Como Usar Emoticons Para Aumentar as Conversões do Site

emoji

Eles estão em todos os lugares. Nossa obsessão por eles começou nas trocas de mensagens de texto pelos celulares.

Eles migraram para as mídias sociais e agora aparecem regularmente, até mesmo na comunicação por email.

Existem até startups, como o Swyft Media, criando e vendendo.

Eu estou falando sobre os emoticons.

Independente se você ama ou odeia, você já os viu. Existem 6 bilhões deles flutuando pelo mundo nos aplicativos de telefone todo dia. E eles são a linguagem que cresce mais rápido em toda a história do Reino Unido.

Eles são um fenômeno que as marcas precisam começar a incorporar nas suas mensagens quando querem se comunicar com as gerações mais jovens.

Baixe este planilha de dicas para aprender como usar emoticons para aumentar significativamente suas conversões.

Um exemplo é o comunicado de imprensa recente da Chevrolet que criou muito burburinho. Acho que eles levaram isso longe demais. Veja você mesmo.

image27

Eles pediram para que o público decodificasse as novidades. Ou pediram “fiquem atentos ao decodificador às 14 horas de Terça EDT.” Eu duvido da eficácia de um comunicado de imprensa, produzido só com emoticons, para criação de expectativas. Enfim, meu ponto é que os emojis se infiltraram completamente em nossas vidas.

Veja esses 3 casos específicos.

1. Agora nós podemos usar emojis para pedir uma pizza do Domino’s no Twitter.

Esse conceito de entrega através de emojis até ganhou um Titanium Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

2. O Google lançou sua extensa e renovada coleção de emojis para o Gmail em Julho.

image11

3. O Taco Bell entrou com uma petição pedindo ao Unicode Consortium para introduzir o emoji de taco. A petição deles chamava “A América pede por um emoji de Taco.” E a campanha mude.org deles obteve sucesso (eles tiveram 32.802 apoiadores).

image06

Conforme o Emogi, eles são usados por 92% dos usuários da internet.

image50

Como um profissional de marketing, você pode pensar em técnicas criativas para capitalizar através deste apetite por emoticons dos consumidores?

Eu estou aqui para te ajudar. Neste post, te mostrarei algumas campanhas de sucesso e algumas campanhas exageradas usando emojis, feitas por algumas marcas. Você pode aprender, a partir delas, como usar emoticons (ou como não usar), esses pictogramas Japoneses adoráveis, da maneira correta (sem passar dos limites).

Mais pra frente, eu reuni 4 estratégias de como usar emoticons no seu marketing digital e aumentar suas vendas.

Como usar Emoticons com utilidade para humanizar suas mensagens e se conectar com seu público?

Se você quer usar emoticons no seu marketing, então você tem que entender o porquê deles terem começado a fazer parte da nossa cultura. Então vamos dar uma olhada em uma pesquisa sobre as emoções que os emoticons provocam em vários ambientes.

Conforme um trabalho de pesquisa de 2008 s0bre tipografia da expressão facial, como 😉 – Emoticons são efetivos em melhorar o prazer, a interação pessoal e a riqueza de informações das nossas mensagens.

Um estudo mais recente também descobriu que uma carinha sorrindo online equivale a visão de um rosto sorrindo na vida real. Você ainda está cético em achar que eles possam parecer indecentes em um ambiente profissional como no email ou que eles não expressam a ideia da sua marca?

Então você esta enganado. Um estudo da University of Missouri-St. Louis examinou os efeitos de usar emoticons em um ambiente orientado para tarefa vs. socioeconômico.

Eles descobriram que até em um email formal: “Usar emoticons pode criar uma violação positiva da expectativa sendo amigável, emocional e pessoal.” Até mesmo quando 4 emoticons foram usados em um email, a credibilidade do remetente não foi afetada.

image00

O Instituto de Tecnologia da Florida também conduziu uma pesquisa sobre o uso de emoticons em emails relacionados a negócios. Aqui está um exemplo de mensagem que eles usaram durante o experimento.

image53

Eles descobriram que a mesma mensagem soou menos negativa quando combinada com o emoticon de sorriso. Então o efeito negativo do email é reduzido usando emoticons.

