Como Usar o Blog Para Converter Visitantes em Clientes

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Você está preparado para converter visitantes em clientes com mais facilidade?

Você já sabe que começar um blog novo é muito fácil. 

Porém, aumentar a audiência que vai ler o seu conteúdo e confiar na sua marca é difícil –  na verdade, é tão difícil que, de acordo com Derek Halpern, 

A maioria das pessoas que começam a produzir blogs, desistem antes dos 3 primeiros meses.

Os blogs fracassam por vários motivos.

Michael Stelzner, fundador do Social Media Examiner, disse que

Um motivo comum por trás dos fracassos dos blogs é que o blogueiro escreve para ele mesmo — e não para o cliente. 

Em outras palavras, o blogueiro escreve posts que ele acha interessantes e úteis, sem se preocupar em descobrir o que a sua audiência realmente quer.

Quer converter visitantes em clientes no seu blog? Este guia vai te mostrar algumas maneiras simples (porém efetivas) de fazer isso.

Mesmo que o seu blog tenha 2 anos ou 2 meses, você tem uma audiência. Existem apenas 2 possibilidades: 

  • A sua audiência está no seu site, ou
  • A sua audiência está em outro lugar.

Se a sua audiência está em outro lugar, você precisa trazê-la para o seu novo blog.

E se o seu novo blog está atraindo leitores, mas essas pessoas simplesmente não estão convertendo? Se elas não estão se inscrevendo na sua lista, lendo ou compartilhando os seus posts, ou comprando o seu produto, então você tem um problema de conversão. 

Eu quero te mostrar algumas coisas simples que você pode fazer para aumentar a taxa de conversão do seu site rapidamente. Você será capaz de otimizar o seu novo blog, fazer com que o seu conteúdo seja visto em mais lugares e converter visitantes em clientes com mais facilidade.

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Lembre-se, você não precisa de milhares de visitantes quando você lançar o seu blog. Todo blogueiro de sucesso sabe que você precisa focar em aproveitar o máximo dos visitantes que o seu blog já tem, mesmo que sejam poucos. 

Vamos lá. 

1. Crie landing pages específicas.

Nunca mande as pessoas para página inicial do seu novo blog. Em vez disso, crie landing pages específicas. 

Essas landing pages podem ser adicionadas à sua barra de menu de navegação, do jeito que o David faz no blog dele:

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Dados recentes mostram que, cerca de 44% dos cliques para empresas B2B são direcionados para uma homepage, e não para uma landing page. Isso é uma oportunidade perdida.

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Jon Morrow foi um dos poucos blogueiros que começaram do zero e, dentro de seis meses, construiu uma audiência fiel.

Isso significa que é possível, se você souber como começar. 

A maioria das homepages dos blogs têm elementos em excesso. Eu acho que eles são desnecessários quando você é novato no mundo dos blogs. Você precisa de se livrar das distrações, para fazer com que os seus visitantes novos foquem na sua marca e na sua mensagem.

Aqui está um bom exemplo de uma landing page sem distrações (cortesia de John Lee Dumas). Note que não há nenhuma barra de menu de navegação – que você encontraria nas homepages de blog usuais. 

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Num relance, você vai notar que a landing page acima exige que você faça uma ou duas coisas:

  • Assista o vídeo The Freedom Journal
  • Compre o The Freedom Journal

Nós podemos ver a landing page acima como o novo blog do John Lee Dumas, fundador do Entrepreneurs On Fire.

Ele foi inteligente. Em vez de pedir às pessoas para que elas visitem o seu blog para comprar o livro, ele escolheu usar uma landing page dedicada. 

Antes do Jon Morrow lançar o seu blog: BoostBlogTraffic.com (atualmente, Smartblogger.com), ele criou várias landing pages. 

E, em cada site de autoridade em que ele contribuiu, ele criou um link de volta para a sua landing page. Até mesmo atualmente, ele continua construindo landing pages dedicadas para vender os seus produtos. Aqui está uma recente:

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A boa notícia é que você pode começar com uma landing page. Entretanto, certifique-se de crescer a partir dela. 

De acordo com a HubSpot, “Empresas alcançaram um aumento de 55% em leads, quando aumentaram o número de landing pages de 10 para 15.”

Cada clique proveniente dos seus esforços de marketing tem que ir para algum lugar – certifique-se que os seus cliques não estejam indo para a sua homepage. 

Uma landing page permite que você fique focado no seu marketing e alcance mais prospects.

Por exemplo, a sua homepage pode estar 100% focada em “mandar textos para editores de revistas.”

Isso significa que todo guest post que você escreve deve ser relacionado a como escrever para revistas, conquistar escritores, escrever um discurso vencedor, como abordar um escritor de uma revista, etc. 

Consequentemente, em vez de criar links para a homepage do seu blog, que provavelmente fala sobre “começar um negócio como freelance,” você poderia simplesmente criar um link para a sua landing page dedicada.

Isso vai converter as pessoas que clicarem no link da sua landing page em assinantes de email. De lá, você pode construir relacionamentos com eles. 

