O Que é Storytelling e Como Usá-lo Para Aumentar a Taxa de Conversão do Site

story telling

Eu amo um bom storytelling, especialmente quando ele prende minha atenção e me envolve. Histórias tem o poder de aumentar suas conversões se você for mestre nessa arte.

Mas lembre-se de que a concorrência é feroz. E a quantidade de conteúdos que vem sendo produzidos na web é alarmante. Nossos leitores estão se afogando.

De acordo com o Koozai, a maior parte das pessoas apenas passa o olho no conteúdo, em vez de ler cada palavra. As pessoas olham para aquilo que chama a atenção. Se elas não encontrarem, elas vão embora.

image25

Storytelling pode ligar os pontos e levar as pessoas a REALMENTE lerem seu conteúdo e tomarem alguma decisão.

Faça o download deste guia para aprender o que é storytelling e quais são seus elementos.

Recentemente, eu embarquei em uma viagem para aumentar para 100.000 visitantes o meu blog neilpatel.com. No final de cada mês, eu compartilhei as estatísticas do meu tráfego e o que eu fiz. Esse é o poder do storytelling. O tráfego do site cresceu para 46.134 visitantes em fevereiro.

image41

E para 59.787 visitantes em março…

Se você quer aumentar suas conversões, então comece a cativar sua audiência tocando suas emoções.

Histórias formam a maneira como as pessoas te veem. A percepção delas sobre você irá determinar se eles vão ler seu conteúdo ou não, comentar nos posts do blog, indicar seu blog para outros, te contratar ou comprar de você. O cérebro humano é ligado a lembrar de histórias memoráveis.

image20

Storytelling é como uma vitamina. Quando ela entra na mente do leitor, permeia todo o seu ser e luta contra todo tipo de objeção que possa impedi-lo de se tornar um cliente fiel.

Neste artigo eu quero te mostrar cinco passos simples que podem melhorar sua taxa de conversão, apenas contando histórias com dados.

O resumo do que você irá aprender é:

  • O Que é Storytelling
  • Saiba Quais São os Elementos do Storytelling
  • Como Usar Storytelling Para Aumentar as Conversões
  • Construa Autoridade Através do Storytelling
  • Aprenda Com Histórias de Sucesso Sobre Storytelling

Passo #1: O Que é Storytelling

Quando você conta uma história verdadeira, sua mensagem é percebida como autêntica. Da mesma forma que eventos ao vivo tem mais retweets do que os tweets genéricos, seu conteúdo irá impactar mais vidas e isso irá melhorar sua credibilidade.

image40

Por que você deveria usar storytelling no marketing de conteúdo? Nós respiramos histórias. Mesmo na Idade das Pedras, os humanos sabiam como contar histórias que despertavam interesse.

image55

Humanos são contadores de histórias natos. Storytelling gera vida ou significado para um cenário, provoca sentimentos de êxtase, tristeza ou paz, e cativam sua audiência.

image17

Como profissional de marketing de conteúdo e empresário, compartilhar histórias de sucesso e erros irão moldar seu relacionamento com os clientes.

O que é storytelling? É a arte básica de comunicar sua ideia, mensagem ou evento, através de palavras, imagens e sons criativos.

Isso significa que ao criar conteúdo para seus consumidores, seja para seu próprio blog ou outros blogs onde você é um guest writer (escritor convidado), você pode usar histórias para se conectar de forma mais profunda com seus leitores.

Então, por exemplo, quando você escreve, você usaria imagens relevantes que captam o interesse das pessoas. Ou, se você grava podcast, você poderia usar a músicas e sons que provocam emoção. E para criação de vídeo, é claro, você pode usar palavras, imagens e sons da mesma forma.

Não é de se admirar, então, que artigos com informações visuais geram mais compartilhamentos no Facebook do que outro tipo de conteúdo.

image09

Storytelling funciona. Por exemplo, Chris Haddad aumentou sua taxa de conversão de 2% para 8%, aumentando sua receita do nada para 7 dígitos vendendo info produtos.

Inicialmente, Chris escreveu um bom texto para vender seu info produto de como as mulheres podem encontrar seu par perfeito. Mas apesar de todos seus esforços, apenas alguns clientes compraram sua oferta.

Eventualmente, Chris deu um tapa em sua landing page. Ele compartilhou a história de como sua namorada (agora sua esposa) usou técnicas de apelo emocional para seduzi-lo. Contar aquela história aumentou sua conversão em 300%.

O conceito visual de storytelling: Elementos de storytelling pode ser qualquer coisa capaz de ser vista. As suas ideias ou mensagens podem ser?

Expressar emoções internas as vezes é difícil no texto, mas é brincadeira de criança quando se usam imagens ou outros recursos visuais.

Uma pesquisa da DemandGen Reports revelou que o conteúdo de vídeo em 2014 no marketing B2B aumentou de 8% para 54% e os infográficos saltaram de 9% para 52%.

“A menor distância entre um cérebro humano e a verdade é a história” – Anthony De Mello.

image03

Marketing de informação visual veio para ficar e se tornou parte dos orçamentos de marketing. Um estudo recente da Social Media Examiner diz que 70% dos profissionais de marketing de internet planejam aumentar o uso de elementos de marketing visual em 2015.