Não é atoa que os emoticons tenham virado uma característica usual na nossa comunicação diária. Nos territórios de palavras contadas, eles são uma ferramenta poderosa para transmitir mais informação usando menos palavras. Eles são visualmente atraentes e moldam uma imagem (humana) de marca amigável.

Ao mesmo tempo, você precisa ter cuidados para não ultrapassar os limites ao usar emoticons. Não use-os de maneira irrelevante nas suas comunicações na tentativa de aumentar o engajamento do seu usuário ou de indicar que você está por cima nas tendências de comunicação.

Deixe-me te mostrar um exemplo.

Goldman Sachs é uma marca altamente reverenciada. A sua percepção é autoridade na indústria possuindo insights valiosos. Assim, este tweet deles sobre sua reportagem “Millennials coming of Age” provavelmente foi um pouco longe demais (apenas contando o número de emojis). image01 Meu ponto é que você não pode bombardear emoticons na sua mensagem para se divertir. Considere a funcionalidade deles também. Eles são processados pelo nosso cérebro como uma informação não verbal. Eles não são as palavras, mas a parte emocional das comunicações.

Deixe-me te mostrar alguns exemplos de marcas que souberam usar emoticons de maneira eficaz.

#1 Campanha do Fundo Mundial para Natureza #EndangeredEmoji – Muitos de vocês usam regularmente um emoji de animal em suas mensagens. Certo? Então o Fundo Mundial (World Wide Fund – WWF) para Natureza lançou uma campanha, aonde você pode usar emoticons de 17 animais em ameaça de extinção para fazer o bem.

image58

Como exatamente a campanha funcionou? Um usuário se cadastra retweetando o tweet a seguir do WWF (um tweet de confirmação foi enviado por eles).

Uma vez que você esta a bordo, você pode voltar a sua rotina normal de tweetar emojis.

Ao final do mês, WWF te envia o número emojis de animais em extinção você usou. Cada ícone usado vale uma pequena quantia de £0,10 de doação voluntária.

Mas você pode escolher sua própria quantia de doação para apoiar os esforços de conservação do WWF.

Aqui está um pequeno vídeo explicando a campanha #EndangeredEmoji do Fundo Mundial.

Como você pode ver, a campanha obteve uma tremenda resposta. O tweet do anúncio acima teve mais de 34.000 de retweets (até o momento de escrever este post).

#2 Campanha #EmojiScience da General Electric – Você está interessado em conhecer a ciência por trás das mudanças climáticas? Ou como explorar seu cérebro na internet?

Parece interessante, mas você deve estar preocupado em como essa informação será apresentada a você.

Como expandir seu conhecimento científico com emojis em um pequeno vídeo de 2 minutos?

Eu chutaria que a maioria de vocês estaria interessada em aprender ciência dessa maneira.

Esta é a abordagem que a General Eletric teve.

Em 11 de Dezembro de 2014, eles lançaram a campanha EmojiScience com um microsite e um convite no Twitter. Eles pediram ao público jovem para enviar qualquer emoji e “veja o que acontece!”.

No site emojiscience deles, você vai achar uma “mesa de experimentos com emoji” nas pessoas, na natureza, nos objetos, nos lugares e símbolos.

image12

Clicando em um ícone da mesa acima, eles vão te mostrar algum conhecimento por trás dele (se já se apresenta na biblioteca da GE) explicado por emojis. Aqui está o status do Twitter da GE que eu obtive quando cliquei no emoji de Marte.

GE também colaborou com o educador de ciência Bill Nye para criar pequenos vídeos de ciência usando emojis.

Assista este vídeo de 2 minutos do Bill explicando (com a ajuda de Emojis) Como Você Sonha.

Não é engraçado e atraente aprender por meio de vídeos e emojis?

A ideia que o vídeo quer passar para você é sempre respeitar seu público-alvo e usar emoticons naturalmente em suas comunicações. Não force 15 emojis na sua mensagem só para se parecer com os jovens. Você precisa oferecer experiências simples aos consumidores. Ou então você vai acabar confundindo seus consumidores e até encarar um backlash.

image41

Na próxima sessão, eu vou te ajudar a identificar os canais específicos de marketing onde os emoticons podem ser usados com eficácia.

