Como Fazer Análise de Mercado para Identificar Concorrentes e Superá-los

competition - análise de mercado

Você quer se destacar, ser notado e vencer nos negócios? Vamos encarar isso de frente. Vivemos em um mundo difícil, com uma forte concorrência em todos os nichos. Mas essa competição pode funcionar ao seu favor, e tudo que você vai precisar é de um pouco de análise de mercado.

É isso mesmo. Estou falando de análise de mercado para monitorar a concorrência, que é a melhor maneira de crescer nos seus negócios. É como o sucesso que o Starbucks fez na China. E isso pode servir para você também.

Se você é um blogueiro, trabalha com marketing digital, palestrante, ou empresário online, saber quem são seus competidores e o que eles estão oferecendo, te darão uma vantagem a mais.

Isso irá te ajudar a mirar nos mercados certos e atrair clientes qualificados para seus produtos e serviços. Assim como fez o Starbucks, você pode descobrir com quem você está competindo e como tornar seu negócio online à prova de balas.

Neste artigo vou falar sobre a análise de mercado para monitorar a concorrência, como você pode se beneficiar e quais são os quatro passos fundamentais para uma análise de mercado eficaz:

  • Passo #1: Entender seus concorrentes
  • Passo #2: Usar ferramentas de análise de mercado para monitoramento da concorrência
  • Passo #3: Como criar estratégias práticas a partir de suas análises
  • Passo #4: Descobrir palavras-chave viáveis dos concorrentes

Vamos começar!

Faça o download dessa planilha de análise de mercado que você pode usar em seu próprio site.

O que é Análise de Mercado para Monitoramento da Concorrência?

O monitoramento da concorrência te ajuda a rastrear onde seus competidores estão e o que está fazendo com que eles tenham mais visibilidade online. O objetivo é descobrir o que está funcionando para outras pessoas em seu segmento de maneira que você faça com que essas estratégias funcionem para você também.

Por exemplo, você pode observar quanta influência seus concorrentes tem na maioria das redes sociais.

SimplyMeasured comparou vários sites de reservas de hotel e descobriu que o engajamento para @HiltonWordwide deixa as outras redes comendo poeira (pelo menos no Twitter).

image47

Obter os dados corretos dos seus concorrentes e compará-los com suas métricas te ajudarão a tomar decisões melhores. Existem outros benefícios também.

Benefícios da Análise de Mercado no Monitoramento da Concorrência

Monitoramento da concorrência pode te ensinar novas táticas de marketing e técnicas de persuasão e descobrir maneiras valiosas de posicionar sua marca. Mas existem três benefícios principais que eu gostaria de focar. Uma análise de mercado para monitorar a concorrência te ajuda:

1. Descobrir novos canais de marketing: Alguns anos atrás, eu não havia pensado sobre o potencial do retargeting. Mas o monitoramento da concorrência me mostrou quão grande é a estratégia de retargeting, para trazer consumidores perdidos de volta para o seu site. A tela abaixo mostra algumas das estatísticas:

image15

2. Identificar o que realmente os consumidores querem: Dê aos seus clientes o que eles querem e você irá superar seus competidores. A análise de mercado para monitoramento da concorrência te ajuda a descobrir.

Marcus Sheridan da Sales Lion lutou para crescer o seu negócio de piscinas até que ele percebeu que a maioria das empresas que vendia piscinas não davam aos seus consumidores o que eles queriam. Ele percebeu que os prospects (clientes em potencial) não queriam apenas uma piscina, mas também conselhos sobre como economizar dinheiro na compra, uso e manutenção dela. Ele fez com que seu negócio provesse informações de qualidade e sua empresa alcançou um sucesso muito grande, com muita autoridade no ramo do Marketing de Conteúdo.

image26

3. Desenvolva um USP melhor: Seu negócio precisa de uma proposta única de venda (USP – unique selling proposition). Ela é sua moeda valiosa ao trabalhar com marketing online e faz com que seus produtos e serviços se destaquem. Desde que tudo ficou virtual, consumidores em potencial não te conhecem e podem não confiar em tudo que você diz em seu site. Um bom USP pode te ajudar a tornar sua marca mais conhecida e construir confiança.

