Erros Terríveis Que as Pessoas Cometem com o Google Adwords

ads

O Adwords pode ser uma maneira incrível de expor a sua oferta para as pessoas certas – para alguns ele é responsável por mais de 90% dos seus negócios.

No entanto, para muitas pessoas o Adwords é só um jeito rápido de perder dinheiro.  

Em muitos casos, aqueles que enfrentam dificuldades com o Adwords estão apenas cometendo alguns erros simples, ainda que não sejam sempre tão óbvios.  

Neste post, nós vamos dar uma olhada em como você pode evitar esses erros e o que deve fazer . Nós vamos fazer isso tanto para a Rede de Display quanto para a Rede de Pesquisa. 

Baixe este material útil para evitar 7 erros de adwords. 

Ao usar as dicas desse post, você conseguirá ajustar o conteúdo adaptável das suas futuras campanhas de um jeito que garanta sucesso e resultados. 

Vamos começar! 

A escolha dos canais e das melhores palavras-chave 

Antes de começarmos, vale mencionar que se você seguir as dicas abaixo e ainda não obtiver resultados bons com a Rede de Pesquisa, talvez seja necessário mudar para a Rede de Display. 

Isso é o que a Aquaripure fez e conseguiu um CPA 50% menor, na Rede de Display, em relação ao que eles poderiam alcançar com a Rede de Pesquisa. 

De qualquer forma, se você quiser atingir  uma conversão de 10%, como alguns, você precisa saber como segmentar os seus anúncios de forma eficiente. 

Para anúncios de Display, a segmentação tende a ser a escolha certa de palavras-chave e canais. 

Ainda que existam outras opções de segmentação, você pode atingir os resultados mais eficientes (e geralmente mais rápidos) ao usar esses dois métodos de segmentação. 

Quando você anuncia baseado nas suas palavras-chave, você escolhe exibir os seus anúncios em sites que contenham palavras-chave que você selecionou.

Quando você anuncia baseado em canais, você escolhe anunciar em websites/páginas específicos escolhidos por você. 

A segmentação de posicionamento pode ser muito poderosa. A Hungry Fish usou a segmentação de canais para exibir seus anúncios em mais de 2.500 sites relevantes.

Escolher as palavras-chave e os posicionamentos corretos pode ser algo desafiador.  Felizmente, o Google oferece uma ferramenta que podemos usar para conseguir fazer as coisas do jeito certo. 

Essa ferramenta é chamada de Planejador da Rede de Display.

Para usá-la, basta logar na sua conta do Google Adwords e então selecionar ‘Display Planner.’

image07

Você verá a página abaixo:

image01

Aqui, você tem que digitar algumas informações baseadas no seu nicho. É uma boa ideia adicionar uma palavra-chave ampla, mas relevante. 

Para esse post, eu vou simular que estou segmentando meus anúncios para a comunidade de ‘decoração de bolos’– então eu digitei a palavra-chave ‘Decoração de bolos.’

Nota: Você também pode inserir a URL da sua landing page – ainda que às vezes isso possa gerar menos ideias de palavras-chave e de posicionamentos. 

Ao utilizar o Planejador de Palavras-Chave, tenha certeza de que você está selecionando a localização correta, já que isso pode afetar os seus dados. 

Ao inserir informações relevantes, clique em ‘Receber ideias para grupos de anúncios.’

Você verá a página abaixo. 

Como você pode ver, a ferramenta gerou algumas informações relevantes relacionadas à maneira de segmentar nossos anúncios. 

image11

Como estamos interessados em palavras-chave, vamos clicar na aba de Palavras-Chave. 

image28Nós podemos ver agora algumas ideias para grupos de anúncios.  

Se eu clicar em algum desses grupos, vou ser apresentado a uma lista de palavras-chave relevantes, as quais eu posso segmentar.

Como antes, eu também posso ver que há alguma informação demográfica e de dispositivo, mas para esse grupo específico de anúncio.