4 estratégias para usar emoticons no seu marketing e aumentar seu engajamento, bem como as suas vendas

Em 2011, a Apple adicionou o teclado de emojis no iOS 5. Desde então ele tem sido adotado em grande escala na América. Um mês depois da introdução dos emojis no iOS, 10% dos textos no Instagram eram emojis.

Agora eles viraram naturais na nossa linguagem digital. Uma indicação é o fato de que 1.620 emojis são mantidos no iOS 9.1.

Em certas plataformas como o Instagram e o Snapchat, a popularidade deles explodiu. Aproximadamente metade dos comentários e legendas no Instagram são compostos por emojis.

Mas, com eu disse, você não pode apenas lançar 10 emojis de maneira irrelevante nas suas comunicações. Isto fará com que sua mensagem fique complexa.

Você precisa usar emoticons com um propósito se você quiser aumentar o engajamento da marca. Aqui estão 4 estratégicas específicas.

1. Usar emoticons nas suas notificações para anunciar (e aumentar) a venda dos seus produtos

Eu não preciso te falar da importância do marketing nos smartphones para as marcas. Nós já superamos o número de usuários do desktop conforme o ComScore.

image59

E o maior consumo de mídia acontece nos aplicativos de smartphone.

image60

Então se sua marca está servindo 224 milhões de usuários ativos mensalmente nos EUA, então você não pode perder notificações push.

Essas mensagens push são um bem valioso para os profissionais do marketing porque elas oferecem uma interação direta com as páginas iniciais dos usuários.

Brent Hieggelke (diretor de marketing da Urban Airship) descreveu a tela inicial do smartphone perfeitamente – “o imobiliário mais valioso do planeta.”

Mas essas notificações por push preciosas também trazem uma responsabilidade maior com elas. Você pode enviar spam para o email das pessoas, mas eles vão, na maioria das vezes, ser filtrados e nem chegar na caixa de entrada.

Mas basta enviar um par de notificações push irritantes/irrelevantes e você pode fazer com que seu aplicativo seja deletado.

Por quê?

Porque requer esforço ir nas Configurações -> Centro de Notificações -> ajustar preferências para seu aplicativo.

Então você tem que definitivamente balancear os envios de notificações por push dos seus aplicativos.

Estudos mostram que a compra do consumidor é mais influenciada pelos emoticons do que pela informação e pela lógica.

Então qual estratégia você acha que é efetiva para anunciar descontos nos seus produtos?

Sim, você acertou.

Usar emoticons nas suas notificações push.

image21

Eles irão personalizar suas promoções, aumentar a clareza da sua mensagem e transmitir emoções precisamente.

Além disto, esse ícone pequeno e atrativo também vai economizar espaço de contagem em palavras.

Então, como você escolhe o caractere emoji para sua mensagem, que consiga a atenção imediata do usuário?

Tente usar aqueles que representam o produto específico que você esta tentando promover e ajude o usuário a interpretar sua mensagem.

Suponha que você tenha um site de viagem. Você pode usar emojis de bagagem, imagens de destinos de viagens e aviões para anunciar suas ofertas de voos.

Da mesma forma, se você é um varejista de moda, você pode usar emoticons de roupas quando promover ofertas. Ou, talvez você use sapatos de salto alto, quando anunciar uma venda de sapatos.

Eu já compartilhei o exemplo do Domino’s. A empresa de pizza possibilita que seus consumidores peçam pizza simplesmente tweetando ou enviando uma mensagem com um emoji de pizza.

image25

Deixe-me mostrar mais 3 casos de como usar emoticons em notificações de push das marcas.

#1 Pink Nation – Você quer convencer as mulheres a votarem e escolherem a roupa delas. Como você pode gerar entusiasmo?

Usando o emoji de uma mulher empurrando o ar (com o braço para cima) de entusiasmo.

Essa mensagem push da Pink Nation é difícil de dar errado.

image22

#2 RetailMeNot – Você é um site de coleções de cupons e quer anunciar um desconto de uma marca de alto padrão de decoração e mobiliário de casas.

Como você pode anunciar criativamente esta venda?

Assim como RetailMeNot fez, com o emoji de casa.

image02

#3 GIF Keyboard – Você não consegue encontrar um emoji relevante que contextualize e encaixe no seu anúncio.

