Como Superar o Bloqueio Criativo e Escrever Textos Persuasivos

writers block

Eu sei que você já está familiarizado com o bloqueio criativo do escritor. Todo escritor acaba enfrentando esse bloqueio em algum momento.

Mas, o propósito de um copywriter é bem diferente do objetivo de um escritor. Um copywriter escreve um texto que vende.

E, o bloqueio de um copywriter pode produzir resultados desastrosos.

Qualquer um pode se tornar blogueiro. Tudo o que você tem que fazer é estudar o seu público, descobrir as palavras-chave que eles estão procurando e aprender como escrever um artigo de 1.000 palavras.
Mas, para escrever um artigo bem-sucedido você tem que entender a 
psicologia do conteúdo persuasivo.

Curiosamente, se você é um copywriter, você pode facilmente criar um post persuasivo que cativa o usuário e influencia suas decisões. Um copywriter criativo geralmente é um bom blogueiro.

Como um copywriter, você pode até ter o conhecimento sobre o produto que você pretende escrever sobre ele. Mas, se você não sabe como criar um bom título, começar a introdução ou elaborar o seu esboço, você terá um grande problema.

Estas 5 dicas irão ajudá-lo a evitar o bloqueio criativo e permitir que você escreva um post persuasivo para vendas.

E, se você não sabe quando ou como apelar para a venda, a sua taxa de conversão vai ser impactada.

Deixe-me mostrar como vencer o bloqueio criativo e escrever um post criativo que gera mais vendas. Siga estas 5 dicas simples:

1. Leia muito e faça anotações

Você pode eliminar o bloqueio criativo do escritor lendo muito.

Quando você escreve, você está fortalecendo o hábito da escrita. Esse hábito fica mais forte com cada palavra que você digita. Você fortalece os mesmos hábitos também quando lê. Quanto mais forte a sua habilidade para escrever, é menos provável que você sofra com o bloqueio criativo.

Neste mundo cheio de interrupções, muitas pessoas desistem de ler.

Se você escreve um blog, você pode ter notado que, a leitura de outros blogs, livros, revistas, ou assistir aos vídeos de treinamento e ouvir podcasts, realmente faz com que você se torne apto para escrever, além de produzir outros benefícios.

image09

Por outro lado, não ler muito vai matar o seu impulso de escrever, aumentando as suas dificuldades.

No texto “Como a linguagem realmente funciona,” Dan Kurland explica:

A leitura é fundamental. Uma pessoa escreve tão bem quando lê.

Da mesma forma, se você está lutando para escrever um post persuasivo, por que não pegar um livro da prateleira e ler como um maníaco? Mas, não basta ler – fazer anotações enquanto lê irá ajudá-lo a reter novas informações.  

Além disso, leia intensamente. Isso vai te ajudar a criar um texto melhor.

Quanto mais informações você utiliza para alimentar sua mente, mais energizado e entusiasmado você vai ficar quando chegar a hora de escrever.

Ler muito alivia o estresse e a depressão.

image06

O escritor Jeff Goins estava certo quando disse,

Escritores precisam ler se quiserem ser bons.

Eu concordo plenamente.

A leitura ajudou Kat Von Rohr a se tornar uma copywriter melhor. Eu não sou um copywriter, mas a leitura me fez ser um melhor blogueiro e um profissional de marketing de conteúdo.

Belle Cooper, do Buffer Blog, disse:

Você deve ler as coisas que você não tinha pensado em ler.

Para começar, aqui estão “17 livros que todo Copywriter deve ler.”

2. Use sua força de vontade para escrever 3 horas por dia, 5 dias por semana.

Não espere alguém te chamar de escritor. Seja um escritor.

Isso é exatamente o que o escritor Jeff Goins aconselha, em seu livro Você é um escritor. Quando você se vê como um escritor, você escreve.

image10

Quando você passa pelo bloqueio criativo, você pode querer desesperadamente escrever, mas os dedos vão literalmente ficar imóveis, certo?

Então, por que estou te pedindo para escrever mais?

Bem, embora possa não ser conveniente ou agradável e, certamente, não é fácil, disciplinar sua escrita de forma consistente irá ajudá-lo a evitar o bloqueio criativo.  

Use sua força de vontade. A força de vontade é como um músculo – quanto mais você a exercita e a treina, mais forte ela fica.

image12

Você vai sentir como se estivesse batendo com a cabeça na parede, mas não desista. Escreva. Escreva. Escreva.

Não há necessidade de esperar pela inspiração para atacar. Especialistas criativos e bons escritores de ficção não fazem isso.

Em vez disso, eles mergulham na escrita, e, enquanto escrevem, as palavras e inspiração começam a fluir automaticamente. Parece que não, mas é verdade.

