Marketing no Instagram: Como Aumentar o Número de Seguidores

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Você sabia que o Instagram tem mais de 400 milhões de usuários ativos mensalmente? E o fato de que mais de 40 bilhões de fotos têm sido compartilhadas na rede social que mais cresce atualmente? 

Apesar do Instagram ser um dos maiores sites de rede social existentes, maior até que o Twitter, seu poder é negligenciado pela maioria dos profissionais de marketing.

Por que será?

Existem muitas razões para isso:

  • Falta de conhecimento.
  • Incerteza em relação a que tipos de imagens compartilhar.
  • Incapacidade de criar um plano de marketing prático.

E isso é só o começo. Infelizmente, se você deixar que uma dessas desculpas lhe prenda, você estará perdendo uma oportunidade de se engajar com um público-alvo que está se expandindo rapidamente no mundo todo.

Com 21% de toda a população adulta utilizando o Instagram, agora é a hora da sua marca implementar um plano de marketing sólido, com o objetivo de gerar resultados imediatos.

Faça o download da versão para impressão em pdf  destes guias e cursos para Instagram para referência futura.

No post a seguir, nós vamos examinar 7 guias e 5 cursos nos quais você pode se basear para ser bem sucedido no Instagram. Apesar de alguns destes guias e cursos compartilharem um foco similar, cada um deles lhe ensina algo único sobre ser bem sucedido nessa plataforma social.

Hora de começar!

7 Guias para Instagram

1. Marketing no Instagram: Seu Guia Completo Para Ser Bem Sucedido no Instagram (Social Media Examiner) –

Quando se trata de guias de marketing de mídia social, o Social Media Examiner é um dos meus sites preferidos. E aqui está o porquê: eles proporcionam mais do que apenas os passos básicos que você pode seguir para começar.

Esse guia, por exemplo, é cheio de links para outros guias, posts em blog e ferramentas. Talvez você queira aprender mais sobre como usar um vídeo hyperlapse. Eles te ensinam. Ou, talvez você queira se conectar com o Instagram Direct. Mais uma vez, você achará mais informação nesse guia.

Conforme você vai lendo o guia, você será presenteado ao conteúdo, dicas e links em todos os assuntos imagináveis. Um dos meus favoritos é a seção sobre como administrar um concurso bem sucedido no Instagram. Essa é uma ótima forma de divulgar sua marca, mas apenas se você utilizar a abordagem correta.

Ao ler o guia do Social Media Examiner, você estará apenas começando. Seria interessante seguir todos os links fornecidos, pois eles levam a outros guias e páginas com tantas dicas úteis quanto esse.

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2. O Guia do Profissional de Marketing para Instagram (Kissmetrics) –

Esse guia não é o mais atual em relação ao marketing no Instagram, mas é um dos melhores, graças ao seus aconselhamentos especializados e layout simples.

Desde começar a aumentar o número de seguidores, até praticar marketing de influência, qualquer coisa que seja considerada importante está incluída nesse guia.

Eu particularmente gosto da seção chamada “Criando uma Campanha de Marketing no Instagram.” Com um processo simples de três passos, as dicas desse guia irão lhe ajudar a criar uma campanha de marketing imediatamente.

Com muitas estatísticas, dados e capturas de tela, o guia de marketing no Instagram da Kissmetrics é tudo o que você esperava, e muito mais. Você pode usá-lo para guiar todas as decisões que precisar tomar, relacionadas ao marketing de sua marca através desse serviço de conexão social.

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3. Como Criar uma Estratégia de Marketing no Instagram (Sprout Social) –

Uma coisa é usar o Instagram. Outra coisa é criar uma estratégia de marketing que produza resultados sérios. E é por isso que a Sprout Social publicou esse guia.

Veja um trecho do guia, mostrando porque o marketing no Instagram é tão importante:

“Conforme as pessoas se juntam em massa ao Instagram, as marcas têm uma oportunidade única de se engajar com seus fãs: Postagens no Instagram geram uma taxa de engajamento de 4,21% por seguidor, que é 58 vezes mais engajamento por seguidor do que no Facebook e 120 vezes mais do que no Twitter.”

Se engajamento é importante pra você (e deve ser), o Instagram deve tomar tanto do seu tempo, atenção e recursos quanto o Facebook e o Twitter.