Depois, introduza-os ao seu blog e mostre a eles como eles podem comprar o seu produto (vou falar mais sobre esse assunto mais tarde).

Se você está pronto para construir landing pages de alta-conversão, existem várias ferramentas fáceis de usar. Eu já testei todas estas, e elas são ótimas:

2. Personalize o seu novo blog para uma audiência específica.

Para quem o seu novo blog é direcionado?

Se a sua resposta for para “todos” – então você irá fracassar.

Ninguém nunca obteve sucesso ajudando todo mundo. Blogueiros inteligentes visam audiências específicas. 

No QuickSprout, eu criei um conteúdo útil que ajuda donos de sites a direcionar mais tráfego, converter visitantes em clientes e aumentar a renda. Todo post que eu escrevo é focado nisso. 

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O blog do Shopify é para pessoas que querem construir uma loja online de sucesso. Se você quer aprender dicas e truques sobre ecommerce, além de estudos de caso, esse blog é para você. 

ConversionXL é para qualquer pessoa que queira aumentar a sua respectiva taxa de conversão.

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Você consegue obter sucesso sendo um blogueiro de tecnologia?

Para ser honesto com você, a tecnologia é um segmento muito grande. Você vai ter dificuldades para competir com os likes do Techcrunch, do Mashable, do Gizmodo ou do Wired.

Em vez de escrever todas as coisas sobre tecnologia, porque não limitar a sua área?

Você pode focar em qualquer uma dessas tecnologias: aparelhos móveis, tecnologia de carro, tecnologia wearable (ou seja, que pode ser utilizada como vestuário. Como um relógio da Apple, por exemplo), uma marca específica, etc. 

No momento em que uma pessoa entrar em seu blog (mesmo antes dela ler os seus posts), ela já deve saber se a proposta de valor do seu blog é o que ela está buscando.

Por exemplo, se você visitar o blog da Carol Tice, você não precisa de ninguém (nem mesmo a Carol) para dizer se o blog é relevante para você ou não.

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Você vai ver que ele é direcionado para as pessoas que querem ganhar a vida como escritores. É óbvio.

Isso é exatamente o que o seu novo blog deve fazer. 

3. Ofereça algo de valor gratuitamente.

milionário Bob Burg disse que a melhor maneira de fazer muito dinheiro e converter visitantes em clientes é oferecer algo de graça.

Eu sei. Pode não ser intuitivo oferecer uma coisa valiosa gratuitamente.

Dados do Priceonomics descobriram que os clientes da Amazon preferem um cartão de presente de $10 e um cartão de presente de $20 por $7, do que um cartão de presente de $10 por $5, e um de $20 por $12. Por quê? Uma simples palavra: “grátis.”

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Pera aí, mas eu pensei que você começou o seu blog com o objetivo de ganhar dinheiro!

Eu não esqueci!

Todo mundo ama coisas de graça. E, se você quer que o seu blog novo obtenha muitos compartilhamentos sociais, links inbound gratuitos e comentários, então você precisa criar algo que os seus concorrentes vendam – e oferecer isso de graça. 

De acordo com o Gemba Marketing, 81% dos motivos da participação das pessoas nos eventos se resume em amostras gratuitas de um produto ou outros brindes. 

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O negócio é o seguinte: toda vez que você oferecer algo de valor gratuitamente, o seu público-alvo vai confiar mais em você. 

Muitas pessoas me perguntam como eu consegui ganhar tanta autoridade online. Eu geralmente falo pra elas que, 

Eu crio um conteúdo de valor e o ofereço de graça.

Eu gastei $30.000 para criar os meus guias avançados de marketing e, quando muitas pessoas começaram a falar que eu ia vendê-los, eu compartilhei todos eles de graça. 

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Esses guias geraram muito tráfego orgânico e muito tráfego de referência ao meu blog. Consequentemente, eu gerei centenas de milhares de dólares de empresas grandes. 

Oferecer um conteúdo de valor gratuitamente pode funcionar bem para todos os modelos de negócio? 

Sim, pode. E foi provado que isso funciona virtualmente em qualquer tipo de negócio. Oferecendo um conteúdo de graça, o Gregg Pollack, fundador do Envy Labs, lançou o seu primeiro produto. Ele investiu $20.000 e recebeu $40.000 de volta.

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Contudo, se você tem um negócio baseado em cadastros de email, você vai ficar em uma posição melhor para construir confiança com as pessoas, antes que elas decidam pagar pelos seus serviços. 

No meu próprio caso, eu tive muitos modelos de negócios baseados em cadastros de email. A estratégia de marketing de conteúdo que está funcionando para nós, nos permitindo adicionar um número razoável de usuários ao CrazyEgg.com e ao KISSmetrics, é a criação de um conteúdo de valor e a disponibilização desse gratuitamente.

O Aweber e o GetResponse usam a mesma estratégia para converter visitantes em clientes. Além do seu blog, a fantástica equipe do Aweber se superou, criando guias de marketing de email valiosos e oferecendo-os em uma página de recursos dedicada.