Veja como o roteirista e autor Joss Whedon descreve claramente o processo de escrita e edição: “É brutal.” Isso mostra que escrever pode ser muito complicado algumas vezes. Pode ser difícil, mas você precisa tentar.

Sejamos práticos. Vamos supor que, como um copywriter, você foi contratado para escrever um post convincente para a GetResponse Landing Page Creator.

image05

O objetivo é conseguir mais inscrições para a versão gratuita.

Você pode olhar para a tela, sem saber como ou onde começar, mesmo que você tenha já tenha criado landing pages por muito tempo. Mas, você tem um trabalho a fazer. Sua credibilidade e reputação estão em jogo.

Veja o que você deve fazer:

i).   Solte seus pensamentos: Sem dúvida, você vai ter pelo menos alguns pensamentos sobre o assunto. Eles podem não parecer suficientes para convencer os compradores, mas não se preocupe com isso agora.

image00

Comece a escrever esses pensamentos, não importa o quão confusos ou desorganizados eles sejam.

ii).  Libere e organize esses últimos pensamentos: Agora comece a organizar esses pensamentos em um esboço. Não se preocupe em ser persuasivo. Você só está trabalhando na criação de um rascunho.

iii.)  Edite o esboço: Não vai ser 100% perfeito. Rascunhos nunca são. Reveja o esboço de forma lenta e você vai sentir a inspiração começar a fluir. Você está pronto para editar e melhorar o texto.

Preste atenção em cada palavra, porque todas elas têm potencial quando são organizadas e desenvolvidas de forma adequada, para comunicar e impactar o seu público.

Se você quiser melhorar suas habilidades, você precisa cultivar o hábito de escrever. Veja algumas maneiras de fazer isso:

a).   Criar as condições certas para escrever: Você precisa de uma rotina. A maioria dos redatores de sucesso e blogueiros sabem disso, então eles criam condições favoráveis para a escrita – talvez depois de desfrutar de uma xícara de café ou ouvir uma música específica. Atenha-se ao que funciona para você – o importante é ter uma rotina, e não necessariamente qual é essa rotina.

Aos poucos, sua rotina vai se transformar em um estímulo que irá te ajudar a escrever melhor e mais rápido. O loop do hábito de Charles Duhigg, em seu bestseller, O Poder Hábito, explica isso melhor.

image16

b).   Estipular um horário específico para escrever: Não há nenhuma regra aqui. A coisa mais importante é ser disciplinado e escrever quando chegar a hora. Nada deve ficar entre você e a escrita nesse momento específico.

c).   Escrever todos os dias: Eu deixei o melhor para o final. Depois de definir as condições adequadas e dedicar um tempo específico para a escrita, basta manter e reforçar esse hábito. Não deixe nada te parar.

Mesmo que você esteja escrevendo todos os dias, você não tem que publicar todos os dias. Além disso, você pode querer usar os finais de semana apenas para ler.

3. Estude o estilo de escrever dos seus concorrentes.

Às vezes, tudo o que você precisa para criar um texto útil e divertido é estudar o seu concorrente.

Encontre outros copywriters e profissionais de conteúdo. Em seguida, aprenda com eles. Roube suas ideias, mas transforme-as com seu próprio estilo.

image08

Não tente descobrir isso por conta própria.

Escrever posts que vendem não é tão difícil, a menos que você seja um perfeccionista – sempre querendo escrever a partir do zero e tornar o texto impressionante desde o primeiro esboço.

Claro, não há nada de errado em trabalhar arduamente para tornar o seu texto algo que converta. Mas, não tente reinventar a roda. Deixe o texto de outras pessoas (especialmente do seu concorrente) inspirá-lo.

Analise o texto do seu concorrente. O que você pode aprender com os seus títulos, legendas, benefícios e características de produtos? Por exemplo, o que você pode aprender com este texto?

image03

Você vai perceber que o copywriter começou a introdução contanto uma história terrível sobre uma auditoria da IRS. Ela provoca medo imediato e ansiedade, certo?

Se você não sabe como começar o seu próprio post, isso poderia, pelo menos, te dar algumas ideias. Talvez você tenha uma experiência impactante ou igualmente desagradável em seu negócio que pode ser compartilhada.

storytelling afeta o cérebro e é um método comprovado para envolver a sua audiência. Afinal de contas, estamos falando de seres humanos. E toda pessoa que eu já encontrei na vida, gosta de uma boa história. 

image13

Ao analisar o texto, você provavelmente vai começar a se sentir motivado a criar algo melhor, especialmente quando você encontrar uma frase ou expressão fraca.

Se você se sentir inspirado por qualquer parte do texto, diga a si mesmo: “Eu posso fazer melhor. Posso usar palavras mais poderosas em meu próprio texto. E, eu vou fazer isso agora. “

image02

4. Faça uma pausa para meditar.

Quando você tem muitos projetos para escrever, fazer uma pausa pode não parecer uma opção viável. Mas, você precisa dar um tempo, tanto para a sua escrita quanto para sua saúde mental.