Mas isso não significa que você não pode se divertir.

Essa mensagem push do GIF Keyboard mostra como você pode adicionar cor (e uma pitada de diversão) nos seus anúncios oficiais.

É o seu dia de sorte, agora o GIF Keyboard funciona no Google Hangouts!

image54

Você vai precisar verificar com as soluções de celular CRM para saber como integrar os emojis nas suas notificações por push.

No mixpanel, você precisa enviar o valor unicode de um emoji usando o “Custom Data” JSON pago sob o seu construtor de notificações push para enviar emojis.

image15

Suponha que você queira enviar um “Toca Aqui Amigo” com seu emoji.

Você pode encontrar o valor único do emoji para iOS aqui. E para Android aqui.

Aqui está a construção de carga JSON paga para os dois sistemas operacionais de celular.

image46

E aqui temos notificações por push com emojis no iOS e no Android.

image39

image56

2. Triplique o crescimento do seu Instagram com essas quatro dicas

O aumento de emojis no Instagram se deu inicialmente pelo teclado de Emoji do iOS. E depois, com o suporte nativo pelos emojis, no Android.

image07

Você pode pedir coquetéis no BoxPark de Shoreditch pelo Instagram usando uma certa sequência de emojis.

image36

Como eu mencionei anteriormente, metade dos textos no Instagram contém emojis, desde Março de 2015.

O vocabulário do Instagram mudou dramaticamente. Thomas Dimson explorou a similaridade semântica entre as palavras em inglês e os emoticons.

Ele descobriu que os emojis populares têm significados que se alinham com as gírias populares na internet. Por exemplo: as palavras “lol/hehe” tem sentido similar ao (?), “xoxo” tem significado similar ao (❤️) e a palavra “omg” tem significado similar ao (?).

image20

E os emojis distintos possuem significados particularmente distintos.

image51

Aqui está uma análise dos comentários e legendas dos Instagram feita pela equipe de quatro grupos do Thomas. Eles mediram a porcentagem de texto contendo gírias da internet ou emoji.

image17

Como você pode ver, os emojis são atualmente a maior parte do vocabulário do Instagram. E o uso deles esta correlacionado com as gírias da internet.

Então, como você se aproveita desses símbolos não-verbais para impulsionar o engajamento no seu Instagram?

Aqui estão 4 dicas.

#1 Entenda como seu público-alvo se comunica usando emojis – Você é novo no mundo dos emojis e os usa da sua própria maneira para tomar novos significados?

Então você esta cometendo um grande erro.

Aviso: Se você encontrar uma combinação de emojis (ou um único emoji) que possa simbolizar sua marca, então você pode usá-lo para transmitir seu próprio significado, isto é, para representar sua marca. Seu seguidores vão esperançosamente reconhecer sua perspicácia e começar a usar esses emojis em suas comunicações.

Como um profissional de marketing, é o seu trabalho entender como o seu público-alvo usa os emojis e o que cada cor na versão colorida deles representa.

Só então você vai ser capaz de encaixar os emojis nas suas comunicações do Instagram.

Aqui estão 3 recursos para você começar.

i. Guia de Tradução de Emoji do HubSpot

image03

ii. A descrição de alguns emojis específicos por Sue B Zimmerman: Pessoas, Natureza, Objeto e Lugares

image37

Sue aumentou seus ganhos de varejo em 40% pelo Instagram. Ela sugere usar emoticons nestes 3 locais para se destacar.

image19

iii. Um detalhamento sobre o que diferentes tons e formas significam no Instagram.

image44

#2 Amor do seu coração – Uma análise de 2.500 posts do Instagram descobriu que o emoji de coração triunfa entre todos os outros emojis.

O Monitor de Linguagem Global “Palavra do Ano” de 2014 também foi um emoji de coração.

image05

O engajamento do coração de amor é em média de 120.000 curtidas e comentários por post.

Os próximos dois emojis na lista do Simply Measured foram brilhos (80.000 curtidas e comentários) e uma paleta de artista (50.000 curtidas e comentários).

