Em Quanto Tempo o Marketing de Conteúdo Começa a Dar Resultado?

bear fruit

Será que você é um daqueles blogueiros que publica posts em seu blog constantemente e aí fica esperando que os deuses do tráfego te ajudem com resultados incríveis?

Espero que não.

Essa não é uma estratégia inteligente, já que há muitos outros na mesma situação.

Sim, você precisa publicar conteúdo de alta qualidade, de forma consistente, e com a maior frequência possível. Mas com que objetivo?

Não é sensato exercer uma atividade sem confirmar se ela está funcionando para você, e sem calcular o valor que está adicionando ao seu negócio. Investir na criação de conteúdo é certamente uma estratégia de longo prazo. Tráfego, receita e público crescem exponencialmente, não linearmente.

No princípio, você vai crescer devagar e terá que adicionar gotas de valor ao seu caldeirão de conteúdo. Quando o caldeirão estiver razoavelmente cheio, você começará a ver os grandes benefícios do marketing de conteúdo.

Em seu relatório de benchmark de 2015, a Hubspot constatou que empresas com mais de 400 posts publicados recebem o dobro do tráfego obtido por aquelas que têm menos de 400 posts.

image25

E empresas com mais de 400 posts publicados também obtiveram três vezes mais leads do que aquelas que publicaram entre 0 e 100 posts.

image16

Mas o número de posts publicados no blog, sozinho, não fornece uma boa medida do progresso do seu marketing de conteúdo. Será que podemos estimar o prazo anual (ou mensal) verdadeiro para começar a ver os resultados do marketing de conteúdo?

É importante encontrar esse ponto ideal, para que você saiba que está utilizando seus esforços na direção correta. Assim, vamos tentar responder a essa pergunta em quatro passos neste artigo. Vou também compartilhar as opiniões de alguns influenciadores da indústria do marketing de conteúdo sobre quanto tempo pode ser preciso esperar até ver resultados em seu negócio.

Baixe este guia passo a passo para aprimorar seus esforços no marketing de conteúdo.

Pronto?

Vamos começar.

1º passo: Determine os objetivos de negócio que você quer alcançar com o seu conteúdo

Parabéns por escolher um investimento a longo prazo no conteúdo. Essa opção vai te custar 62% menos do que o marketing tradicional e gerar 3 vezes mais leads.

Mas você terá que seguir o caminho certo. Se a sua equipe de conteúdo tem um plano claro e uma direção a seguir, vocês poderão trabalhar juntos e obter melhores resultados.

Lembre-se que o marketing de conteúdo não é uma campanha de marketing típica, com três meses de duração e metas de curto prazo. Evite palavras como “programa”, “campanha”, “vendas” e “tráfego”. Elas vão te forçar a usar uma abordagem de curto prazo centrada em vendas ou marketing.

Rand Fishkin, do Moz, define a batalha do SEO como:

O período em que as expectativas de melhoria que as partes interessadas têm no negócio, não são cumpridas. Eu diria que isso também é válido para o marketing de conteúdo, já que o SEO e marketing de conteúdo tem algumas semelhanças.

image00

Rand recomenda que você alinhe as expectativas para vencer essa batalha. Eu recomendo que você documente a sua estratégia de conteúdo, respondendo às 36 perguntas que estão aqui. Ou, como alternativa, você pode experimentar determinar objetivos do conteúdo SMART, que vão te ajudar a ver claramente o seu progresso.

image08

Uma estratégia de conteúdo documentada vai eliminar os achismos e levar a decisões de marketing mais inteligentes.

image14

Muitas empresas decidiram se posicionar como líderes de opinião através do inbound marketing, na época em que esse termo surgiu. Mas o retorno sobre investimento não aconteceu no curto prazo e a maioria desses blogs não sobreviveu.

Assim, não comemore o sucesso do seu conteúdo antes da hora. Você pode acabar perdendo o controle do seu calendário de publicações. Tenha paciência e continue repetindo seu plano de marketing de conteúdo, de acordo com os seus resultados. Aqui está uma definição da eficácia do marketing de conteúdo, elaborada por um profissional de marketing australiano, que pode te motivar a manter seu foco nos resultados em longo prazo:

É uma metodologia que anda junto com os esforços de marketing. Não é uma campanha ou tática. É uma abordagem em que você cria conteúdo com a expectativa do seu consumidor comprar mais de você.

Você provavelmente começará a ver os resultados do marketing de conteúdo em 6-9 meses. Mas se você quer acelerar o crescimento do seu negócio, terá que aumentar sua frequência de publicação sem comprometer a qualidade do material.

Publicar mais conteúdo vai te ajudar a melhorar seus rankings com palavras-chave de cauda longa. E você poderá também alcançar diferentes tipos de público, usando anúncios pagos em redes sociais para obter mais tráfego.

