O Guia Avançado do Marketing de Conteúdo Customizado

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É hora de você entreter a sua audiência.

Mas não utilizando os métodos tradicionais, e sim com conteúdos atualizados que inspiram e atraem a sua atenção.

Você pode fazer a escolha: aprender como produzir uma grande variedade de conteúdo que ajude os seus clientes, ou contratar profissionais de redação que possam fazer isso por você.

Existe um grande número de escritores a disposição no mercado. Mas encontrar um escritor que entenda como crescer e educar a sua audiência é muito difícil.

De acordo com um estudo, 60% dos profissionais de marketing relatam que contratar talentos do marketing de conteúdo é “de certa forma difícil.”

O conteúdo customizado tem um papel importante no processo de educação dos leads. Não é qualquer tipo de conteúdo que vai ter sucesso em entreter a sua audiência.

Você está por dentro do Marketing de Conteúdo? Confira este guia avançado para a customização do Marketing de Conteúdo.

Você precisa de um conteúdo que deixe os seus clientes satisfeitos. E, de acordo com o Custom Content Council, 61% dos consumidores dizem que se sentem melhor com uma empresa que disponibiliza um conteúdo customizado. Eles também estão mais propensos a realizar uma compra dessa empresa. E, 90% dos consumidores acham que um conteúdo customizado os ajuda.

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Você ja leu algum post de um escritor ou de um blogueiro popular, dizendo para você criar um “conteúdo de valor?”. Você se perguntou “qual o significado disso?”. Afinal, o significado de “valor” é completamente relativo.

O que eu considero um post com um conteúdo de valor, pode parecer um lixo para você, ou te dar vontade de vomitar.

Uma forma de se destacar no meio desta competição intensa é focar seus esforços na criação de conteúdo customizado. Não se preocupe, pois eu irei mostrar a você como esse processo funciona em 3 passos.

Vamos começar com o básico…

O Que É Conteúdo Customizado?

A opinião dos profissionais de Marketing Digital divergem quando falamos sobre a definição de “conteúdo customizado.” Entretanto, a definição mais relevante que eu já vi foi feita pela Adotas. Ela nos mostra claramente o verdadeiro significado do conteúdo customizado.

Conteúdo Customizado — o pessoal da Pohly & Pohly foi pioneiro no assunto há 50 anos atrás com a ARLINE MAGAZINE — era definido como a criação de conteúdo com o intuito de construir uma afinidade com a sua audiência atual. Esse conteúdo teria como objetivo reforçar a marca, transmitir o valor do produto e criar novas oportunidades. O Conteúdo Customizado é a criação de um ‘CONTEÚDO DE MARCA’ para o cliente. E, para a maioria, o conteúdo customizado é criado pensando em um determinado cliente, porém com o intuito de se comunicar com todos os seus consumidores atuais.

A partir dessa definição, você consegue ver que o foco está nos clientes atuais. (É claro, o conteúdo customizado pode também atrair novos clientes quando distribuído de forma eficaz.)

Marketing de Conteúdo vs. Conteúdo Customizado

O marketing de conteúdo e o conteúdo customizado podem ser caracterizados como processos de relacionamento com o cliente que demandam um conteúdo exclusivo e bem trabalhado. Independente da abordagem, você ainda precisa investir tempo ou dinheiro na criação do conteúdo.

Os profissionais de marketing estão cada vez mais empenhados em gastar mais com criação de conteúdo. Estima-se que 64% desses profissionais irão investir mais tempo, esforço e recursos na criação de conteúdo.

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Mas qual é a diferença entre conteúdo customizado e marketing de conteúdo? Honestamente, eu concordo com muitos profissionais de marketing que afirmam que vários termos usados na nossa indústria estão direcionando para a mesma coisa.

Isto também é verdade. Muitas pessoas estão enxergando o marketing de conteúdo como uma nova definição para conteúdo customizado.

