Como Combater o Bloqueio Criativo Com 10 Técnicas Fantásticas

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Ansiedade. Estresse. Desespero.

Essas são tipicamente as 3 etapas que levam ao seu pior pesadeloEssa tela em branco começa a drenar a sua energia.

Você suspira e coça a cabeça.  De alguma forma você consegue escrever algumas ideias. Mas, novamente, você perde o foco. Seus dedos param de se mover.

Estou certo de que isso já aconteceu com você – o bloqueio criativo do escritor.

O Que é Bloqueio Criativo?

Bloqueio criativo pode ser entendido como uma dificuldade que as pessoas têm em determinado momento de ter uma nova ideia ou inspiração. Pode acontecer com qualquer um, principalmente com os profissionais que trabalham diretamente com a criatividade, como por exemplo, músicos, artistas e escritores.

Você está tendo dificuldades para gerar novas ideias para posts do blog por causa do bloqueio criativo? Baixe esta lista com 10 ferramentas fantásticas para se livrar deste problema.

Você se pergunta:

Como os escritores e blogueiros profissionais conseguem avançar com ideias interessantes e escrever conteúdo de alta qualidade de forma consistente?

Será que eles não são vítimas desse bloqueio do mal?

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Eu sofro.

Então, como é que eu consigo escrever 4-5 posts de blogs de alta qualidade a cada semana?

É porque eu desenvolvi um sistema.

Isso não significa que eu não me perca no meio do caminho. Mas quando eu fico estressado, tenho soluções criativas e ferramentas técnicas para acalmar os nervos.

Elas trabalham para mim.

Assim, neste artigo, quero compartilhar algumas dessas ferramentas e técnicas criativas com você.

No final do artigo, você vai se sentir confiante e ver o bloqueio criativo do escritor com uma perspectiva diferente.

Mas antes de começar a explorar estratégias criativas, quero te dizer as principais razões que levam ao bloqueio criativo. 

5 motivos que levam a um bloqueio criativo

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A boa notícia sobre o assassino da criatividade é – já fizeram a engenharia reversa.

Tentar entender os motivos que levam ao bloqueio irá colocá-lo em uma posição melhor para enfrentá-lo. E, eventualmente, superá-lo.

Então, vamos começar com as 5 causas mais comuns.

1. Perfeccionismo – A maioria dos escritores não é capaz de cuspir diamantes em seu primeiro esboço. Então eles começam criando um esboço usando palavras mais complicadas, mas que vão se encaixando.

Você também precisa abrir mão do jeito preguiçoso de escrever e também das frases prolixas. Não se preocupe com seus deslizes gramaticais e de pontuação no primeiro esboço.

Toda vez que você apertar “backspace para corrigir uma frase, você perde o ritmo.

Então, você perde a ideia flutuando em sua cabeça. E outra.

Antes que você perceba, o bloqueio terrível vai atacar.

A verdade é que a sua busca por perfeição nunca vai acabar. Mesmo após polir cada palavra, você pode criar versões melhores de suas frases.

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Então, desligue o editor interior.

Dê um tempo a si mesmo.

E deixe a sua imperfeição dar vida a sua escrita.

2.  Medo de sucesso do passado – Você acaba de publicar um post enorme de sucesso recebendo milhares de compartilhamentos de mídia social e uma centena de comentários.

Agora você se sente pressão por desempenho, será que você vai ser capaz de igualar a qualidade e os números do seu conteúdo anterior?

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Não há problema em obter tais arrepios.

Mas não reflita sobre esse sentimento por um longo tempo.

Seu trabalho é escrever e publicar de forma consistente.

Escrever ajuda no desenvolvimento de seus músculos criativos. Seu público também aprecia uma conduta profissional. E eles antecipam seus artigos.

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3.  Medo de rejeiçãoVocê tem um herói na escrita, certo?

Você modela a sua escrita e deseja alcançar o nível de sucesso que eles têm.