As palavras-chave foram organizadas por relevância, o que me permite saber quais são aquelas que têm mais probabilidade de me garantir sucesso. 

image08

Nessa página, você também verá algumas informações de inventário. 

image05

Provavelmente, você vai querer escolher palavras-chave que garantam muitas impressões. Isso vai facilitar a sua vida, caso você tenha uma campanha com um excelente potencial em mãos.

Se você quiser ver palavras-chave para cada grupo de anúncio em uma página, volte para a página inicial e clique em ‘Ideias de Segmentação Individuais.’

image24

Selecionar palavras-chave dessa maneira significa que você precisará de um pouco mais de esforço. 

image30

Veja que a palavra-chave pode aparecer como relevante aos olhos do Google, mas gera um ROI pequeno. Por exemplo, a palavra-chave ‘bolo assando bolos’ é questionável em relação aos resultados que vai gerar.

Agora, vamos ver como você pode encontrar posicionamentos.

Para descobrir canais de anúncio segmentados, você precisa clicar na aba ‘Canais’.
image23

Ao fazer isso, você é apresentado a uma lista de ‘Sites, Apps mobiles e Vídeos.’  Esses podem atuar como canais para a sua campanha. 

image10

Para começar, foque em ‘Sites.’

As outras opções exigem que você otimize a sua campanha para se adequar à cada forma de publicidade. Uma landing page normal, por exemplo, pode não funcionar bem para alguém que acessa por meio de um app móvel. 

Nota: Você vai  querer se certificar de que o seu site esteja otimizado para dispositivos móveis, considerando que as pesquisas de compra mobile no Google aumentaram em 30% .

Se você clicar em  ‘Ideias de Segmentação Individuais,’ você verá que cada forma de canal foi separada.  

image04

Quando eu clico na opção ‘websites,’ eu vejo uma lista de websites que valem a pena segmentar via canais.

image21

Conforme você avança pelo Display Planner, pode clicar nas flechas para a direita de um canal ou palavra-chave.  

Isso vai salvar os dados. 

image27

Se você usa essa opção, pode clicar em ‘Download,’ de modo que consiga salvar essas informações e inseri-las quando você realmente estiver definindo a sua campanha.  

image02

Nota: Ignore a seção de previsão, já que é baseada em estimativas. Esses valores não representam o que você irá pagar ou atingir com a sua própria campanha.  

A seguir, vamos ver como você pode melhorar a segmentação das suas campanhas de Pesquisa. 

Na página inicial do Adwords, selecione a sua homepage de Adwords, escolha ‘Ferramentas,’ mas dessa vez selecione o Planejador de Palavras-Chave.

image18

Você quer uma palavra-chave que sinalize intenção.

image03

É provável que, se as campanhas do seu Adwords não estiverem gerando resultados, é porque você não está segmentando palavras-chave com ‘intenção.’

Existem muitos tipos de intenção.

Entretanto, as palavras-chave de ‘Intenção Comercial’ são geralmente os melhores tipos de palavras-chave para segmentar, porque elas trazem os melhores retornos. 

Isso também significa que são as mais caras.

image12

Seguindo com o exemplo de antes, vamos supor que eu estou vendendo produtos para decorar bolos. ‘Comprar produtos para decorar bolos’ é uma boa palavra-chave que sinaliza‘Intenção Comercial’.

image20

Usar essa palavra-chave também vai ajudar o Google a trazer outras palavras-chave que sinalizem intenção comercial. 

Após inserir a palavra-chave, eu consigo ver alguns grupos de anúncios relevantes.

image00

Se eu quero ver todas as palavras-chave em uma lista, eu posso clicar em ‘Palavras-chave.’

image25

Algumas dessas palavras-chave não são segmentadas e nem todas elas vão gerar cliques de alta conversão. 

Portanto, se eu quero palavras-chave mais específicas, preciso selecionar a opção ‘Mostrar somente ideias intimamente relacionadas a meus termos de pesquisa’ na barra lateral esquerda.

image26

O volume de buscas agora é menor, mas estas palavras-chave são mais propícias à conversão. 

image06

Fazer um lance para essas palavras-chave pode custar muito mais, porque elas são mais segmentadas e possuem uma maior chance de conversão. Outros mercados sabem disso e acabam ajudando a elevar o preço. 