Conteúdo de marca, mídia customizada, mídia de consumo, jornalismo de marca, publicação de cliente e marketing de conteúdo são alguns dos termos relacionados que as pessoas usam para descrever o que elas necessitam quando estão produzindo um conteúdo de maior valor para os seus consumidores.

Entretanto, eu não acho que seja certo enxergar o conteúdo customizado da mesma forma que o marketing de conteúdo. O conteúdo customizado geralmente é adaptado para atender as demandas de um público-alvo que você já conquistou.

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marketing de conteúdo geralmente é voltado para o mundo exterior. Em outras palavras, ele é caracterizado pela criação e publicação de um conteúdo útil que irá atrair novos prospects e clientes para o seu negócio.

Por outro lado, o conteúdo customizado não é focado somente em atrair uma nova audiência, mas sim interagir com uma já existente.

Por exemplo, a Moz geralmente cria um conteúdo customizado para os seus usuários do site e membros premium. Esse tipo de conteúdo será de pouco benefício para os visitantes que estão acessando o site pela primeira vez.

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Agora que você tem conhecimento acerca das diferenças entre marketing de conteúdo e conteúdo customizado, assim como a relação entre eles, pode estar se perguntando porque você precisa de um conteúdo customizado.

Vamos examinar os principais benefícios do uso do conteúdo customizado no seu marketing:

i). Ele preenche os espaços: Muitos clientes desistem quando procuram no Google por respostas relativas a um determinado produto e não encontram resultados relevantes.

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Mas quando você adapta o seu conteúdo customizado para responder as questões populares dentro do seu nicho, você consegue preencher os espaços com sucesso.

Essa combinação eficaz de ambiente e circunstâncias irá encorajar os seus clientes a permanecerem no seu site.

Veja aqui um exemplo do que eu estou dizendo: o Evernote. Essa empresa sabe como preencher os espaços e fornecer respostas úteis aos seus usuários.

Recentemente, a empresa compartilhou uma postagem intitulada “Tomando Notas: Como Criar Conteúdos Comuns Com o Evernote” para responder algumas perguntas dos seus usuários.

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Muitas companhias possuem uma página de Perguntas Frequentes (FAQs) em seus sites. Ela ajuda os clientes atuais e os possíveis compradores a entenderem como os produtos funcionam.

Outras empresas se referem a esse tipo de página como o “conhecimento básico”. Por essa determinação, você pode afirmar que os clientes irão encontrar mais informações acerca do produto do que os novos visitantes do site.

A página de conhecimento básico da AWeber é abrangente, útil e bem-formatada.

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Se você já possui clientes ou uma audiência fiel com perguntas, e você gostaria de fornecer respostas melhores a eles, você talvez queira usar o Quota.

Quando você encontrar uma pergunta, crie um vídeo sobre ela, uma postagem no blog, um artigo abrangente como esse aqui ou talvez um infográfico. As oportunidades são quase infinitas.

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ii). Ele fornece uma ajuda muito necessária aos seus clientes atuais: O sucesso de cada negócio online depende de como você é capaz de ajudar seus clientes quando eles precisam.

Quando você desenvolve um guia engenhoso, acaba se posicionando como uma autoridade. E, além disso, você caracteriza o seu negócio para além da multidão. O meu guia avançado de SEO criou uma conexão profunda com os meus leitores do blog. Como eu sei disso?

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Depois de publicar esses guias avançados, o engajamento no meu blog aumentou drasticamente. Especificamente, o número de comentários no QuickSprout passou de 50 para 200 em muitas postagens.

Às vezes, tudo que você precisa para conquistar o respeito dos seus clientes atuais é se tornar um líder de pensamento. Em outras palavras, ir além da criação de conteúdo. Comece fornecendo respostas úteis, que levem seus prospects do ponto A ao ponto B.

iii). Ele nutre uma audiência fiel: O marketing de conteúdo é a sua arma secreta para atrair um novo público.

Mas somente atraí-lo não é suficiente. Você também deve alimentá-lo e mantê-lo. É estimado que um crescimento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a rentabilidade da empresa em até 75%. Isso faz sentido quando você analisa os custos de encontrar um novo cliente versus os custos de manutenção de um consumidor já existente.