Nesse guia, você aprende como criar uma estratégia bem sucedida de marketing no Instagram. Por exemplo, a primeira sugestão é definir seus objetivos. Isso significa responder a perguntas como:

  • O que o Instagram oferece que outras plataformas não oferecem?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Quais membros do seu público-alvo são ativos no Instagram?
  • Como você pode combinar seu plano de marketing no Instagram com outras estratégias sociais?

Se você quer atingir sucesso no Instagram, esse guia irá lhe apontar a direção certa. Conforme você for lendo, não se surpreenda se encontrar informações sobre, por exemplo, como monitorar tags de localização que você nunca havia pensado antes.

Esse guia do Sprout Social irá melhorar sua habilidade de criar e implementar uma sólida estratégia de marketing no Instagram.

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4. O Guia Definitivo de Marketing no Instagram para Vendedores e Marcas (Wishpond) –

Você é um vendedor? Você está tentando crescer sua marca através do Instagram? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, esse guia da Wishpond irá fazer maravilhas para o seu negócio.

Existem oito dicas concretas para aumentar as vendas através do Instagram e cada uma delas vale o seu tempo. A minha favorita é a que estabelece um padrão de postagem. Veja porquê: muitas marcas começam com marketing no Instagram, apenas para desistir quando as coisas não acontecem do jeito que elas querem.

Assim como em qualquer campanha social, uma boa prática é estabelecer um calendário regular de postagens. Isso lhe ajuda a crescer com a sua marca, pois os leitores entendem que vão ser presenteados com conteúdo novo regularmente.

Se a sua audiência não sabe quando será sua próxima atualização, eles podem parar de acompanhá-lo no futuro.

“O Guia Definitivo de Marketing no Instagram para Vendedores e Marcas,” examina esse tópico entre muitos outros. Se a sua marca precisa de uma ajuda com marketing no Instagram, a Wishpond pode ajudar.

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5. Como Utilizar o Instagram Para Negócios: Um Guia para Iniciantes (Hootsuite) –

Em qualquer negócio é mais fácil falar do que realmente começar com marketing no Instagram. Existem desafios a serem ultrapassados. Existem obstáculos em seu caminho. Mas uma coisa boa: a estratégia certa pode lhe colocar no caminho do sucesso imediatamente.

A Hootsuite, um dos maiores nomes em mídia social, publicou um guia para iniciantes sobre utilizar o Instagram para negócios. Ele é perfeito para aqueles que nunca utilizaram o Instagram, pois pensam que começar é difícil.

Esse guia foi feito para iniciantes, mas minha parte preferida é a de melhores práticas no Instagram. Elas estão na lista a seguir:

  • As qualidades únicas do público-alvo da sua marca ainda são importantes no Instagram.
  • Conte uma história com a sua legenda.
  • O Instagram é uma ótima plataforma para competições.
  • Considere colaborar com um Instagrammer popular, ou influenciador do seu ramo ou indústria.

Se o seu negócio não está usando o Instagram para conectar consumidores e prospects, você está perdendo uma chance. Esse guia é perfeito para qualquer iniciante.

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6. O Guia Secreto para Marketing de Influência no Instagram (Social Media Week) –

Uma vez que você não se considere mais iniciante, é hora de aprender mais sobre fazer marketing de influência no Instagram. Essa é uma técnica avançada que pode ter um sério impacto em seu negócio.

O “Guia Secreto para Marketing de Influência no Instagram” da Social Media Week é um dos melhores que você irá encontrar, pois ele começa com o básico e funciona através de técnicas e táticas avançadas.

Veja como o guia define marketing de influência:

Marketing de influência é o processo pelo qual se faz marketing de produtos, marcas ou serviços através de indivíduos populares, que podem influenciar a decisão de compra dos seus seguidores. É de alguma forma similar ao marketing boca-a-boca, mas não envolve necessariamente recomendações. Um influenciador pode ser qualquer pessoa com a habilidade de mover consumidores e os convencer a tomar uma atitude.

O guia discute os resultados que você pode esperar, como ele pode ajudar seu negócio e os passos a serem seguidos para começar. Melhor ainda, estão inclusos modelos de como atingir potenciais influenciadores.