Como se constata, informação visual (ex: infográficos, vídeos, memes, print screen) se torna amplamente compartilhável na maioria das redes sociais.

image30

Você pode contar uma história usando palavras da mesma maneira que palestrantes Keynote fazem. Mas existe um outro método de storytelling que irá supervalorizar seu conteúdo: usar elementos visuais.

Seus clientes não estão procurando por outro discurso de vendas, ou algum propósito que soe muito bom ou verdadeiro; eles já ouviram o suficiente sobre isso. Um estudo conduzido pela Forrester Research descobriu que 88% dos executivos e responsáveis por tomadas de decisão nas organizações preferem a conversa do que apresentações de vendas agressivas.

Na narrativa visual, você pode criar e promover infográficos que tem gerado coletivamente mais de 2.500.000 milhões de visitantes e 41.142 backlinks em um período de dois anos. Eu publico usualmente novos infográficos toda sexta-feira e os resultados tem sido incríveis.

image71

Tutoriais em vídeo são igualmente poderosos. Você pode usar um quadro branco para ensinar, assim como Rand Fishkin, fundador do Moz, faz toda sexta-feira.

image12

Você pode criar também conteúdo visual e enviá-lo para plataformas como o Docstoc, Slideshare, Vimeo, e Animoto. Isso vai te ajudar a ganhar uma nova audiência para seu negócio.

image38

Os benefícios principais do storytelling na persuasão: Persuasão é a chave mestra que irá destravar o cofre da conversão. Robert Mckee estava certo quando ele disse que “storytelling com persuasão supera as estatísticas.” O marketing é para pessoas e pessoas são seres emocionais.

Nosso cérebro é incentivado a responder gatilhos emocionais. Storytelling é a fonte natural mais poderosa desses gatilhos.

image04

Quando você entende como persuadir os outros, você não irá mais lutar para obter mais tráfego. Em vez disso, você irá focar em aumentar as conversões, porque é isso que importa.

Então como as histórias persuadem um grupo de leitores a tomar alguma decisão? Esse é o objetivo de criar uma estratégia de conteúdo e escrever conteúdo detalhado.

Aqui estão algumas das maneiras que o storytelling pode ajudar quando você quiser persuadir seus clientes sem ficar na frente do caminho:

1).   Momento da verdade: O que os consumidores percebem ser a verdade acabará por orientar as suas ações no processo de tomada de decisão. As percepções dos consumidores podem ser ou não apuradas, mas eles vão viver com base nelas independente disso.

image35

Quando as pessoas visitam o seu site, qual verdade você irá colocar nelas? Você dá aos leitores um tipo de venda difícil, quando eles ainda estão tentando te conhecer?

Na música “Momento da Verdade” de Tyler James Williams, há um verso bastante intrigante: “Aqui vamos nós outra vez/Prepare para conhecer o seu fim.”

image64

No mercado da internet, o momento que sua audiência começa a te ver como alguém que não se importa com ela, você está se preparando indiretamente para conhecer o seu fim – e o fim dos seus negócios.

Mas existe uma solução: use experiências passadas, estudos de caso, pesquisas e resultados significativos que você tenha ajudado os clientes a alcançar, como sua história.

Em vez de começar com “era uma vez,” ou alguma variação disso, crie sua história dentro do seu conteúdo. Histórias podem até aparecer no seu título, introdução e o mais importante, em sua landing page.

Por exemplo, a homepage do blog do Chris Brogan tem uma declaração dimples; storytelling torna isso cativante.

É a história do marketing de conteúdo + construção da comunidade.

image16

Eu usei o storytelling nos últimos meses para engajar meus leitores também. Por exemplo, eu compartilhei uma história de como gastar $162.301,42 em roupas me deu um retorno de $692.500.

image63

O post gerou em torno de 100 comentários, e 2.000 compartilhamentos no Facebook e Twitter. Aqui está uma tela da estatística do compartilhamento social que eu peguei do BuzzSumo.

image46

2).   Personalidade: autor norueguês Rune Belsvik uma vez disse que o conceito de história era “uma das primeiras coisas que vieram ao mundo.”

Nossa personalidade nasce das histórias. Nós fomos criados para compartilhar e ouvir histórias. Então o storytelling é uma ferramenta natural que ajuda a crescer a sua audiência e melhorar suas conversões.

Do mesmo modo, storytelling pode dar ao seu conteúdo um novo sabor e ampliar seus benefícios, porque ela vem de uma “personalidade” – um conjunto de características que te fazem ser especial e transmitir apelo aos outros.

Um exemplo típico: Jon Morrow é um dos blogueiros que eu mais respeito.

image29

Uma vez ele compartilhou um poderoso guest post no Problogger contando a história de como ele foi atropelado por um carro em abril de 2006.

Sua perna quebrou em 14 partes. Pelos próximos três meses ele sentiu dores muito fortes.

Então ele criou coragem e largou o emprego. Ele vendeu tudo que tinha e parou de pagar a maior parte das contas. A história gerou muito mais interesse quando ele contou como se mudou para o paraíso e começou a receber para mudar o mundo.

Naquele post, Jon persuadiu leitores de uma forma tão impactante, que ele gerou mais de 72.000 visitantes.

