Link Building: 4 Maneiras Para Melhorar o Ranking do Site com Links

ladder

Nem todos os links são criados da mesma forma.

É mais difícil conseguir links contextuais, mas para melhorar o ranking com links eles têm um forte impacto.

A verdade é que os links continuam sendo o componente mais importante do algoritmo de busca. É essencial melhorar o ranking com links. Mesmo que o conteúdo de um site seja muito útil, se ele não tiver links, provavelmente não terá uma classificação alta nos resultados de busca orgânica.

Links contextuais — são links que estão no meio do conteúdo do texto — têm um valor de SEO maior do que os links que aparecem no rodapé ou a lateral da página.

As regras de link building estão sempre mudando. Através das atualizações Panda, Penguin, e Hummingbird, o Google vem tornando mais difícil para os donos de sites e blogs conseguirem ter uma boa qualidade de incoming links.

E está ficando ainda pior. De acordo com o Jayson Demers,

O link building pode realmente fazer mais estrago do que ajudar – principalmente se você o está fazendo de maneira errada.

Para conseguir os links de autoridade que o Google tanto respeita, e que sustentam os seus rankings de busca, você precisa se concentrar em ter links contextuais (por exemplo, links no meio de um conteúdo relevante).

image23

Conseguir links contextuais é a forma mais rápida de melhorar o ranking. Pelos últimos 10 anos, eu venho criando conteúdos que valem a pena fazer links, e as pessoas geralmente os citam e compartilham, mesmo quando eu não peço para elas fazerem isso.

Esses compartilhamentos sociais e as atividades de busca off-page atraíram mais de 1.000.000 usuários de busca orgânica por mês para o meu blog.

Você quer saber como construir links contextuais? Então siga essas 4 maneiras de melhorar o ranking com links.

Se você quer melhorar o ranking com links contextuais e melhorar o seu tráfego, aqui estão 4 maneiras simples de fazer:

1. Conecte-se com curadores de conteúdo para links contextuais

Eu admiro muito a equipe do Google.

Eles fizeram um bom trabalho nivelando o jogo do SEO para sites novos e antigos. Qualquer um com um site que forneça um conteúdo útil, e que tenha a rede ideal, agora pode direcionar tráfego orgânico.

Você pode acelerar o processo de obter links úteis se conectando com os curadores de conteúdo, e assim melhorar o ranking com links.

HubSpot define “curadoria de conteúdo,” como o processo de “achar informação relevante para a sua audiência de uma variedade de fontes, e compartilha-la estrategicamente através dos seus canais de comunicação.”

Se você conseguir se conectar com os curadores de conteúdo que disponibilizam esses recursos na web, você vai aumentar as suas chances de obter os seus links em contexto. 

image04

Os curadores de conteúdo usam as redes sociais e os mecanismos de busca para achar um conteúdo que valha a pena ser mostrado.

De acordo com o Curata, “79% dos profissionais de marketing usam as redes sociais para encontrar um conteúdo para a sua estratégia de curadoria.” Isso é comparado aos 63% que confiam em “informativos das empresas e inscrições em listas de email.”

Para se conectar com os curadores de conteúdo, siga os seguintes passos:

i). Primeiro passo: Entre no Google e pesquise qualquer uma dessas expressões:

  • Melhores blogs listados + sua palavra-chave
  • Melhores posts no blog + sua palavra-chave
  • Melhores posts sobre link building + mês

Aqui está o resultado que eu achei, quando pesquisei a primeira expressão:

image08

ii). Segundo passo: Clique em uma das páginas de conteúdos que apareceram na busca para revisá-la, e para revisar os seus links. Quando eu cliquei no primeiro resultado, essa foi a página que apareceu:

image19

iii). Terceiro passo: Entre em contato com o autor. Clique na aba “Contato” e conecte-se com o curador de conteúdo ou o dono do blog.

image15

O contato por email é o jeito mais fácil de se conectar, de comunicar e de construir uma relação com os curadores de conteúdo e os donos de site. Quando eu estou querendo um link, este é um dos emails que eu mando para os donos de site:

image24

Quando você escrever para os curadores de conteúdo, os blogueiros e os influenciadores – especialmente aqueles que você não conhece – certifique-se de fazer o seguinte:

  • Mantenha o título do email em letras minúsculas: Emails que têm aparência casual, como se você estivesse escrevendo para um amigo, funcionam melhor para a divulgação de email.
  • Personalize: Para evitar ser interpretado como spam, use o nome do destinatário no email.
  • Seja criativo: Escreva emails que convençam as pessoas a clicarem e a te responderem. Emails chatos não vão gerar uma resposta ou, provavelmente, nem serão lidos.

2. Aproveite a estratégia guestographic

Em 2011 você podia usar comentários no blog para obter 200 backlinks e aumentar o seu ranking de busca rapidamente. Porém, com o algoritmo de busca atual, o foco é a qualidade, e não a quantidade.

Às vezes, tudo que você precisa é 5-10 links relevantes, de sites de autoridade, para começar a ver resultados do Google.

