Como Ganhar Dinheiro Transformando o Blog Pessoal em Algo Rentável

blog money

Nos dias de hoje todo mundo quer ganhar dinheiro com blog e transformá-lo em uma mina de ouro.

Lembro do dia em que comecei o meu blog.

Eu estava gerenciando uma consultoria de marketing. Sentia que não estava saindo do lugar. Eu queria que a minha receita crescesse passivamente em vez de trocar horas de trabalho por dólares.

Mesmo naquela época, dez anos atrás, as pessoas estavam ganhando dinheiro blogando. E mesmo sendo um consultor de marketing, eu não ganhava um centavo com blogs.

Finalmente, decidi que era hora de praticar o que eu estava pregando.

Então eu construí o meu blog e comecei a escrever.

Dez anos mais tarde, eu ainda faço isso.

E dez anos mais tarde, o meu blog ainda é muito rentável.

Você já ouviu esta história antes: uma pessoa começa a blogar e por algum motivo o blog dá supercerto um dia. Foi assim que pessoas como Tim Ferriss e Brian Clark tiveram sua grande chance.

E você pensa: “eu também posso fazer isso!”.

Aqui está a boa notícia: definitivamente, você também pode fazer isso. Você pode ser o próximo Tim Ferriss e construir um império multimilionário.

Sou prova disso. Blogging desempenhou um papel crucial no meu sucesso. Se eu não tivesse passado tanto tempo blogando, eu não estaria onde estou hoje.

Mas também há algumas notícias desafiadoras: é preciso muito trabalho. Esses monstros dos blogs chegaram onde estão hoje com muito sangue, suor e lágrimas.

Não é impossível, mas requer muita dedicação e trabalho duro.

Lembro de ficar sem dormir porque eu estava escrevendo muito. Lembro de ter assumido alguns riscos assustadores, sem saber se daria certo ou não. Lembro que investi, do meu próprio dinheiro, o que parecia ser uma fortuna, sem ter certeza de que teria qualquer retorno.

Mas eu cheguei lá e sei que você também pode chegar.

Não sou especial. Você não tem que nascer com muito talento para se tornar um blogueiro bem-sucedido.

E eu vou lhe mostrar exatamente como fazer isso.

Saiba como eu gerei mais de 195.013 visitantes por mês para o meu blog pessoal e como transformei visitantes em clientes pagantes.

Conheça seu público

Os melhores blogs que eu já vi têm uma coisa em comum: eles conhecem o seu público.

Isso pode soar como um conselho bem básico, mas faz toda a diferença. Se não sabe exatamente do que seu público gosta, você não será capaz de ganhar dinheiro com o seu blog.

Em outras palavras, você precisa dar aos seus leitores o que eles querem.

E para fazer isso, precisa conhecer bem o seu público.

Uma ótima maneira para se familiarizar mais com o seu público é usar o Google Analytics (GA) para conseguir alguns dados demográficos e de interesses.

Faça login no GA e vá para a barra lateral esquerda. Navegue até Audiência> Demografia> Geral.

image12

Aqui você poderá ver algumas métricas básicas para idade e gênero.

Você pode ver informações mais detalhadas clicando em Idade e Gênero nos dois boxes que você vê aqui.

Para ver algumas informações básicas sobre os dados de interesse, vá para Audiência> Interesses> Geral.

image08

image05

Essa página exibe três categorias: Categorias de afinidade, Segmentos no mercado e Outras categorias. Veja como o Google define cada categoria:

  • Categorias de afinidade: estilo de vida semelhante ao dos públicos da TV, por exemplo, tecnófilos, fãs de esportes e apaixonados por gastronomia.
  • Segmento no Mercado: interesse na aquisição de produtos (ou seja, pessoas buscando comprar algo).
  • Outras categorias: oferece a vista mais específica dos seus usuários. Por exemplo, “Categorias de afinidade” inclui “Culinária”, enquanto que “Outras categorias” inclui “Receitas/Cozinhas/Leste Asiático”.

