Lista de Emails: Como Conseguir 128 Cadastros de Email por Dia

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Você conhece o ditado: “o dinheiro está na lista”.

Significa que quanto maior a sua lista de emails, mais poder você tem. Posso dizer que isso é 100% verdade.

Quando eu comecei como um profissional de marketing digital eu não tinha uma lista.

Nada.

E como resultado, eu não estava progredindo.

Eventualmente, as coisas mudaram. Descobri que ter uma lista é importante.

Hoje, eu tenho uma lista. Uma lista enorme.

E é verdade. Há um poder incrível na lista!

Sim, você ainda precisa ter um ótimo produto e uma marca memorável. Se tiver isso, uma lista de emails funcionará como mágica.

O problema é fazer com que as pessoas se inscrevam na sua lista de emails. Há muitas táticas de email marketing por aí, mas nem todas funcionam bem para cada um.

Eu escuto isso o tempo todo de pessoas com listas de emails bem pequenas que estão lutando para conseguir novos assinantes.

Muitas pessoas estão tentando as táticas habituais – um formulário de inscrição otimizado, um CTA atrativo, uma excelente isca digital – e simplesmente não estão funcionando.

Se já tentou todos os truques de um livro, então você precisa de um livro novo.

É por isso que compartilharei com você algumas das minhas melhores dicas para conseguir novos assinantes de email todos os dias.

Vai dar trabalho, mas se fizer esse esforço, você verá resultados significativos.

Na verdade, você pode utilizar essas técnicas para obter 128 assinantes de emails por dia. Pode parecer um número grande, mas não é impossível.

Eu disse esse número – 128 – porque essa é a média de assinaturas de emails que um dos meus clientes conseguiu recentemente (média de 90 dias).

O problema que esse profissional de marketing estava tendo (para gerar interesse para um aplicativo novo que ele queria desenvolver) era que sua lista não estava dando nenhum resultado.

Ele tinha opt-ins. Ele tinha inscrições. Ele até tinha pop-ups!

Mas o crescimento era de apenas quatro inscrições por dia!

Credo.

Demorou um pouco. Mas depois de três semanas agressivas de trabalho, as coisas começaram a engrenar. Recentemente, recebi um email dele com uma captura de tela de suas métricas.

Sua média diária de assinaturas? 128.

Veja como criar uma lista vencedora e conseguir novos assinantes hoje.

Saiba como eu coleto mais de 50.000 novos emails por mês por meio de atualizações de conteúdo.

Avalie a sua estratégia atual

Há um processo quase que padrão para criar um excelente sistema de captura de emails.

Se você tem um sistema de captura de emails, talvez esteja fazendo de forma errada (falarei mais sobre isso daqui a pouco).

Se você é novo, aqui está como isso funciona.

Primeiro, você tem que oferecer um bom motivo para que as pessoas se inscrevam em sua lista. Se seus usuários não estão recebendo algo extremamente valioso, eles não vão querer se cadastrar.

Aqui está um trecho da página de cadastro do Copyblogger:

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Copyblogger garante que o leitor saiba exatamente o que receberá antes de se inscrever na lista. Na verdade, eles dão 16 razões – 15 ebooks e um curso de formação.

(Nota: eu adoro como eles listam seus ebooks gratuitos do lado esquerdo do formulário de cadastro. Essa é uma excelente técnica para fazer com que os leitores fiquem interessados e com isso aumente automaticamente a sua taxa de conversão).

Segundo, você tem que fazer o processo de inscrição ser atraente. Os profissionais de marketing trabalham duro para fazer os seus formulários de assinaturas de emails e fazem isso por uma boa razão. Um formulário de inscrição ruim ou complicado pode afastar instantaneamente as pessoas.

Simplicidade é a chave. Aqui está o formulário que Darren Rowse utiliza para a página de cadastro da Digital Photography School:

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Darren também deixa claro o que as pessoas receberão e ele utiliza diferentes pontos para criar uma oferta valiosa. É simples e direta.

