Como Usar Google Trends e o Quora Para Descobrir Palavras-Chave de Cauda Longa

dictionary

Uma SEO moderna envolve encontrar as necessidades dos usuários.

Não é sobre ser o #1 no ranking – mesmo que isso soe muito bem – mas sim sobre fornecer um enorme valor, para que quando as pessoas visitarem a sua página através do mecanismo de busca, elas fiquem por aqui, em vez de sair da página. 

Você provavelmente tem muita concorrência. Milhões de peças de conteúdo são publicadas todo mês, sendo, a maioria delas, um conteúdo escrito.

Portanto, você pode se destacar na multidão com um conteúdo valioso, ou se afundar com um conteúdo medíocre. 

Não tem meio termo. 

Palavras-chave HEAD (como aulas de guitarra) têm um volume de busca muito grande, porém as palavras-chave de cauda longa (por exemplo, as melhores aulas de guitarra para iniciantes) vão te ajudar a alcançar uma melhor classificação nos resultados do Google, porque elas têm um menor volume de busca . 

As melhores marcas, com os maiores orçamentos para o marketing, não usam as palavras-chave de cauda longa, porque o volume de busca delas é relativamente pequeno. 

Porém, o tráfego que vier para você vai ser altamente direcionado e motivado, porque eles especificaram exatamente o que eles são (iniciantes) e o que eles querem (ter aulas de guitarra). 

Na verdade, as palavras-chave de cauda longa convertem 2X mais do que as palavras-chave HEAD associadas. 

image10

A concorrência está usando cada vez mais as ferramentas de pesquisa de palavras-chave especializadas. E, as palavras-chave que você pensou que estavam escondidas, agora estão disponíveis para todos.  

O Google quer que todos tenham acesso a essa pesquisa. Por isso a ferramenta Google AdWords Keyword Planner é 100% gratuita.  

Veja este guia rápido e curto de como usar Google trends e o Quora para gerar ideias de palavras-chave de cauda longa.  

Contudo, neste artigo eu quero te mostrar como gerar palavras-chave de cauda longa usando 2 ferramentas diferentes: o Quora e o Google Trends. 

Pesquisa de Palavras-chave No Quora

Existem muitos sites de Q&A, mas o Quora é o mais popular. Na verdade, ele é o 140º maior site, pelo seu volume de visitantes, em todo o mundo. 

image19

Não importa qual tópico você planeja abordar, você vai achar dúvidas relevantes e as respostas correspondentes de líderes dessa área.

O Quora tem milhões de membros e pode ser que você não ganhe milhares de visitantes lá. Mas, se o seu site está apenas começando, 100 – 200 visitantes vindos dele podem fazer uma grande diferença para você. 

O Quora é bom para a pesquisa de palavras-chave. Ao longo dessa seção, eu vou te mostrar como usá-lo para esse propósito.

Entenda Como o Quora Funciona

Para aproveitar os benefícios completos do Quora, você vai precisar se inscrever – é gratuito. Quando você logar na sua conta, uma das primeiras coisas que você vai notar é o link para as “Melhores Histórias Para Você.”

Essas questões são destacadas para você como um resultado das suas configurações e preferências. Durante o registro, você indica os tópicos sobre os quais você deseja receber perguntas. 

Essa área se refere aos “Conhecimentos.” Lá, você pode descrever as suas áreas de conhecimento.  

image09

Como um exemplo, estou interessado em tópicos como investimento, blogging, marketing na internet, e similares. Você vai notar o quão relevante as minhas melhores histórias são:  

image00

Quando você clica em uma pergunta particular, você vai ver quando foi a última vez que clicaram nela e o número de visualizações que ela gerou. 

image04

Antes de entrar no processo de pesquisa de palavra-chave, outra seção importante do Quora que você deve conhecer é a lista de “Perguntas Relacionadas.”

Quando você clica em uma pergunta particular, você vai ver algo similar a isto, no lado direito: 

image13

Essas “Perguntas Relacionadas” são uma mina de palavras-chave. Se você for esperto o suficiente, você pode gerar muitas palavras-chave de cauda longa que a maioria não vê, todas somente nessa seção. 

Dito isso, vamos analisar melhor a pesquisa de palavras-chave do Quora. Especificamente, nós vamos descobrir como transformar qualquer pergunta do Quora em palavras-chave lucrativas.  

1). Tratar as perguntas como palavras-chave: Que função você acha que essas perguntas têm nos mecanismos de busca? Você pode não ter pensado muito sobre esse assunto, mas na realidade, as perguntas são palavras-chave reais.

