúncio pago. Aqui estão as 3 principais razões que você deve considerar acerca do marketing de anúncio pago:

1. O alcance orgânico está morrendo em quase todas as redes sociais. Não são somente os números orgânicos do Facebook que estão caindo. Até mesmo o Instagram e o Twitter mostraram sinais de diminuição em seu alcance. Você não pode mais apenas enviar um tweet e esperar que os consumidores prestem atenção nele.

Ao investir em anúncio pago, você não irá somente aumentar o seu engajamento. Você também conseguirá um maior alcance orgânico.

2. Com o anúncio pago, quase todas as redes sociais proporcionam a você métricas claras para mensurar a sua performance: CTR, CPC e o seu ROI global. Você pode até mesmo obter cliques para alguns centavos no Facebook.

image06

3. É fácil conquistar completamente novas audiências com as opções de segmentação granular que a maioria das plataformas de mídias sociais oferecem. Por exemplo, o Facebook permite que você escolha a partir de 1.500 pontos de dados.

Larry Kim mira em influenciadores e jornalistas e usa o marketing de anúncio pago no Twitter para fazer com que seu conteúdo seja lido pela sua audiência na hora certa. Isso ajudou Larry a ganhar muitas menções nas redes sociais e entrevistas na TV.

image24

Se você leu até aqui, espero que esteja convencido a adotar a estratégia de anúncio pago. Enfim, aqui estão os 3 passos que você pode seguir para implementar o anúncio pago no seu marketing de conteúdo:

Baixe esta planilha para integrar o anúncio pago à sua estratégia de marketing de conteúdo.

1. Comece o processo inversamente e descubra o que funciona melhor com o seu orçamento

Jeff Goins mencionou recentemente como ele automatizou o lançamento do seu produto ‘Blog Intencional’, via webinars e Facebook.

image19

Ele paga $1.000 dólares por dia e acaba ganhando $2.500 dólares, ao mesmo tempo em que adiciona milhares de novos membros na sua lista de e-mails.

image04

Esse é um ótimo ROI, certo?

Então, é a sua vez agora……

VÁ COMEÇAR com um investimento de $1.000 dólares por dia no Facebook Ads já!

Ou não?

As pessoas têm a tendência de esquecer o esforço e o tempo que levam para as empresas automatizarem o seu funil de marketing.

Não caia nessa armadilha.

Jeff não desenvolveu o seu produto e um webinar em um dia (ou até mesmo em uma semana). Ele cogitou a automação somente depois de realizar ‘múltiplos lançamentos em um ano seguindo o mesmo script’.

Portanto, o seu exercício (graças a Kevin Gibbons) é visualizar a estratégia de marketing digital perfeita que incorpora todos estes 3 aspectos – paid, owned e earned media.

image25

Então, trabalhe no sentido contrário e reflita sobre esses pontos-chave.

1. Quais são os objetivos de negócios que você deseja alcançar? E qual é o orçamento que você pode fornecer (pense a curto e longo prazo).

2. Quais são as melhores plataformas sociais que podem ajudá-lo a alcançar os seus objetivos?

Eu escrevi sobre entender o psicológico do usuários em várias plataformas aqui. Você também pode usar o gráfico de idade abaixo para ajudá-lo.

image30

3. Analise as plataformas que os seus competidores estão usando e como eles estão utilizando o seu marketing. Talvez eles estejam alcançando um alto engajamento e ROI a partir de uma rede social pequena (que não está entre as 3 grandes), e você pode se inspirar nisso.

Se eu posso gerar $332.640 dólares em 3 meses no Instagram, então você deveria considerar uma estratégia de marketing para essa rede social (supondo que você trabalhe no mesmo nicho).

4. De quantos recursos internos você precisará para migrar para o marketing de anúncio pago? Também, considere que a nova audiência que virá com o marketing pago deverá ser entretida. A sua marca precisará continuar produzindo um conteúdo de alta qualidade para mantê-la.

Uma vez que você documentou a sua estratégia e definiu algumas expectativas realistas, é hora de seguir para o próximo passo.

2. Experimente algumas plataformas de anúncio pago (não esqueça de olhar além das 3 principais…)

Depois de refletir muito, supõe-se que você encontrou algumas plataformas que atendem às suas necessidades. Agora é hora de testar as suas hipóteses.

Eu sugiro que você comece com um orçamento de $100 dólares em uma nova plataforma social que você planejou anunciar.

A maneira mais simples de lançar a sua primeira campanha é com o Facebook.

Em Agosto de 2014, Jon Loomer reportou um tráfego de aproximadamente 251.000 visitantes mensais em seu website através do Facebook (com somente 70.000 fãs).

image03

Aqui estão 2 estratégias de anúncios no Facebook que você pode utilizar.