A HubSpot constatou que, empresas que publicam mais de 16 posts em um mês, recebem 4,5 vezes mais leads do que empresas que publicam entre 0 e 4 posts por mês.

image23

Obviamente, publicar mais conteúdo vai requerer um orçamento mais alto e mais recursos. Você também terá que investir mais tempo na divulgação do seu conteúdo.

image10

Utilizar mais recursos de conteúdo com certeza vai te ajudar a conseguir resultados rápidos em seu negócio. Mas também é importante alinhar seus objetivos com os recursos que a sua empresa pode pagar.

Tempo aproximado necessário para esse passo: Uma semana

2º passo: Faça uma pesquisa detalhada de seu público e entenda as necessidades dele

A maioria dos profissionais de marketing simplifica demais esse passo. Eu vejo aqui um processo de repetição que merece muita concentração. Vou dividi-lo em três itens essenciais.

Defina seu público-alvo e identifique os problemas dele  – Crie um persona de um leitor que defina claramente quem é o seu consumidor ideal. Considere idade, gênero, profissão, renda anual, interesses e principais desafios.

image27

Você poderá descobrir os maiores desafios e problemas enfrentados pela sua persona em fóruns especializados. Um subreddit em seu nicho é um bom lugar para começar.

Como alternativa, você pode fazer sua pesquisa usando o FAQFox. Aqui estão algumas preocupações dos iniciantes, de acordo com um subreddit dedicado às primeiras maratonas.

image17

É recomendável dividir as suas palavras-chave segmentadas em três “partes”, de acordo com os objetivos do seu negócio.  Para mais detalhes, recomendo que você leia meu post mostrando 5 métodos de pesquisa de palavras-chave.

image28

Crie conteúdo persuasivo que atraia o seu público – Após definir quem é o seu público, é hora de descobrir onde eles passam o seu tempo. Faça uma lista com os principais blogs em seu nicho e anote os principais formatos usados por eles para resolver os problemas do consumidor.

image02

O ideal é que você preencha um gap do conteúdo – criar o tipo de conteúdo que é pouco usado em seu nicho. Por exemplo, talvez seus concorrentes não produzam conteúdo visual ou interativo.

image22

Ou talvez eles não produzam post longos, orientados por dados, bem planejados e cheios de conteúdo.

Você pode descobrir que tipo de conteúdo é o favorito do seu público ao examinar o seu nicho no Buzzsumo.

image06

Você poderá escolher que tipo de conteúdo vai criar para o seu público-alvo considerando seus limites de tempo, objetivos de negócio, preferências de público, orçamento e recursos disponíveis.

image18

O conteúdo é um diálogo contínuo  – Você precisa formar o seu próprio público para que o marketing de conteúdo seja uma vantagem do seu negócio. Não criar uma lista de emails é uma das principais razões pelas quais a maioria dos blogs fracassa em seu primeiro ano de vida.

Cada negócio tem um funil de marketing de conteúdo único, baseado em como você constrói relacionamentos e se vende para os seus consumidores. Mas você deve listar os formatos e tipos de conteúdo que vai utilizar, considerando as fases pelas quais seu consumidor vai passar.

image11

Após identificar a jornada aproximada do seu consumidor e os problemas que ele enfrenta, você estará pronto para seguir para o próximo passo.

Tempo aproximado necessário para este passo: 2 semanas

3º passo: Faça uma boa gestão do seu SEO e publicação de conteúdo.

Você sabia que é preciso esperar pelo menos 3 meses para se obter mais tráfego a partir dos mecanismos de busca?

E para ver um aumento considerável em seus números, você precisará de 6 meses. A HubSpot compartilhou que seu tráfego orgânico cresceu em 538% em um ano simplesmente por terem utilizado seus personas para ditar seu uso de palavras-chave.

Você pode ver aqui que o tráfego deles levou cerca de 6 meses para realmente crescer, mas foi aumentando gradualmente com o tempo.

image19

Você terá que continuar lutando e passar da fase inicial para ver seus leads aumentarem. Além de manter o seu calendário de publicação, garantindo um excelente SEO em sua página e interagindo regularmente com seu público (através de emails ou mídias sociais), eu também sugiro que você faça o seguinte:

Construa relacionamentos com influenciadores – Os formadores de opinião são como guardiões de um portal que podem abrir as comportas do tráfego, leads e consumidores para o seu negócio. 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de indivíduos (mesmo que sejam desconhecidos) do que conteúdos que fazem promoção da marca.

Você não acha que esse investimento é válido para aumentar a sua taxa de conversão em 30% em apenas duas semanas?

Foi isso que a revista Foundr conseguiu ao usar o Instagram para obter 10 mil seguidores em duas semanas.

image24

O segredo de um crescimento tão impressionante foi o networking com outros empreendedores.

“Quando começamos, fomos apresentados para uma grande rede de empreendedores, todos com contas com mais de 20 mil seguidores.”