Isso pode ser uma surpresa, porque a maioria das palavras-chave não terminam com uma interrogação. Veja estes exemplos típicos de palavras-chave que foram usadas nas pesquisas do Google: 

image21

Na aparência, essas palavras-chave não se parecem com perguntas.

Entretanto, quando você entende a intenção por trás de qualquer palavra-chave, você consegue perceber o que um termo de pesquisa realmente representa. 

É ai que o Quora entra em ação. Ainda usando as palavras-chave acima como exemplo, vamos ver algumas das perguntas relacionadas a elas:

image02

O Quora é fácil de se usar. Ele te ajuda a entender o propósito de uma palavra-chave em particular. A desvantagem para palavras-chave HEAD (por exemplo, canecas para café customizadas) é que você não consegue saber o que o usuário está realmente procurando.  

Você pode assumir qualquer uma destas coisas:

  • Eles querem comprar canecas para café customizadas
  • Eles querem saber as novidades sobre as canecas para café
  • Eles querem importar canecas para café como um atacadista. 

Mas, essa lista de respostas assumidas vai muito além disso…

Esse também é um dos motivos do porquê você deve tratar todas as perguntas no Quora como palavras-chave. 

Vamos considerar a questão abaixo:

image23

É óbvio que a pessoa que fez essa pergunta no Quora está procurando por insights e possivelmente por histórias de sucesso sobre como se tornar um milionário ou como alcançar os seus objetivos financeiros. 

Essa pergunta não vem de um cara que está brincando com a gramática. É uma pergunta real, de uma pessoa real, e que acredita que ela tenha um problema real. 

O sucesso de SEO, hoje, depende da otimização do usuário – isso é, fazer um conteúdo útil, conveniente, único e relevante para um certo grupo de pessoas. Não tem nada haver com o ranqueamento de alguma palavra-chave ou de frases importantes.   

image16

Tem haver com o impacto que você pode causar e com a autoridade que você pode ganhar. Claro, você pode usar uma SEO de black hat e fazer com que as pessoas visitem a sua página. Mas, ao estar lá, elas vão continuar ignorando o seu conteúdo, se ele for totalmente inútil.

Portanto, antes de seguirmos em frente, tenha uma mentalidade diferente sobre o Quora e as suas perguntas. Não são apenas perguntas aleatórias de pessoas aleatórias. Elas representam palavras-chave reais e têm um grande potencial. 

2). Faça perguntas de engenharia-reversa e procure palavras-chave relacionadas: O Quora é simplesmente espetacular no seu modo de operar. Tudo se resume em dois passos simples: 

  • Todos podem perguntar e responder questões…
  • A comunidade vota quais são as respostas mais úteis.

Isso faz ele ser uma plataforma robusta para capitalizar questões, e até mesmo fornecer respostas para tópicos (sobre os quais você tem algum conhecimento ). Para isso acontecer, você vai ter que usar um conceito chamado “engenharia reversa.”

Engenharia reversa é frequentemente usada nos computadores e no desenvolvimento de softwares. Isso significa simplesmente desmontar um objeto e examiná-lo para ver como ele funciona. Isso é feito para melhorá-lo ou replicar os seus processos em outros objetos.

image14

No contexto de SEO, a engenharia reversa implica em fazer perguntas e gerar variações de palavras-chave através delas. 

Você pode criar um título útil a partir das perguntas. Veja como você pode fazer isso: 

i). Primeiro passo: Procure por questões relevantes no Quora. Você pode inserir uma palavra ou duas (por exemplo, perder peso) na caixa de pesquisa, e depois clicar na tecla enter.

image05

Com os resultados, você pode criar um conteúdo. Por exemplo, a pergunta “Quais são os mitos de perda de peso mais comuns?” pode ser transformada nestes títulos:

  • Os 7 Mitos de Perda de Peso Mais Comuns Que Você Deve Evitar
  • Como Reconhecer Um Mito Comum de Perda de Peso Quando Você Vir Um
  • 13 Mitos Comuns Sobre Perda de Peso Dos Caras Preguiçosos

Para aproveitar realmente os benefícios do tráfego orgânico e dos rankings, você precisa analisar profundamente a pergunta do Quora, para achar palavras-chave de cauda longa para o seu artigo. 