Terceiro. Geralmente, você tem que criar uma isca digital. Você precisa de algo irresistível para atrair as pessoas. Você não pode oferecer um infográfico ou um ebook genérico – você tem que oferecer algo feito sob medida para o seu público.

Digital Marketer usou um guia simples sobre Facebook Ads para conseguir 35.859 leads em 60 dias.

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Essa checklist é perfeita para o público de Digital Marketer. Ela tem um conteúdo incrivelmente prático que foi criado com seus leitores em mente.

Esses são os três ingredientes vitais para um ótimo sistema de captura de emails.

Se o seu sistema de captura de emails não tem essas três coisas, provavelmente, o seu problema está aí.

Esses são os três problemas mais comuns que os profissionais de marketing e blogueiros enfrentam. Vejamos cada problema com mais detalhes.

Problema nº1: não há nenhuma boa razão para se inscrever em sua lista de emails.

O seu sistema de captura de emails pode parecer bom na teoria, mas você tem que se perguntar: “estou dando às pessoas uma boa razão para que elas se inscrevam na minha lista de emails?”.

Você ficaria surpreso com a frequência com que isso acontece. As pessoas preferem ter as razões bem nítidas para que elas saibam exatamente o que esperar, mas muita gente não faz isso ao criar os seus formulários de assinaturas de emails.

Problema nº2: o processo de inscrição é chato ou problemático.

Se alguém tem que passar por três telas só para se cadastrar em uma lista de emails, ele ficará farto rapidamente.

Um bom formulário deve incentivar as pessoas a se inscreverem. Ele precisa reforçar o porquê alguém deve se tornar um assinante e o processo deve ser fácil e sem complicações.

Problema nº3: você não tem uma isca digital ou a sua isca digital não é atrativa para o seu público.

Muitos blogueiros pensam que podem gastar 5 minutos em uma checklist sem graça e utilizá-la como isca digital. A verdade é que fazer uma boa isca digital dará um certo trabalho.

Ela precisa ter um conteúdo valioso que é relevante para o seu público (um design agradável também é muito bem-vindo).

Agora, analise a sua estratégia de email. Você marcou todas as opções? Se não, faça as devidas correções. Provavelmente, é por isso que você não está recebendo a quantidade de assinaturas que deseja.

Se você já tentou tudo isso e nada funcionou até agora, aqui estão algumas outras ideias para transformar o seu sistema de captura de emails.

Faça o processo de inscrição ser bem fácil

Isso pode lhe surpreender. Se não for insanamente fácil para as pessoas se inscreverem, você poderá perder muito tráfego.

Muitos formulários pedem o primeiro nome, sobrenome, email (às vezes duas vezes), número de telefone… você já entendeu o que quero dizer.

Mas os formulários de inscrição mais eficazes são curtos. Aqui está um ótimo exemplo do Smart Blogger:

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É literalmente só um endereço de email, só isso. Apertando algumas teclas e com um único clique, alguém pode se inscrever na lista.

Aqui está um formulário de cadastro que eu uso:

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O meu é um pouco mais elaborado, mas não muito. Só peço o primeiro nome e um email (peço o nome para que eu possa personalizar meus emails).

Leva cerca de dez segundos para preencher o meu formulário (e menos ainda se o seu navegador preencher os dados automaticamente). Isso significa que não perderei nenhum tráfego devido a um processo de inscrição complicado.

Se as pessoas estiverem interessadas no seu conteúdo, você deve ajudá-las a sair do ponto A (seu site) para o ponto B (inscrever-se com êxito à sua lista) no menor tempo possível.

Se você quer personalizar seus emails ou obter alguns dados demográficos, você também pode pedir essas informações.

Se você seguir esse caminho, entenda que perderá algum tráfego, mas conseguirá informações mais valiosas.

Por exemplo, aqui está o formulário do Kissmetrics:

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Escolhemos essa opção porque queremos saber muitas informações. Isso também garante que apenas as pessoas que estão realmente interessadas se inscreverão, o que significa que elas são leads quentes.

Tudo depende dos seus objetivos. Considere o que você quer alcançar e faça os seus formulários opt-ins com suas metas em mente.