Aqui estão alguns exemplos. Empire Flippers promete tornar a compra e venda de websites mais fácil:

image05

Outro exemplo é do USP da Help Scout. Se eu precisasse de uma solução de help desk, provavelmente gostaria de algo que prometesse aos meus clientes uma experiência prazerosa, não é?

image36

Seu USP poderia ser características que prospects/clientes podem não encontrar facilmente em outros lugares, como a da Social Trigger:

image24

Uma análise de mercado para monitoramento da concorrência pode te ajudar na identificação do USP dos seus competidores e te dar a possibilidade de usá-lo para melhorar o seu próprio USP.

Agora vamos aprofundar em quatro passos para te conduzir a uma análise de mercado para monitoramento da concorrência que irá aprimorar os seus negócios.

Passo #1: Entender seus concorrentes

O primeiro passo na análise de mercado para monitoramento da concorrência é entender com quem você está competindo nos mecanismos de busca e nas mídias sociais. Esses são dois canais fundamentais que você irá se basear para tirar suas conclusões.

Qual é o seu mercado alvo? Somente algumas pessoas identificam seus mercados alvo com sucesso. Você precisa saber para quem você está direcionando, quais problemas você irá resolver e como você irá resolver.

Um bom começo é identificar a demografia do seu mercado. Vamos usar a Alexa para fazer isso, tomando como estudo de caso a Problogger.net:

image42

Depois de clicar em “Go,” desça a barra de rolagem e você verá “Quem visita problogger.net?” Isso te dá a demografia da audiência.

image19

A audiência da Problogger.net é em sua maioria feminina, com ensino superior incompleto, e navegam na internet de casa.

Complete a análise inicial identificando o segmento de mercado do site que você escolheu, usando Open Link Profiler:

image35

Depois, clique no botão “Analyze backlinks” e você verá instantaneamente o segmento alvo do site.

image02

Você pode fazer essa análise do seu próprio site e de qualquer concorrente, mas primeiro você precisa encontrá-los. Veja como fazer.

Onde encontrar os concorrentes: Se você quer criar uma campanha de marketing de sucesso nas mídias sociais, mecanismos de busca e blogs, você precisa conhecer quem são seus competidores e onde encontrá-los.

Provavelmente você já conhece o site dos seus concorrentes principais, mas existe um jeito melhor de identificar sites do mesmo nicho que você pode nem fazer ideia que existem. Vamos ver como isso funciona usando Similar Sites para encontrar sites como o Quicksprout.

Passo um: Entre no Similar Sites. Coloque a URL desejada e clique no ícone de busca.

image27

Passo dois: Desça a barra de rolagem da página. Aqui estão os blogs e sites que usualmente escrevem o mesmo tipo de conteúdo do Quicksprout.

image21

Se você descer ainda mais, você verá outros blogs que meus leitores visitam, antes ou depois de ler meu conteúdo. Esses também são meus concorrentes.

image41

Outra parte do monitoramento da concorrência é identificar aqueles que estão com um ranking alto nos mecanismos de busca para suas palavras-chave primárias. Veja como você os encontra:

Passo um: Faça o download da Ferramenta de SEO da Moz (MozBar). Ela vai te dar um rápido acesso a muitos fatores de SEO da página. Dessa forma, você pode determinar a Autoridade da Página e a Autoridade do Domínio das páginas dos seus concorrentes. (Descubra mais como isso funciona em Powered By Search.)

image31

Passo dois: Pesquise por sua palavra-chave primária. Vamos supor que seja “link building strategies.”

image20

Quando os resultados aparecerem, o MozBar irá mostrar os dados principais de SEO para cada resultado. Conheça o PA (page authority) e DA (domain authority) dos seus concorrentes. Isso irá identificar os sites com maior autoridade em seu nicho.

image17

Pesquisa por produtos que são similares aos seus: Pesquise por sites que oferecem produtos similares aos seus. Por exemplo, se você desenvolve e vende software online para Twitter, entre no Google e pesquisa por “top twitter marketing tools.”

image38

Se você é um autor, você pode encontrar outros autores que vendem livros parecidos. Vá até o Amazon e pesquise pelo “tópico + livro.”

image06

Encontrando seus concorrentes diretos: As estratégias acima identificam concorrentes ‘genéricos’, mas você pode obter informações ainda mais precisas sobre quem são seus principais concorrentes hoje, usando o SEMrush.