Copie e cole uma das perguntas do Quora (por exemplo, por que é tão difícil perder peso?) no Google AdWords Keyword Planner. Depois, clique no botão “Ter Ideias.” Aqui estão as palavras-chave para o nosso exemplo: 

image06

Essas são as palavras-chave de cauda longa que você não consegue encontrar no Google AdWords Keyword Planner:

  • Por que para mim é tão difícil perder peso 
  • Por que perder peso é tão difícil
  • Está achando difícil perder peso

Com essas palavras-chave lucrativas, você pode criar um título clicável e rico em palavras-chave para o seu conteúdo. Por exemplo: 

  • Pergunta respondida: Por que É Tão Difícil Para Mim Perder Peso?
  • 13 Razões do Porquê Perder Peso É Tão Difícil Para A Maioria Das Pessoas
  • Você Está Tendo Dificuldade Em Perder Peso? 5 Coisas Simples Que Você Pode Fazer

Para evitar uma otimização exagerada do seu conteúdo para uma certa frase-chave, você deve utilizar o Latent Semantic Indexing (LSI).

Não fique confuso com essa frase – o LSI simplesmente se refere aos sinônimos das palavras-chave. O uso do LSI vai garantir que o seu conteúdo fique natural e também ajuda o Google a entender as pessoas nas quais você está visando. 

É importante espalhar os termos LSI ao longo do seu conteúdo. Aqui está o motivo: Se você está escrevendo sobre a Apple, o Google não sabe de qual Apple (ou apple) você está falando. 

  • Você está falando da Apple, a empresa de Palo Alto?
  • Ou da fruta apple (maçã)?
  • Ou dos produtos da Apple, como o iPhone, iPad, iMac, iOS, etc.? 

Vamos dizer que você está escrevendo sobre os produtos da Apple. Para facilitar, para o Google e para os usuários, o entendimento sobre o que você está se referindo, você deve incluir os nomes e os tipos do produto – por exemplo, o iPad da Apple, o iPhone da Apple, os aplicativos da Apple, etc. 

Além disso, usar as palavras-chave LSI quando for criar o seu conteúdo pode te proteger contra o excesso de otimização para uma certa palavra-chave. 

image24

Se você está se referindo à fruta maçã, então mencionar outras frutas, como o morango, o abacaxi e a banana, pode te ajudar a classificar melhor o seu conteúdo no Google, com palavras-chave relacionadas com frutas. 

As palavras-chave LSI também podem te ajudar a fazer o seu conteúdo mais interessante, mais rico e mais conveniente. 

Para achar essas palavras-chave LSI, simplesmente copie e cole uma pergunta particular do Quora na caixa de pesquisa do Google. Clique no botão pesquisar. Agora, vá até o final da página e você verá as palavras usadas nas pesquisas relacionadas: 

image22

Pesquisa de palavras-chave no Google Trends

Palavras-chave são a alma da pesquisa. O Google não vai abandonar o valor atribuído às palavras-chave. 

Contudo, a intenção do usuário é, na verdade, um jeito melhor de entender o papel que a palavra-chave tem em qualquer pedaço de conteúdo – não para manipular rankings, mas para adicionar valor para os seus usuários. 

As palavras-chave certas podem aumentar muito a sua visibilidade de busca, além de aumentar a tração, as vendas e a renda. Se você quer dimensionar a sua pesquisa de palavra-chave, não há um jeito melhor de fazer isso do que utilizar as próprias ferramentas do Google – sendo mais específico, usar o Google Trends.  

image08

Como implica o termo, o Google Trends te mostra um grande volume de termos de buscas que são tendências na sua área. 

Ele também revela a taxa de crescimento de um termo de busca específico antes que ele apareça no Keywords Planner ou em qualquer outra ferramenta de sugestão de palavra-chave. 

Tenha em mente que a maioria das ferramentas de sugestões de palavras-chave visam a base de dados de palavra-chave do Google. Eles conectam através do API. Quando o Google atualiza a sua base de dados de palavra-chave, essas ferramentas de propriedade privada também são atualizadas

Se você aprender a como usar Google Trends, poderá eliminar os achismos. Em vez de assumir que uma palavra-chave em particular vai continuar a ser bem classificada no Google e investir cegamente nela, você vai descobrir a tendência dos últimos 6 meses. 

O investimento em SEO é relativamente alto quando comparado com o PPC. De acordo com o Econsultancy, uma SEO produz um retorno de 28% do investimento (ROI), enquanto o PPC produz 15%.

image18

Antes de você investir $1.000 ou mais na sua campanha de SEO, é sempre bom saber se a sua palavra-chave está crescendo ou diminuindo, em relação a popularidade.