Com a estratégia de guestographic, (divulgar infográficos em outros blogs) você pode obter links relevantes de sites de autoridade de um modo muito mais fácil.

Quando o Brian Dean criou o conceito guestographic e o implementou, ele aumentou rapidamente o tráfego de busca em 175,59%, em relação ao mês anterior.

image12

Agora, o Brian Dean é classificado como número 1 para a palavra-chave de alto volume – “SEO on-page” – tudo porque ele usou a estratégia guestographic.

image07

O guestographic pode realmente te ajudar a obter backlinks contextuais. Para você implementar a estratégia de guestographic, siga essas 5 passos:

  1. Construa e poste uma infográfico no seu site.
  2. Ache sites que escrevem sobre o assunto do seu infográfico.
  3. Mostre a eles o seu infográfico.
  4. Ofereça um “incentivo” ou um benefício a eles (por exemplo, um post exclusivo).
  5. Em troca, obtenha links contextuais para o seu site que vão impulsionar o seu desempenho de busca orgânica.

O Mike Bonadio usou a estratégia guestographic para criar uma campanha de SEO que gerou 1.117 compartilhamentos sociais e um aumento de 15% de tráfego orgânico em 2 semanas.

image16

Usar a estratégia de guestographic com sucesso exige 2 habilidades separadas, porém essenciais:

  • Criar o infográfico certo
  • Promover o infográfico do jeito certo

Uma estratégia eficaz de conteúdo tem que lidar com essas duas tarefas. Se o conteúdo não estiver bom, vai ser difícil promovê-lo. É como criar um produto que ninguém quer comprar – como você promove uma coisa inútil?

Muitas pessoas que começaram novos blogs tem tido muitos benefícios com a incorporação dos infográficos em guest posts. Por que você também não tenta?

3. Entreviste os donos de sites de autoridade – E seja entrevistado

A maioria das técnicas para link building contextuais requer um conteúdo único como pré-requisito. Porém, se você ainda não está preparado para criar um conteúdo escrito, ou para criar vídeos a partir do zero, você pode aproveitar o conhecimento de outras pessoas (OPK – Other People Knowledge, em inglês).

image14

As entrevistas são um dos conteúdos com mais links na web, porque elas nos dão um olhar mais profundo sobre o que os entrevistados pensam. É difícil para as pessoas serem desonestas durante uma entrevista.

As entrevistas com especialistas são uma maneira poderosa de adquirir backlinks de sites de autoridade, que vão te ajudar a melhorar o ranking com links. Entretanto, você precisa planejar e ser estratégico quanto a isso.

image00

Quando conduzir entrevistas com especialistas, você não precisa usar vídeos. Sim, as entrevistas em vídeo tendem ser as mais populares, mas não deixe isso te parar.

Se os detalhes técnicos de uma entrevista em vídeo forem muito complicados para você, faça entrevistas escritas. Elas também podem obter bons resultados.

Um exemplo de uma entrevista escrita feita com especialistas é este post publicado no Fizzle.co. Na entrevista, Shannon Whitehead e Kristin Glenn, fundadoras do Revolution Appareal, falaram como elas geraram $64.246, que foi 321% do objetivo da campanha no KickStarter.

As fundadoras da startup geraram backlinks contextuais altamente valiosos do blog Fizzle.co. Veja só:

image25

As menções da marca e as co-citações também são muito importante para o Google, determinando a qualidade e a utilidade de uma página em particular da web.

O nome da marca delas também foi mencionado no post do blog, apesar de não ter sido feito links em lugar nenhum.

Mas a boa notícia é que tanto a menção da marca, quanto o próprio link, estavam cercados por um conteúdo editorial contextual. Os textos âncora não estavam otimizados excessivamente, e as palavras-chave não foram simplesmente enfiadas dentro do conteúdo.

image05

Não tenha medo de entrar em contato com especialistas na indústria. Na minha experiência, eles são as pessoas mais fáceis de se entrar em contato. A maioria deles são divertidos e ficariam felizes em ajudar você a ter sucesso.

Eu fui entrevistado por muitos blogs que ainda estão tentando ganhar mais tráfego orgânico, assim como por blogs de autoridade que eu respeito. Veja algumas das melhores entrevistas abaixo:

image02

Se é tão difícil assim obter uma respostas positiva de um influenciador, como você explica o fato de que eu tenho mais de 460.000 resultados de busca para a pesquisa “entrevistas + Neil Patel?”

Veja mais uma prova de que fazer algumas perguntas para os usuários poderosos da indústria (para a sua série de entrevistas com especialistas) pode ser mais fácil do que você pensava:

image21

As entrevistas com especialistas normalmente são populares porque os usuários se conectam mais com o especialista. Eles também aprendem coisas fascinantes, que não encontrariam em nenhum outro lugar.

A experiência prática é algo que você não consegue obter nos livros ou nos posts em blogs. Entretanto, através de entrevistas, você pode compartilhar informações práticas e precisas com os leitores que desejam muito alcançar os seus objetivos.