Nota: Ao iniciar uma campanha de Pesquisa, certifique-se de que selecionou a segmentação por  ‘Correspondência exata’. Isso vai garantir que você só anuncie em relação àquela palavra-chave escolhida. 

image14

Pode ser uma boa ideia trabalhar na a duração do tempo devida útil de um cliente. Isso vai dar uma ideia melhor sobre quanto você pode gastar em anúncios por cliente. 

Criar anúncios pouco atraentes

Como o anúncio em Display é uma maneira muito visual de anunciar, é importante que você dedique um tempo à criação dos anúncios que devem ser chamativos e  ‘valerem o clique’. 

Uma coisa que podemos fazer para fazer o clique do seu anúncio valer a pena, é incluir um call-to-action com a sua imagem. 

Nota: O Google não aprecia palavras muito agressivas em call-to-actions de anúncios. 

Por causa disso, você não poderá dizer com frequência algo como ‘Clique aqui,’ o que é visto como algo muito direto, aos olhos do Google.

Porém, você poderá dizer coisas como: ‘Saiba Mais’ ou ‘Compre agora.’

Além disso, você pode  incluir ‘Palavras de poder’ em seu call-to-action. Tome cuidado e use isso de forma discreta em seu conteúdo adaptável.  

‘Gratuito,’ é um exemplo de uma palavra de poder. 

Aqui está um exemplo de um anúncio que usa uma Palavra de Poder.  

image19

Uma coisa boa sobre os Anúncios de Imagem em Display é que você não está restrito com relação à quantidade e texto que pode ter no anúncio. Isso em relação ao Facebook, onde o uso do texto pode impactar o ‘alcance dos anúncios

O que também pode ajudar é fazer o seu call-to-action parecer um botão.  

Aqui está um exemplo de como pode ser feito, pela KISSmetrics:

image17

Você também vai perceber que a pessoa nessa imagem está olhando para o call-to-action – algo que comprovadamente aumenta os resultados.

O esquema de cores usado na sua imagem é importante também. 

Cores vibrantes e fortes dão mais resultado, já que são boas em chamar atenção de alguém que esteja navegando na internet. 

Aqui estão alguns exemplos de cores vibrantes que têm um bom desempenho.

image09

Além disso, você precisa se certificar de que o seu anúncio comunica os benefícios da sua oferta. 

O que há de especial na sua oferta, e por que as pessoas deveriam se interessar? 

É o preço? É uma política de devolução especial? É o fato da oferta estar no ar por um tempo limitado? 

Isso se associa perfeitamente com o que falamos antes, sobre a relação no uso das Palavras de Poder. 

O anúncio abaixo mostra como você pode falar dos seus benefícios. 

image22

Se você está criando campanhas de display no Google Adwords, há uma grande chance de ocorrer uma ‘Cegueira de Banner’ após um tempo – especialmente se você estiver criando anúncios que utilizam a segmentação por canais. 

Então, se você vir o seu CTR despencando, pense em criar novos anúncios. 

Para os anúncios de pesquisa, você precisa lembrar de falar sobre os benefícios. Você também precisa fazer um bom trabalho ao lidar com as objeções do seu cliente.

Sente e escreva algumas das razões pelas quais as pessoas não comprarão com você. Se o seu negócio superar essas razões, tenha certeza de que você deixa isso claro no texto do seu anúncio.  

Um bom jeito de aprender o que faz um anúncio de pesquisa tão efetivo é simplesmente pesquisar uma palavra-chave que seja cara, ver os primeiros anunciantes e como eles fizeram seus anúncios. 

Se os melhores anunciantes podem bancar o pagamento dessa posição privilegiada, significa que os anúncios deles são muito efetivos.