Deixe um formulário opt-in disponível em todas as páginas

Eu vi muitos blogs que dedicaram tempo e empenho na criação de um formulário de assinaturas de emails maravilhoso. É curto, o CTA é atraente e é bem projetado.

Eles compartilham vários artigos e outros conteúdos para direcionar visitantes ao seu site. Mas eles quase não recebem tráfego.

Isso acontece porque esses blogs só colocam os formulários de cadastro na sua homepage.

Parece uma coisa boba, mas causa muitos problemas para todos os tipos de blogueiros.

Se você fizer um ótimo formulário opt-in, mas só colocá-lo na sua homepage, você perderá muito tráfego.

Eu recomendo usar um pop-up como o do Crazy Egg:

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Esse é um popup não intrusivo que aparecerá em todas as páginas do seu site. Você também pode configurar o pop-up para ficar sempre visível ao usuário.

Mas essa é apenas uma opção. Existem dezenas mais.

  • Uma seção “Comece aqui” na homepage ou em qualquer subpágina.
  • Barra lateral direita. É melhor utilizar uma barra lateral persistente de opt-in que permanece visível mesmo quando o usuário rola a página.
  • Barra lateral esquerda. Novamente, vá com um opt-in persistente se tiver escolha.
  • No final do seu blog post, logo após a última frase.
  • Distribuído dentro do conteúdo, especialmente se você tem uma oferta atraente.
  • Acima da dobra na sua homepage.
  • No cabeçalho do seu site.
  • No rodapé do seu site.
  • Uma landing page personalizada para visitantes de um determinado canal – Facebook ou Twitter, por exemplo.
  • Abaixo da sua biografia (especialmente se você tem uma biografia na barra lateral).
  • Em um popup, em qualquer lugar.
  • Em um slider, em qualquer lugar.
  • Opções fora do site: Facebook, cartão do Twitter, canal do YouTube, etc.

Como compartilho abaixo, qualidade é melhor do que quantidade.

Mas nada substitui o grande número de opções de localização que seu site tem a oferecer.

Com diversas aparições de um opt-in, você aumenta a probabilidade de alguém clicar nele.

Seja estratégico. Seja intencional. Seja inteligente. E adicione opt-ins onde você puder.

Adicione estrategicamente mais formulários opt-ins

Quando se trata de receber emails, qualidade é definitivamente melhor do que quantidade. Todos nós já entramos em sites irritantes com três pop-ups e um enorme opt-in que bloqueia metade da tela.

Mas isso não quer dizer que você só deve disponibilizar apenas uma vez o formulário de inscrição. Na verdade, não importa quantos você tem e sim onde você coloca.

Confira esta pequena seção no final de cada post do Kissmetrics:

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Por que isso está no final do post? Porque captura a atenção dos leitores logo após terminarem de ler um artigo.

Se gostaram do artigo e acharam útil, eles estão mais propensos a se inscreverem ou aproveitarem uma oferta gratuita em troca do seu email.

Você também deve colocar um formulário na sua página do Facebook. OptinMonster mostra como fazer isso:

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Basta clicar no botão “Criar chamada para ação”, escolher o botão “Cadastre-se” e digitar o URL do formulário de inscrição.

Muitas plataformas de emails, como o MailChimp, se integram com o Facebook. Você também pode escolher uma dessas opções, se preferir.

Teste as localizações do seu opt-in

Não se esqueça de testar os seus opt-ins. Lembre-se, o objetivo não é adicionar indiscriminadamente opt-ins em cada espaço em branco disponível no seu site.

O objetivo é adicionar qualidade e a quantidade certa de opt-ins para que um maior número de usuários se converta.

Teste as localizações do seu opt-in usando as metas do Google Analytics, outras ferramentas de split test ou mapa de calor.

Elimine qualquer opt-in que só esteja causando poluição visual e continue a otimizar aqueles que estão ganhando tração.

Crie um curso de email

Eu disse isso antes e eu vou dizer de novo – as pessoas adoram aprender coisas novas, especialmente quando a informação é dada com profundidade.