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Então, como você mantém os clientes que adquiriu através do marketing de conteúdo? A resposta é óbvia: Criando um conteúdo útil que seja adaptado a eles. Responda as suas respectivas questões e proporcione aos consumidores um serviço fantástico de pós-compra. É a isso que o conteúdo customizado se refere.

Um conteúdo customizado que mostre aos usuários/consumidores como alcançar resultados melhores com um site, software, produto ou ferramenta que eles já utilizam, possui mais chances de envolvê-los. Se eles estão envolvidos, irão continuar por perto.

A apresentação de slides abaixo é um tutorial que mostra aos usuários do Slideshare como criar slides excelentes. Após ver estes slides, eu fiquei com vontade de criar uma nova apresentação.

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iv). Conteúdo customizado cria uma melhor visibilidade para as empresas: Como eu disse no início, o objetivo de usar tanto o marketing de conteúdo quanto o conteúdo customizado, ou até mesmo uma combinação de ambos, é atrair e satisfazer o cliente.

A satisfação fará com que os consumidores comprem novamente, indiquem o seu site para outras pessoas, e usem o seu produto para solucionar seus problemas, em vez de trocá-lo pelo seu concorrente.

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A sua marca é a sua identidade online. Nessa era da informação, os usuários podem não saber quem está por trás de um grande produto, mas a marca será para sempre reconhecida.

Por exemplo, a maioria das pessoas que eu conheço não sabe quem é o fundador da marca Coca-Cola. Mas isso não os impede de consumir seus produtos frequentemente.

Tudo gira em torno da marca. Quando você cria um conteúdo útil, personalizado para a sua audiência, acaba dando a eles um incentivo para falarem para outros acerca da sua marca.

Se você conseguir aperfeiçoar a sua marca pessoal online com sucesso, irá aumentar o tráfego, vendas e rendimento.

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Então, como você pode fazer o conteúdo customizado funcionar para o seu negócio? Siga estes três passos:

1. Entenda a persona do seu cliente.

Tendo em foco os seus clientes atuais, desenhe as suas personas. Uma persona não é somente uma descrição dos seus consumidores, mas também das características reais que eles possuem.

Para obter um conhecimento aprofundado acerca da persona da sua audiência, você precisa procurar pelas impressões que ela possui sobre fazer negócios com você.

O que os consumidores esperam obter ao se relacionarem com a sua marca? Não espere que a resposta para essa pergunta seja a garantia do sucesso dos seus negócios, só porque ela é a essência da fidelidade dos seus clientes.

Quando você estiver caracterizando uma persona de um comprador padrão, que irá ajudá-lo a desenvolver o seu conteúdo customizado de forma mais eficiente, você deve incluir o conhecimento, objetivos, desafios, objeções comuns e medos desse cliente.

Veja abaixo a persona do Frank Founder. Ela descreve seus traços e características:

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Primeiramente, você pode observar que criar um conteúdo personalizado para o Frank é muito mais fácil agora, por causa das informações sobre ele que você identificou.

Independente do seu nicho, comece mapeando a persona dos seus consumidores. É fácil determinar a demografia dos seus clientes caso eles já tenham comprado algum dos seus produtos ou serviços. É ainda mais fácil quando eles estão nos seus fóruns de discussão ou assinam sua lista de emails.

2. Pesquise e destaque as palavras-chave centradas nos seus consumidores.

Você não quer perder os usuários de busca orgânica. Você pode gerar mais leads e vendas quando otimiza as palavras-chave certas. De acordo com o NewsCred, “57% dos profissionais de marketing B2B afirmam que o SEO possui o maior impacto no que se refere a geração de leads”.

Antes de criar um conteúdo customizado para a sua audiência, você precisa pesquisar e escolher as palavras-chave mais relevantes para atrair possíveis usuários. Palavras-chave genéricas não serão capazes de concluir o seu trabalho.