Hoje Jon tem um negócio online muito lucrativo. Seu blog principal, o Boost Blog Traffic, tem mais de 100.000 visitantes por mês. Na verdade, ele ganha mais de $100.000 por mês.

image53

3).   Segmentação de conteúdo efetivo: Outra maneira simples que você pode usar o storytelling para persuadir sua audiência é levando-a para um passeio. É dessa forma que palestrantes keynote e pessoas que trabalham com webinários mantêm uma audiência cativa do começo ao fim.

Se você está escrevendo ficção, não-ficção, um post de um blog, ou um artigo detalhado como este, vale a pena implementar segmentação de conteúdo.

image62

Isso basicamente significa que você inclui um começo, meio e conclusão (fim). A história da sua marca deveria seguir a mesma estrutura.

É como levar os seus consumidores e leitores de um segmento para outro. Storytelling engloba tudo isso, e segmenta seu conteúdo de acordo com a circunstância.

Empresas japonesas segmentaram o mercado de jogos baseado em plataformas, tais como mobile e social, e faturaram $5,1 bilhões. Se eles não tivessem segmentado o conteúdo, eles perderiam um grande potencial de lucro.

image31

Por exemplo, sua audiência gostaria de saber por que você usou aquele experimento, o maior desafio que você já enfrentou, o que você descobriu naquele estudo e quais conclusões você tirou daquele experimento.

No começo do seu conteúdo, comece forte e estabeleça a sua história. No meio, construa interesse pela mensagem. Destaque os benefícios do tópico e feche com um call to action que é persuasivo e não agressivo.

David Siteman Garland, fundador do The Rise To The Top, usa essa estratégia para escrever seus textos. Ele começa a história com uma nota forte, gradualmente desperta o interesse mostrando os resultados no meio do texto e então chama os leitores a agirem no final.

Veja o começo:

image13

Veja o meio do texto, onde David constrói interesse por meio de histórias de sucesso:

image77

E finalmente, o call to action no final:

image01

Nota: Blogueiros estabelecidos e profissionais de marketing da internet que construíram um negócio sólido usam a segmentação para melhorar a taxa de conversão. E como eles são criativos no storytelling, eles são capazes de experimentar um alto nível de sucesso.

image37

A arte do storytelling: Neste livro, The Art of Storytelling, John D. Walsh caminha pelo processo de persuadir a plateia com sua história. Isso é importante, pois no mundo dos negócios, persuadir a multidão é o melhor caminho para estabelecer autoridade e ser notado mais rápido.

image76

Antes da palavra escrita ter se tornado popular, os homens da Idade das Pedras podiam memorizar histórias elaboradas que transmitiam lições de moral. Esses costumes foram transferidos de geração em geração.

Quanto mais cedo você dominar a arte de contar histórias, melhor será para sua marca e negócio online. A mídia social está redefinindo o storytelling em um caminho significativo. Conheça sua audiência e seja autêntico em seu storytelling.

Você já passou por muita coisa na vida e tem infindáveis histórias para compartilhar. Eu não acredito que você deva inventar histórias; em vez disso, você deveria aproveitar a riqueza de histórias de família, amigos, clientes, empresários e marcas. Em seguida, alinhe essas histórias com o público que você tem buscado conhecer como a palma da sua mão.

Passo #2:  Aprenda Quais São os Elementos do Storytelling

Eu falei mais cedo que um storytelling persuasivo supera dados estatísticos. É por isso que adolescentes americanos preferem o Headphone da Beats ao da Apple e Skullcandy. Dr. Dre, um artista de rap norte-americano, tem uma ótima história que tem um apelo aos adolescentes.

image72

No entanto, para que o seu storytelling produza os resultados desejados, existem outros elementos que são igualmente importantes. Advogados aprendem a se tornar contadores histórias, e você também deveria como um blogueiro ou escritor.

Quando você está dizendo ou compartilhando uma história, você quer alcançar um resultado específico. Você quer reconhecimento o suficiente para levar seus esforços de marketing de conteúdo para um nível acima, então certifique-se que você tenha os seguintes elementos no lugar.

Um público-alvo bem definido: Você ainda não definiu seu público-alvo? Antes de contar histórias de sucesso, deve haver uma audiência qualificada para ouvi-la. A maioria das pessoas iria entender tudo errado.

Mas você tem que definir seu público-alvo primeiro, porque são eles que irão definir seu produto.

image58

À medida que o tempo passa e você constrói relacionamentos e cria um engajamento com seu público-alvo, eles vão te dar um ótimo feedback que irá te ajudar a definir e melhorar seu produto.

image28

Então como você define seu público-alvo claramente? Existem muitas maneiras de fazer isso, mas eu pessoalmente descobri que a demografia é o primeiro passo.

image73

Se eu puder entender claramente quem é meu público-alvo, e de onde ele começou a navegar em meu site, eu posso alinhar meu conteúdo e contar uma história ainda melhor. A demografia da sua audiência é uma segmentação de mercado e te dará um ótimo entendimento dessa persona, ou perfil.

image08

Aqui estão quatro passos simples para definir seu público-alvo, baseado em demografia:

Passo Um: Vá até o Alexa.com. Digite a URL do seu site (ex: lewishowes.com) e clique em “Go.”

image57

Passo Dois:  Para encontrar seus resultados, desça a barra de rolagem e você encontrará isso:

image22

No print acima você perceberá que os visitantes do LewisHowes.com são em sua maioria do público feminino, com graduação e navegam no site de casa.