Na homepage, coloque a URL do seu blog e clique em ‘search.’

image32

SEMrush mostra uma atualização ao vivo das palavras-chave orgânicas, tráfego dos mecanismos de busca, concorrentes na busca orgânica e mais.

image45

Anote seus concorrentes principais. Você vai precisar disso para os próximos passos: analisar a concorrência para determinar suas forças e fraquezas.

Passo #2: Usar Ferramentas de Análise de Mercado para Monitoramento da Concorrência

Se você quer descobrir um potencial inexplorado para melhorar seu ranking e tráfego, você precisa ir além e buscar por mais informações sobre seus concorrentes.

Lembra dos concorrentes DIRETOS que descobrimos agora há pouco? Vamos dar uma olhada rápida neles:

Vamos descobrir qual deles é o mais forte, analisando aquele que tem a melhor presença na otimização.

Vá até o Quick Sprout e coloque a primeira URL.

image01

Depois, adicione mais 3 URLS das 5 que você encontrou.

image07

Em alguns minutos, a ferramenta de análise de mercado para monitoramento da concorrência irá analisar as quatro URLS e te mostrar o vencedor. Nesse caso, a Hubspot venceu porque ela obteve o score mais alto para o SEO, tráfego estimado e compartilhamento social.

image40

Mas você percebeu que o score da velocidade do site da Hubspot é menor do que as URLS dos outros blogs? Se o seu site é mais rápido do que o de seus concorrentes, isso pode te ajudar. Veja como você pode descobrir.

Visite Which Loads Faster. Clique em “Try my own matchup.”

image04

Agora coloque sua própria URL na primeira caixa de pesquisa e a URL do seu concorrente na próxima. Clique em Go.

image18

Let’s see the result.

image39

HubSpot é 6% mais rápida do que a Copyblogger. Você pode usar essa ferramenta para comparar quaisquer dois sites. Se você encontrar um site parecido que carregue mais rapidamente que o seu, é um sinal para você trabalhar com a velocidade do seu site.

No ambiente de marketing da internet, o melhor tempo para carregamento de página precisa durar menos de um segundo. A maioria dos sites não alcança isso. De acordo com o Moz, “se seu site carrega em 0.8 segundos, ele é mais rápido do que 94% da web.”

Otimizar conteúdos e imagens, remover itens desnecessários da sua sidebar e investir em uma rede de distribuição de conteúdo (CDN – content delivery network) pode te ajudar a superar seus concorrentes.

Ferramentas de análise de mercado para monitoramento da concorrência: Coloquei algumas das ferramentas disponíveis. Mas existem mais. Aqui está a minha lista de ferramentas de monitoramento da concorrência (incluindo algumas que eu mencionei antes).

  • SEMrush: Essa ferramenta te dá dados ao vivo de palavras-chave orgânicas, URLS de concorrentes e tráfego em tempo real.
  • Quick Sprout: Essa é minha própria ferramenta de SEO, que analisa sites de 3 concorrentes e revela o que você deveria fazer para obter mais tráfego orgânico e melhorar o seu ranking.
  • Ahrefs: Uma ferramenta muito simples e detalhada sobre pesquisa de backlinks. Ela vasculha a web, procurando pelos backlinks e os textos âncora que foram utilizados. Você pode usá-la para descobrir onde seus concorrentes conseguem links inbound.
  • Alexa: Se você está interessado em entender mais sobre seu mercado alvo, essa ferramenta de análise competitiva irá revelar a demografia da audiência e o ranking do site em países específicos.
  • Open Site Explorer: Essa ferramenta mostra a Autoridade do Domínio (DA – Domain Authority) e a Autoridade da Página (PA – Page Authority) de um determinado domínio e é ótima para pesquisa de backlink e análises.
  • Open Link Profiler: Você quer conhecer qual é o segmento e a influência de um concorrente particular, e o número exato de backlinks ativos? Use essa ferramenta.
  • Majestic: Use-a para checar a fonte dos backlinks e nomes de domínios do IP de referência de uma determinada URL.
  • Google Keyword Planner: Minha ferramenta #1 de pesquisa.
  • Buzzsumo: Verifique quão popular é uma determinada palavra-chave ou URL no ambiente social. Quantas pessoas compartilharam seus posts? Descubra com essa ferramenta.