Esses dados são bem úteis quando estiver analisando o seu público. Você pode ter uma ideia de quem faz parte e do que ele gosta. Assim, você pode usar essas informações para ter certeza de que está oferecendo o tipo de conteúdo que seu público quer ver.

É por isso que toda marca de sucesso é bem-sucedida. Os profissionais de marketing investem muito na pesquisa de público, porque isso funciona.

Você não precisa de um orçamento de um milhão de dólares para replicar esse sucesso. Você pode fazer tudo com GA e algum know-how de marketing de conteúdo.

Depois de conhecer melhor o seu público, você começará a gerar receita com seu blog.

Configurando anúncios

Anúncios recebem muitas críticas, mas eles ainda são um dos pilares da monetização com blog. É uma ótima maneira de começar e se você fizer direito, os anúncios ainda são bem eficazes.

O truque é não bombardear seus usuários com anúncios. Ninguém quer ver um site que está poluído visualmente com propagandas.

Em vez disso, você deve utilizar anúncios direcionados para os seus leitores sem incomodá-los.

A maneira mais fácil de começar é com o Google AdSense. É a plataforma de anúncios que milhões de blogueiros recorrem em todo o mundo.

Vá para a página do AdSense e clique no botão “Inscreva-se agora”:

image06

Você precisará fazer o login com uma conta existente do Google ou fazer uma nova:

image13

Na próxima tela, digite a URL do seu site e seu idioma.

image18

Em seguida, preencha mais informações:

image09

Finalmente, clique em “Enviar minha inscrição”. A equipe do Google AdSense  analisará a sua inscrição e se tudo correr bem, você estará dentro!

Quando você for aceito, vá para o seu painel do AdSense e clique em “Meus anúncios” na barra lateral esquerda.

image15

Clique em “Nova unidade de anúncios”.

image10

Aqui pode escolher o tamanho e o tipo do seu anúncio.

image01

Clique em “Salvar e obter código”. Você receberá um código que deverá copiar e colar entre as tags do <corpo> de sua página.

Aqui está um exemplo do Google de como isso deve parecer:

image03

Depois de colar o código, o seu anúncio será publicado! Confira os seus ganhos no painel do AdSense.

Você pode usar quantos anúncios quiser, mas eu recomendo começar com apenas um ou dois. Veja como seu público responderá.

Se perceber que a taxa de rejeição está aumentando no seu GA, é mais provável que você tenha que utilizar um tipo diferente de anúncio ou reposicionar seus anúncios atuais. Não tenha medo de experimentar!

Experimentação com anúncios é a chave para o sucesso.

Ativar a geração de leads

Quando as pessoas ouvem falar sobre um blog que “ganha dinheiro”, logo elas pensam em coisas típicas – receita publicitária, links de afiliados, etc.

Mas alguns dos maiores blogs que geram dinheiro dependem de algo totalmente diferente – geração de leads.

Geração de leads por meio de blogs é um dos métodos mais indiretos de rentabilidade, mas ainda é poderoso.

Como a geração de leads pode fazer você ganhar dinheiro?

Simples. O seu blog atrai visitantes. Esses visitantes podem se transformar em clientes. Esses clientes lhe dão receita.

Esse é o modelo.

O processo é igualmente simples.

Em vez de fazer com que seus visitantes cliquem em um link de afiliado ou comprem um produto anunciado, você quer que eles deixem as suas informações.

Aqui está uma visão geral do processo de forma resumida:

  • Crie uma isca. Ofereça aos seus leitores uma oferta que eles não podem ignorar – algo que eles precisam e querem. Essa oferta deve ser gratuita e atraente. As iscas mais comuns são ebooks ou algum outro conteúdo exclusivo.
  • Solicite seu endereço de e-mail. Para acessar o conteúdo ou fazer um download, eles devem fornecer um endereço de e-mail.
  • Depois de conseguir o endereço de e-mail, mantenha contato com eles. A maneira menos trabalhosa e mais eficaz para fazer isso é por meio de uma campanha de drip e-mail. Uma campanha de drip permite que você mantenha contato automaticamente com todos os que lhe fornecem o e-mail.