Se eu fosse o Lewis, agora que eu sei que minha audiência é predominantemente feminina, eu alinharia meu conteúdo com um storytelling que teria apelo para o público feminino e masculino. Eu não faria nada no aspecto da educação, porque os graduados podem muito bem ler e viver o sonho do estilo de vida deles.

Mas desde que a maioria da audiência navega no site de casa, eu tentaria também dar alguma planilha ou dicas práticas que eles possam implementar, já que eles não tem chefe em volta para supervisionar o que andam fazendo.

Se arme com a demografia da sua audiência e você vai querer se aprofundar ainda mais nisso. Conhecer os interesses do público-alvo é um passo fundamental para desenterrar seus maiores desafios e usar o storytelling para resolver seus problemas.

image56

As sugestões abaixo do Business Insider pintam uma imagem mais clara de como você pode utilizar cada plataforma de mídia social:

  • Se você lida com bens de consumo rápido (isto é, não são bens de luxo), Facebook é uma plataforma ideal para atrair a audiência, porque os usuários são em sua maioria jovens.
  • Twitter é uma plataforma de micro blog para atualização de novas notícias. Use o Twitter para manter sua audiência a par do que esteja acontecendo com seu site, negócio ou comunidade. Ele não é para vender.
  • Além de roupas e artes decorativas, Pinterest favorece produtos alimentícios e relacionados com bebida. Família e produtos de relacionamento também tendem a receber mais likes and repins.
  • Roupas, acessórios e produtos  de entretenimento se dão muito bem no Instagram, porque os usuários são principalmente do sexo feminino.

Finalmente, o LinkedIn é a plataforma de escolha para comunicação relacionada a negócios. Então se você está querendo adquirir clientes que sejam ligados ao negócio, LinkedIn irá superar e muito o Twitter e Instagram.

image54

2).    Objetivo mensurável: O segundo elementos mais importante do storytelling é um objetivo mensurável.

Qualquer um pode definir uma meta, mas quantas pessoas podem efetivamente mensurá-la? Profissionais de marketing espertos querem rastrear cada progresso.

image32

Quando você define uma meta que não pode medi-la, você perderá um potencial de expansão. Por exemplo, você não saberá quais outros fatores são necessários quando você for definir uma meta maior.

image42

Aqui estão algumas dicas de como definir objetivos mensuráveis:

i).   Comece pequeno: Eu acredito muito em pensar grande, mas você deveria também definir objetivos realistas. Ao começar pequeno, certamente você vai bater a meta e saber exatamente onde você está indo.

image39

“10.000 visitantes por mês” não é um começo realista. Mas você pode definir um objetivo menor, específico e mensurável, como “Gerar 1000 visitantes por semana, direcionando 25 palavras-chave de cauda longa e passar uma hora do dia construindo relacionamentos em fóruns de discussão e plataformas de mídia social.”

Esse último objetivo é mensurável, pois você pode checar seu Google Analytics para determinar quais palavras-chave estão tendo melhor performance nos mecanismos de busca. Você também pode rastrear suas atividades sociais e entender qual a melhor hora para tweetar.

Você também quer medir seu progresso usando storytelling para encontrar seus objetivos de marketing. Senão, você não será capaz de saber se, e como a taxa de conversão está aumentando.

ii).   Organize uma agenda: Para que seus objetivos sejam mensuráveis, você tem que organizar uma agenda. O que você vai fazer diariamente para alcançar seu objetivo? Uma agenda faz com que você seja organizado e aumenta sua produtividade.

image14

Sua agenda deveria mostrar o seu prazo final e te ajudar a focar nas tarefas mais importantes.

Por exemplo, se você define um objetivo mensurável de gerar 1.000 visitantes por semana direcionando 25 palavras-chave de cauda longa, sua agenda diária poderia ser:

a).  Pesquise e selecione cinco frases de cauda longa: Se eu estivesse no nicho fitness/perda de peso, eu poderia selecionar essas palavras-chave fáceis de direcionar: como perder 20 quilos, quero perder peso, melhor exercício para perder peso que funciona, melhores 10 programas para perda de peso, me ajude a perder peso rápido.

b).  Leia livros, blogs, assista vídeos, etc. Eu quero aprender sobre um tópico o tanto que puder antes de escrever sobre ele. Existem recursos úteis que eu acesso facilmente com uma simples pesquisa no Google.

c).  Escreva os títulos: Isso é crítico se você quer que as pessoas cliquem, leiam e compartilhem seu conteúdo. Gaste 20 minutos de uma hora em seu título, porque se você não criar um título impactante, certamente vai perder muito potencial.

A fim de economizar tempo em escrever título, encontre um em qualquer segmento que chame sua atenção. Use-o como modelo para criar um melhor e que seja relevante para o seu segmento.

d).  Escreva o conteúdo: Primeiro, escreva um esboço. Depois crie o conteúdo completo, ou faça um vídeo.

iii).   Estabeleça um deadline (prazo final): De acordo com Nolan Bushnell, “a inspiração é o prazo final.” Sem um deadline você não irá se inspirar a agir agora e alcançar um resultado significativo, porque o relógio não está andando.

image65

Ao utilizar o storytelling para aumentar suas conversões, cada parte do conteúdo que você escreve e toda landing page que você cria deveriam ter um objetivo mensurável com uma agenda e um deadline.