1. Eu já expliquei o básico sobre como começar com os anúncios do Facebook. Vá em Promover >> Gerente de anúncios. Selecione “Enviar pessoas para o seu website”.

image00

Você pode enviar tráfego para a sua landing page. Você também pode enviar pessoas para um artigo que você escreveu. Configure a demografia apropriadamente – você não quer criar uma propaganda ampla e desinteressante para alguém.

image21

Jon Loomer geralmente segue estes princípios enquanto está fazendo propagandas no Facebook (você também deveria seguir):

i. Envie um post e deixe que os fãs interajam organicamente.

ii. Promova o post com um singelo orçamento de $10 dólares por dia e direcione para os fãs (que ainda não viram o post em seus feeds organicamente). Ele também exclui os membros da audiência que já leram o post.

image26

iii. Ajuste para 10-15 centavos por clique. Se eles custam para Jon mais de 20 centavos por clique, ele interrompe o anúncio. E, se eles custam menos de 10 centavos por clique, ele aumenta o seu orçamento.

Se você está escrevendo sobre múltiplos assuntos no seu blog, então eu recomendo que você segmente a sua audiência baseado nas palavras-chave na sua URL.

image08

2. Se você possui um blog com múltiplos autores, você também pode publicar um resumo semanal com as melhores postagens. Compartilhe uma imagem com todos os seus artigos. Dessa forma, você pode obter mais cliques através do seu conteúdo.

image09

Em seguida, vamos falar sobre como direcionar tráfego para o seu blog usando anúncio pago no Twitter. As noções básicas sobre o lançamento da campanha são similares às do Facebook. Primeiro, você precisará logar no Twitter Ads e lançar uma nova campanha.

image20

Depois, eu recomendo que você promova os cartões do Twitter, em vez de um tweet tradicional de 140 caracteres. Os cartões do Twitter possuem uma mídia abundante (vídeo ou imagem) e geralmente atraem mais engajamento/atenção.

image23

Agora que você já pegou jeito, aqui estão duas estratégias possíveis:

1. Uma estratégia que você pode adotar na plataforma de micro-blogs em tempo real é uma maior frequência de tweets (contanto que você mantenha a qualidade).

Larry Kim aconselha que você use essa característica a seu favor:

“Tweet frequentemente, mas só pague para promover o seu melhor conteúdo.”

Se você promover os seus tweets bons, talvez diminua o impacto do seu melhor conteúdo.

Portanto, envie um tweet organicamente e monitore o tráfego inicial. Se você alcançar um grande engajamento, promova-o.

Por exemplo, Larry escolheu algumas notícias no fluxo de notícias de última hora do Google, adicionou fotos e transformou a notícia em um produto independente. Ele finalizou com um título atraente, monitorou as respostas iniciais e gastou $250 dólares promovendo o post.

Eu sei que é muito dinheiro…..

Mas ele conseguiu alcançar aproximadamente 1.500 retweets e 100.000 visitantes na postagem, o que justifica o custo.

image15

O influenciador do Twitter, que eu mencionei anteriormente nesse artigo, também foi parte dessa promoção.

Você pode descobrir quais tweets estão alcançando as maiores interações a partir do seu painel de controle analítico.

image16

Então, promova-o na opção de ‘Selecionar um tweet já existente’, dentro das opções da campanha.

image12

2. No Twitter, as coisas mudam rapidamente. Isso significa que os seus anúncios ficarão antigos e perderão engajamento mais rápido do que em outras plataformas sociais.

image14

Acompanhe o seu custo por engajamento. Se você achar que as estatísticas estão muito baixas, crie um novo anúncio. Você também pode começar promovendo um conteúdo diferente.

A última plataforma das 3 principais mídias sociais é o LinkedIn. Nas minhas experiências anteriores com anúncios no LinkedIn, eu descobri que, para empresas B2B, a qualidade do lead no LinkedIn é alta. Mas você não deve esperar uma tonelada de volume, tendo em vista que cada lead pode custá-lo $4,76 dólares por clique.

Se você possui um alto valor de consumidor médio (ACV) e tem um produto no campo B2B, investir em anúncio pago no LinkedIn dará a você um bom ROI.

Aqui está um ótimo artigo sobre como configurar a sua primeira campanha, feito por Kristi Hines. 9 cliques a partir de $50 dólares provam que essa não é uma plataforma para a maioria dos donos de pequenos negócios.

image07

Eu espero que você tenha analisado as plataformas sociais que os seus competidores estão usando no passo #1. Você provavelmente vai precisar encontrar uma rede de nicho menor (além do top 3 que já falamos) que está sendo usada ativamente por eles. Eu recomendo que você experimente-as.