Por exemplo, quando eu estou com a intenção de criar um conteúdo util que ajudará os meus usuários no KISSmetrics a alcançarem um resultado desejado, procuro por palavras-chave de marca, ou centradas nos consumidores, que estejam relacionadas a análise de site.

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De posse dessas palavras-chave, assim como outros termos de busca que responderão uma pergunta específica para o usuário, eu consigo criar um conteúdo customizado que beneficie os usuários e se posiciona entre os principais resultados do Google.

Veja aqui um exemplo de um conteúdo customizado e relevante que expõe os pontos positivos e negativos da disputa entre o Shopify e o Bigcommerce. Essa postagem é uma resposta para a palavra-chave “Shopify vs. Bigcommerce”.

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3. Produza um conteúdo irresistível no formato mais desejado.

Se você quer que o conteúdo customizado funcione para o seu negócio e interaja com os seus clientes, então você deve torná-lo irresistível.

54% dos profissionais de marketing B2B enfrentam dificuldades ao produzirem um conteúdo interativo, pois eles não se dedicam a estudar a sua audiência.

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Um conteúdo que se torna viral tira proveito de uma coisa: as perguntas dos consumidores. É como eu sempre digo,

O seu site é feito por você, mas não para você.

Portanto, a criação de um conteúdo de qualquer formato deve ser inspirada pelos seus usuários e consumidores.

Independente de qual tipo de conteúdo eles queiram ou precisem, assegure-se de usar a fórmula AIDA para tornar o conteúdo persuasivo.

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Há consumidores que preferem vídeos a conteúdos escritos. Outros gostariam de ver e compartilhar o seu infográfico. Quando você estiver em dúvida sobre qual formato de conteúdo produzir, pergunte a eles.

Você poderia enviar um questionário para as pessoas cadastradas na sua lista de e-mails. Uma pesquisa simples com uma única pergunta e quatro opções de resposta. Veja aqui um exemplo:

Qual formato de conteúdo você prefere?

  • Postagens no blog e artigos?
  • Vídeos?
  • Infográficos e imagens?
  • E-books?

Mantenha-se sempre focado e trabalhe principalmente com o formato de conteúdo que a sua audiência prefere.

Atenção: Caso você tenha preferência por um conteúdo escrito (por exemplo, posts no blog e artigos), mas a maioria dos seus consumidores desejam um conteúdo visual, então você precisa adaptar-se e encontrar uma maneira de incorporar mais aspectos visuais ao seu conteúdo. É sua responsabilidade.

Conclusão

Não esqueça os aspectos do marketing de conteúdo customizado.

Se a sua audiência for pequena, não importa quanto tempo, recursos e criatividade você dedicará ao seu conteúdo. Você não alcançará o melhor resultado.

Por essa razão, você deveria procurar por maneiras de aperfeiçoar o seu próximo conteúdo, recompensando os seus consumidores atuais e a sua audiência fiel.

Quando as pessoas são recompensadas, acabam voluntariamente indicando o seu blog ou a sua plataforma para outros.

Você verá a sua audiência crescer no momento em que começar a recompensar os seus consumidores atuais.

Promover um debate no Facebook, onde você pode entregar valor, (os 2 primeiros capítulos do seu livro,  uma versão beta do seu software, um acesso a um programa de associados ou o seu precioso tempo, por exemplo,) pode ser um impulso para o seu novo conteúdo.

Por outro lado, atente-se aos aspectos do marketing de conteúdo customizado. Você precisa fazer um conteúdo exclusivo para a sua audiência.

Se a sua audiência é grande o bastante – ou você simplesmente quer servir aos seus consumidores, independente do seu tamanho – é recomendado enviar conteúdo customizado por email ou compartilhá-lo nos seu grupos privados de redes social.

Independente do que funcionar melhor – fornecer isso vai fazer os consumidores se sentirem amados, valorizados e respeitados – você deve fazer isso.

Você possui alguma dúvida relacionada ao marketing de conteúdo customizado, ou sobre como utilizá-lo para dar suporte e manter uma audiência fiel ao seu blog?

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