Como Pesquisar Palavras-Chave com Estas 10 Ferramentas

research

O que vem a sua mente quando você ouve a frase “pesquisar palavras-chave?”

Enquanto algumas pessoas se assustam ao pensar nisso, outras possuem uma variedade de ferramentas e estratégias prontas para ter sucesso.

Não há como negar o fato de que pesquisar palavras-chave faz parte de uma estratégia de SEO avançada. Mesmo assim, isso não significa que o processo tenha que ser longo, demorado ou caro.

Isso é realmente importante? Acredite ou não, eu converso o tempo todo com pessoas que nunca conduziram uma pesquisa de palavras-chave. Elas não veem a importância de pesquisar palavras-chave e existem algumas razões para isso:

  • Elas já sabem suas duas ou três palavras-chave principais.
  • Elas não acreditam no poder de palavras-chave de cauda longa.
  • Elas têm a impressão de que pesquisar palavras-chave custa muito tempo e muito dinheiro.

Se você continuar usando essas desculpas, você nunca vai pesquisar palavras-chave da maneira certa. E com isso o seu site nunca vai alcançar todo potencial que ele pode ter.

Neste post, eu espero te mostrar o quão simples pode ser fazer uma pesquisa de palavras-chave. De maneira mais específica, eu vou apresentar 10 ferramentas que podem te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Baixe esta lista de 10 ferramentas para pesquisar palavras-chave.

Vamos começar!

1. Planejador de Palavras-chave do Google

Se você quer dados direto da fonte, é com essa ferramenta que você deve trabalhar. Como um produto Google, você pode ter certeza de que a informação é precisa e pronta para ser implementada no seu plano de marketing.

Depois de acessar sua conta, começar é tão simples como pesquisar palavras-chave usando uma frase, um site, ou uma categoria.

Por exemplo, uma busca pela frase “marketing de internet” resulta no seguinte:

image13

Para seguir a média das pesquisas mensais e os concorrentes, tem uma outra coluna que mostra o lance sugerido. Isso pode não ser importante para você agora, mas, se você decidir usar o Google AdWords isso pode ser bem útil.

Se você quer levar sua pesquisa básica a outro nível, tente algumas das ferramentas de direcionamento do Planejador de palavras-chave.

image08

Isso te da a oportunidade de reunir dados mais específicos de uma palavra-chave, para um país ou um idioma específico.

O Planejador de palavras-chave do Google é a primeira ferramenta para pesquisar palavras-chave que a maioria das pessoas aprende. Pode não ser a mais avançada. Mas, como é gerenciada pelo Google, ela deve estar sempre em mente.

2. 7search

Do mesmo jeito que o Planejador de palavras-chave do Google, a ferramenta 7search é extremamente fácil de usar.

Ao entrar na página inicial da 7search, clique no botão “Advertisers” no topo do menu de navegação. Isso vai te direcionar para uma página como esta:

image17

Continuando com os mesmo exemplos acima, vamos fazer uma pesquisa pela frase, “marketing de internet.” Aqui estão os resultados:

image16

Além das sugestões de palavras-chave, preste bem atenção no número de pesquisas mensais. Isso te dá uma ótima ideia de qual palavra-chave de cauda longa pode gerar mais tráfego para o seu site.

E, aqueles que estão interessados no tráfego pago estão com sorte. Na coluna mais a direita, você vai ver o custo médio por clique. Isso te dá uma ideia clara do quanto você vai pagar por cada clique, em relação a cada palavra-chave.

A ferramenta 7search continua sendo uma das minhas favoritas, porque é gratuita, é fácil de usar, e gera resultados de alta qualidade. Quando usada junto com o Planejador de palavras-chave do Google, não há dificuldades para obter sugestões de palavras-chave.

3. Long Tail Pro

É assim que a Long Tail Pro descreve sua ferramenta:

“O Software de Análise de Competidores e de Pesquisa de Palavras-Chave Mais Completo do Mundo.”