As pessoas que se inscrevem para ter acesso ao seu conteúdo agora fazem parte da sua nova estratégia de geração de leads.

Esse método funciona para todos os tipos de negócios – empresas digitais, lojas físicas, venda de produtos, venda de serviços.

Derek Halpern, por exemplo. Aqui está o seu opt-in para geração de leads:

image17

Michael Hyatt tem uma abordagem agressiva, mas atraente para geração de leads em seu blog e em outros sites. Os opt-ins estão em todos os lugares.

image01

Marie Forleo faz a mesma coisa em seu site.

image03

Um dos mais eficientes geradores de leads que conheço é o Ramit Sethi.

image06

Quando você se inscreve em uma das suas atraentes ofertas, você entra para a lista de e-mail. E depois? Com o poder de um conteúdo atraente, você acaba comprando um dos seus cursos.

Mesmo que não tenha nada para vender ainda, construir uma lista de leads é uma estratégia rentável a se fazer.

Essa lista pode gerar os seus primeiros clientes que lhe darão dinheiro quando você quiser.

Aproveite o poder dos afiliados

Você já ouviu o ditado “duas cabeças são melhores do que uma”. No mundo do blog, isso significa encontrar parceiros afiliados para trabalhar junto com você.

Alguns dos blogueiros mais bem-sucedidos que eu conheço utilizaram afiliados para crescer os sites e conseguir mais atenção. Funciona superbem e é fácil de começar.

Não se preocupe – você não precisa conhecer um influenciador para encontrar parceiros afiliados. Você pode trabalhar com outros blogueiros e empresários e há também vários serviços disponíveis.

Um dos programas de afiliados mais populares é o Associados Amazon. Ao contrário do Google AdSense, você não precisa ser analisado para aprovação. Você pode começar imediatamente.

image04

Com o Associados Amazon você pode obter links de referência, exibir anúncios e até mesmo oferecer um carrinho de compras do Amazon para os seus leitores.

image14

Assim, os seus visitantes podem usar seu link de referência para comprar coisas que eles comprariam de qualquer jeito e você recebe uma pequena comissão.

Associados Amazon é muito bom, especialmente se você quiser anunciar produtos do seu nicho. Por exemplo, se tem um blog de produtividade, você pode anunciar planejadores diários ou ferramentas organizacionais.

Para se inscrever, acesse a página do Associados Amazon e clique em “Inscreva-se agora gratuitamente”.

image02

Preencha algumas informações pessoais e você chegará à Central de Associados. É aqui que você pode verificar seus ganhos e criar links.

image11

Essa foto é de BrendanMace.com.

Agora você pode começar a criar links de referência e usar o poder do programa do Amazon.

Vamos falar rapidamente sobre como você deve abordar seu marketing de afiliados para obter melhores resultados.

Pat Flynn, da Smart Passive Income, recomenda o marketing de afiliados com envolvimento. Basicamente, você só deve anunciar produtos ou serviços que já utilizou. Você deve realmente acreditar que eles podem ajudar o seu público de alguma forma.

Eu pessoalmente acho que essa é a melhor maneira a seguir, porque cria confiança. Se o seu público sabe que você usou um produto ou serviço, ele estará mais propenso a comprar e experimentar.

Você também pode ver se existem programas de afiliados em seu nicho.

Muitas empresas têm seus próprios programas de afiliados e elas podem até pagar comissões mais altas do que o Associados Amazon (mas nem sempre acontece isso).

Vamos ver um programa de afiliados para coisas de casa:

image16

Você pode ver que existem vários. Vamos dar uma olhada na primeira posição, o World Market. Ele direciona afiliados interessados a Cj.com:

image00

Essa é a própria rede de afiliados do World Market e ela permite que qualquer pessoa com um site possa vender os seus produtos on-line.

Existem diferentes tipos de programas de afiliados em cada nicho que você imaginar. Então, encontre um que funcione melhor para o seu blog e comece já!

Venda um produto (ou mais de um)

Que melhor maneira de ganhar dinheiro com o seu blog do que vender um produto?

Alguns dos blogs mais bem-sucedidos do mundo fazem exatamente isso e funciona como mágica.

