Como Surpreender os Primeiros Visitantes do Site com 5 Dicas de Psicologia

woo

Você escreve conteúdo de alta qualidade e com embasamento. Você executa marketing em redes sociais. Você lança campanhas de construção de links. E por fim, dedica outros inúmeros esforços ao marketing como um todo.

Para que afinal?

Eu suponho que você queira aumentar seu tráfego e manter seu público existente engajado. Isso é tudo quando se trata de marketing de conteúdo.

Com muitos dos seus concorrentes aumentando drasticamente a quantidade de conteúdos publicados, não é suficiente apenas se destacar. É da natureza do visitante clicar no botão “Voltar”.

A menos que…

Você cause um impacto absurdo no primeiro acesso dos visitantes do seu site, através da oferta de conteúdo de altíssimo valor.

Quais são as peças principais que te ajudarão a causar uma boa primeira impressão?

Para evitar qualquer perda de interesse do usuário, seu site deve ter um tempo de carregamento entre 2 a 4 segundos. Além disso, um visual atraente e fácil de navegar irá cativar os visitantes do site no primeiro acesso.

Esses são os requisitos básicos de navegação. Neste artigo, eu reuni 5 dicas ligadas à psicologia que irão te ajudar a impressionar os visitantes do site e os farão sempre retornar.

Faça o Download deste material exclusivo com 5 dicas de psicologia para surpreender os primeiros visitantes do site.

Eu recomendo que você avalie o resultado da implementação dessas dicas, incluindo-as no seu funil de primeiro acesso dos visitantes do site. Aqui vai a primeira.

1. Ofereça iscais digitais gratuitas  

Quem não gosta de receber algo de graça?

Quando recebemos algo gratuitamente, não nos atentamos à possíveis desvantagens. Recebemos um incentivo emocional que nos faz perceber o objeto com um valor muito maior do que realmente tem. A Marsh aumentou suas vendas em 2.000%, através da oferta de amostras grátis.

Conforme o estudo realizado pelo MIT com 398 estudantes, “As pessoas agem como se algo grátis fosse vantajoso não só pelo custo zero, mas também pelos seus benefícios”

Essa pequena confusão ocorre pelo fato das pessoas sentirem como se tivessem conquistado o objeto gratuito. Isso faz com elas se sintam orgulhosas e com a sensação de dever cumprido.

Uma boa maneira de equilibrar transações e proporcionar recursos gratuitos é oferecer iscas digitais.

Você pode oferecer qualquer coisa, desde um eBook, checklist, ferramenta, pesquisa, guia ou curso até uma versão simplificada do seu artigo. Em troca, peça às pessoas que se inscrevam em sua lista de e-mails (esse é o pagamento pela sua oferta).

Eu ofereço várias iscais digitais em todos os meus blogs. Por exemplo, no Quick Sprout, eu ofereço um curso grátis para meus visitantes, que ensina como dobrar o tráfego de site em 30 dias.

image03

Note que eu associei o valor de US$300,00 à oferta no texto opt-in – isso torna a isca digital mais atraente e valiosa.

Experimentei também oferecer guias avançados em troca de e-mails. Como consequência, meu Guia Avançado de Marketing de Conteúdo me trouxe 361.494 visitantes e 8.421 novos e-mails opt-ins

image24

Frequentemente, as iscas digitais de maior conversão são upgrades de conteúdo. Em vez de oferecer o mesmo recurso em todo post de blog, ofereça aos seus visitantes versões especiais, elaboradas para posts específicos.

Ofereço upgrades em todos os meus posts, e caso o leitor não se interesse em ler o post por completo, é possível visualizar um resumo dele na isca digital.

image05

O termo “upgrades de conteúdo” foi popularizado pelo Brian Dean. E ele conseguiu um aumento em suas conversões por e-mail de 785%

image28

O aspecto principal que contribui para o sucesso de um upgrade de conteúdo é sua relevância.

Em vez de interromper o usuário, que está lendo um artigo de marketing de conteúdo, oferecendo um eBook de SEO, você da a ele um material exclusivo que esteja relacionado ao tema do artigo em questão.

Bem, uma outra forma de manter suas iscas digitais relevantes é criando uma isca para cada categoria de conteúdo popular que você oferece em seu site.

Derek Halpern utiliza 3 cursos abrangentes como iscas digitais em seu site. Além disso, ele as relaciona aos posts do seu blog, quando apropriado.

image31

Você pode conseguir menores taxas de conversão com iscais digitais baseadas em categorias. Porém, você irá poupar tempo, se comparado a upgrades de conteúdo específicos para cada post.

Se seu blog atrai 5.000 visitantes por mês e você consegue converter pelo menos 200 deles em inscritos, a cada ano você terá 2.400 pessoas a mais que servirão como fonte de tráfego repetitivo.

Os e-mails são os maiores colaboradores para o tráfego de todos os meus blogs.

image13

2. Elabore o design do seu site profissionalmente e formate seu conteúdo para agradar os scanners

Pequenas janelas e seções em destaque exigem que seu conteúdo seja bastante atrativo para chamar a atenção do seu público.