Mas, quando você está prestes a apertar o botão de publicar, começa uma estranha sensação de formigamento. Uma infinidade de dúvidas despejam em sua cabeça.

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E se ninguém ler o seu artigo? E se o seu público não gostar de seu estilo de escrita? Você realmente tem talento criativo que vale a pena publicar?

Então, como você pode desconstruir esse medo?

Ao aceitar a dor e apertar o botão de publicar.

Não é o fim do mundo.

Ao publicar o seu trabalho, você pode solicitar feedback. Só então você vai descobrir o que está funcionando na sua escrita e o que não está. Então, você pode ajustar sua escrita e melhorar suas habilidades.

4.  Paradoxo da escolhaÀs vezes pode parecer estressante encontrar um assunto que valha a pena escrever. Há tantas opções. E a liberdade vai deixá-lo paralisado e insatisfeito.

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A solução?

Desafie-se a escrever sobre restrições cuidadosamente projetadas.

Um exemplo brilhante são as obras-primas do Dr. Seuss (ambos best-sellers):

1. O gato no chapéu – livro de 65 páginas escrito usando apenas 225 palavras únicas.

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2. Ovos Verdes e Ham – livro de 62 páginas escrito apenas usando 50 palavras diferentes.

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Você pode começar com esta lista de restrições e libertar o seu gênio criativo interior.

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5. O tédio inevitável da rotina – Você estava determinado a se tornar um blogueiro de alto nível. Então você começou a escrever 500 palavras por dia. Em alguns meses, você conseguiu escalar até 1000 palavras por dia.

Mas em uma manhã, você quis desistir. Você não tinha nenhuma nova ideia para trabalhar. E você não pode poupar tempo para escrever todos os dias.

James Clear – um blogueiro de excelente performance – se expressou assim recentemente.

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Mas James não desistiu. Ele superou a dor da disciplina e escreveu de qualquer maneira.

Você deve fazer o mesmo quando o tédio de seguir uma rotina aparecer – Use um pouco de coragem e comece a trabalhar.

12 técnicas criativas para combater o bloqueio criativo

Mesmo depois de conhecer as causas de um bloqueio, você não pode evitá-lo.

É inevitável para artistas experimentar uma perda de energia criativa.

Quando você lutar para criar ideias originais, você vai querer jogar a toalha.

Deixe ela firme.

Tente estas técnicas criativas usadas por bons escritores para combater seu bloqueio.

1. Desligue todas as distrações digitaisHá uma enorme possibilidade de que você esteja inconscientemente consumindo conteúdo na internet.

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Isso está sugando sua energia e tornando-o menos produtivo.

Então, desligue o seu notebook. Resista à tentação de pegar seu telefone celular. Agora respire fundo e tente limpar sua mente de pensamentos inúteis.

Ao sentir que você está consciente do momento atual, tente escrever novamente.

2. Escreva Livremente – Não pense, apenas escreva.

O objetivo do processo é de se atingir o seu fluxo criativo.

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Use estas regras para alcançar os melhores resultados.

  • Estabeleça um período de tempo fixo e comece a escrever.
  • Deixe as ideias irem até você.
  • Não se preocupe com pontuações, grafias e gramática.
  • Não critique seus pensamentos ou textos escritos.
  • Escreva parágrafos, não listas.
  • Depois que o tempo se esgotar, leia o que você escreveu. E filtre as boas ideias.
  • Dê uma direção de escrita com base nas ideias que você escolheu.

Se você gostar do resultado do processo, incorpore-o na sua rotina de escrita.

420Fables é uma grande ferramenta para escrever livremente.

Jory Mackay usou escrita livre para escrever 20 posts em 2 dias.

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3. Tire umas férias – Você se sente exausto para atender consistentemente às demandas dos blogs?

Então, você pode estar passando por um esgotamento.

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Você precisa desfazer o dano e não deixar que o estresse se intensifique.