Nomadic Matt, por exemplo, oferece vários guias de viagem:

image17

Os seus visitantes já gostam do seu blog. Então, se você apresentar um produto que espelha o conteúdo dos seus blog posts, seus leitores vão devorar.

Veja os guias de viagem do Nomadic Matt. O site é cheio de dicas de viagens e os seus livros também.

O conteúdo premium, o material mais atraente, é reservado para os livros e os seus leitores sabem disso.

Sem contar que você fica com quase 100% do lucro.

Provavelmente, vai ter que pagar algumas pequenas taxas de software e taxas de processador de pagamento, por exemplo. Mas tirando isso, o dinheiro é todo seu.

Veja como vender um produto em seu blog.

Primeiro, você tem que pensar em um produto que o seu público vai amar.

Antes mesmo de pensar em um produto, você tem que construir um público. Você precisa interagir com ele e saber do que ele gosta.

Depois de conhecer melhor seus usuários, você pode criar produtos com eles em mente. Não faça um produto apenas para vender algo.

Crie um produto que melhore a vida dos seus usuários.

Por exemplo, Jeff Goins faz blog posts sobre escrita e criatividade. Para fornecer valor ao seu público, Jeff escreveu um livro chamado You Are a Writer (So Start Acting Like One) – Você É um Escritor (Então comece a agir como um), em tradução livre.

image07

O livro foi um sucesso e Jeff passou a criar vários produtos para o seu público, que cresceu rapidamente.

Jeff não criou um livro só para poder vendê-lo. Ele produziu algo que sabia que beneficiaria os seus leitores.

Quando se trata de fazer o seu próprio produto, isso pode fazer toda a diferença.

Tendo as informações do seu público em mente, você pode escolher um tipo de produto.

Aqui estão algumas ideias para você começar:

  • Um livro
  • Um curso de formação
  • Uma série de vídeos
  • Personal coaching

É uma ótima ideia fazer pesquisas com o seu público antes de definir um produto. Se ele gosta de vídeo e você lança um ebook, provavelmente você não terá muitas vendas.

Segundo, você tem que decidir como venderá o seu produto.

Produtos digitais são mais baratos tanto para fabricar quanto para vender. Se você está vendendo um produto digital, utilize serviços como Shopify ou WooCommerce.

Se você está vendendo um produto físico (como um livro), você terá que passar por mais alguns passos. ConvertKit tem um ótimo guia sobre a venda de artigos físicos on-line.

Teceiro, deixe seu público saber sobre seu produto.

Usar sua lista de e-mails é de longe a maneira a mais eficaz de anunciar o seu produto. Não importa se você tem uma lista de e-mails pequena ou grande.

Você também pode criar uma página dedicada para anunciar seus produtos.

Ao começar a divulgar e mostrar os benefícios que o seu público terá, você verá como as vendas crescerão.

Conclusão

Fazer a transição de um blog pessoal para um blog rentável é mais fácil do que você imagina.

E pense nisso: seus leitores querem apoiar seu blog!

Se você tem leitores leais, eles ficarão mais do que felizes em comprar os seus produtos sob duas condições:

  • O produto melhorará as suas vidas de alguma forma e…
  • O produto lhe ajudará a manter o seu site.

Você pode utilizar mais de uma dessas técnicas sem problemas. Na verdade, você pode usar todas ao mesmo tempo (apenas tenha certeza de que você não está bombardeando sua audiência com discurso de vendedor).

Depois de um tempo, você verá que uma dessas técnicas funciona melhor ou que outra não lhe ajudou muito. O tempo dirá o que funciona e o que não funciona para você.

Vá em frente com o que funciona e você terá uma fórmula para o sucesso.

Ganhar dinheiro com o seu blog não precisa ser estilo spam. Pode ser uma boa oportunidade para criar confiança entre você e seu público.

Se você ainda não está ganhando dinheiro com o seu blog, experimente essas técnicas. Eu garanto que pelo menos uma delas lhe dará alguns bons retornos.

Como você está ganhando dinheiro com o seu blog?

Share