3).    Dados relacionáveis: O acerto de contas entre storytelling e estatísticas continua. Mas em vez de escolher um ou outro, por que não combinar ambos ao criar seu conteúdo?

image11

Eu raramente escrevo conteúdo sem usar dados para dar suporte ao que estou falando. Opiniões pessoais tem uma habilidade limitada em gerar confiança no seu público-alvo. Mas se você puder provar o que está dizendo com estatísticas, então você irá ganhar a fidelidade dos clientes.

Dê uma olhada em meu post recente para ver como eu me posicionei como uma autoridade colocando uma referência do que o Google disse:

image33

Obter estatísticas e dados é fácil. Por exemplo, você poderia entrar no Google Analytics e checar suas estatísticas. É isso que Brian Dean fez alguns anos atrás, quando ele escreveu um artigo bem detalhado para Okdork.

image24

Sim, escrever uma história de como você estava quebrado e ficou milionário pode não fazer muita diferença para seus consumidores, a menos que você use dados para provar.

Se não existe dado ou um estudo de caso relacionado à história que você está compartilhando, você pode compartilhar seus próprios dados. Vá em frente e crie gráficos, e deixe claro que é isso que você encontrou depois que fez uma série de experimentos.

Se você está procurando por um livro de algum autor que você respeita, você pode encontra-lo no Columbus Metropolitan Library.

image60

4).   Persuasão: O quarto elemento de um storytelling efetivo é a persuasão. Você não pode influenciar pessoas se você não as persuadir. image00

Eu seu livro best-seller, Influence, Dr. Robert B. Cialdini percebeu que reciprocidade, compromisso, provas sociais, autoridade, gosto e escassez são os fatores mais fortes na psicologia da persuasão.

O ponto principal é este: esses seis fatores levam as pessoas a mudarem seus comportamentos, seguirem o curso que você definiu, assinarem sua lista de email e comprarem seu produto mesmo se elas não precisam dele por agora.

Vamos ver um exemplo de como a prova social pode aumentar as vendas.

Cialdini definiu a prova social como “a arte de fazer alguma coisa porque você vê os outros fazendo.” Você simplesmente segue a multidão.

De acordo com o SEJ, quase 63% dos consumidores dizem que estão mais propensos a fazerem uma compra de um site que tenham reviews de clientes e avaliações dos produtos.

image69

39% dos consumidores mudarão de ideia depois de ler três reviews negativos sobre um produto em particular ou um site.

image59

Aqui está um exemplo de como a prova social pode aumentar a conversão: Modcloth é um site de venda de roupas. É uma comunidade grande, onde compradores votam nos seus estilos favoritos, que eles acreditam que o site deveria vender mais no futuro. Tais estilos tem um destaque chamado “Top Rated”.

image50

A evidência dessa forma única de prova social é que produtos com esse tipo de destaque vendem duas vezes mais do que os produtos sem ele.

Aqui estão alguns exemplos das melhores marcas usando prova social:

image34

Para aprender como os outros cinco princípios da persuasão aumentam as conversões, veja o post brilhante de Peep Laja, como usar os 6 princípios de persuasão do Ciadini para impulsionar conversões.

Passo #3:  Como Usar Storytelling Para Aumentar as Conversões

Estou impressionado como Huggies usou o storytelling para aumentar as taxas de conversão.  Huggies e a Ogilvy tinham um objetivo definido e mensurável – criar um relacionamento profundo com as mamães grávidas. Eles queriam construir um engajamento mesmo antes do bebê nascer.

image45

Para atingir esse objetivo, a Ogilvy decidiu envolver as gestantes. Depois do exercício, por meio da campanha “Entrega de Abraços,” eles criaram um vídeo poderoso que levou a uma reação muito emotiva por parte das pessoas – especialmente das mães e futuras mamães.

O vídeo foi visto por milhões de pessoas. Quando aquelas pessoas compartilharam o vídeo e a história por trás dela, as pessoas se derreteram em lágrimas.

Aqui estão algumas maneiras práticas para aumentar a conversão através do storytelling:

Desenvolva uma estratégia de conteúdo: Sua estratégia de conteúdo refere-se simplesmente a um plano estruturado em que você cria conteúdo, divulga, testa suas campanhas, e acompanha seu progresso.

estrutura do conteúdo lhe dá uma ampla oportunidade de impulsionar a eficácia da sua estratégia de conteúdo.

image68

E você pode facilmente alcançar isso alavancando a mídia social. Fazer um inventário dos leads que você adquire, das vendas que faz e das tendências do seu segmento é crucial quando você está desenvolvendo uma estratégia de conteúdo.

image26

Este estudo mostra que somente 35% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B tem uma estratégia documentada.

Então 65% deles simplesmente acordam, descobrem uma ideia que parece boa e apenas escrevem. Nenhum planejamento, nenhuma pesquisa, nenhum checklist.

Não conduza seu negócio dessa forma. Não importa se você trabalha com B2B ou é um profissional de marketing de conteúdo B2C: ter uma estratégia de conteúdo é essencial.