Há não muito tempo atrás, fui entrevistado pela Mixergy. A entrevista direcionou milhares de visitantes para o meu blog. Eu também ganhei backlinks contextuais que passaram SEO juice para as minhas páginas.

image22

A entrevista com o Joost De Valk, fundador do Yoast, na TechWyse, levou a um link contextual para o Yoast.

image10

Se você quer aproveitar ao máximo as entrevistas com especialistas, tente ir além do formato padrão de somente um especialista. Em vez disso, contate mais de 20 especialistas na sua indústria, perguntado a eles questões simples, que sejam relevantes para o seu tópico.

Quando você receber as respostas, junte elas em um post no seu blog e faça links para os blogs deles.

Isso vai ter um efeito multiplicador nos seus esforços de link building, pois esses especialistas que você entrevistou e criou links, terão o prazer de criar links de volta para o seu site em seus respectivos blogs.

A Mary Fernandez recentemente compartilhou um post valioso, no Huffington Post, onde ela entrevistou 13 empresários experientes com somente uma pergunta: “Qual é o seu melhor conselho para iniciantes que estão começando o seu negócio online?”

image18

O post da lista de especialistas gerou 563 links de 11 domínios (a maioria dos links são de páginas e sites de curadoria de conteúdo).

image17

Se você está perdido ou confuso sobre como ser entrevistado por blogs de autoridade na sua indústria, o post abaixo, da Ann Smarty, vai te guiar:

Como Ser Entrevistado Por Blogs Populares (Mesmo Que Você Não Seja Famoso)

4. Crie um conteúdo interessante

Achar sites com autoridade que irão criar links de volta para as suas páginas pode ser difícil. Porém, você pode facilitar, posicionando a sua página. Como?

Simplesmente crie um conteúdo interessante.

image20

Um conteúdo interessante pode ser definido como um tipo de assunto, um conteúdo oportuno, que as pessoas estejam interessadas – ou seja, que elas queiram ler, compartilhar, citar, mencionar, promover ou criar links para ele.

Você já sabe que um conteúdo que é escolhido e é republicado por sites de mídia, como o BBC, o CNN e o Mashable (alguns desses tipos de site), geralmente tem algo de útil ou um elemento surpresa.

image03

Entretanto, o termo “conteúdo interessante,” não significa necessariamente que somente os sites relacionados com notícias são os únicos sites que vão ampliar o alcance do conteúdo.

Você tem que entender que blogs genéricos com autoridade em uma área específica, que publicam um conteúdo relacionado, podem fazer o mesmo.

Existem blogueiros que sabem como criar um conteúdo interessante. Um deles é o Brian Dean. Embora ele não publique conteúdo semanalmente, toda vez que publica, o seu nível de engajamento é surreal.

Na verdade, o seu post mais recente gerou perto de 750 comentários valiosos vindos do seu público fiel. Além disso, houve mais de 4.000 compartilhamentos no Twitter e no Facebook juntos.

image06

Quantos links inbound sua página recebeu até agora?

Bom, mais de 3.000 links, de 321 domínios, e esse número está aumentando:

image13

Você pode achar um conteúdo interessante que seja útil e interessante no seu segmento usando o Buzzsumo. Apenas insira a sua palavra-chave primária e clique no botão “Go” (Ir):

image11

Agora, você vai ver o conteúdo mais compartilhado para a palavra-chave – nesse exemplo, “landing pages.”

image01

Você pode modelar esses títulos e fazê-los ainda mais atraentes. Dessa forma, você vai atrair a audiência certa para o seu conteúdo, já que 8 em cada 10 pessoas leem o título.

Redes sociais podem te ajudar a dar o impulso inicial que o seu post precisa, antes que a mídia e os outros usuários interessados o achem.

Comece criando um conteúdo interessante no Facebook e faça uma narrativa interessante.

Conclusão

Atenção: Esteja consciente do posicionamento do seu link.

Sim, links contextuais são importantes, porque eles impulsionam resultados de busca. Porém, o número de links em uma página de um conteúdo particular também importa para o Google. Ter os seus links acima da dobra é sempre bom.

Isso pode ser uma das razões do porque o Google premia o primeiro link que eles capturam, assumindo que muitos textos âncora estavam melhorando o PageRank para a mesma página, em outro site.

Existem outras coisas que você pode fazer para obter links contextuais, como guest blogging e a menção de outros sites no seu conteúdo (avise aos autores sobre a menção).

Você também deve analisar a sua concorrência, para aproveitar dos canais de links deles e melhorar o seu ranking com links.

No final do dia, o Google toma decisões baseadas no número de links que são criados para a sua página e as circunstâncias em volta deles.

Ultimamente, tudo depende de como os usuários interagem com o seu site. O Google pega os dados dos usuários no seu site e faz as decisões de classificação para determinar onde suas páginas de conteúdo devem ser classificadas nas páginas dos resultados de busca orgânica.

Quais foram as outras estratégias você já usou para realmente melhorar o seu ranking com links contextuais e melhorar o seu tráfego?

Share