Como Melhorar a Visibilidade de Anúncios PPC e Diminuir o Custo Por Clique

binoculars

O sucesso das campanhas PPC (Pague por clique) se resume em duas coisas:

  • Aumentar taxa de cliques (click-through rate ou CTR)
  • Diminuir custo por clique (cost-per-click ou CPC)

Todos os seus esforços dedicados à campanhas PPC e a anúncios específicos deveriam ser conduzidos em busca dessas duas metas.

A inclusão de palavras-chave negativas pode te ajudar a filtrar palavras-chave que podem impactar negativamente em sua taxa de clique, vendas e rendimentos. Mas isso não é suficiente.

Quando você está em busca de gerar leads e fazer seu negócio crescer rapidamente, a publicidade PPC é o melhor caminho a ser percorrido. 

Quer aumentar a performance dos seus anúncios PPC? Este guia irá te ajudar a aumentar sua visibilidade e diminuir custo por clique dos seus anúncios

Adotar as melhores práticas comprovadas de PPC pode evitar que você perca dinheiro, desista do PPC antes da hora ou acredite que eles não funcionam, apesar do fato que o ROI proporcionado pelo PPC é relativamente alto.  

image00

Neste artigo detalhado quero te mostrar algumas pequenas coisas que você pode fazer para aumentar as visualizações dos seus anúncios PPC e ao mesmo tempo diminuir custo por clique.

Vamos começar: 

1. Torne seus anúncios relevantes para sua campanha e troque seus lances para o modo manual

Campanhas PPC são complicadas.

Se você não vê nenhuma razão pela qual você deveria ajustar seus lances, pode ser que você nunca consiga diminuir custo por clique. De verdade, se você está apenas começando, o Google pode te ajudar a conduzir seus lances, baseado no que ele decidir que é melhor para você.

Você irá aceitar o lance padrão, e deixar que o Google faça o resto.

Dar lances automáticos é algo que realmente funciona. Já ajudou o Rakuten Ichiba a reduzir os custos de campanha em 12%, aumentar conversões em 12% e aumentar os valores de venda em 14%

Lances automáticos poupam bastante seu tempo, porque o Google toma conta de tudo, desde o monitoramento dos lances até os ajustes. Seu trabalho é apenas acessar sua conta e verificar como suas campanhas estão se desenvolvendo.

De qualquer forma, se você quer diminuir seu CPA (custo por ação) e aumentar sua visibilidade de anúncios, você precisa trocar seus lances do modo automático para o manual

image05

Isso irá te ajudar a priorizar palavras-chave que irão converter melhor para você. E mais, você poderá otimizar sua CPA para um nível que te ajudará a maximizar cliques e, desse modo,  gerar leads melhores

Novamente, se você notar que seus anúncios estão com baixa performance, não existe uma maneira de fazer ajustes rápidos caso esteja usando lances automáticos. Porém, se você estiver dando lances manualmente, isso será extremamente fácil.

image02

Apesar disso, não faça a mudança às cegas, uma vez que os lances manuais por si só não irão diminuir custo por clique do seu PPC.

Tenha em mente esses pontos ao trocar seus lances para o manual:

i). Foque em uma campanha por vez: Isso pode te tomar bastante tempo, especialmente quando você tem alguns anúncios e quer preencher manualmente seus lances. Essa é a razão pela qual você deveria começar com uma campanha e progredir a partir daí.

ii). Diminua seus lances: Se você tem palavras-chave que receberam muitas impressões, mas não produziram nenhuma venda, você deveria diminuir seus lances, para que você pare de perder dinheiro em palavras-chave que não convertem.

iii). Aumente seus lances para palavras-chave que convertem: Ao diminuir o lance para as palavras-chave que não estão gerando vendas ou leads para seu negócio, você deveria também aumentar seus lances para as palavras-chave que mais convertem

Isso reduzirá a classificação dos seus anúncios, como por exemplo se eles estivessem em 2º lugar e passassem para o 5º lugar, supondo que você esteja nas redes de busca

Quando você avalia seu relatório de estatísticas e nota que um conjunto de palavras-chave (podem ser uma ou duas) está trazendo clientes que compram seu produto ou se inscrevem em sua lista de e-mails, você deveria o aumentar o lance desse conjunto. Dessa maneira, você pode melhorar a posição desses anúncios e gerar muito mais vendas

iv). Use o CPC médio: Tudo importa, quando se trata de anúncios PPC, mas um dos aspectos principais que irá fazer total diferença é como utilizar o CPC médio, especialmente para dispositivos diferentes.  

image07

Essa importante medida irá te ajudar a determinar os lances apropriados, quando você tiver trocado os lances para o modo manual.