Uma boa maneira de iniciar a sua recuperação é viajar.

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Harleena do Aha-Now mostra como blogueiros podem se preparar para uma pausa.

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4.  Utilize cafeínacafé é poderoso para acender seus sucos criativos. Dentro de 15 minutos, ele vai entrar na corrente sanguínea e você começa a se sentir mais alerta.

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Veja este vídeo para entender a ciência de como seu cérebro é afetado por beber café.

Kyle explica como o café aumenta a criatividade e pode ajudar a escritores.

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Mas beba café com moderação. Não deixe isso atrapalhar o seu ciclo de sono.

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5. Mude o seu ambiente de trabalho – Austin Kleon (Escritor do Fast Company) tem dois espaços de trabalho. A mesa digital para trabalho analítico e uma mesa analógica bagunçada para tarefas criativas.

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Então, não deixe que sua estação de trabalho venha a estagnar o seu processo de pensamento.

Experimente vários ambientes e encontre o que funciona melhor para liberar sua pressão.

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6. Limpe sua casa ou tome um banho – Se você é um fã do Big Bang Theory, então você pode se lembrar do Sheldon Cooper trabalhando na CheeseCake Factory.

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Sheldon ficou preso com um problema de física.

Depois de ficar algumas noites sem dormir, ele tomou uma rota não convencional.

Inspirado por Einstein, ele acreditava que a execução de uma tarefa qualquer que não ocupe a mente iria ajudar seu músculo criativo.

E Sheldon estava certo.

Uma tarefa simples como a limpeza, dirigir ou tomar um banho relaxa seu cérebro.

E, como seu cérebro desliga, o momento eureka pode atacar.

Grandes ideias começam a surgir.

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Então, da próxima vez que você estiver preso com um artigo:

Execute uma tarefa tediosa – jardinagem, dobrar suas meias, lavar roupas ou limpeza.

7. Ouça música relaxante – Música está ligada às nossas emoções e pode ser usada como uma ferramenta de gestão eficaz do estresse.

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Ouvir música acalma os nervos e levanta seu humor. Assim, ela pode ajudá-lo a se concentrar na escrita.

Aqui está um clipe de música composta usando um neuro-programador. A sessão pode te dar uma energia melhor e acender novas ideias ao limpar sua mente.

Dê uma chance.

As pessoas possuem gostos variados na música. Alguns autores acham que só a música instrumental funciona para eles. Outros, Beethoven.

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Então dê uma chance à música clássica, jazz e outros gêneros musicais. E descubra o que funciona melhor para você.

8. Leia um romance do seu autor favorito – Simplifique, ler um livro melhora suas conexões cerebrais.

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Ele amplia o seu cérebro para um grau mais elevado do que assistir a um filme ou ouvir um livro.

Surpreendentemente, 42% dos graduados nunca leram um livro depois da faculdade.

Mas, como um bom escritor, eu acredito que você tem uma pilha de romances.

Então, aproveite a criatividade do seu autor favorito, flexione sua imaginação e encha o tanque criativo.  

Em breve, você vai se sentir inspirado para voltar ao teclado.

9. Saia para uma caminhadaficar sentado por longos períodos não é saudável. Um artigo do Huffington Post disse que sentar é o equivalente a fumar para a nossa geração.

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Não é de se admirar que Steve Jobs tinha reuniões a pé. E Mark Zuckerberg também realiza reuniões a pé.

Ainda não se sente motivado a ficar fora de sua cadeira?

Aqui está a ciência por trás da caminhada.

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E sua criatividade continuará fluindo por um curto período, mesmo depois de parar de andar.

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Já está querendo sair da cadeira?

10. Jogar videogame – Jogar pode desencadear liberação de endorfinas substâncias químicas naturais do corpo que te fazem sentir bem. Uma pesquisa descobriu que videogames induzem a um estado de espírito positivo, despertam a criatividade e habilidades para resolver problemas.

