Construa Sua Tribo: Como Ganhar Seguidores no Instagram

tribe

O Instagram já existe há algum tempo, pelo menos pelos padrões da internet.

E essa plataforma continua a crescer.

De fato, recentemente foi anunciado  que 500 milhões de usuários usam o Instagram, com 300 milhões deles utilizando a plataforma diariamente.

Se você é um profissional do marketing, isso é uma boa notícia.

Com tantas pessoas usando o Instagram, há uma boa probabilidade de que você possa alcançar seu público-alvo nessa plataforma.

E se você for capaz de criar uma conta popular e ganhar seguidores no Instagram, poderá chegar a seu público-alvo de forma consistente e eficaz.

Neste post, vamos ver como você pode ganhar seguidores no Instagram.

Vamos explorar diversas estratégias que você pode combinar para ganhar seguidores no Instagram todos os dias.

Ao final do post, você terá toda a informação que precisa para ganhar seguidores no Instagram e construir sua própria tribo nessa plataforma.

Vamos começar!

Entenda que tipo de conteúdo se conecta ao seu público 

Antes de tentar ganhar seguidores no Instagram, é importante ter uma ideia de quem você deseja ter como público.

Pense bastante em quem você quer alcançar e que tipo de mentalidade eles têm. Saber disso vai te permitir dar uma “voz” ao seu perfil e ajudar a ajustar seus esforços com conteúdo.

Quando você souber quem quer alcançar e em que eles estão pensando, poderá fazer um brainstorming para produzir bons conteúdos.

Se sua conta do Instagram não oferecer material interessante e engajante, ninguém vai querer segui-la, e nenhum truque ou estratégia vai resolver isso.

E então, o que é conteúdo interessante?

Você precisa entender que o Instagram é uma plataforma muito sobrecarregada com imagens e vídeos. De fato, é possível afirmar que a única função do Instagram é entregar conteúdo de imagem ou vídeo.

Sabendo disso, você precisa primeiro aceitar que a expectativa é que você publique imagens e vídeos de alta qualidade.

Se você publicar conteúdo de qualidade, mais pessoas vão se engajar com ele. E se mais pessoas se engajarem com seu conteúdo, você vai cada vez mais ganhar seguidores no Instagram.

Nesse post, vamos focar principalmente em imagens, tradicionalmente o principal tipo de conteúdo publicado no Instagram.

O gráfico abaixo mostra que imagens geram 23% mais engajamento no Instagram do que no Facebook – dados que comprovam minha sugestão anterior, de que as pessoas vão ao Instagram para interagir com imagens.

image01

Você pode enlouquecer se tentar entender todos os dados disponíveis sobre o que faz uma imagem no Instagram gerar curtidas e compartilhamentos.

Por exemplo, você poderia focar nas pesquisas que indicam que imagens mais claras geram 24% mais curtidas do que imagens escuras.

image03

Você pode também prestar atenção aos números que mostram que imagens que mostram texturas geram 79% mais curtidas do que imagens mais “lisas”.

image02

Apesar de números como esses serem úteis na medida em que você avança, é melhor começar aderindo a certos princípios em vez de tentar ajustar os detalhes em suas imagens.

Sendo assim, quais princípios você deve ter em mente?

O primeiro é que imagens mais pessoais e que parecem ter sido produzidas em um contexto “amador” tendem a dar resultados melhores do que imagens muito profissionais ou de alta qualidade.

Ganhar seguidores no Instagram e formar seu público envolve muita psicologia.

Lembre-se, o Instagram é uma plataforma de rede social. Seus usuários não estão tentando fazer compras.

O que eles desejam é se engajar com conteúdo altamente pessoal – conteúdo que parece ter sido produzido por amigos deles.

É difícil criar essa sensação usando imagens profissionais e genéricas.

Observação: Há uma pequena exceção a essa regra, importante na hora de publicar fotos de um produto. Veremos alguns exemplos mais tarde, mas basicamente, é importante ter imagens de produto feitas com um certo profissionalismo, pois isso facilita o usuário avaliar o que está vendo.

Se você está gerenciando uma conta do Instagram para uma empresa, seu objetivo é mostrar um pouco da cultura dessa empresa.

Se você está gerenciando uma conta no Instagram para sua marca pessoal, seu objetivo é mostrar quem você é e o que representa.

De certa forma, você precisa mostrar um pouco do que acontece nos bastidores.