Geralmente, o CPC médio te mostra a quantidade exata que você tem gasto por clique em qualquer palavra-chave específica (quando você está utilizando lances automáticos).

Quando você está munido disso, você sabe exatamente onde começar seu próximo lance e o potencial de multiplicar seus resultados.

Ao entrar em um leilão de lances, você precisa conduzir seus lances manualmente. Lembre-se que seu CPC médio precisa ser menor que o lance que você decidir dar, pelo fato de seu lance atual ser geralmente o CPC máximo que você está disposto a gastar em um clique dado.

Sempre escolha um lance padrão que é próximo ao CPC médio em suas campanhas, para que assim você consiga manter a classificação dos seus anúncios ou aumentar suas posições sem gastar nenhum centavo a mais em cliques.

image01

Acima de tudo, lembre-se que não existe um plano que atenda à todas as necessidades. Quer você escolha dar lances automáticos ou manuais (os quais têm o potencial de diminuir seu custo por clique), você precisará testá-los e ser persistente.

Algumas vezes será necessário que você teste os anúncios por dias, ou mesmo semanas, antes de tomar a decisão de qual estratégia de lances você deverá adotar.

Quando o PPC Hero testou as estratégias de lances automáticos e manuais, eles trabalharam de forma consistente durante 6 semanas. Eles reduziram o lance e, ao customizar a estratégia para refletir melhor a natureza do negócio, eles conseguiram aumentar a receita e foram capazes de se planejar melhor para o mês seguinte

2. Utilize remarketing e listas segmentadas

O Google AdWords pode rapidamente te enviar leads, vendas e tráfego desejados. Contudo, não acredite apenas em minha palavra.

De acordo com o Sitewit, “Negócios fazem uma média de US$2 em rendimentos para cada US$1 gasto em AdWords.” Anúncios pagos são 56% mais rentáveis que redes sociais, que têm um ROI de 44%.

image13

Para a maioria dos sites e landing pages, apenas cerca de 2% dos visitantes convertem em seu primeiro acesso. Retargeting (também conhecido como remarketing) pode te ajudar a engajar novamente esses visitantes que saíram do site e não retornaram, mas que ainda podem estar interessados.

Se alguém clicou em seu anúncio no Google, mesmo que não tenha tomado nenhuma outra atitude (seja se inscrever em sua lista de e-mails ou comprar seu produto), já demonstrou que pode ter interesse no que você tem a oferecer.

Não os perca de vista. Traga-os de volta e eles irão te agradecer por isso.

Retargeting é uma estratégia simples que permite que você mantenha sua marca (por exemplo, anúncios, site, produto, eventos) em evidência para os visitantes que te rejeitaram depois que deixaram seu site.

image06

Retargeting é bastante útil quando uma grande parte dos visitantes está saindo imediatamente após visitar seu site ou sua landing page.

Profissionais do marketing têm praticado o retargeting através de diferentes canais. De fato, 80% dos profissionais de marketing já estão envolvidos de maneira ativa em retargeting de sites. 

image03

Antes de começar a usar o remarketing para aumentar a visibilidade de seus anúncios e diminuir custo por clique é interessante modificar a “Duração da Associação”. O ideal é que você programe um período de tempo mais curto, algo em torno de 30 dias. Melhor ainda, programe a duração para se alinhar com seu círculo de vendas e objetivos.

A única maneira de ter certeza da duração ideal de sua filiação em retargeting é testá-la e defini-la pelo tamanho e comportamento de sua lista de e-mails. 

Por exemplo, se você irá fazer um retarget antes do Dia dos Namorados para lembrar as pessoas de comprarem presentes para seus companheiros, você não irá querer que esse anúncio continue a ser publicado em Julho – ou, pior que isso, em Agosto.