Quando você passa pelo bloqueio criativo extremo, ler, escrever e se socializar com pessoas pode aumentar sua frustração, ainda que temporariamente. Mas, fazer uma pausapara meditar em um lugar calmo, nunca falha.

image17

De acordo com o Psych Central, “é comprovado que fazer pausas ajuda a aprimorar a atenção.”

Escrever um conteúdo requer muita atenção. Mesmo que você não esteja focado, pode até conseguir escrever alguma coisa, mas a chance de não impactar a sua audiência é grande.

Como um escritor, eu faço pausas curtas regularmente com cerca de 15-30 minutos para meditar. Cada vez que eu faço isso, algo espetacular acontece: Eu me inspiro.

Rebecca Gladdinguma instrutora clínica na Universidade da Califórnia, realizou um estudo sobre a meditação. Ela descobriu que, durante a meditação, o cérebro realmente muda de estado.

Nas palavras dela:

Meditar todos os dias, durante pelo menos 15-30 minutos, faz uma enorme diferença na forma como você se aproxima da vida, como você conduz as coisas pessoalmente e como você interage com os outros. Isso aumenta a compaixão, permite que você veja as coisas mais claramente (incluindo você) e cria uma sensação de calma e concentração que é indescritível. Não há nada igual.

Faça uma pausa para meditação, não apenas quando você estiver com bloqueio criativomas quando você perceber que a sua escrita se tornou desgastada e fraca.

image01

Lembre-se que, como um copywriter, sua mente é o seu maior trunfo. Ela é uma ferramenta muito eficaz.

Então, se você tiver um bloqueio criativo, admita que você está com bloqueio criativo. Faça uma pausa e volte em 20 minutos. Enquanto isso, medite.

Aqui estão algumas dicas:

i).   Faça pausas diariamente: Como regra geral, faça intervalos regulares. Mesmo quando as coisas estiverem indo bem, um intervalo de 10 minutos irá te ajudar.

ii).  Não desista: Fazer pausas para meditar é bom. Mas, não caia na tentação de desistir ou adiar fazendo outra coisa. Quando você fizer uma pausa, lembre-se que você está trabalhando. Não se distraia ou barganhe com você mesmo.

5. Crie textos respondendo perguntas relevantes.

Ao longo da minha carreira, eu não escrevi muitos posts com o objetivo de vender alguma coisa. Mas eu escrevi vários textos persuasivos que criaram um forte engajamento com o meu público, e isso acabou atraindo clientes com grandes orçamentos para o meu negócio.

Uma das razões pelas quais meu blog gera muito tráfego orgânico é porque eu foco em responder as perguntas mais frequentes dos meus usuários.

image07

Quais as dúvidas têm feito com que seus usuários acordem no meio da noite para navegar no Google e procurar por respostas?

Marcus Sheridan construiu seu negócio multimilionário, chamado River Pools and Spas Fiberglass, respondendo perguntas desse tipo. 

image14

Nesse caso, não é que você esteja procurando por estratégias para melhorar a conversão de seus posts, mas sim que você está passando pelo bloqueio criativo – você não sabe por onde começar a escrever. 

Por que não começar pelas perguntas dos seus usuários?

Vamos supor que você queira escrever um post para o Thrivethemes.com. O que você precisa fazer é verificar a seção FAQ para conseguir algumas ideias.

image15

Ao dar uma lida nas perguntas mais frequentes, você pode começar seu post assim:

Você está procurando um editor de conteúdo para escrever posts como um profissional?

Você está cansado de usar códigos e escrever CSS?

O editor de conteúdo da Thrive Themes Editor pode te ajudar…

Você pode encontrar perguntas relacionadas ao seu produto ou tópico no Quora.

Por exemplo, se você está procurando por questões relacionadas ao investimento imobiliário, você pode ir no Quora e procurar por este termo:

image04

Se você precisar de mais perguntas, você pode pedir aos seus assinantes de e-mail, os seus fãs de mídia social e clientes que estão com alguma necessidade. Essas respostas irão te dar informações suficientes para escrever um post persuasivo.

Conclusão

Quando se trata se escrever um texto que irá converter visitantes em clientes, você precisa ser criativo.

Não pense demais sobre isso. Se você está sofrendo com o bloqueio criativo, procure ajuda.

Convide seu cliente para almoçar. Faça perguntas abertas relacionadas ao produto sobre o qual você quer escrever.

Por exemplo, você poderia perguntar ao seu cliente porque eles criaram o produto ou desenvolveram o software, em primeiro lugar.

Eu garanto a você que a resposta será rica de informações. Isso vai fazer com que você ganhe novos insights sobre os seus clientes ideais.

Você já experimentou o bloqueio criativo? O que você fez para superá-lo?

Share