O Guia de Marketing Para Redes Sociais Para Negócio Local

local likes

Vários pequenos negócios usam as mídias sociais repetidamente para esfregar suas mensagens de vendas na cara de seus clientes. Aí reclamam que é muito concorrido, é caro e toma muito tempo. Eles dizem que não gera vendas, e portanto não traz retorno sobre o investimento para nenhum negócio.

Que grande mentira.

Em uma pesquisa recente com 500 mil pequenos empresários feita pela Vertical Response, 43% disseram que gastam 6 horas ou mais semanalmente nas mídias sociais.

Nenhum consumidor gosta de ser bombardeado com propagandas repetidas. Você tem que investir tempo construindo um relacionamento com o seu público-alvo na plataforma social que eles preferem. Isso inclui interagir com eles, por meio de postagens de conteúdo de alta qualidade, e perguntando sua opinião.

Vou compartilhar algumas estatísticas para mostrar como você tem muito a perder se abandonar as redes sociais.

Então, onde você deve começar… Facebook, não é mesmo?

Você deve estar pensando que já que o Facebook é a maior plataforma de rede social, o seu público-alvo certamente anda por lá.

Negativo. Não necessariamente.

Conheça a Kate Bryan – uma cabeleireira na Carolina do Norte. Ela não usou o Facebook para promover sua marca porque, como hair stylist, ela precisa de conteúdo visual. Por isso, ela decidiu publicar seus tutoriais para cabelo no Youtube, inserir as postagens no seu blog e colocar no blog um botão para os visitantes salvarem no Pinterest.

image24

O resultado?

68.000 seguidores no Pinterest, 9 milhões de visualizações no YouTube e 20 mil assinantes no seu blog.

Você precisa encontrar os websites e plataformas onde seus seguidores estão (em vez de tomar por certo que estão lá). Eu falo sobre essa estratégia de marketing para redes sociais de forma detalhada no passo #1.

Você está pronto para em alcançar resultados com marketing nas redes sociais e gerar leads para o seu negócio?

Eu criei uma caixa de ferramentas completa de marketing para redes sociais para ao seu negócio local. Você pode fazer o download aqui.

Vamos lá.

1. Analise seus concorrentes e relacione as redes sociais ao seu público-alvo e a demografia para escolher as suas redes sociais

De acordo com as estatísticas, estas são as redes sociais mais usadas, com o número de usuários ativos (em novembro de 2015).

image20

Você não precisa começar com as 5 maiores redes sociais. Os seus clientes podem usar mais as redes menores.

Fazer uma pesquisa com os seus clientes para descobrir onde eles estão ativos é uma ótima maneira de compreender as preferências dos seus leitores.

Você também pode dar uma olhada nos aspectos demográficos das diferentes redes sociais e alinhar isso com o seu público-alvo. Esta compilação, da Sprout Social, da demografia das grandes plataformas pode ajudar o seu marketing para redes sociais.

image08

Ou então, você pode bisbilhotar a sua concorrência e analisar o quão bem ela está se saindo, e também como fazem o seu marketing para redes sociais.

Por exemplo, o GruHub usa o Snapchat para surpreender o seu público, fazendo anúncios através de uma série de snaps.
image26

PureOm Hot Yoga usa o Instagram para promover seus serviços em Fairfax, VA.

Antes de passarmos adiante, eu quero compartilhar 3 ferramentas para ajudar você a descobrir sacadas de mídias sociais sobre a sua concorrência.

1. Ahrefs Content Explorer – Coloque o domínio do seu concorrente e faça uma busca. Se ele tiver um blog ativo, você verá as estatísticas dos números de compartilhamentos do conteúdo do concorrente nas diversas plataformas sociais.

image09

Você também pode descobrir a velocidade de compartilhamento do conteúdo nas diferentes redes ao clicar na seta para baixo da célula da direita.

image06

2. MentionNegócios locais talvez não publiquem conteúdo em seu blog. Mas, talvez sejam citados em outros blogs, vídeos e redes sociais. A ferramenta de monitoramento social Mention pode ajudar nesse sentido. Você pode inserir a sua marca (ou a do seu concorrente) ou uma palavra-chave do seu setor.image25

Também coloque as fontes de onde você quer que a ferramenta busque e verifique as suas palavras-chaves.

image07

Assim que você clicar no botão “Create my alert” (criar meu alerta), a ferramenta faz a busca e mostra o resultado das menções com as palavras-chaves que você colocou.

image10

Se quiser, pode ainda receber alertas resumidos por email.

3. Buzzsumo –  Essa é uma das minhas ferramentas favoritas para agregar ideias de mídia social.

É incrivelmente simples de usar. Você tem apenas que inserir o domínio do seu concorrente ou uma palavra-chave do seu nicho e clicar no botão de busca. Essa ferramenta faz mágica e encontra o conteúdo mais compartilhado com a sua palavra-chave.