Entretanto, os visitantes do site, em seu primeiro acesso, irão criar uma impressão em apenas 50 milissegundos. Com um período de tempo tão pequeno, os usuários decidem se eles ficam ou deixam seu site. Além disso, existe um outro estudo que diz que 94% das primeiras impressões estão relacionadas ao design.

Existem duas lições aprendidas sobre os pontos mencionados acima:

Adquirir um tema com um visual elegante (se você utiliza o WordPress) ou contratar um web designer profissional é essencial. Tão importante quanto isso é elaborar os textos com foco nos scanners (usuários que leem rapidamente os textos, lendo trechos isolados), pois apenas 2% dos visitantes gastam de fato mais de 2 minutos em um blog. 

image27

Eu já expliquei a respeito de formatação de textos, detalhadamente – aqui, aqui e aqui. Deixe-me resumir rapidamente os 4 pontos principais:

1. Escrever longos trechos de texto e sentenças muito grandes tornam a leitura extremamente chata. Em vez disso, mantenha suas sentenças curtas e tente escrever no máximo 3 a 4 linhas por parágrafo. O aplicativo Hemingway é uma ótima ferramenta quando se trata de simplificar sua escrita.

image10

2. Os primeiros parágrafos são essenciais para segurar seus leitores. Por isso, elabore introduções consistentes que chamem a atenção do seu público rapidamente.

image18

Uma boa maneira de escrever introduções atraentes é utilizar uma escrita baseada no estilo da pirâmide invertida

image30

Você pode utilizar também o aplicativo do método do Brian Dean (Concordar, Prometer, Prever), para garantir que seus leitores se mantenham por perto.

image11

3. Utilizar imagens relevantes intercaladas com conteúdo escrito em seus posts são uma ótima maneira de melhorar a experiência de leitura dos visitantes do site. O Ok Dork diz que artigos com pelo menos uma imagem têm 43% de compartilhamentos a mais do que conteúdos com apenas textos escritos.

image06

O site Blog Pros, em sua análise dos 100 artigos de blogs mais populares, descobriu que todos esses artigos continham ao menos uma imagem para cada 350 palavras. 

image25

Você pode elaborar imagens personalizadas exclusivas sem comprometer a qualidade do seu blog seguindo as instruções deste guia.  

4. Evidencie os argumentos principais e ideias dos seus artigos através de quadros com citações. Eles são uma ótima maneira de chamar a atenção dos visitantes e segurar um pouco mais os scanners em seu site.

Em seus artigos, Brian Dean frequentemente menciona citações de pessoas de autoridade ou sobre seus leitores que alcançaram bons resultados.

image22

Para uma citação básica, você pode utilizar o seguinte código de HTML:

<div class=“expertbox”>Escreva seu conteúdo aqui.</div>

3. Exponha suas recomendações e associações com grandes marcas e influenciadores do mercado

O marketing de influência tem estado bastante em evidência em 2016 – 59% dos profissionais do marketing irão aumentar o orçamento em marketing de influência em 2016.

Sabe por que?

Porque 92% das pessoas acreditam em recomendações de marcas importantes (mesmo que elas não as conheçam).

A internet não é um lugar seguro para os consumidores. Existem tantos golpes sobre “ganhar dinheiro online” que até mesmo blogueiros de autoridade como o Derek Halpern receberam e-mails sendo acusados de golpistas.

Então, como provar para seus visitantes que você não é um trapaceiro e então aumentar suas vendas?

Prova social…

Ferramenta poderosa para direcionar engajamento que pode aumentar suas taxas de conversão de maneira assustadora

Um simples exemplo é o site conversion-rate-experts.com, que exibe as associações dos seus clientes com organizações de renome.

image07

Semelhantemente, a página principal do Crazy Egg tinha apenas dois elementos – um quadro oferecendo amostras grátis aos visitantes e uma seção mostrando os clientes atuais e passados.

image21

No Quick Sprout, eu compartilho depoimentos dos clientes para me estabelecer como uma autoridade e conseguir mais leads para minha consultoria.

image32

Certo, então como esses testemunhos e outros tipos de prova social podem impactar em conversões?

O Voice.com aumentou suas conversões em 400%, simplesmente por adicionar uma linha com os logos de seus clientes.

image00

O Express Watches aumentou suas vendas em 58%, apenas por adicionar um ícone de reviews em seu site.

image02

Uma versão avançada das provas sociais são os estudos de caso. Eles guiam seus clientes em potencial através dos passos que você percorreu para aumentar as vendas e conversões de clientes anteriores. Desta forma, ele aborda a maioria das objeções dos possíveis clientes.

Particularmente, os estudos de caso aumentaram minhas vendas em 185%

image17

A melhor parte das provas sociais é que elas são eficazes em aumentar a lealdade do seu público em qualquer mercado. Além disso, existem diversos tipos pelos quais você pode começar. Caso você queira explorar os tipos de provas sociais e estratégias práticas para construí-las, leia este artigo da KISSmetrics.  