Essa pode ser uma afirmação ousada, mas depois de usar a Long Tail Pro, você provavelmente vai concordar. Apesar do fato dessa ferramenta te cobrar $37/mês, você vai ter várias funções em troca.

Tem muito o que se gostar no Long Tail Pro, incluindo sua velocidade. Se você já experimentou ferramentas para pesquisar palavras-chave, você sabe que algumas são extremamente lentas, tão lentas que você talvez tenha desistido da pesquisa antes de obter resultados.

De acordo com o Long Tail Pro, essa ferramenta é oito vezes mais rápida que a Market Samurai, outra provedora líder.

Além disso, uma única pesquisa gera até 800 palavras-chave. De forma simplificada, você pode gerar uma lista de mais de 1.000 palavras-chave em questão de poucos segundos. É isso que eu chamo de rápido.

Ainda melhor, a Long Tail Pro pode ajudar com a análise de concorrentes. Em vez de pesquisar manualmente os 10 melhores resultados para sua palavra-chave alvo, a ferramenta faz todo esse trabalho para você. Ela te fornece resultados com alto nível de informação, como o uso de palavras-chave nos meta dados, Moz Rank, idade do domínio e o número de backlinks.

Quando se trata da ferramenta para pesquisar palavras-chave mais abrangente e avançada do mercado, é difícil encontrar alguma como a Long Tail Pro.

image06

4. Bulk Keyword Generator

Algumas ferramentas são melhores para tarefas específicas, como é o caso da Bulk Keyword Generator.

Para aqueles que estão interessados em SEO local, ajudando aos clientes para ter um posicionamento mais alto nos ranking de busca, essa ferramenta é essencial.

Em resumo, seu objetivo principal é te ajudar a encontrar as palavras-chave locais que os consumidores já estão usando para pesquisar.

Primeiro, você precisa escolher um tipo de negócio:

image05

Depois, digite sua localização. Por exemplo, Los Angeles, Califórnia.

image11

Depois de clicar no botão “generate keywords,” você vai encontrar uma lista relevante de palavras-chave locais.

image01

Com essa ferramenta gratuita e rápida, você pode gerar quantas listas de palavras-chave você quiser. Ela leva apenas alguns segundos para fazer uma busca, então você não vai demorar pra saber quais palavras-chave focar.

Dica: você também pode exportar os resultados em CSV, o que pode te ajudar a organizar e consolidar as informações.

Se você está interessado em SEO local, você deve conhecer a Bulk Keyword Generator. Ela foi criada para profissionais de marketing, como você.

5. SECockpit

Toda ferramenta nessa lista faz algo extremamente bem. Entretanto, a SECockpit é uma daquelas que é top de linha, fora do gráfico.

A SECockpit é avançada. A SECockpit fornece resultados matadores. E, mais importante, a SECockpit é fácil de usar.

Uma das coisas que eu mais gosto sobre essa ferramenta é a habilidade de gerar palavras-chave com pouca concorrência. Isso te dá a oportunidade de aprofundar, passando seus concorrentes, para descobrir quais palavras-chave te dão melhores resultados nas classificações.

Assim como a Long Tail Pro, uma busca é mais do que uma busca. Para cada palavra-chave, você recebe uma análise completa dos 10 melhores sites. Isso inclui o número de backlinks, os fatores de SEO on-page, PageRank e mais.

Quando você combina a capacidade de realizar pesquisas de maneira rápida e eficiente com poderosos recursos de análise competitiva, você acaba com uma ferramenta que faz tudo. É por isso que tantos profissionais de marketing consideram a SECockpit a ferramenta ideal.

image07

6. Seed Keywords

Você já se perguntou muitas vezes se as pessoas realmente pesquisam pelas palavras-chave que você incorpora no seu conteúdo? Se sim, você não é o único. E, se sim, você não vai ser a primeira pessoa a usar a Seed Keywords para esclarecer as coisas.

É assim que a ferramenta é descrita, no seu site oficial:

“Encontre palavras-chave, com uma pequena ajuda dos seus amigos. Basta criar um cenário de pesquisa e pedir que os seus contatos digitem a palavra-chave que usariam para resolvê-lo.”