Forças e fraquezas dos concorrentes: Com as ferramentas listadas acima, você pode começar a identificar as forças e fraquezas dos seus concorrentes e identificar oportunidades para você fazer melhor.

Por exemplo, você pode observar o engajamento e compartilhamento social, que é um objetivo chave para qualquer tipo de negócio.

image34

Usando ainda a HubSpot como um estudo de caso, vamos ver quantos dos seus fãs na mídia social compartilham seus posts.

Visite o Buzzsumo e coloque a URL do site.

image33

Você terá uma lista dos posts principais e compartilhamentos por plataforma.

image25

Olhando para os resultados, você pode ver que 93% dos seus posts são compartilhados pelos seus fãs no Facebook, mas no Google+, Pinterest and LinkedIn, a influência já não é tão significativa.

Em outras palavras, a fraqueza da mídia social da Hubspot é sua inabilidade em persuadir os leitores a compartilharem seus posts naquelas plataformas de mídia social.

Agora vamos ver como você pode usar o monitoramento da concorrência para pensar nas estratégias que você pode usar.

Passo #3: Como Criar Estratégias Práticas a Partir De Suas Análises

Você não está pesquisando sobre seus concorrentes para se divertir. A análise de mercado para o monitoramento da concorrência é um caminho para obter ideias e dados que você pode colocar em prática nos seus negócios online. Se não, por que motivo usar ferramentas de pesquisa de concorrentes?

Cicada Online mostra os fatores de SEO on-page que definem o sucesso dos seus competidores.

image30

Se você tiver sucesso na obtenção de links e compartilhamentos sociais, você pode construir autoridade e ganhar mais tráfego orgânico, conseguir mais clientes e impulsionar as vendas. O software da Hubspot fornece uma análise eficaz dos concorrentes. Usando essa ferramenta, a TUI Travel  percebeu que houve um aumento do tráfego na web de 20 a 50%.

image22

Backlinks: Vamos observar o perfil dos backlinks dos seus concorrentes.

Vá para o Ahrefs. Digite a URL do blog do seu concorrente. Vamos usar a Duct Tape Marketing.

image14

A primeira coisa que você vai perceber é a tendência no gráfico das páginas de referência.

image28

Depois você irá observar o texto âncora (anchor text). Seu concorrente está usando mais palavras-chave de textos âncora ou palavras-chave de correspondência exata?

image10

Como você pode ver, texto âncora para a Duct Tape Marketing compreende uma mistura de marca, palavras-chave direcionadas e palavras genéricas.

Isso te diz que, se você estivesse competindo contra esse site, você poderia usar a URL da sua marca e as palavras-chave direcionadas. O mais provável é que isso soaria de forma natural para o Google e iria melhorar sua classificação.

Powered by Search tem também uma lista dos 7 tipos de textos âncora que você pode usar para evitar ser penalizado pelo Google. O site mostra que para os sites bem ranqueados, 26% dos textos âncora são URLs, com menos de 13% sendo as palavras-chave de combinação exata.

image03

Títulos: O estilo dos títulos que funcionam para um blog ou uma marca, não necessariamente funcionarão para você, dependendo do público que você atinge. Por exemplo, Upworthy usa a curiosidade para atrair os leitores.

image00

Por quê? Porque os títulos combinam com a Missão da Upworthy de fazer com que histórias significativas recebam mais atenção.

image11

A verdade é que a maioria dos leitores de blog não está em busca de uma ideia bonita ou uma história, como o público da Upworthy está.

Por exemplo, meus leitores e assinantes de email querem ter fluxos estáveis de visitantes em seus sites. Eles também querem melhorar a sua classificação e converter leads frios em clientes.