Então, faça uma pausa das frustrações do bloqueio criativo e se divirta com videogames. Você vai se sentir com mais energia e estimular a sua imaginação.  

Se você não é um fã de videogames, tente Associações.

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11. Leia/veja coisas inspiradoras – Você não se sente motivado, certo? Então, se inspire com citações motivacionais. Ou veja a biografia de um artista no YouTube.

Esta motivação externa pode eventualmente levar a motivação interna para escrever.

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James Chartrand foi além. Ele aconselha o uso de citações motivacionais como fonte para novos posts e quebrar o bloqueio criativo do escritor.

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12.  Durma – Não dê uma pausa para caminhar. Ou beber café. Ou ler um romance.

Nenhuma das estratégias acima irá funcionar.

Porque você já teve o suficiente por hoje.

Seu cérebro esgotou.

Deixe estar. E tenha um bom sono.

Você pode enfrentar o bloqueio na manhã seguinte com uma mente rejuvenescida.

É até possível que um sonho lhe dê a direção para o seu artigo.

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Antes de ir para a cama, você pode ouvir este programa de sono profundo por The Brain Garage.

Ele contém um roteiro de afirmações para ajudar escritores a superar o bloqueio. Ele também vai ajudá-lo a dormir bem.

10 ferramentas profisisonais de marketing de conteúdo para superar o bloqueio criativo do escritor

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As técnicas criativas foram incapazes de preencher a sua mente com novas ideias para escrever?

Sem problemas.

Aqui estão 10 ferramentas técnicas que vão ajudá-lo a superar o bloqueio criativo.

Não se assuste ao ouvir a palavra “técnica”, como a maioria das empresas.

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Como um blogueiro, você precisa adotar tecnologias do marketing. Vai ajudá-lo a automatizar processos tediosos e racionalizar o seu negócio.

Por agora, vamos acabar com seu bloqueio criativo com ferramentas que semeiam ideias de escrita.

1.  HubSpot Blog Topic GeneratorApenas insira três substantivos e você terá uma lista ideias para posts no blog para a semana toda.

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Aqui estão os resultados usando tecnologia móvel como um substantivo.

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Aqui estão os resultados usando 3 substantivos – arte, criatividade e design.

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Esses resultados são bons pontos de partida para o seu novo post.

Mas aqui estão algumas dicas para extrair um grande valor da ferramenta.

Dê uma direção de escrita a partir desses títulos. Por exemplo: “14 erros comuns sobre criatividade” é um grande assunto para se escrever.

Como um profissional de marketing, eu posso criar um post sobre mitos relacionados à arte.

Ou então sobre como a arte precisa de uma audiência. E aí oferecer uma solução (construir uma lista de e-mail).

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Você também deve criar títulos atraentes e inserir seu próprio estilo. O título que você usa para o seu artigo deve se relacionar com a imagem da sua marca.

Por exemplo – “O pior conselho que já ouvi sobre design” não me parece ser interessante. Eu preferiria usar “Não cometa esses erros de design (91% dos blogs fazem isso no seu primeiro ano)”

Por último, não escolha um título diretamente. Existem milhares de outros profissionais de marketing que jogam palavras-chave para obter os mesmos títulos. Joel K lista as limitações da ferramenta apropriadamente.

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Você também pode usar outras ferramentas de geração de ideias de conteúdo para mais ideias – Content Strategy Helper, ContentIdeator e Portent Content Idea Generator.

2.  Uber SuggestVocê já ouviu falar de palavras-chave de cauda longa?

Elas são alvos lucrativos para os profissionais de marketing, pois elas convertem bem.

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Mas os profissionais de marketing de conteúdo inteligentes, como você, também as usam de forma inovadora:

Para dar uma direção para sua escrita.

Deixe-me mostrar um exemplo usando Ubersuggest – uma ferramenta que gera centenas de sugestões de palavras-chave de cauda longa.

Passo 1 – Digamos que você não consegue pensar em um bom tema para o seu próximo post.