Aqui estão 3 estudos de caso para mostrá-lo as vantagens das redes sociais menores:

1. Erza Firestone gerou $41.254 dólares em receita através de um anúncio pago que custou a ele somente $775 dólares no Pinterest. Aqui está como o seu funil de vendas se comportou:

image22

2. A Foundr Magazine ganhou meio milhão de seguidores no Instagram em um ano. Ela usou uma estratégia de S4S (Share for Share) em contas do Instagram semelhantes no seu nicho. Ela também realizou algumas ações pagas – pagando grandes contas do Instagram para promover a sua marca.

E a Foundr não desembolsou milhares de dólares. Ela ganhou 10 mil seguidores, dentro das primeiras duas semanas, gastando somente $100 dólares com essas ações.

image13

Você também pode tentar os anúncios do Reddit e Stumbleupon. A Pocketderm conseguiu um aumento de 220% em consumidores em 2 meses, usando anúncios do Reddit.

image05

Nota: Eu só estou mostrando a você as opções de outras plataformas sociais. Você não precisa experimentar um anúncio pago em cada mídia social e se sobrecarregar. Se você encontrou uma plataforma que proporciona um bom ROI, continue com ela.

3. Rastreie os seus visitantes e tente ganhar menções nas mídias sociais

Agora, você possui alguns dados e pode ter declarado o grande vencedor das mídias sociais.

Eu gostaria de mencionar uma estratégia de anúncio pago que pode aumentar o seu engajamento e diminuir os seus gastos…

Remarketing…

Eu já escrevi sobre isso em detalhes aqui.

Mas o retargeting  significa simplesmente adicionar alguns pixels ao seu conteúdo, para que você possa rastrear as pessoas que estão interagindo com o seu website mas ainda não converteram.

Quando você lançar uma nova campanha (ou publicar uma nova postagem), pode mirar diretamente nessas pessoas.

No Facebook, você pode lançar uma campanha de remarketing criando uma Audiência Customizada através do gerente de anúncios. Você pode até mesmo direcionar para os fãs de outras páginas, usando a ferramenta de Audiências Semelhantes.

image18

No Twitter, você pode fazer a mesma coisa, usando a ferramenta de Públicos personalizados.

image29

Você pode criar até mesmo uma audiência customizada altamente personalizada em ambas as plataformas, somente fazendo o upload das suas listas de consumidores. Nesse caso, espera-se uma taxa de combinação entre 20% – 50%.

image11

Para lançar cada uma dessas campanhas de remarketing, você precisará copiar o código para o seu website.

image10

Quando você estiver aperfeiçoando a sua campanha de anúncio pago, você também deve, simultaneamente, visar as menções nas mídias sociais. Se você conseguir posicionar o seu conteúdo em uma plataforma social estimada, imagine a credibilidade e o tráfego que conseguirá obter.

Esqueça as grandes empresas de mídias sociais:

Mesmo que você consiga posicionar o seu conteúdo na frente dos influenciadores certos e impressioná-los, ainda pode lucrar mais.

Aqui estão algumas maneiras de atrair mais atenção.

1. Encontre os principais formatos de conteúdo que estão sendo usados pelos websites atualmente. David descobriu que ‘aranhas’ foi o grande assunto de Agosto.

image01

E, já que o infográfico sobre os efeitos que a Coca-Cola causa na saúde está recendo bastante atenção, ele foi além e publicou um infográfico sobre a bebida nacional da Escócia – o Irn Bru.

image17

O resultado foi 100.000 visitas em 48 horas, juntamente com uma grande atenção da mídia.

image02

Neste exato momento, David menciona que os mapas são um dos principais formatos de conteúdo que estão sendo utilizados por muitas empresas da mídia. Você se importa de tentar?

2. Envie um e-mail de divulgação para jornalistas e influenciadores que compartilharam recentemente um conteúdo similar ao seu. Você pode encontrar os compartilhadores usando o Buzzsumo.

Se você não conseguir obter menções da grande mídia, considere usar o guest post em blogs de autoridade no seu nicho para promover os seus melhores conteúdos.

Conclusão

Integrar o anúncio pago à sua estratégia de marketing de conteúdo pode alavancar o seu alcance e ajudá-lo a ganhar credibilidade. Um dos grandes aspectos do marketing pago é que os resultados são extremamente consistentes. Ele é ainda mais importante quando você está começando do zero e deseja aumentar o seu tráfego.

image28

Não tenha medo de gastar um pouco de dinheiro. Os 3 passos simples descritos aqui, irão ajudá-lo a incorporar o anúncio pago ao seu marketing de conteúdo.

Você utiliza o marketing de anúncio pago? Eu adoraria ouvir os seus resultados.

Share