Como você pode ver, essa abordagem é totalmente diferente do que você vê nas outras ferramentas dessa lista.

Com essa ferramenta gratuita, você pode ter uma ideia clara do que as pessoas estão buscando.

É assim que funciona:

  • Crie um cenário para uma consulta de pesquisa
  • Dê uma URL específica para a sua lista de contatos
  • Veja sua lista de palavras-chave encher

Essa é uma abordagem interessante para pesquisar palavras-chave que podem te ajudar a entender melhor o que as pessoas estão realmente digitando nos mecanismos de busca.

Essa é a página de resultados, quando feita a seguinte pergunta:

“Você tem um PC com defeito. Você precisa concertá-lo. Pelo que você pesquisaria?”

image14

Essa é uma abordagem interessante, pois você está recebendo uma informação verdadeira, de pesquisadores reais. Pelo fato de requerer um pouco mais de trabalho da sua parte, essa pode não ser uma das ferramentas mais populares, mas os resultados são direcionados e precisos. E, é isto que faz com que os usuários voltem a utilizá-la, repetidamente.

7. Soovle

Se você nunca usou essa ferramenta para pesquisar palavras-chave, é hora de você mudar seus hábitos. Aqui estão alguns motivos:

  • É gratuita.
  • Leva apenas alguns segundos para fazer uma busca.
  • Te fornece sugestões completas de uma variedade de fontes, incluindo Google, Amazon, Yahoo, Wikipedia, entre outros.

Vamos continuar com a busca pelo termo, “marketing de internet.” Aqui está o que você vai ver, se fizer uma pesquisa na Soovle:

image04

Você pode passar pelas páginas para ver os resultados de outras fontes. Por exemplo, aqui está o que você tem como resultado pelo Yahoo:

image02

E, aqui pelo Wikipedia:

image12

Você entendeu. Com a Soovle, você tem sugestões de preenchimento automático das fontes mais importantes.  Ainda que você deva dar maior atenção ao Google e ao Yahoo, por serem os maiores mecanismos de busca, não negligencie os outros.

Lembre-se, você está usando a ferramenta Soovle para descobrir palavras-chave. Você não precisa necessariamente usar apenas o que o Google te fornece. Algumas vezes você precisa sair da caixa para encontrar o que procura.

8. Term Explorer

Se você deseja descobrir as palavras-chave mais rentáveis, essa ferramenta pode te dar os dados que você procura. Aqui está a sua descrição:

“A TermExplorer entrega o maior volume de palavras-chave relevantes e os dados mais práticos disponíveis da concorrência”

Mais do que as outras ferramentas, existem várias características e opções com a Term Explorer. Você vai ver o que isso significa, quando criar o seu primeiro trabalho.

image18

A página de resultados é cheia de dados de alto nível que vão te manter ocupado por um bom tempo. Felizmente, uma vez que você aprendeu a usar a ferramenta, você não vai levar mais muito tempo para focar nos dados que são mais importantes para você.

Um busca por, “marketing de internet” gerou 976 palavras-chave. Os resultados se dividiram em seis colunas, incluindo:

  • Palavra-chave
  • Concorrência PPC
  • Média de Busca Mensal
  • Média de CPC
  • Nível de Repetição
  • Combinação Exata de Domínio Disponível?

Como a maioria, você vai gastar tempo revisando as palavras-chave e a média de buscas mensal.

image00

Além do recurso analisador de palavra-chave, não se esqueça de aprender mais sobre o Analisador de URL. Isso pode te fornecer uma ideia de alto nível sobre uma URL:

image03

Não é só útil para analisar o seu próprio site, como também para te dar uma ideia de como os seus concorrentes estão se saindo.

A Term Explorer é tudo, menos uma ferramenta básica para pesquisar palavras-chave. Seus dados são avançados e não te deixam esperando.

9. Keyword Tool Dominator

Outra ferramenta para pesquisar palavras-chave que fornece sugestões de preenchimento automático. Essa fornece dados das melhores fontes como o Google, Bing e o YouTube.