Você esbarra na Atualização móvel do Google. E pensa em escrever  sobre a importância e o processo de fazer um site responsivo.

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Isso é tudo que você precisa para começar com o Ubersuggest.

Agora vá até o Ubersuggest.org e digite a palavra-chave alvo na caixa de pesquisa.

Em seguida, clique no botão sugerir.

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Passo 2 – Você é apresentado com 117 resultados de palavras-chave de cauda longa que são pesquisados ​​ao lado da sua consulta – “tornar o site móvel amigável.”

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Passo 3 – As palavras-chave acima são potenciais sub-temas para o seu post sobre fazer site responsivo. Porque elas estão sendo pesquisadas pelo seu público-alvo.

Então, aqui está o que você pode inserir em seu post:

  • Inclua um subtítulo listando as estratégias de fazer sites em WordPress compatíveis com dispositivos móveis.
  • Adicione as alterações de codificação necessárias no estilo CSS do site para fazer o site responsivo.
  • Escreva um tutorial sobre como fazer site responsivo usando o Dreamweaver.
  • Desça até encontrar palavras-chave mais relevantes para inserir como um subtema no seu post.

Na seção j, descobri que as pessoas também estão procurando fazer sites responsivos em Joomla.

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Recolha todas as palavras-chave que você achar interessante.

Passo 4 – Filtre sua lista de palavras-chave coletadas no terceiro passo. Apenas escolha aquelas que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Passo 5 – Estruture seu post com as palavras-chave de cauda longa selecionadas como sub-temas. Inclua quaisquer outras ideias que surgirem e crie uma estrutura de tópicos para o seu post.

Aí está.

Você acabou de derrotar o bloqueio criativo com um contorno brilhante que vai impressionar o Google e seu público-alvo.

Você também pode encontrar sinônimos e palavras-chave relacionadas na parte inferior dos resultados de busca do Google.

Olhe para as opções de ‘pesquisas relacionadas’.

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3.  BuzzSumoA melhor validação antes de escrever um post de blog é a simpatia do seu público-alvo pelo assunto. Correto?

O BuzzSumo é uma ferramenta útil que você pode usar para dissecar seu mercado.

Ele te dá os conteúdos mais compartilhados nas redes sociais para as palavras-chave pesquisadas.

Você pode limitar seus resultados para o ano passado, 6 meses ou mesmo na semana passada.

Quando você se sentir sem ideias, dê uma olhada no BuzzSumo.com.

Em seguida, pense em qualquer assunto amplo que você pretende escrever sobre. E insira-o na barra de pesquisa do BuzzSumo. Em seguida, pressione o botão Go.

Eu digitei marketing de conteúdo.

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Aqui estão os resultados classificados pelo número de compartilhamentos sociais.

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Acho que você já encontrou muitas ideias potenciais para seu próximo post.

Você também pode mexer com os filtros dentro do BuzzSumo.

Para encontrar o conteúdo mais popular em uma plataforma de mídia social particular use o recurso ‘Ordenar por’.

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Você também pode inserir a URL do blog do seu concorrente, analisar os conteúdos que mais geram resultados para ele, e escrever conteúdos melhores sobre o assunto.

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Você também pode encontrar tendências de conteúdos na semana passada usando a opção “filtro por data” na barra lateral esquerda.

Eu uso regularmente o BuzzSumo para pesquisas de conteúdos populares e modelar títulos de alto desempenho.

Um exemplo:

Este post bem popular Consiga Sua Pós Graduação em Marketing Digital com Estes 12 Guias e 2 Cursosfoi inspirado no CopyBlogger.

Foi com base no seu post de sucesso “Uma Educação sobre Marketing Digital em 16 de Ebooks e 20 e-mails. Grátis.

4.  Quora – Milhões de usuários curiosos passam tempo no Quora todos os meses. No mês passado, eles tiveram 40 milhões de visitas no site.