Se eu usasse a curiosidade nos títulos, isso poderia não ser chamativo para minha audiência. É por isso que muitos blogueiros usam títulos com benefícios direcionados, como esses estudos de caso, para transmitirem suas mensagens.

image09

Evite copiar estratégias que estejam fora do contexto: Qualquer estratégia que seu concorrente esteja usando para sair na frente nas buscas e plataformas sociais, aprenda isso, mas não copie tudo ao pé da letra.

Aqui está um exemplo típico: Eu publico infográficos valiosos no Quick Sprout toda sexta-feira. Cada infográfico geralmente gera mais de 41.000 visitantes e aproximadamente 400 backlinks. Trinta e oito domínios linkaram para meus infográficos recentemente..

image37

Publicar infográficos na sexta-feira é minha estratégia, mas isso pode não funcionar bem para sua marca e para seus assinantes. É por isso que você não deve copiar exatamente as minhas estratégias como se fossem regras – porque elas não são.

Passo #4: Descobrir Palavras-chave Viáveis Dos Concorrentes

Se você quer uma visão clara da estratégia online dos seus concorrentes, é essencial fazer uma pesquisa de palavra-chave. Você pode usar o que encontrar para descobrir o ranking de busca, estratégia de conteúdo, otimizando de acordo com a intenção do usuário por meio de palavras-chave de cauda longa, etc.

image46

Então como você descobre palavras-chave de cauda longa viáveis a partir dos seus concorrentes, que podem te ajudar a gerar mais tráfego e melhorar o reconhecimento da sua marca (brand awareness)?

Passo um: Vá até o Google Keyword Planner. Então clique em “pesquisar por novas palavras-chave”.

image16

Passo dois: digite a URL do seu concorrente. Então desça a barra de rolagem e clique em “Obter ideias.”

image08

Passo três: clique na aba “Ideias de palavras-chave“ para revelar as melhores palavras do seu concorrente.

image23

Veja se existem palavras que sejam viáveis e que você ainda não está fazendo nenhum direcionamento para elas.

Passo quatro: Entenda como usar as palavras-chave de cauda longa. As palavras destacadas em vermelho não são de cauda longa. Tentar competir com sites confiáveis pode não gerar bons resultados, especialmente se você está começando um blog ou site novo.

image44

A melhor maneira de fazer isso é escolher uma das palavras-chave acima e analisá-la de forma mais profunda. Dessa maneira você irá descobrir palavras-chave escondidas que você poderá ranquear facilmente.

Para esse exemplo, vamos procurar por alguma palavra usando:

marketing automation software

No painel, clique “modificar pesquisa.”

image12

Depois, digite “marketing automation software.” Clique em “obter ideias”. Isso vai te dar frases de cauda longa relacionadas à palavra-chave que você digitou.

image13

A pesquisa de palavra-chave também te mostra como seus concorrentes estão conduzindo tráfego para o site deles, e você pode competir com eles usando as mesmas palavras-chave.

Por exemplo, se você analisar Boost Blog Traffic na Alexa, como eu demonstrei antes, você irá encontrar as palavras-chave que estão enviando a maior quantidade de visitantes para o site do Jon Morrow.

image43

Conclusão

Fazer análise de mercado para monitorar a concorrência funciona. Eu uso sempre. Na verdade, é uma das estratégias que me possibilitaram crescer o tráfego da Gawker de 5 milhões de visitas em 3 meses.

Usando minha pesquisa eu implementei uma estratégia de crescimento da autoridade da página, criando links inbound e maximizando o marketing na mídia social. É fácil aumentar o tráfego se você adiciona essas táticas ao seu marketing de conteúdo.

Eu não poderia ter alcançado o sucesso sem entender com quem a Gawker estava competindo e sem usar as melhores práticas de SEO para melhorar o ranking e o tráfego.

Você também tem que ter em mente que concorrentes não são seus inimigos. Não importa o quão competitivo seja seu segmento, não olhe para o lado negativo. Veja outros blogs e sites de autoridade como a HUGE assets para ajudá-lo na criação do conteúdo, link building, otimização de taxa de conversão, networking, etc.

Qual é a sua estratégia para pesquisar os concorrentes em seu segmento?

Share