De acordo com a Keyword Tool Dominator, ela faz algo que as outras ferramentas semelhantes não fazem:

“O ingrediente secreto é como a ferramenta Keyword Tool Dominator simula um usuário de verdade digitando os termos de busca com pequenas variações para encontrar centenas de sugestões de  palavras-chave em um pequeno período de tempo.”

Se você acha que isso é legal, ou que é algo que pode te ajudar a descobrir palavras-chave de cauda longa de alta qualidade, você tem que experimentar a Keyword Tool Dominator.

É assim que você começa:

image09

Quando você fizer a busca, você vai ver duas caixas separadas

  • Resultados de Palavra-Chave
  • Sua Lista de Palavra-Chave

Ao revisar os resultados de palavra-chave, você vai ter a oportunidade de adicioná-las a sua lista de palavra-chave para usar depois.

image15

Você pode fazer três buscas grátis com essa ferramenta, então eu sugiro que você faça. Isso vai te dar uma ideia melhor de como ela funciona, se os resultados vão atender as suas necessidades, e se ela pode te ajudar a descobrir os tipos certos de palavras-chave.

Com um nome como Keyword Tool Dominator, já dá pra saber onde você está entrando. A única questão que resta é, “você será capaz de usá-la em seu benefício?” Você não vai saber enquanto não fizer algumas buscas e testar os resultados.

10. HitTail

A HitTail tem muitas vantagens, incluindo o seguinte:

“Com mais de 1,3 bilhão de palavras-chave analisadas, a HitTail é uma ferramenta que comprovadamente leva mais visitantes ao seu site.”

Agora você precisa decidir se a HitTail te oferece algo que as concorrentes não oferecem. A maioria das pessoas acredita que ela oferece.

Existem três coisas que ajudam essa ferramenta a se destacar:

  • O uso de um algoritmo sofisticado que garante que você receba sugestões de palavra-chave baseadas em dados reais.
  • Não é necessário código de rastreamento. Você pode instalá-la no seu site em poucos minutos.
  • Fornece uma lista de palavras-chave que te dá mais tráfego. Em outras palavras, não há mais dúvidas sobre em que a sua audiência está interessada.

Então, como exatamente a HitTail funciona? Depois que você registra uma conta, você imediatamente vai ver o seguinte:

image10

Ideias de palavra-chave não são geradas pelas buscas que você faz. Em vez disso, você recebe ideias baseadas nos dados da sua conta do Google Search Console. Essa é uma camada adicional de sofisticação que as outras ferramentas não possuem.

Quando tudo estiver configurado e a HitTail for capaz de pegar os dados do sua conta do Google Search Console, você está pronto. Neste ponto, você vai receber sugestões regulares de palavra-chave.

A ferramenta não apenas importa palavras-chave do Google Search Console, como também analisa cada uma por meio de um algoritmo do HitTail que fornece assuntos que podem impulsionar a sua classificação nos mecanismos de busca e aumentar o seu tráfego.

Embora você possa testar a ferramenta HitTail de graça, em algum momento você pode querer atualizar para uma conta paga. Uma conta pessoal custa $9,95/mês e é boa para 200 palavras-chave/mês. Além de sugestões de palavras-chave entregues no seu email semanalmente.

A HitTail é uma das minhas ferramentas preferidas. Você não deve considerar isso como um gasto, mas como um investimento para o sucesso do seu negócio.

Conclusão

Existem vários benefícios de se fazer uma pesquisa de alta qualidade de palavras-chave, incluindo o fato de que isso pode levar a milhares e milhares de pesquisa de calda longa.

Você provavelmente não vai usar todas essas 10 ferramentas ao mesmo tempo, já que várias delas fornecem o mesmo nível de características, mas vale a pena experimentar todas elas. Quando você encontrar algumas que combinem com o seu estilo de marketing, você pode confiar nelas para te ajudar em todos os aspectos da sua pesquisa de palavras-chave.

Quais outras ferramentas você adicionaria nessa lista? Compartilhe suas ideias na seção de comentários abaixo.

Share