Conte uma história que as pessoas já conheçam: Você não precisa reinventar a roda. Você poderia pegar a história de alguém e criar um conteúdo evergreen poderoso e de alta qualidade. Histórias são receita secreta do sucesso de outras pessoas.

image44

Em All Marketers Tell Stories, Seth Godin coloca três questões essenciais para os profissionais de marketing:

  • Você tem uma história?
  • Quando as pessoas certas ouvem a história, elas acreditarão nela?
  • A história é verdadeira?

A dura realidade é que, se sua história é boa, mas você não consegue contá-la direito, ninguém vai acreditar em você. Todos profissionais de marketing contam histórias, mas somente aqueles que dominam a arte do storytelling prendem nossa atenção.

Milhões de histórias de outras pessoas estão disponíveis online. Tudo que você tem que fazer é encontrar uma ou mais, criar um conteúdo adaptado ao redor das histórias e fazer referência ao conteúdo original. Isso não tem a ver com conteúdo duplicado, plágio, ou curadoria de conteúdo. Você estará criando conteúdo único baseado nas histórias de outras pessoas.

image06

Por exemplo, eu vou criar um artigo bem detalhado sobre como o Shopify triplicou suas vendas. Eu vou dar todo o crédito devido para o Shopify, mas o conteúdo irá aumentar meu tráfego de busca e provavelmente me trará alguns clientes.

Você pode ler a histórias das pessoas nos blogs, ouvindo suas apresentações, lendo seus livros ou criando um engajamento com elas por meio de uma conversa pessoal.

Por exemplo, você pode conhecer a incrível história de como Marcus Sheridan deixou de ser um cara que construía piscinas e construiu um negócio lucrativo de marketing de conteúdo. Você poderia alavancar essa história para criar seu conteúdo.

image18

Uma vez que você tenha lido e entendido a sua história, você pode extrair pontos-chave a partir dela e usá-los para criar algo valioso para o seu público-alvo. Esse tipo de post vai impulsionar as suas conversões se ele for prático e baseado em sementação de conteúdo.

Em outras palavras, deveria ter um começo, uma narrativa para mostrar o que aconteceu e as lições aprendidas. Em seguida, uma conclusão que mostre exatamente como a mesma história pode mudar a vida do leitor para melhor.

Isso é o que todos os clientes querem: uma aventura que irá recompensá-los. Se você está interessando em contar a história do Marcus Sheridan e mostrar como ela se aplica ao seu segmento (ex: crescimento de pequenos negócios), estes títulos poderiam funcionar para você:

  • 7 Passos Para Crescer Seu Pequeno Negócio Usando a Estratégia de Marcus Sheridan
  • Como Marcus Sheridan Cresceu Seu Pequeno Negócio Para 8 Dígitos
  • 30 Dicas de Crescimentos de Pequenos Negócios Direto da Piscina de um Cara
  • Estudo de Caso: Como Atrair 8 Novos Clientes Usando a Piscina Secreta de um Cara

Nota: Em cada um desses títulos, você pode começar por compartilhar um pouco de história sobre como a pessoa começou e onde ela está agora. Em seguida, escreva de forma criativa e com o coração.

Conduza com diálogo: Storytelling que foca em comunicação de mão dupla irá produzir um crescimento mais rápido.

image51

Seth Godin diz que “o crescimento rápido vem de sobrecarregar o menor número possível da sua audiência com um produto ou serviço tão bom, que eles vão insistir para que seus amigos e colegas o utilizem.”

Eu tenho que concordar, porque quando seu produto não vale a pena de ser comentado, nem o marketing poderá te ajudar. Tanto o produto quanto o conteúdo precisam ser úteis em primeiro lugar, então tudo irá seguir adiante. Tudo se resume a obter o feedback do seu público-alvo.

Vanessa Van Edwards, a fundadora do The Science of Things, usa o diálogo no storytelling.

image70

Vanessa entende que, quando sua audiência dá um feedback honesto por meio de um quiz, ela pode usar os dados de 5.000 leitores que fizeram o teste de linguagem corporal para criar informações de qualidade sobre seus produtos.

image78

Ela ainda caminha uma milha a mais aceitando estudos de pesquisas dos leitores. Esse único ato dá aos leitores um sentimento de pertencimento. Eles aguardam ansiosamente pelas newsletters da Vanessa e participam em tudo que é relacionado à linguagem corporal, porque eles são parte de uma comunidade.

QuickSprout provê uma ferramenta de SEO também. Ela literalmente fala com você, quando você coloca a URL do seu site na caixa de pesquisa.

image10

Sonia Simone conta histórias instigantes por meio do diálogo. Há alguns anos ela postou uma pergunta simples que queimaram meus neurônios:

image61

Se você já tem uma audiência por meio das redes sociais, uma lista de email ou um grupo com uma ideia em comum, você pode obter feedback deles enviando um questionário através do SurveyMonkey.

Foque nas emoções: Nosso cérebro responde a histórias mais do que qualquer outra coisa. A “roda de emoções” de Robert Plutchik revela algumas das emoções subjacentes que influenciam seus clientes, o que – quando é alavancada – pode impulsionar suas conversões.

image15

Lisa Feldman percebeu em seu livro The Science of Emotion (A Ciência da Emoção) que, na maioria das vezes, as pessoas tem pouco controle sobre suas emoções. Frequentemente elas são respostas automáticas para nossas experiências. O que nós gostamos ou odiamos e o que percebemos como dor ou prazer, são apenas dois tipos de gatilhos emocionais entre muitos.