Aqui está o gráfico mostrando o top 10 emojis que recebem melhor engajamento.

image45

#3 Observe o país e a região – Corações são bons de usar em geral, mas o uso desse pelo público-alvo pode variar bastante de acordo com o país e a localização deles. Usuários da Finlândia amam emojis, então o texto no Instagram deles contém 60% dos caracteres sendo emojis.

Em contraste, os usuários do Instagram na Tanzânia não gostam muito deles. Apenas 10% dos textos deles no Instagram tem emojis.

image08

O uso do emoji também difere de estado para estado nos EUA.

Vamos ver outra contrastante análise conduzida nas comunicações virtuais da América e do Japão. Pediu-se para que, tanto um usuário de emoji que fala a língua inglesa quanto um que fala a língua japonesa, lessem as mensagens de emoji em voz alta.

A entonação e o tom dos dois usuários foram diferentes, mas isso ajudou os pesquisadores a concluir que:

Usuários de emoji nos EUA que falam inglês são mais “diretos”. Enquanto os usuários japoneses tendem a usar emojis como decoração ou sugerindo algo para o leitor deduzir.

#4 Brinque com quebra-cabeças visuais usando os emojis e marque os usuários próximos a eles – Anthony Thompson teve o seu engajamento triplicado no seu Instagram ao usar emoticons. Aqui estão um pouco das estratégias simples que ele usa para criar um engajamento explosivo.

Anthony usa os emojis como um quebra-cabeças para fazer jogos de adivinhação com seu público-alvo e fortalecer seu vínculo com ele.

Como um exemplo, ele comentou neste post do immersephograph com um Tim Tam (marca de biscoito de chocolate produzido em larga escala na Austrália) Shooter emoji.

Isto inflamou uma discussão sobre os biscoitos Tim Tam.

image49

Aqui está a sua diferenciação entre um comentário normal e um “comentário de emoji arrasador”.

A próxima sugestão do Anthony é para que você marque seus usuários próximos aos emojis. Desta forma você ganha atenção especial deles nos seus comentários.

Veja a seguinte postagem do @CoffeeEmporiumRouseHill abaixo e perceba como @crushsocial marcou os usuários.

image18

3. Use emoticons relevantes nas suas atualizações do Twitter e do Facebook para aumentar o engajamento em até 3 vezes mais

Facebook já permite que os seus usuários usem emojis em suas atualizações de status para expressar “como se sentem”.

image29

E os emojis substituem as gírias até no Facebook. Por exemplo, usuários geralmente desviam-se do “lol” e em vez disto usam os emoticons para expressar a risada.

image23

Recentemente o Facebook também lançou 6 emojis novos para os usuários na Espanha e na Irlanda dizer “amo”, “haha”, “yay”, “wow”, “triste” e “irritado”.

image24

Até mesmo o Twitter seguiu o exemplo do Facebook e foi encontrado testando respostas mais ricas em um tweet além de apenas o símbolo de coração.

Estes emoticons mais ricos apresentam uma excelente oportunidade para marcas (se elas se lançaram para usuários dos EUA e de todo o mundo). Você vai ganhar mais dados personalizados e pode conduzir análises sentimentais do seu público.

Mas, por ora, vamos dar um olhada em como usar emoticons nas suas atualizações do Facebook.

Textos simples são chatos. Estes não conduzem emoções e geram entusiasmo.

Conforme Zazzle mídia os posts no Facebook com emoticons tem uma taxa 57% mais alta de curtidas, uma taxa 33% mais alta de comentários e uma taxa 33% mais alta de compartilhamentos.

image31

Então, emojis são um ótimo jeito de humanizar sua marca e dá um tom ao seu post.

Aqui está um exemplo de como a Zappos usou um emoticon de coração em sua atualização de status e atraiu 700+ curtidas e 20+ compartilhamentos em menos de 24 horas.

image10

Mas nem todos emoticons recebem respostas iguais no Facebook.

😀 e 😛 recebem o maior engajamento.

image55

Você precisa estar atento ao contexto e à quantidade do uso deles. O emoji sorrindo não cabe em todos os posts, então não coloque-o em toda atualização. E carregar 10 emoticons em uma mesma atualização é um exagero.

No Twitter, os emoticons funcionam como um charme para cumprir o contexto de falta de emoção e aumentar o engajamento social.