Se você quer crescer sua marca através do marketing de influência. O Instagram é uma plataforma que você não pode ignorar.

Eu vou finalizar com isto: 68% dos usuários do Instagram, que possuem entre 13 e 24 anos, interagem com marcas que regularmente utilizam a plataforma de compartilhamento de foto.

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7. Começando – Instagram para Negócios (Instagram) –

Esse pode ser o último guia da lista, mas ele provavelmente é o que merece mais atenção. E o motivo é claro: esse guia é publicado e atualizado pelo Instagram. Ele possibilita que você colete dicas de qualidade, diretamente da fonte.

Seis seções compõem esse guia:

  • Começando
  • Inspiração
  • Anúncios
  • Blog de Negócios
  • Recursos de Marca
  • Parceiros

A seção inspiração, particularmente, vale muito a pena, como o Instagram a descreve a seguir:

As marcas são um dos contribuidores mais criativos para a comunidade do Instagram. Nós coletamos alguns dos nossos exemplos preferidos de contas de marcas, e hashtags para inspirar novas idéias para a criação de um bom conteúdo.

Se você quer saber o que funciona no Instagram, essa página é um ótimo lugar para achar inspiração. Você pode ver como outras marcas estão utilizando a plataforma, o que permite que você consiga ajustar sua abordagem adequadamente.

Se certifique de consultá-lo regularmente, pois ele é atualizado conforme o Instagram vai evoluindo.

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5 Cursos para Instagram

1. Como Usar o Instagram para Negócios (Udemy) –

Se um guia em forma de texto não é o suficiente para lhe colocar no caminho certo, pode ser que você precise se matricular em um dos muitos cursos para Instagram disponíveis. Este, gerenciado pela Udemy, é um dos melhores.

Veja a descrição do curso:

Aprenda estratégias de marketing no Instagram para se engajar com consumidores, direcionar tráfego ao seu website e aumentar as vendas.

Soa intrigante, certo? Bem, você não é o único a se sentir assim. Existem mais de 2.000 alunos matriculados no curso atualmente, com uma avaliação de quase cinco estrelas desde o seu início.

Com 39 aulas e 2,5 horas de vídeo, a taxa de matrícula de 20 dólares vale a pena. Liderado por Andrew Macarthy, um consultor em mídia social e autor de bestsellers na Amazon, você receberá 39 vídeos separados para lhe ajudar a atingir seus objetivos.

Em vez de ficar falando e falando, veja este depoimento de um aluno satisfeito:

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Isso diz tudo, não diz?

2. Aprenda sobre o Instagram: O básico (Lynda) –

Um curso básico com mais de 1.500 espectadores, que qualquer um que esteja interessado em começar com marketing no Instagram pode se beneficiar ao absorver mais de 1 hora de aconselhamentos e orientações.

Focado no tema iniciantes, os tópicos incluem:

  • O que é o Instagram?
  • Criando uma conta no Instagram
  • Seguindo outros usuários
  • Tirando fotos e vídeos
  • Processando fotos
  • Postando fotos no Instagram
  • Curtindo e comentando nas fotos
  • Marcando fotos
  • Repostar Fotos

Esse não é um curso para usuários avançados do Instagram. Pode até não ser uma boa escolha para aqueles que já tem um perfil e alguma experiência, mas é uma boa para os indivíduos e marcas que são novos na plataforma.

Você não vai conseguir ser bem sucedido no Instagram sem uma base sólida e é exatamente isso que você conseguirá ao completar esse curso. Quando tudo estiver terminado, você terá total entendimento do básico do Instagram e onde você se encaixa.

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3. Marketing no Instagram para Pequenos Negócios (CreativeLive) –

Com uma taxa de 149 dólares, você pode querer fugir desse curso. Apesar do custo ser alto, a descrição mostra porque ele permanece um dos cursos mais populares sobre marketing no Instagram:

O Instagram é uma importante ferramenta de marketing para todos os pequenos negócios – se você souber como utilizá-lo. Neste curso de três dias, a especialista em marketing Sue B. Zimmerman irá lhe ensinar como utilizar o Instagram para promover seu negócio e engajar consumidores novos e atuais.