Abaixo está uma exemplo do que aparece quando ‘comprar flores’ é digitado. Acredite ou não, esse é um mercado muito competitivo.  

image13

Eu sublinhei alguns dos pontos importantes dos textos que permitem que você conheça os benefícios que são oferecidos, e também as objeções que estão sendo resolvidas simultaneamente.

Como você pode ver, todos eles mencionam que a entrega ocorre nos 7 dias da semana. Eles também mencionam que entregarão – até mesmo no Domingo. A segunda empresa até menciona que eles entregam durante o ano todo, em todos os anos.   

Alguns mencionam que a entrega é ‘Grátis.’

Uma empresa ainda informa há quanto tempo ela está no mundo dos negócios. 

Esses são detalhes que importam para os seus consumidores, então incluí-los em seu conteúdo adaptável é importante. 

Abaixo está outro exemplo baseado nas palavras-chave ‘comprar diamantes.:

image29

Novamente, você pode ver como os vendedores se emprenharam para assegurar às pessoas, antes de clicarem, de que clicar naquele anúncio será a decisão correta para eles.  

O texto é rico em benefícios, mas curto. Ainda assim, faz um bom trabalho em tranquilizar as pessoas. 

Quando você estiver escrevendo o texto do seu próprio anúncio, tente ser o mais sucinto possível. 

Não faça rodeios.

Diga às pessoas por que elas deveriam comprar de você e por que comprar com você pode ser fácil e sem estresse. 

Se existe algo que diferencia você – mencione isso.

Aqui está um exemplo sobre como o texto de um anúncio é um conteúdo adaptável, dependendo do que importa mais para os clientes.

image15

Não aprender a fazer testes AB

Se você quiser se sair bem com o Google Adwords ou em qualquer plataforma de anúncios com esse fim, fazer testes AB é essencial.  É algo que deve ser feito pelo tempo que você anunciar.  

Você pode levar a sério todos os conselhos que eu dei nesse post, e mesmo assim as coisas ainda podem não ir muito bem. 

Isso é porque o tráfego pago é desafiador e raramente oferece garantias. 

O que funciona hoje, amanhã não funciona mais. 

O melhor jeito de se proteger e aumentar as chances de vencer no Google Adwords, é fazer testes AB e modificar o seu conteúdo adaptável. 

Ao testar metodicamente diferentes versões de cada anúncio, você poderá aumentar as chances de ‘se dar bem,’ e criar um anúncio altamente conversor. 

Aqui está um exemplo de como você pode fazer um teste AB com o seu anúncio de pesquisa.

image16

Os princípios por trás da criação de um anúncio efetivo sempre se manterão, mas o nível dos detalhes superficiais e o conteúdo adaptável de um anúncio devem ser constantemente aprimorados, na busca por melhores resultados. 

Você não tem que remover um anúncio existente e que já está gerando resultados – apenas crie um novo ao mesmo tempo, para ver qual se destaca mais.  

É importante deixar um tempo para que os testes AB sejam executados, antes de decidir qual será o teste vencedor

Isso vale para o caso em que você está testando uma nova variação de anúncio contra aqueles que estão sendo executados há mais tempo.

Conclusão

O Adwords é um jeito incrível de trazer visitantes segmentados para o seu site dentro de algumas horas – visitantes que podem se transformar em clientes e trazer retorno financeiro para você.

No entanto, o Adwords também pode ser uma maneira de se perder dinheiro em poucas horas.     

Nesse post, nós falamos sobre algumas dicas para você evitar erros comuns com relação às campanhas no Google.

Nós vimos como melhorar a segmentação dos anúncios, além de melhorar o aspecto criativo.

Para cada seção, nós também examinamos o que é mais importante para a Rede de Display e a Rede de Pesquisa. 

Veja as suas campanhas com um novo olhar e confira se existe alguma coisa que você pode fazer no seu conteúdo adaptável para melhorar os seus resultados, utilizando as dicas desse post.  

Boa sorte!

Você tem alguma dica de Adwords que gostaria de compartilhar? Conte-me abaixo!    

Share