Sugiro que use a ferramenta colocando algumas palavras-chaves locais de diferentes formas. Deixe-me explicar com um exemplo.

Imagine que você tem uma pizzaria em Los Angeles. Em vez de buscar um concorrente direto, busque com o termo ‘pizza los angeles’.

image27

Você verá o conteúdo mais compartilhado de vários sites e domínios, bem como a popularidade do conteúdo nas redes sociais.

image14

Aqui estão 3 estratégias práticas que você pode aplicar a partir dos resultados acima.

  • Veja como pode ter conteúdo publicado no lamag.com, eater.com e outros sites que aprecem nos resultados. Esses sites já têm uma presença social forte com o seu público-alvo e têm interesse no seu conteúdo.
  • Crie conteúdo semelhante ou então com qualidade superior com os assuntos que surgiram na busca. E ao utilizar a opção ‘View Sharers’ (ver compartilhadores) da ferramenta, você pode até descobrir pessoas que possam se interessar em compartilhar o seu conteúdo.
  • Construa uma lista de seguidores na plataforma que gerou o maior número de compartilhamentos (Facebook, no exemplo acima).

Você também pode compartilhar os conteúdo que apareceram na busca nos seus perfis em redes sociais. Eles são relevantes e interessantes para o seu público-alvo, o que pode ajudar você a ganhar alguns novos seguidores.

2. Faça sorteios e ofereça descontos especiais para os seus seguidores nas redes sociais

Participar de promoções e ofertas especiais está entre as 5 maiores razões porque usuários seguem marcas nas mídias sociais. Então, você pode oferecer descontos diretamente aos seus seguidores.

Por exemplo, a Yo Yogurt na cidade de Malboro-NJ tinha a promoção “Let’s YO! Name Fame”, oferecendo um desconto de 50% todos os dias para um nome em sua página do Facebook.

image21

Uma maneira ainda melhor é engajar os seus clientes em potencial em um concurso, divertindo-os e fortalecendo a sua conexão com eles.

Eu já mostrei a você como fazer concursos no Snapchat. Vou mostrar como realizar concursos em outras 4 redes sociais.

1. Pinterest – Nessa plataforma visual, você pode fazer promoções “Salve para ganhar”. O conteúdo criado pelo usuário pode aumentar o engajamento.

image18

Para identificar os entrantes e aumentar a exposição da sua marca, você pode criar hashtags. Por exemplo – O concurso ‘Meu dia das mães ideal’ da Ergobaby se baseava em 3 hashtags – #diadasmaesideal #roupasdebebe e #ergobaby.

Se você quer engajar os seus fãs atuais, faça um esforço extra e crie uma pequena equipe para julgar as respostas (em vez de contar os salvamentos e compartilhamentos). O concurso no Pinterest ‘O Quarto dos Sonhos’ da Country Living fez algo parecido.

image11

Leia o Guia de concursos para o Pinterest do Social Media Examiner para saber os detalhes.

image00

2. Twitter – Na plataforma de microblogging, você pode pedir aos seguidores que criem uma história criativa com 140 caracteres que tenha a sua marca como elemento principal.

O Dunkin’ Donuts pediu aos clientes para criarem histórias sobre como o famoso café Dunkin’ se encaixa em suas vidas. Depois de receberem uma enxurrada de respostas, a empresa escolheu vários ganhadores para aparecerem em um comercial da Dunkin em que eles são as estrelas.

image17

Para mais referências, veja o guia da Wishpond, sobre concursos para o Twitter.

3. Instagram – O aplicativo de compartilhamento de fotos cresceu muito em popularidade, atingindo mais de 400 milhões de usuários. E ainda continua a apresentar o maior engajamento de marcas acima de todas as outras redes sociais.

Concursos são uma ótima maneira de aumentar o seu engajamento. A Buffalo Jordan costumava receber 50 curtidas por post. Depois de realizarem uma série de sorteios de brindes, eles passaram a receber 200 curtidas por post.

image01

Explore as diferentes formas de concursos no Instagram, assim como 10 exemplos, neste post da Wishpond.

image19

4. Facebook – A melhor parte sobre realizar concursos no gigante social são as opções de direcionamento para se conectar com a sua base de usuários monstruosa. Existem aproximadamente 1.500 campos de dados para você usar nos anúncios no Facebook.

Um ótimo exemplo de concurso bem sucedido foi o “sorteio “Into the Mind” do Sherpas Cinema. Localizado em Whistler BC,  essa produtora de TV ofereceu uma viagem de 7 dias de heliski e um kit de inverno para os usuários que curtissem a página.

image16

Eles ganharam 50.000 novos seguidores na página deles.

Recomendo que você obedeça as regras do Facebook para realizar concursos verificando este infográfico.

image12

3. Publique conteúdo de alta qualidade que eduque e entretenha seu leitor. Mas que, principalmente, mostre sua personalidade

Seus clientes querem saber das últimas notícias sobre o seu negócio. Por isso o seguem nas redes sociais. Só que eles não querem receber notícias publicadas por um robô, ou somente ver um fluxo de conteúdo promocional.