Para mudar a duração da associação, acesse sua conta no Google AdWords, e então siga este caminho:

Biblioteca Compartilhada > Público-alvo > Duração da associação

image15

Otimizar seus anúncios PPC para gerar vendas imediatas no primeiro acesso sempre será o foco. Porém, se você tem a oportunidade de fazer retarget para compradores que engajaram com sua marca, mas se perderam antes de efetuar a compra, faça então o remarket para eles. 

Se você atualmente tem feito remarketing , perceberá que o Google AdWords melhorou as condições para essa estratégia. Agora você pode facilmente segmentar suas Listas de Remarketing e oferecer anúncios para clientes em potencial, baseando-se no que eles querem e nas landing pages específicas que seus anúncios os levaram inicialmente.

image16

Esse modo específico de segmentação te oferece uma oportunidade única de alcançar os membros do seu público-alvo que gostariam de receber seu contato novamente. Afinal, eles visitaram sua landing page uma vez, certo?

Praticar o retargeting para sua lista segmentada é essencial, pois poupa tempo, dinheiro e esforços. Em vez de criar novos anúncios para conseguir novos leads, você pode focar naqueles que já demonstraram interesse alguma vez.

Isso pode diminuir seu custo por ação e te proporcionar mais vendas.

3. Construa suas campanhas utilizando somente redes de buscas

Dependendo da natureza do seu negócio e da meta de conversão específica que você quer alcançar, focar apenas em usuários de busca pode te trazer os benefícios máximos.

image14

Por exemplo, se você sabe que seu público-alvo é feito principalmente de usuários de busca (pessoas que pesquisam no Google quando precisam de informações), você pode posicionar seus anúncios acima das listas orgânicas ou no lado direito da busca.

image10

A principal razão para construir suas campanhas apenas utilizando redes de busca é que ao optar por redes de exibição (outros sites de autoridade dentro da rede Google onde os anúncios são publicados para terem uma maior visibilidade), você irá conseguir cliques desnecessários em seu anúncio que podem não ser traduzidos em leads ou vendas.

Isso irá aumentar o custo total de seus anúncios, seu custo por clique ou até mesmo levar visitantes genéricos para sua landing page

image04

Antes de decidir qual abordagem utilizar, você deve se perguntar:  “Eu preciso mesmo de anúncios em sites que podem não ter os principais interesses do meu público-alvo como missão?”

No geral, se você tem usado tanto redes de busca quanto redes de exibição para construir suas campanhas e publicar seus anúncios, talvez você queira dar uma pausa em uma delas para testar a outra. Como eu sempre digo, “não existe uma única solução perfeita – você deve sempre testar para ter certeza”

4. Para um alcance máximo, ajuste seus lances baseando-se em localização, dispositivos, dia e hora

Todo anunciante experiente do Google AdWords sabe que para diminuir custo por clique e maximizar os cliques que levam à landing page é necessário ajustar os lances, se baseando em localização, dia, hora e dispositivo utilizado. 

image09

Mas antes disso, é preciso determinar …

  • Quais dias trazem as melhores vendas
  • Quais horas do dia rendem mais conversões
  • O dispositivo preferido dos usuários (qual tem a melhor performance – por exemplo, desktops, celulares)
  • Qual país ou localização envia tráfego de qualidade
  • Os piores dias, que trazem nenhuma ou poucas vendas.

Uma vez que o foco de todo anunciante PPC é diminuir custo por clique e aumentar o número de pessoas que visualizam o anúncio, clicam e visitam a landing page e convertem – você precisará rastrear tudo isso. Nenhum detalhe deve passar batido.

Portanto, sua atenção deve ser estritamente dedicada em ajustar seus lances em palavras-chave, baseando-se em dispositivos, localização, dia e hora. 

Considerando os indicadores acima, se você descobrir que um dia específico da semana está gerando apenas cliques sem resultar em vendas, você poderá pausar ou parar a publicação dos seus anúncios naquele dia/data.