A melhor forma de entender esse conceito é ver o que alguns perfis de sucesso estão fazendo.

Veja abaixo uma imagem do perfil de Gary Vaynerchuk.

Perceba como a imagem não é muito profissional.

Com exceção da citação que aparece no fundo, a foto parece ter sido tirada sem que Gary soubesse. No entanto, essa imagem gera um alto nível de engajamento.

image05

Abaixo está outro exemplo de imagem que funciona bem. Mais uma vez, ela mostra uma cena dos bastidores de forma pouco profissional.

Ainda assim, a imagem faz sucesso, pois mostra um pouco sobre Gary Vaynerchuck, a pessoa. Se as pessoas conseguirem se identificar com ele, vão querer se engajar com o conteúdo que ele oferece.

image04

Quase tudo o que Gary faz está relacionado ao mundo do empreendedorismo e ao trabalho duro, e por isso é direcionado àqueles que acabaram de começar seus negócios ou querem ir mais longe.

A consistência desses temas leva a um engajamento mais alto de seu público, pois seus seguidores recebem regularmente conteúdo apropriado para suas personalidades.

Isso também simplifica a construção de um relacionamento com o público. Os usuários começam a se sentir parecidos com o dono do perfil, já que cada atualização confirma suas próprias crenças e sua personalidade.

Aqui estão algumas imagens da marca de moda Asos.

A Asos geralmente publica dois tipos de conteúdo – imagens de produto e imagens idealizadas para se conectar ao seu público.

Aqui estão algumas das imagens criadas para se conectar ao público:

 

image07

Veja também a legenda que a acompanha:

image00

E aqui está outro post, esse mostrando uma imagem de produto:

 

image06

Se você quer ganhar seguidores no Instagram e ao mesmo tempo direcionar vendas, adotar uma abordagem similar a essa pode ser útil.

Você terá que estabelecer um equilíbrio, naturalmente. Não publique conteúdo demais sobre os produtos, ou os seguidores não vão se conectar a você e desenvolver um relacionamento.

Se você quer aprender mais sobre o que funciona para ganhar seguidores no Instagram, encontre pessoas (mas não celebridades) que estão fazendo muito sucesso e observe os padrões utilizados.

Observação: A importância de publicar regularmente

Além de publicar conteúdo de boa qualidade e apropriado para as ideias do seu público-alvo, você precisa também se assegurar de que suas publicações são regulares.

A regularidade de suas publicações é importante, pois dá às pessoas uma razão para seguir sua conta. Se o usuário percebe que você está sempre publicando conteúdo novo, vai concluir que faz sentido seguir sua conta.

Afinal, o objetivo principal de seguir alguém é receber as atualizações publicadas.

Publicações regulares também te permitem, de forma indireta, reduzir os riscos de seu perfil acabar enviando spam aos seus seguidores.

Você não deve publicar muitas fotos de uma vez, já que isso pode chatear as pessoas que estão te seguindo.

Ao espaçar o conteúdo, você vai evitar irritar seus seguidores acidentalmente.

Interaja com seu público

Lembre-se, o Instagram é uma plataforma de mídia social. Isso significa que, caso você queira ganhar seguidores no Instagram, terá que socializar nessa rede.

Se as pessoas virem que você está pronto e interessado em conversar com elas, ao ver que você já fez isso com outros usuários, o engajamento vai aumentar.

Isso acontece porque as pessoas terão mais certeza de que os comentários serão lidos e respondidos por você.

Não é preciso fazer nada complicado.

Basta responder às pessoas quando elas disserem alguma coisa.

Talvez, ver o perfil de quem comentou e curtir o conteúdo publicado por ele.

Quanto mais esforço você fizer, melhores serão os resultados.

Um exemplo: Um profissional de marketing conseguiu uma taxa de seguidores de 34% ao seguir pessoas, curtir o conteúdo publicado por elas e deixar comentários.

Porém, quando esse mesmo profissional seguia apenas uma conta, a taxa de seguidores era de apenas 14%.

Caso queira encontrar contas que pode ser interessante seguir, veja quem são os seguidores dos seus concorrentes.

Faça o seu público fazer parte do trabalho por você

Quando você conseguir ganhar seguidores no Instagram e formar um público considerável, poderá usar algumas estratégias inteligentes para não fazer todo o trabalho sozinho.

Uma tática que você pode adotar é a de publicar ‘conteúdo gerado por usuários’ em seu perfil.