Larry Kim do WordStream usa os emojis regularmente em seus tweets. Algumas vezes ele nem usa palavras, apenas um emoji.

image34

Ele tem visto até 3 vezes mais engajamento em seus tweets promovidos com emoji contra aqueles sem emoji.

Vamos dar uma olhada em um teste conduzido entre um tweet com emoji e um tweet sem emoji.

Como você deveria esperar, a versão com emoji recebeu um engajamento 25,4% maior e também teve uma queda de 22,2% no custo por engajamento.

image30

A chave no uso dos emojis, contudo, é manter relevante para a atualização.

Se você está pronto para desembolsar dólares, então você pode até considerar criar do seu teclado de emojis customizado.

Burger King é um exemplo de marca que criou um conjunto de emoji próprio para promover iscas de frango frito.

image26

4. Use símbolos animados na sua linha de título do Gmail para aumentar a taxa de abertura deles em 20%.

Conforme o Litmus, 53% dos emails foram abertos em aparelhos celulares em 2014.

image13

E desde que emoticons têm sido associados com mensagens instantâneas em celulares, eles fazem isso para realmente destacar o assunto do email.

Rene Kulka testou os emojis animados do Gmail em um assunto de email dos assinantes que estavam propensos a abrir a versão web do Gmail.

image38

O resultado não foi apenas um impulso nas taxas de aberturas únicas, mas mais respostas ao email e comentários no blog.

image32

Aqui estão as taxas de abertura comparadas por segmentos: Gmail web contra o resto.

image57

Até mesmo usar emoticon relevante inanimado no seu assunto, vai impulsionar suas taxas aberturas de email.

Então qual tipo de emoticons são os mais amplamente usados?

Aqui estão os 15 mais populares que aparecem nas linhas de assunto conforme MailChimp (dados de 214.000 campanhas com apoio emoji que enviou 1,4 bilhão de emojis).

image40

Mas lembre que a relevância é a chave.

Por exemplo, considere estes assuntos.

image33

E agora veja este segundo conjunto.

image47

No primeiro conjunto de assuntos, os emoticons adicionam clareza e um pouco de cor.

Mas, o segundo não te deixa confuso?

É porque os emoticons usados são irrelevantes.

Você se sente inspirado para testar os emojis nos seus textos?

Se você está usando o MailChimp, então você receber uma opção diretamente abaixo da aba da carinha feliz.

image42

Mas e se você está em outro email de cliente ou quer testar emojis animados?

Então pode pode consultar o método Unicode e o método do Twitter Emojis neste guia feito por James Johnson.

Nota de Aviso: Para obter sucesso executando campanhas com emoji no assunto do email, você vai primeiramente precisar de pesquisar e testar as preferências do seu público, o provedor de email e os padrões de navegação deles.

Porque enquanto o Mailchimp vai permitir que você todos os emoticons como…

image04

Eles talvez não apareçam corretamente em todas as caixas de entrada ainda.

image09

O Gmail talvez mostre um visão colorida e ofuscada dos seus emoticons nos assuntos de email.

image14

Mas outras caixas de entrada talvez cortem a cor e só mostrem emoticons mais monótonos.

image48

Conclusão

75% dos homens e 84% das mulheres que responderam acreditam que os emojis são uma forma melhor de expressar suas emoções do que as palavras. Então, eles ajudam a definir o tom de voz da sua marca.

Um engajamento em tempo real usando emojis pode te dar uma tremenda exposição como a Bud Light obteve com este tweet.

image35

Ou você pode até tentar uma campanha de emoji interativa como a Tampico. Eles criaram um jogo de mídia social com 24 combinações de emoji. E pediram aos seus usuários que adivinhassem a combinação de emoji vencedora.

image28

Derrubou-se o mito de que apenas a geração do milênio gosta de emojis. As mulheres podem gostar deles mais que os homens, mas a maioria das pessoas dentre todas as idades está utilizando.

image16

Você pode entrar no clima atual do emoji, começando pela implementação de uma das quatro estratégias que eu compartilhei com você neste artigo. Você deve ver um aumento no engajamento e nas vendas.

Você já testou emojis nas suas campanhas de marketing? Qual canal de marketing você planeja usar emoticons?

Share