Então, coloque um pouco de humor em suas postagens. Mostre fotos de pessoas reais trabalhando em seu negócio, e fotos por trás dos bastidores de como vocês criam os seus produtos.

A Kuma’s Corner (um bar em Chicago), de vez em quando, usa gírias em seus tweets que engajam o seu público-alvo.

image28

Eles também criaram uma ótima descrição em sua bio que demonstra sua personalidade.

image05

Eles puderam fazer um trabalho melhor agregando valor em posts não promocionais.

É recomendável que:

Para cada post promocional na sua estratégia de marketing para redes sociais, você publique quatro posts que agreguem valor para engajar seus seguidores.

Esses posts podem ser conteúdo de outros sites que agradam a sua audiência. Eu já mostrei como usar o Buzzsumo para fazer isso, no passo 1.

Element Wellness mostra como fazer isso. Eles postam conteúdo sobre saúde que é útil e interessante para seus clientes.

image03

Se você tem recursos, você também pode criar conteúdo original em seu blog. Comece publicando uma vez por semana e veja como a sua audiência responde nas redes sociais.

Você pode escrever sobre as coisas que você faz na sua região, ou detalhes relacionados ao esporte, ou celebridades locais.

As listas de estilo do BuzzFeed sobre uma cidade pode funcionar muito bem. A Movoto publica esse tipo de conteúdo local em seu blog e tem tido muito sucesso em atrair tráfego. Por exemplo, o post abaixo “10 Estereótipos das pessoas de Boise que são completamente verdadeiros” conseguiu ultrapassar 60 mil compartilhamentos.

image13

Eles até fizeram um vídeo sobre comida e sotaques locais. Esses vídeos são por si só divertidos e atraem muitas visualizações.

image02

Quando você ganhar movimento nas mídias sociais e construir prova social, você pode fazer campanhas para ganhar backlinks e melhorar seus resultados no ranking das buscas locais.

O Mike compartilhou mais algumas ideias fabulosas sobre criação de conteúdo local aqui.

4. Incentive o tráfego presencial de sua loja offline a se conectar com você nas redes sociais

Se você está apenas começando no marketing para redes sociais, você não precisa pagar para encontrar os seus primeiros seguidores. Os seus clientes atuais estarão felizes em se conectar com você. Use comunicação visual na sua loja para divulgar a sua presença nas mídias sociais.

Se você puder usar um QR Code será mais fácil para o cliente chegar à sua página ao escanear o código com o seu smartphone.

image23

Você também pode colocar o QR Code que leva à sua página nas redes sociais no seu cartão de visitas. O Mashable sugere 12 exemplos criativos de cartões de visitas que ajudam nas mídias sociais.

image22

A Brownie sugere que você recompense o seu cliente ao ajudar você com a sua divulgação das redes. Por exemplo – você pode dar descontos ou um café grátis aos clientes que fizerem check-in na sua loja no Facebook. O que te dá espaço gratuito no feed de notícias e ajuda suas buscas orgânicas.

image04

Você também pode usar displays digitais na sua loja offline para mostrar os seus produtos preferidos nas mídias sociais. No Brasil, a C&A mostra as curtidas no Facebook em seus cabides. Não é uma maneira fenomenal para o cliente receber feedback sobre moda em tempo real?

Se você estiver realizando um evento ao vivo, você pode instalar um painel ao vivo do Twitter e incentivar os participantes a tuitarem. Não se esqueça de criar uma hashtag relevante para o evento para deixar um registro de sua marca e expandir o seu alcance. 

image15

Conclusão

77% dos negócios de varejo já ganharam um cliente pelo Facebook. Isso não quer dizer que você deva pular o primeiro passo deste artigo.

Determine a plataforma social onde estão os seus clientes atuais e em potencial. Depois, comece a publicar conteúdo de alta qualidade que seja interessante, e traga entretenimento para sua audiência.

Se você quer ganhar autoridade nas redes sociais rapidamente, fazer um concurso é uma ótima ideia. As ferramentas e estudos de caso que compartilhei aqui irão ajudar você a agir.

Lembre-se de não ficar pedindo por curtidas e seguidores nas redes sociais. As suas propriedades sociais não são suas no fim das contas. Em vez disso, para melhorar o seu marketing para redes sociais, adicione ao seu mix o email marketing.

O Havana Group contratou um diretor de mídias sociais, mas o trabalho não ficou limitado a construir uma presença forte no Facebook e no Twitter. O restaurante tinha um blog que o ajudou a obter 30.000 assinantes por email (dado de junho, 2012).

Quais são as plataformas de mídias sociais que você tem usado para promover o seu negócio local? Compartilhe a sua conquista de novos clientes nos comentários.

Share