As partes mais importantes da descrição são as últimas cinco palavras: engajar consumidores novos e atuais.

Com aproximadamente 14.000 alunos, você pode confiar que cada dólar gasto nesse curso estará percorrendo um longo caminho para aperfeiçoar seu negócio.

Veja o que eu mais gostei: há 29 downloads de vídeos, todos podem ser vistos no seu próprio tempo e ritmo. Melhor ainda, você pode revisá-los no futuro, enquanto continua a construir sua marca no Instagram.

Alguns dos vídeos mais instigantes incluem:

  • Aplicações de Vídeos de Terceiros
  • Concursos no Facebook Utilizando o Instagram
  • Hashtags e Geotags Estratégicas
  • Analisando Seus Esforços
  • Os Erros Mais Comuns no Instagram

Se você estiver confortável em pagar uma taxa uma vez para ter acesso imediato, e de acordo com as suas necessidades, pode ser que esse seja o momento de acreditar na Sue B. Zimmerman.

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4. Curso de Treinamento para Instagram (Boot Camp Digital) –

O Curso de Treinamento para Instagram empenha-se em ensinar o seguinte:

  • Passos para criar uma estratégia efetiva.
  • Técnicas para aumentar sua audiência.
  • Estratégias para aumentar alcance e engajamento.
  • Como crescer outras redes sociais através de fotos no Instagram.
  • Os segredos para se conectar com o seu público-alvo.

Quando você se registrar para a aula, que custa 27 dólares, você terá como retorno:

  • 75 minutos de treinamento em marketing para Instagram.
  • Uma versão dos slides para download.
  • Acesso ilimitado aos slides e vídeos, permitindo que você os assista quantas vezes quiser.
  • Um guia sobre como iniciar rapidamente.
  • Download de dicas e truques.

Pode não ser de graça, mas definitivamente não custa o olho da cara. Pense sobre esse curso como um acampamento sobre o Instagram. Ele lhe ajudará a acelerar rapidamente.

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5. Marketing no Instagram: Um Guia Passo a Passo para Adquirir 10.000 Seguidores Reais  (Udemy) –

Outro curso oferecido pela Udemy, esse é até mais popular que o “Como Utilizar Instagram para Negócios.”

Liderado por Benjamim Wilson, esse curso de 30 dólares tem mais de 3.500 alunos matriculados. Se você precisa de mais provas de que esse é um curso respeitado, considere isto: ele tem uma taxa média de avaliações de 4,6.

Veja esta recente avaliação de cinco estrelas:

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Então por que esse é um dos cursos de marketing no Instagram mais populares? Tudo se resume a profundidade do conteúdo.

45 aulas compõem o curso de 4,5 horas de duração. Veja algumas coisas que você pode esperar do curso:

  • Dicas sobre como configurar uma conta no Instagram para a sua marca.
  • Dicas para atrair 10.000 seguidores reais.
  • Aprender como converter seus seguidores em consumidores pagantes.

As 45 aulas são divididas em sete seções:

  • Uma Introdução Completa ao Marketing no Instagram
  • Configurando Sua Conta Otimizada no Instagram 
  • Criando um Plano de Jogo Definitivo de Conteúdo no Instagram
  • Criando um Plano de Jogo Definitivo de Marketing no Instagram
  • Criando Negócios e Gerando Dinheiro com a Sua Conta no Instagram
  • Os 5 Melhores Aplicativos, Truques, e Estratégias para aumentar seus resultados
  • Recursos do Curso de Instagram para Negócios (slides em PPT)

Se você quer estar entre os mais de 3.500 alunos que estão atualmente aprendendo como crescer suas contas para 10.000 seguidores reais, não demore para se registrar e começar a primeira aula.

Conclusão

A maioria das melhores marcas está no Instagram, compartilhando fotos e se engajando com suas audiências diariamente.

Independente do seu público-alvo, existem formas de anunciar seus produtos e/ou serviços no Instagram.

Com o serviço continuamente mudando para melhor, é hora de agir.

Agora que você possui alguns guias e cursos para lhe mostrar o caminho, não está faltando nada exceto começar.

Quais são seus pensamentos sobre marketing no Instagram? Você já obteve algum sucesso com isso? Será uma grande parte da sua estratégia no futuro?

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