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A coisa brilhante sobre o Quora é que ele tem uma comunidade envolvente que faz perguntas sobre quase todos os assuntos.

Você pode usar as perguntas populares do seu nicho para despertar o seu músculo de ideias. Em seguida, escreva um post sobre uma carência comprovada.

Isso é muito bom, não é?

Brian Dean cavou o Quora para descobrir palavras-chave que muitas pessoas da comunidade de SEO estavam usando.

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Então, ele a usou no título de um post de blog.

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E ele agora ocupa o número um no Google para a busca.

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Deixe-me dar outro exemplo.

Suponha que você queira escrever sobre “monitores lcd.” Aqui estão as perguntas mais populares feitas pela comunidade Quora sobre o assunto.

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Essas 3 perguntas lhe dão bagagem suficiente para começar a escrever seu artigo.

Usando essa ferramenta de marketing inexplorada, você vai encontrar assuntos que não estão disponíveis convencionalmente.

5. Pesquise no Google Analytics – Às vezes, a solução para seus problemas está bem na frente de você.

Mas você precisa analisar e tirar conclusões.

O Google Analytics vai lhe dar insights sobre o tipo de conteúdo que tem funcionado para o seu público no passado.

Passo 1 – Entre na sua conta do Google Analytics. E escolha um período de tempo para ver os seus resultados.

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Passo 2 – Clique em Comportamento na barra lateral esquerda. Em seguida, escolha visão geral.

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Você vai ver as páginas mais populares de seu site.

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Passo 3 – Agora você pode ter novas ideias a partir do seu conteúdo mais popular. Há grandes chances de que o público goste desses artigos.

Exemplo – Mark Schaefer escreveu um post sobre o porquê do marketing de conteúdo não ser sustentável em 4 de janeiro de 2014. O post teve muito sucesso devido à sua natureza controversa.

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Um ano mais tarde, Mark seguiu com um artigo sobre choque de conteúdo.

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Esse segundo post também se saiu muito bem.

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Mark não precisou buscar em seus Analytics para validar um acompanhamento sobre choque de conteúdo. Porque o anterior tinha explodido o mercado do marketing de conteúdo.

Seu caso pode ser diferente e ter a ajuda de seus dados não vai doer.

Você também pode usar suas análises para descobrir suas páginas com pior desempenho.

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Em seguida, analise porque o conteúdo não teve bom resultado com o seu público.

E se comprometa a não repetir o mesmo erro.

6.  WorkFlowyQuer debater e organizar suas ideias ao mesmo tempo?

Então, o WorkFlowy é a ferramenta perfeita para armazenar suas informações em forma de tópicos (sem distrações).

Ele tem um design minimalista com características poderosas para navegar, pesquisar e criar hierarquia.

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É famoso principalmente como uma ferramenta de lista de tarefas.

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Mas também é poderoso para os profissionais de marketing de conteúdo, pois ele pode organizar suas ideias da forma como você pensa (em listas aninhadas).

Aqui está um esboço que a Zapier criou para seus posts do blog, nas ferramentas de edição.

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Além disso, você não precisa se preocupar em ter muitos tópicos.

Desde que você tenha bons recursos de busca e de marcação com base em hash-tags dentro da ferramenta.

Bonafide, uma empresa de inbound markering, usa regularmente o WorkFlowy no seu processo de criação de conteúdo.

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O design do WorkFlowy é intuitivo. Você pode integrá-lo em sua rotina de escrita imediatamente.

Aqui está um vídeo tutorial para você começar.

7.  Aplicativo móvel Evernote – Lembra que eu disse que ideias criativas podem atacar a qualquer momento – enquanto você está correndo, fazendo compras de supermercado ou treinando na academia?

Por todas essas ocasiões inconvenientes, instale esse aplicativo útil em seu smartphone – Evernote.

O blogueiro autor de best-sellers no New York Times, Michael Hyatt, usa o Evernote para organizar seus posts e recolher ideias.