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Pare de tentar vender um produto com o seu novo blog. Como dizem os blogueiros de sucesso, como Derek Halpern, Marie Forleo, Pat Flynn, Jeff Goins e outros:

Primeiro construa a sua audiência, depois lance o seu produto para ela.

Eu acho que esse conselho é muito preciso. Como ninguém realmente sabe que o seu blog existe, seria estranho tentar convencer as pessoas a comprar o seu novo produto. 

Você tem que entender que um blog não é o melhor método para fazer dinheiro rapidamente. Leva tempo. Portanto, se você quer fazer dinheiro rápido, procure um emprego pago ou se torne um freelancer.

Somente 3 meses atrás eu realmente comecei a gerar receitas (e não lucro) no meu blog de saúde e nutrição. Eu gastei 6 meses criando conteúdos de valor e compartilhando-os de graça. 

Se você está confuso sobre como começar, o post abaixo vai te guiar:

4. Use prova social em seções importantes do seu site.

A prova social pode transformar o seu blog novo em um blog confiável, e pode te ajudar a converter visitantes em clientes.

O que é a prova social, exatamente? Bom, o wikipedia define a prova social assim:

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Em termos simples, a prova social é uma demonstração de confiança ou de fé que as pessoas têm em você e na sua marca. Mais pessoas vão responder às suas ofertas, porque elas viram os outros fazendo o mesmo. 

Como seres humanos, todos nós queremos pertencer a algo.

Por exemplo, é mais provável que você queira escrever um comentário em um blog, se você ver que outras pessoas também comentem.

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Além disso, a maioria das pessoas compartilha um conteúdo não porque elas o leram, mas porque elas viram um grande número de pessoas compartilhando primeiramente. 

A prova social também pode estar representada em forma de depoimentos ou logos mostrando todos os clientes bons com os quais você já trabalhou. 

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Incluir a prova social no seu blog (mesmo que ele seja novo) se tornou essencial, porque os consumidores estão ficando mais bem informados.

De acordo com um estudo, cerca de “63% dos consumidores [Americanos] indicam que é mais provável que eles comprem em um certo site se ele possuir classificações e comentários de outros consumidores.”

Como o seu blog é bastante novo, você provavelmente não tem muitos clientes. Certamente, você não tem muitos comentários no seu blog.

Portanto, você tem que, supostamente, inventar as coisas?

Não, não faça isso.

Veja estas simples maneiras de obter mais prova social:

a). Peça um especialista para comentar no seu blog: Por exemplo, se o Seth Godin disser algo sobre o seu blog, isso é uma prova social se você exibi-la em algum lugar onde os leitores possam ver. 

Você, provavelmente, não vai conseguir isso do Seth nos seus 12 primeiros meses, mas qualquer influenciador consegue.

Isso é o tipo de prova social principal que o Brian Dean usa no seu blog popular. Olha só, até mesmo um blog popular aproveita dos comentários de especialistas.

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b). Contribua com artigos em blogs de autoridade: Se você quer mostrar o logo da Moz como a sua prova social, tudo que você tem que fazer é: 

  • Estudar os posts populares
  • Achar um ângulo único
  • Lançar um tópico novo (use dados ou estudos de caso)
  • Escreva o seu guest post e o envie para o editor
  • Aguarde para a publicação.

Uma vez que o seu artigo escrito como convidado for publicado, você pode usar o logo da Moz para provar que o seu conteúdo é útil e tem credibilidade. 

A Kristi Hines usa logos de blogs de autoridade como a sua prova social. Clientes em potencial vão contratar uma escritora apenas pelo uso dos logos. 

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Do mesmo modo, se você quer mostrar o logo do Entrepreneur.com no seu blog novo, peça permissão. Como?

Contribua com um artigo no site e pronto.

Conclusão

Um blog novo não te limita de nenhum jeito. Você não precisa ser pequeno, só porque você começou algo novo. 

Tenha responsabilidade. Foque nestas duas importantes estratégias de marketing de conteúdo:

  • Crie um conteúdo longo, útil, interessante e consistente. (sugestão)
  • Promova exageradamente o seu conteúdo (sugestão)

Lembre-se que o seu título tem um papel importante. Por esse motivo, você deve escrever títulos atraentes e fazer um teste AB nas suas landing pages.

Use call-to-actions consistentes e que oferecem benefícios nas suas landing pages.

Se você está mandando visitantes novos para a sua homepage, certifique-se que a sua homepage tenha um formulário de captura de lead – e uma isca digital valiosa para oferecer gratuitamente –  em troca do endereço de email do usuário. 

Com o seu blog novo, gaste menos tempo direcionando tráfego. Em vez disso, foque em converter os seus visitantes atuais em leads (isso acontece depois deles se inscreverem em sua lista de email).

Por que isso é tão importante? Bom, vamos assumir que você tem 100 pessoas na sua lista de email. 

Se você tomar conta delas e resolver os seus problemas, elas podem trazer 1.000 visitantes novos para o seu blog.

Que outras técnicas você já usou para converter visitantes em clientes com mais facilidade no seu novo blog?

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