Realizar um webinário é uma maneira de ensinar as pessoas, mas se estamos falando apenas de inscrições de emails, você pode criar um curso autoresponder.

A ideia básica é que você crie um curso curto (3-7 dias) e ofereça aos novos assinantes. Ou melhor, utilize um email autoresponder para enviar automaticamente o curso.

Brilhante, certo?

Essa técnica não requer muito trabalho, mas produz muitos resultados.

Existem diferentes maneiras de fazer essa configuração. Se você estiver usando o MailChimp, confira este guia de Paul Jarvis. Se você usa Aweber, aqui está a documentação oficial da Aweber para ajudá-lo a começar.

Uma das razões disso funcionar tão bem é porque um curso de vários dias é uma oferta irresistível.

Se você está oferecendo um pacote de lições repleto de informações, as pessoas ficarão mais do que felizes em “pagar” o pequeno preço fornecendo o seu endereço de email.

O curso Internet Marketing for Smart People (Marketing na Inernet para Pessoas Inteligentes, em tradução livre) do Copyblogger é um exemplo perfeito:

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Um curso gratuito de 20 partes? Definitivamente, vale a pena dar o endereço de email.

Como qualquer isca digital, você tem que ter certeza de que o seu curso está repleto de informações que seus leitores acharão valiosas. Faça bem feito e você verá uma grande quantidade de inscrições de emails.

Aventure-se em novas plataformas de mídias sociais

Provavelmente, você está no Facebook e no Twitter, mas essas não são as únicas plataformas de mídias sociais existentes.

Se não está em outras redes sociais, você está perdendo uma quantidade considerável de tráfego e assinaturas de emails.

Instagram e Snapchat ganharam popularidade ao longo dos últimos anos e vale a pena conferi-los. Mas existem outros sites que você pode aproveitar.

Você não tem que ficar preso às maiores plataformas sociais para ter sucesso. Na verdade, se utilizar plataformas sociais menores, você pode conseguir mais atenção. Parece loucura, mas funciona.

Aqui estão alguns exemplos de empresas que utilizam pequenas plataformas sociais para obter assinantes.

O HubSpot tem uma página no Pinterest onde mostra o seu conteúdo mais recente:

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Se os usuários do Pinterest gostam do que veem, eles clicam no site do HubSpot, que possui vários formulários de inscrição bem localizados.

Outras empresas de marketing compartilham seu conteúdo em sites como GrowthHackers e Inbound.org:

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Se quiser se manter atualizado e buscar oportunidades de marketing mais inovadoras, você pode tentar o Periscope:

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Essa imagem é do Phandroid.

Por exemplo, você pode realizar um evento de vídeo ao vivo e direcionar os espectadores para o seu site onde há uma oferta exclusiva esperando por eles em troca dos seus emails.

Existem muitas possibilidades. Eu desafio você a sair um pouco da sua zona de conforto e tentar algo novo!

Conclusão

Assim como é importante se manter saudável, também é importante manter a sua lista de emails saudável.

Isso significa inscrições contínuas de pessoas que estão seriamente interessadas no seu conteúdo.

Às vezes, parece que você nunca mais terá um cadastro. Mas posso lhe garantir que agora existem milhares de pessoas que precisam do seu conteúdo nas suas vidas.

Se você tem um conteúdo verdadeiramente incrível e fizer uma boa divulgação, as pessoas virão conferir sobre o que é toda essa comoção. E muitas dessas pessoas se transformarão em assinantes.

E adivinha? Todos os grandes sites que você tem inveja estão usando essas mesmas dicas para conseguir assinaturas.

Você não tem que ser uma empresa de renome mundial para obter muitas inscrições de emails.

Não importa o tamanho do seu negócio, não importa o nicho que você está inserido, você pode conseguir uma quantidade enorme de assinaturas por dia.

Experimente esses métodos. Eles me ajudaram a impulsionar a minha lista de emails e eu sei que farão o mesmo por você.

O que você faz para a sua lista de emails crescer?

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