O Buffer conseguiu aumentar seu número de seguidores em 60% com a ajuda de conteúdo gerado por usuários. 

image09

Uma forma de fazer as pessoas publicarem conteúdo gerado por elas é promover uma competição. Você pode pedir aos seus seguidores que publiquem uma imagem e oferecer um prêmio para quem publicar a melhor delas.

Tudo o que os usuários precisam fazer é publicar a foto em suas próprias contas e utilizar uma hashtag definida por você, para que você possa ver os participantes facilmente.

Outra forma de levar seu público a te ajudar é pedir aos seus seguidores que marquem alguém na seção de comentários.

Há algumas formas de fazer isso.

Você pode, por exemplo, usar a estratégia implementada pelo serviço de assinatura Birchbox.

O Birchbox pediu às pessoas que seguissem a conta, compartilhassem ‘#Birchbox’ e marcassem dois amigos nos comentários – tudo isso como parte de um sorteio.

image08

Alternativamente, você pode publicar uma citação e pedir às pessoas que marquem amigos que têm a ver com o texto selecionado.

Esse método foi usado muito bem pelo FoundrMag.

image12

Como no caso das outras estratégias que vimos nesse post, essa tática deve ser usada com moderação.

Isso porque se você fizer tentativas frequentes de ganhar seguidores no Instagram sem oferecer valor, provavelmente seu público vai ficar chateado.

Isso vai fazer com que eles se sintam desvalorizados.

Além disso, esse tipo de conteúdo é bom para ganhar seguidores no Instagram, mas geralmente não ajuda a construir um relacionamento com esses seguidores para que eles se transformem em defensores da sua marca e falem coisas boas sobre a sua empresa.

Pague para obter exposição

A próxima opção disponível é a de pagar por exposição.

Existem dois caminhos que você pode seguir.

O primeiro envolve alcançar pessoas que estão em um nicho similar, ou talvez em um nicho relevante, e perguntar se elas gostariam de publicar um anúncio patrocinado por você.

Esse método é conhecido como ‘método do shoutout.’

O valor que você pagará vai depender da conta com quem você fizer o negócio.

Alguns especialistas já sugeriram que não pagam mais do que $50 por um shoutout em uma conta com 200.000 seguidores.

No entanto, o problema é que algumas contas têm mais engajamento do que outras.

Assim, se você falar com alguém que cobra mais por um shoutout, é possível que o preço se deva à capacidade dele de oferecer um maior nível de engajamento.

Muitas contas do Instagram vão te dizer que tipo de imagens querem utilizar. Quase sempre haverá também algumas regras com relação a como a legenda deve ser estruturada.

Já observei que imagens orgânicas são bem-sucedidas em campanhas deste tipo:

image10

Com a imagem acima, eu gerei $332.640 a partir de um investimento de $75.000.

O segundo caminho envolve publicar anúncios.

Como o Facebook é o proprietário do Instagram, você terá que criar esses anúncios usando o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Não existe uma opção específica para anunciar em sua conta com a intenção de ganhar mais seguidores no Instagram. Assim, você pode selecionar a opção ‘Enviar pessoas para o seu site’ ou a opção ‘Aumentar o reconhecimento da marca.’

image11

Desde que você seja bem preciso na hora de selecionar seu público-alvo, esse método deve trazer bons resultados.

Você também precisa se assegurar de que não deixou selecionada nenhuma outra opção nos Posicionamentos, para que os seus anúncios sejam exibidos somente no Instagram.

image13

Se você quer criar um anúncio bem-sucedido, que funcione bem para ganhar seguidores no Instagram, inspire-se em algo que atraiu muita atenção em seu perfil.

Conclusão

O Instagram tem dado bons resultados para muitos profissionais do marketing que desejam  gerar vendas e impulsionar seu crescimento.

Se você quer que a plataforma gere bons resultados para você, é essencial aprender como ganhar seguidores no Instagram.

Espero que após ler esse post, você tenha um senso apurado de como ganhar seguidores no Instagram.

Seja pagando por mais exposição ou concentrando-se em publicar bom conteúdo regularmente, você tem vários caminhos para fazer isso.

No entanto, se você combinar cada uma das estratégias apresentadas nesse post em um mega plano, poderá ganhar seguidores no Instagram com volume e velocidade incríveis.

Você tem alguma dica sobre como fazer marketing e ganhar seguidores no Instagram? Compartilhe conosco abaixo.

Share