Felicidade é uma emoção que faz com que a gente queira compartilhar. Donald Winnicott, psicanalista, percebeu que nossa resposta ao sorriso da mãe com um sorriso próprio, é usualmente a primeira resposta emocional que temos na vida.

image74

Quando seu conteúdo leva as pessoas para um estado de felicidade ou alegria, eles automaticamente responderão as suas ofertas, se sentirão obrigados a compartilhar seu conteúdo e não vão parar de falar de você para outras pessoas.  

image67

Isso é porque a felicidade é conduzida dentro do cérebro humano. Quando experimentada, ela é encontrada na parte esquerda do cortex pré-frontal do cérebro. Ele literalmente funciona a partir daí. Mas ele pode ficar adormecido até que algo – como uma história – o acione.

image49

Um sorriso social de um bebê nos diz ainda mais que quando a felicidade é compartilhada, ela aumenta e cria uma atmosfera que encoraja mais felicidade. O que você compartilha realmente vai voltar para você multiplicado.

Existem dez outras emoções que inspiram o compartilhamento social:

image75

Fale com a mente do seu cliente, mas apele para a lógica e emoções. Eles são os dois pilotos de uma persuasão poderosa no marketing. Uma empresa de e-commerce viu um crescimento de 150% nas vendas como resultado de um storytelling visual acompanhado de um redesign do site.

Passo #4:  Construa Autoridade Através do Storytelling

Redes sociais influenciam cerca de 50% dos tomadores de decisão de TI. Verdadeiramente, o mundo como conhecemos hoje está mudando.

Antigamente tudo se relacionava a mídia de massa, mas hoje, a mídia social está tomando conta. Nós estamos vivendo na era da autoridade. A mídia tradicional pode ainda ser popular, mas falta efetividade, pois ela é um canal de comunicação de mão única.

image47

Mídia social é diferente. Quando você envia um tweet, você pode receber um retweet ou comentário de um seguidor e, ao longo do tempo, construir confiança.

Quando se trata de construir autoridade através do storytelling, você precisa de um nível de influência em seus negócios, família, sociedade e esferas de contato antes que as pessoas possam confiar em você.

O que você acredita pode ser amplamente divulgado, se você for capaz de convencer um seleto grupo de pessoas. De acordo com Branderati, se 10% de uma determinada população tem uma crença inabalável em algum rumo ou ideal, aquele pequeno grupo pode convencer o resto da população a adotar o mesmo rumo ou crença.

Então como você começa a construir sua própria autoridade? Aqui está um plano de três passos que funcionam comprovadamente:

  • Afirme que você é uma autoridade em seu segmento
  • Concentre-se em sua voz criativa
  • Compartilhe histórias que atraiam as pessoas em vez de repeli-las

1).    Afirme que você é uma autoridade em seu segmento: Existe poder nas afirmações. Quando você afirma a você mesmo o que quer que aconteça em sua vida ou nos negócios, você pode ver isso acontecer ao combinar com uma ação inteligente. É claro, você não pode simplesmente cruzar os braços e esperar que milagres aconteçam.

Mas se você acha que não é qualificado, competente e decisivo o suficiente para influenciar as pessoas, isso vai ser identificado nas suas conversas.

Afirmações são declarações positivas que descrevem ou transmitem um forte desejo de atingir um objetivo específico ou estado de ser, que é então repetido constantemente até que ele seja impresso no seu subconsciente.

Por exemplo, você pode acordar todos os dias e afirmar, “hoje será um dia incrível.” E ele será provavelmente para VOCÊ (embora não seja para TODOS).

image36

Afirmações funcionam, porque quando você repete continuamente uma declaração verbal, isso influencia seus pensamentos e ações.

Por exemplo, repetindo para si mesmo, “Eu vou aumentar minhas vendas este mês” implanta esse pensamento dentro do seu subconsciente, que então começa a imaginar uma quantidade de dinheiro que você fará.

Repita para você mesmo “Vou contar histórias melhores,” e novamente sua mente irá te guiar a agir e te impulsionará a procurar por uma história poderosa para o seu próximo post no blog ou produto.

eu sem livro best-seller, You Are A Writer (So Start Acting Like One) – Você É Um Escritor (Então Haja Como Tal), Jeff Goins disse que “se tornar um escritor começa com uma simples, mas importante crença: você é um escritor, e precisa começar a escrever.”

image19

E hoje, Jeff Goins conduz um negócio de publicações online de muito sucesso. Mesmo que ninguém tenha acreditado nele, ele afirmava repetidas vezes e isso acabou acontecendo.

O último livro de Jeff, The Art of Work: A Proven Path to Discovering What You Were Meant to Do – A Arte De Trabalhar: Um Caminho Comprovado Para Descobrir O Que Você Estava Destinado A Fazer – é também cheio de afirmações. O trabalho de Goins tem sido endossado por grandes nomes no mundo do marketing da internet.

image23

Se você quer realmente se tornar bom em alguma coisa, primeiro você tem que acreditar nisso.

2).   Concentre-se em sua voz criativa: Storytelling é uma arte e portanto requer originalidade e criatividade. Sua voz criativa é o que te diferencia da multidão, tal como o seu Unique Selling Point (Único Ponto De Venda).