Por outro lado, você pode aumentar seu lance, de forma que seus anúncios possam se tornar mais visíveis em dias que gerem tanto cliques quanto vendas

Existem padrões de mercado, mesmo em relação ao dispositivo que gera as maiores conversões e CTR. De acordo com o MarketingProfs, smartphones geram a maior CTR dos anúncios do Google AdWords. Veja o gráfico abaixo:

image12

Novamente, esse resultado não será sempre o mesmo – mercados diferentes possuem benchmarks diferentes. Essa é a razão pela qual você deve testar todos os indicadores e ser coerente com eles.

5. Revise suas palavras-chave e inclua variações de cauda longa

Quando se trata de aumentar visualizações de anúncios PPC e diminuir custo por clique, você não pode se dar ao luxo de esquecer das palavras-chave de cauda longa. Você sabe que são as palavras-chave de cauda longa que geram até 80% do tráfego orgânico

image11

Profissionais do marketing mais experientes levam isso muito a sério.

Grandes marcas podem achar que não vale a pena investir tempo e dinheiro em palavras-chave de cauda longa – elas possuem orçamentos enormes e alto reconhecimento de marca, não é mesmo? Elas podem utilizar palavras-chave primárias (por exemplo, “cirurgia plástica”) e ainda assim se classificarem no Google.

Porém, se você estiver apenas começando, não ouse ir atrás de palavras-chave primárias, confrontando seus concorrentes que possuem grandes orçamentos. A concorrência é muito forte e será complicado conseguir espaço.

Por conta disso, muitas pessoas falham em alavancar seus Google AdWords para conduzir tráfego, leads e vendas para seus negócios, uma vez que escolhem dar lances nas mesmas palavras-chave usadas pelas grandes marcas.

Não faça isso.

Você deve, portanto, revisar suas palavras-chave e adicionar mais palavras-chave de cauda longa. Essas palavras-chave podem não gerar uma taxa de clique extremamente alta, mas você pode ficar seguro quanto à qualidade dos cliques que você irá conseguir ao utilizá-las.

image08

Temos aqui dois cenários:

Você prefere levar …

  • 100 pessoas que querem comprar seu produto ao seu site, ou
  • 10.000 pessoas que ainda não decidiram se irão comprar seu tipo de produto?

É obvio, você irá escolher as 100 pessoas que estão prontas para comprar, em qualquer circunstância.

Quando você adiciona mais palavras-chave de cauda longa, você não necessariamente está preocupado em ter uma grande quantidade de pessoas clicando em seus anúncios e visitando a sua landing page. Pelo contrário, você quer apenas as pessoas certas – aquelas que têm dinheiro para gastar em seu produto.

Para colocar isso em prática, se você tem uma campanha em andamento, crie grupos de anúncios que focam em palavras-chave menos competitivas.

Verdade seja dita, palavras-chave de cauda longa geralmente têm um menor volume de busca, mas com elas você irá diminuir custo por clique e converter melhore leads

Conclusão

Com tantas informações e detalhes técnicos associados à execução de anúncios PPC, você pode ficar preso somente aos dados e se esquecer das coisas simples que fazem a diferença em seus rendimentos.

Por mais simples que a execução uniforme de seus anúncios em campanhas possa parecer, isso pode te ajudar a diminuir custo por clique e aumentar o número de visualizações de anúncios que você tem por dia ou semana.

Uma das razões pelas quais eu gosto dos anúncios Google AdWords e outras plataformas de publicidade PPC (como Facebook, Instagram e LinkedIn) é a flexibilidade e controle que você tem sobre suas campanhas.

Você pode acessá-las a qualquer hora do dia, modificar seus lances em palavras-chave, pausar anúncios que estão tendo baixa performance num horário específico do dia e literalmente fazer uma engenharia reversa sobre elas, utilizando o Retargeting para Listas Segmentadas

Tráfego orgânico é divertido de conseguir, mas você precisa ser paciente enquanto constantemente produz conteúdo de alta qualidade e compartilhável.

Portanto, com os anúncios PPC do Google AdWords, você pode começar a conseguir tráfego, leads e vendas para seu negócio dentro de 24 horas – supondo que seu funil de vendas esteja bem otimizado.  

Quais outras estratégias você tem usado para aumentar a visibilidade dos seus anúncios PPC e diminuir custo por clique?

Share