Para aprender como usar Google Trends, siga estes passos:

i). Primeiro Passo: Vá para o Google Trends. Na página inicial, insira a palavra-chave primária (por exemplo, aulas de guitarra) que você queira ranquear ou deseja criar um conteúdo sobre isso. Agora aperte a tecla “enter”.

image03

ii). Segundo passo: Analise a tendência da sua palavra-chave. É aqui que você determina se a palavra-chave que você escolheu está ganhando ou perdendo popularidade. 

image17

Wow!

 Isso foi uma grande surpresa pra mim, porque eu pensei que “aulas de guitarra” iria ser um tópico perpetuamente bom, talvez até mesmo um que valeria a pena construir a autoridade de um site sobre ele. Contudo, eu estava muito enganado! 

Você pode ver que o termo “aulas de guitarra” era popular em 2005, mas desde então, ele vem caindo continuamente e constantemente. 

Claro que, se você checar o Google AdWords Keyword Planner, você pode ver um grande volume de busca para tais palavras-chave. Porém, se você usar o Google Trends, é possível obter informações mais frescas e atuais. 

Por outro lado, um termo popular, como “marketing de conteúdo,” continua com a taxa de crescimento que começou em 2011 – uma época em que as empresas B2B e B2C começaram a adotá-lo.  

image15

Aprender como usar Google Trends te fornece um insight mais profundo sobre o que as pessoas querem, em uma determinada época. Você sempre pode comparar tendências passadas com as atuais e encontrar um equilíbrio. 

Durante o período do Halloween, as fantasias são tendências incrivelmente altas. A razão não é muito difícil de se imaginar – as pessoas querem comprar fantasias. 

Dito isso, deixe-me mostrar algumas maneiras rápidas de como usar Google Trends para gerar palavras-chave de cauda longa:

1). Analise as histórias relacionadas do Google Trends para ter insights: A primeira coisa que você deve fazer ao usar o Google Trends, quando olhar por oportunidades de palavras-chave de cauda longa, é analisar as histórias relacionadas. 

Simplesmente insira a palavra-chave que você quer medir e analise a sua popularidade. 

Primeiramente, a palavra-chave “como pintar um carro” tem uma taxa de crescimento estável. A taxa dessa palavra-chave aumentou significativamente em 2011 e essa tendência continuou. 

image11

Agora, role a página para baixo e você verá as “Histórias Relacionadas:”

image12

A próxima coisa que você deve fazer é copiar um dos termos de busca da lista das “Histórias Relacionadas” e inseri-la no Keywordtool.io.

Alguns dos termos de busca listados nessas consultas podem estar escondidos no Google AdWords Keyword Planner. Talvez, você não saiba como acessá-los. 

Em vez disso, vamos pesquisar com o Keywordtool.io. Insira um dos termos e clique no ícone de busca no lado direito. 

image07

Veja as palavras-chave relacionadas com as quais você pode criar conteúdo:

image01

Como você pode ver no screenshot abaixo, já existem várias palavras-chave de cauda longa geradas para o seu negócio de “pintura de carro”.

Também há palavras-chave LSI que combinam com a palavra-chave principal (“como pintar um carro”).

Se você tem um site relacionado com notícias, você pode facilmente extrair dados do Google Trends na seção de “Tendências de história atuais”. Simplesmente role a página inicial do Google Trends e você verá essa seção destacando as novidades e as notícias, das últimas 24 horas:  

image20

É claro que os itens nessa seção não são estáticos. Eles vão mudar. Quando você checar 2 horas depois, possivelmente terá notícias totalmente diferentes. 

Você pode até mesmo achar que uma dessas histórias é sobre o seu tópico. Quem sabe? 

Conclusão

pesquisa de palavra-chave não é para profissionais de marketing desleixados, que procuram por dinheiro fácil. Pode parecer simples, mas é um processo que pode construir ou quebrar o seu negócio. 

Você pode usar o Google AdWords Keyword Tool para achar palavras-chave, mas você vai estar competindo com a sua concorrência, porque essa é a ferramenta que os sites com autoridade, como o CNN, BBC, IMDb, Moz, Yahoo! Business, Inc. e vários outros usam. 

Ou, você pode aprender como usar Google Trends e o Quora para gerar frutos para a sua colheita. Você pode usar essas ferramentas de pesquisa para criar títulos irresistíveis e um conteúdo que realmente vai direcionar tráfego orgânico.

Qual outra ferramenta de pesquisa você usa para gerar palavras-chave de cauda longa lucrativas? 

Share