Um post informativo no site da Oprah sugere que você encontre um lugar tranquilo para meditar e assimilar toda a informação que você tenha acessado durante o dia.

Quando tudo ao redor falha, sua voz criativa dará um ritmo a sua história. Ela irá aliviar o tédio e conduzir as pessoas em uma jornada de experiência.

Eu amo como o criativo Gary Vaynerchuk constrói autoridade através das mídias sociais e blog. Ele ainda mostra como você pode crescer a sua marca ao se aproveitar de outra pessoa.

image66

Em suma, aqui estão algumas maneiras de descobrir sua voz criativa e focar nela:

  • Dê atenção do conselho da Oprah. Separe um tempo tranquilo para meditar.
  • Aprenda com as outras pessoas. Posicione sua marca para o benefício delas.
  • Conheça sua audiência por dentro e por fora.
  • Use storytelling para expressar sua visão de mundo, não para impressionar qualquer um.

3).   Compartilhe histórias que atraiam as pessoas em vez de repeli-las: Storytelling pode atrair ou repelir as pessoas. Trata-se de ajudar as pessoas a se tornarem melhores.

Sua história não deve ser apenas sobre você. Em vez disso, deve estar relacionada com seu público e clientes. Ela deve atraí-los e retê-los.

image48

A história de Morrow de como ele foi atropelado por um carro, deixando-o ferido e levando-o a deixar o seu emprego, era apenas um prólogo. Apenas a parte dolorosa.

A parte interessante que atrai as pessoas e as inspira foi quando o autor se mudou para um paraíso a fim de começar a receber dinheiro para mudar o mundo.

Esse é o sonho de todo empresário.

Ao usar histórias para capturar uma audiência, tenha em mente que eles podem não necessariamente querer saber de todos os detalhes – o resultado é o que conta. Ninguém quer saber quão doloroso é dar a luz a uma criança, mas todos nós queremos ouvir o choro do bebê, certo?

Seth Godin é autor de mais de 20 livros. Seu estilo de escrever, que incorpora o storytelling, atrai as pessoas. Godin tem muitas associados que indicam clientes para ele à vontade. Dê uma olhada no começo desse post:

image27

Como um criador de conteúdo, escritor e dono de negócio, você está neste mundo para fazer a diferença. Não se trata apenas no dinheiro que você faz, mas na alegria de ver seu público-alvo e clientes melhorarem a vida deles, atingirem seus objetivos e sorrirem novamente.

image43

Passo #5: Aprenda Com Histórias de Sucesso Sobre Storytelling

Eu compartilhei muitas histórias de sucesso de como a marca se distingue dos produtos, atendimento ao cliente e relacionamento com clientes, tudo isso contando histórias reais. Mas existem mais narrativas de sucesso para contar.

ITV tinha planos de criar um novo formato de anúncios multi-tela, que poderia estar sincronizado com outras plataformas. Seu público era composto de usuários de tablets e smartphone.

image52

Quando o ITV combinou sua inovação com storytelling visual, eles foram capazes de mesclar os benefícios da transmissão de publicidade na TV para tablets e smartphones modernos.

image02

Durante a final do X-Factor no último ano, o formato do anúncio foi lançado e resultou em mais de 1.300.650 pageviews, com uma taxa média de clique de 8.75%.

Aqui está outra campanha de storytelling de sucesso:

Dallas Morning News, uma empresa de mídia regional nos EUA, queriam expandir seu alcance através da mídia social. Eles entenderam que a mídia tradicional está rapidamente se tornando cansativa para os espectadores e fãs, a menos que seja integrada com seu estilo de vida social.

image07

Usando o Hootsuite, eles foram capazes de controlar as atividades sociais a partir de um portal, agilizando seus empreendimentos.

Eles persuadiram sua equipe a cultivar o hábito de compartilhar notícias e atualizações em plataformas de mídia social. Essa estratégia aumentou o envolvimento da empresa com o público local.

E eles conseguiram. Veja o resultado da integração da mídia social:

image05

Medir o impacto da sua história: Se você nunca se perguntou porque muitas marcas são divulgadas na mídia com facilidade, enquanto outras continuam na margem, é porque elas foram capazes de utilizar o storytelling em todo seu potential. Você tem que medir seu sucesso – porque isso é fundamental para tomadas de decisões de marketing de conteúdo.

image79

Planejamento, execução e aprendizado consistente são os fatores-chave que ajudarão você a aumentar suas conversões, mas você tem que medir o impacto da história da sua marca.

Medir as mídias sociais é fácil. Mas medir o impacto do storytelling é um pouco mais complicado, porque tem muito a ver com a comunicação emocional.

Conclusão

Emoções fazem sua campanha de marketing se tornarem virais. Quanto mais cedo você começar a usar o storytelling em sua criação de conteúdo e marketing, mais fácil será para aumentar suas conversões.

Não há nenhum atalho para melhorar o seu ROI como um profissional de marketing de conteúdo e blogueiro. Você tem que alimentar o Google consistentemente e direcionar sua audiência com conteúdo fresco e de alta qualidade.

Quando fizer isso, você irá obter mais tráfego orgânico e melhorar sua classificação nas palavras-chave de cauda longa significativamente.

Você já utilizou algum storytelling para aumentar suas conversões? Qual é a sua experiência e como você responde às histórias de outras pessoas?

Share