4. Elabore textos que ofereçam benefícios e títulos atraentes 

Voltando a falar da falta de atenção e escassez de tempo das pessoas:

É complicado conseguir que os usuários deem o primeiro passo e comecem a leitura.

Uma simples solução que o NNGroup recomenda…  

Escrever textos que evidenciem ao usuário os benefícios dos seus produtos. Veja um exemplo compartilhado por eles de texto focado em característica:

image09

E agora um texto focado em benefício:

image15

Então, como você pode implementar essa dica em seus posts para atrair a atenção dos visitantes?

Expondo em várias partes do post compartilhado os benefícios da implementação das estratégias em evidência .

Por exemplo, o Brian Dean usa subtítulos ricos em benefícios para aumentar o valor percebido dos seus posts, em vez de escrever subtítulos aleatórios que serviriam apenas para dar uma pausa entre conteúdos ou melhorar a leitura.

image08

Ao incluir os benefícios nos subtítulos, ele busca garantir que os leitores continuem a leitura até o fim do artigo.

image14

Veja, seus leitores sempre questionam: “O que este conteúdo tem de bom para mim?”

Esse é o porquê dos textos focados em benefícios funcionam melhor – principalmente os subtítulos, mas também os títulos dos artigos

Se você acha que essa abordagem de construção de títulos passará uma imagem agressiva, então use títulos específicos e simples que mostrarão ao visitante o que esperar do seu artigo.

Tente ir de encontro às necessidades do público em seus títulos. Além disso, crie uma expectativa que poderá apenas ser satisfeita ao clicar no link do título e com a leitura do seu artigo.

A maioria dos blogueiros populares consegue compartilhamentos devido ao senso de urgência que cria em seus títulos.

image04

5. Conduza pesquisas de palavras-chave, vasculhe fóruns e converse na linguagem exata do seu público-alvo

Profissionais do marketing têm complicado demais as pesquisas sobre palavras-chave, o ponto básico de toda campanha de SEO, utilizando inúmeras ferramentas e métodos.

O significado real das pesquisas foi perdido entre medições, como por exemplo volume de palavras-chave e dificuldade de classificação.

Basicamente, a pesquisa de palavras-chave se resume a alguns poucos elementos:

  • encontrar assuntos com uma alta demanda pelo seu público e também aqueles que estão em constante crescimento em volume de busca nos últimos tempos.
  • extrair a linguagem exata que seu público usa para falar a respeito dos seus desafios (isso cria uma certa familiaridade com seu público e o faz sentir mais confortável ao navegar em seu site).

Você pode até duvidar da importância desse segundo aspecto – falar na linguagem do seu leitor. Porém, isso é essencial quando você fizer anúncios PPC

Aqui vai um exemplo de anúncio que contém uma mensagem que não vai de encontro com a mensagem da sua landing page.  

image12

Nem é preciso dizer que, quando um visitante não encontra a oferta prometida pelo anúncio, ele ou ela frequentemente deixam seu site no mesmo momento.

Em vez disso, foque em textos exatos e CTAs entre seus anúncios e suas landing pages.

image26

Como alternativa, você pode observar os fóruns do seu nicho para extrair a linguagem exata que seu público utiliza.

O Brian Dean fez isso em um post que ele escreveu no TrustRank. Ele descobriu que muitas pessoas estavam usando uma variação da frase “Google odeia meu site”.

image16

Então, ele usou a palavra-chave no título e naturalmente a repetiu nas primeiras linhas do seu post.

image20

O resultado?

Isso o ajudou a se classificar para essa palavra-chave pouco disputada (ela era utilizada principalmente pelos usuários de fórum – então é provável que ela não apareça em ferramentas típicas de busca).

image01

Além de se classificar para palavras-chave de cauda longa, você também irá construir autoridade para sua página e talvez comece a se classificar para a palavra-chave principal de tráfego alto. Dessa forma, Brian Dean começou a se classificar para a palavra-chave “Trustrank”.

image19

Você pode também procurar pelas frases usadas pelo seu público nas descrições dos cursos do Udemy.

image29

Além disso, utilizando ferramentas como o FAQFox, você encontrará dúvidas que seu público já pesquisou na internet.

image23

Para uma leitura mais detalhada, eu recomendo estas 5 estratégias modernas de pesquisa de palavras-chave . 

Conclusão

A internet é cheia de informações irrelevantes para os usuários. Se você dedicar um esforço extra em entender de verdade seu público e mostrar o quanto se importa com eles, você será capaz de surpreendê-los.

Tome uma atitude agora. Eu quero que você implemente pelo menos uma dica desse artigo. Comece fazendo uma pesquisa melhor sobre palavras-chave e editando seu conteúdo existente.

Ou então, formate seu conteúdo para uma melhor compreensão e apelo visual. Como uma alternativa, crie uma seção especial demonstrando seu conhecimento e autoridade em seu segmento.

Você utiliza alguma estratégia diferente para cativar seu público-alvo?

Share