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Aqui está um esboço que ele criou.

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A melhor parte é que os seus dados são armazenados na nuvem. E ele é sincronizado em vários dispositivos que você usa.

Como escritor, ideias são a sua moeda. É crucial capturar estas jóias preciosas em qualquer momento inconveniente que elas apareçam.

Usando o Evernote constantemente, você estará repleto de novos temas de postagem no blog e provavelmente nunca mais vai sofrer um bloqueio criativo.

Finalmente, se você está perdendo muitas ideias no chuveiro, então considere comprar o Aqua Notes.

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8.  Mapeamento da menteMapas mentais são ótimos para brainstorming, planejamento e organização de suas ideias. Eles têm sido usados desde o terceiro século.

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Você pode aproveitá-los para expandir a sua ideia e criar ângulos diferentes para escrever um post de blog.

Digamos que você queira escrever sobre “Arte como um hobby.” Aqui estão as possíveis formas de abordar o assunto.

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Você também pode modelar um tema popular em seu blog e fazer um brainstroming de ideias relacionadas. Aqui estão algumas ideias para modelar o título “Porque você deve usar o desenho como hobby.”

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Melissa utiliza regularmente mapas mentais para escrever seus posts. Aqui está o conselho dela se você ficar preso.

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Para começar com o mapa mental você pode usar uma ferramenta gratuita como MindMup.

Aqui estão 5 outras ferramentas de mapas mentais recomendadas pela audiência do Lifehacker.

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9. Papel e caneta – Eu já lhe disse como distrações digitais podem sugar sua energia.

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Então, se você se sentir estressado com a luz branca, gostaria de encorajá-lo a tomar a rota clássica: caneta e papel.

De fato:

Uma pesquisa descobriu que a escrita cursiva envolve mais partes do nosso cérebro do que digitar.

Porque a escrita no papel é mais trabalhosa e lenta, o que nos obriga a processar as nossas ideias profundamente.

Então, deixe seu laptop longe. Compre um caderno e caneta. E use as mãos para combater o bloqueio criativo e desenvolver o seu cérebro.

10. Implemente a Técnica Pomodoro com o Tempo Doser

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Alguma vez você já procrastinou depois de decidir se sentar e escrever um post de blog?

Eu já.

Quando você abre o seu feed do Facebook ou Twitter, o ciclo interminável de consumo de conteúdo e monitoramento das menções da sua marca começam.

Uma solução para o problema é a técnica Pomodoro. Ele te ajuda a manter o foco, sem distrações.

Aqui está uma análise em vídeo da técnica.

Se você quer uma ferramenta gratuita para implementar a técnica:

Use extensão do Chrome Tempo Doser.

Uma solução mais profissional é o Focus Booster App. Ele tem recursos analíticos para medir sua produtividade.

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Conclusão

É romântico dizer às pessoas que você está sofrendo de um bloqueio criativo. Ou entrar em auto-piedade sobre isso.

Mas não caia nessas armadilhas.

A menos que você esteja doente, você está desperdiçando tempo.

Uma pesquisa descobriu que apenas 22% da nossa criatividade é herdada de nossos genes. Os 78% restantes são determinados pelo ambiente, educação e prática.

Então, faça alguma coisa. Comece com uma das técnicas criativas que eu listei.

Se isso não funcionar, use uma ferramenta de marketing de conteúdo da lista.

Provavelmente você vai acabar com o bloqueio criativo adotando esses passos práticos.

Se não conseguir, então você pode –

  • Deixar o post atual de lado e trabalhar em um novo projeto.
  • Vá dormir.

Mas não desista. Nem se estresse por causa do bloqueio criativo.

Você é um artista. E, como Elizabeth Gilbert coloca nesta palestra do TED – você tem que se mostrar a cada dia.

Quais são as técnicas que você usa para combater o bloqueio criativo? Você acredita que o bloqueio pode ser superado usando ferramentas e técnicas?

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