Eles também investiram $100 em outras contas populares no Instagram.

Construa uma base sólida de conteúdo – Você já observou o menu ao lado direito desse site?

Ele contém informações essenciais com conteúdos muito valiosos para profissionais do marketing online.

image15

Eu criei outros guias detalhados também para o Quick Sprout.

image13

Por que eu investi tanto tempo e esforço na criação desses guias?

Muitos visitantes vão chegar a você através desses artigos básicos e se tornar membros da sua lista. Essas são páginas  de conteúdo evergreen que estão sempre recebendo tráfego e compartilhamentos sociais.

Você descobrirá que a maioria dos blogs populares têm artigos mais detalhados, sob a forma de guias, ebooks, cursos e etc.

Esse tipo de conteúdo funciona muito bem como iscas para atrair leads e novos assinantes de email. São também um excelente recurso para link building. Eu apresentei 2 métodos para obter backlinks através do uso de conteúdo de autoridade neste artigo.

Tempo aproximado necessário para esse passo: 3 a 6 meses.

4º passo: Verifique o desempenho do seu conteúdo, peça feedback ao público e estabeleça novas metas a cada 3-6 meses

Três meses se passaram. Você está criando conteúdo de alta qualidade, promovendo-o constantemente e construindo relacionamentos. Você também criou conteúdos bem detalhados e cultivou seu relacionamento com o seu público.

Agora é a hora de avaliar o desempenho do seu conteúdo, respondendo a estas perguntas:

Deixou de cumprir seu calendário de conteúdo em algum momento?

Não se preocupe, isso acontece com todo mundo.

Descubra quais são os posts que direcionaram 80% das conversões a partir da sua conta no Google Analytics (vá a Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as páginas).

Se você não estabeleceu uma meta dentro do GA, procure identificar os 20% de posts que geraram 80% das visualizações de página.

image01

Você terá que exportar os dados do GA para uma planilha de Excel e encontrar a porcentagem cumulativa, exatamente como o Evolving SEO faz aqui. A partir de agora, comprometa-se a criar apenas os tipos de post que são responsáveis por 80% do seu tráfego.

image21

Que táticas de divulgação de conteúdo estão gerando mais tráfego por hora?

Você pode criar uma planilha de Excel com os seguintes parâmetros para rastrear esses números de forma eficaz.

image04

Quem são os seus melhores consumidores? Converse com eles.

Kevin Kelly recomenda que os artistas encontrem os seus 1000 fãs “verdadeiros”. Chegar a esses fãs pode ajudar o artista a sobreviver sem focar na parte do público que está menos interessada.

image07

Esse princípio também é aplicável a negócios. Em sua jornada para conseguir uma semana de 5 milhões de dólares, Ramit Sethi descobriu que obteve mais vendas com um grupo de alunos que já tinha do que com outros potenciais consumidores (os espectadores).

image12

Se você está vendendo produtos, é fácil encontrar os 20% dos seus clientes que contribuíram para 80% da sua receita. Envie emails a eles solicitando feedback sobre o seu conteúdo.

image26

Se você ainda não está vendendo produtos e está focado em construir o seu público, veja as suas conversões de email. Alguns de seus posts provavelmente serão responsáveis pela maioria das  assinaturas; você deve colher algum feedback deles.

image20

Bryan Harris demonstra como criou um grupo focal de membros do seu público que baixaram seu swipe file.

image03

Para acelerar o ciclo de conversão do seu marketing de conteúdo, considere aproveitar formatos populares e pouco utilizados, como vídeo e webinários. Profissionais de marketing sabem que esses formatos são eficazes, mas não os utilizam tanto por causa do trabalho envolvido no processo de produção.

Quando já tiver compilado os resultados do seu conteúdo e coletado feedback de seu público, atualize suas metas para o marketing de conteúdo.

Como eu expliquei, esse é um processo repetitivo que requer investimento estratégico dos seus recursos. Mas se você fizer melhorias contínuas, verá um aumento do retorno sobre investimento de seu conteúdo, com uma queda no custo por lead.

image05

Em seu livro Content Inc, Joe Pulizzi constatou que

É preciso ter 15 a 17 meses de criação e distribuição regular de conteúdo para começar a ganhar dinheiro (ou obter outros resultados).

Conclusão

Tomasz Tunguz afirma que:

O conteúdo é uma das poucas formas de marketing que tem resultados compostos.

Esses são os resultados que você pode esperar após 12 meses de esforços regulares focados na criação de conteúdo evergreen.

image09

Assim, se você começar a ver um retorno positivo nos primeiros 6 meses, persevere em seus esforços. Faça também experiências com o marketing pago e com campanhas outbound, para gerar leads para o seu negócio.

Quando tempo foi necessário para que o seu primeiro esforço de marketing de conteúdo gerasse resultados para o seu negócio?

Share