O Guia Definitivo de Marketing de Conteúdo Para Empresa Física

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O Marketing de Conteúdo envolve a interação online com os seus consumidores e os seus prospects.

Entretanto, e se o seu negócio vende produtos offline – A elaboração de conteúdo pode aumentar as suas vendas?

Eu consigo entender o ceticismo que as empresas físicas tradicionais mostram em relação ao gasto de dinheiro online. O que eu vou te mostrar nesse artigo, entretanto, é que o marketing de conteúdo funciona para todos os tipos de empresas. Além de mostrar a maneira correta de executá-lo.

Fazer marketing de conteúdo é aproveitar o storytelling para construir uma relação com a sua audiência. Essa prática já existe desde muito antes dessa febre de marketing de conteúdo começar. Na verdade, ela existe desde antes do termo ‘internet’ ser inventado.

Um exemplo bom são as histórias em quadrinhos. A Marvel vende histórias em quadrinhos desde 1960. E eles continuam com 30% do mercado no segmento deles.

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Os blogs e as plataformas de redes sociais são meios convenientes para empresas executarem as suas campanhas de conteúdo atualmente. Agora chega dessa conversinha sobre marketing de conteúdo. Deixe-me mostrar alguns resultados que algumas empresas físicas alcançaram através de um conteúdo…

A empresa de piscinas do Marcus Sheridan é um bom exemplo. Ele criou um blog só para responder as dúvidas dos seus clientes. Agora, a sua empresa de piscinas ganha mais tráfego do que qualquer outra empresa de piscinas no mundo.

Na verdade, isso ajudou a empresa dele a se recuperar da recessão de 2008.

Depois de obter um sucesso tremendo com o marketing de conteúdo, o Marcus incorporou outra fonte de renda para a sua empresa. Ele começou a fornecer um treinamento de marketing nas redes sociais  para outros empresários.

Siga este guia simples de como lançar uma campanha de marketing de conteúdo para a sua empresa física.

Se você está confuso sobre o que escrever no seu blog, então o exemplo abaixo é um bom ponto de partida, e vai funcionar para todos os tipos de empresas.

Vá além das redes sociais: Crie um blog para responder as dúvidas mais urgentes dos seus clientes e para construir uma lista de email

A maioria das empresas locais acha que fazer marketing online é criar as suas próprias contas nas redes sociais e simplesmente postar atualizações promocionais regularmente. Aqui está um bom exemplo de um post superficial visto no Facebook.

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E aqui está um exemplo de um feed no Twitter exageradamente promocional.

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Se você tentar vender os seus produtos consistentemente nas redes sociais, os seus prospects não vão ficar interessados. Um aumento no volume destes posts promocionais leva a um declínio no alcance orgânico das páginas nas plataformas sociais.

A autopromoção pode funcionar nas redes sociais quando você adiciona valor, mas o equilíbrio é essencial. A TA McCann introduziu uma regra de 5-3-2 para o compartilhamento social.

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Você não precisa obedecer rigorosamente essa relação, mas certifique-se de que você não esteja fazendo promoções de vendas constantemente nas redes sociais. O Studio 40 criou um fluxograma que você pode usar para julgar se você deve adicionar um post na sua rede social ou não.

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Você quer se dar bem postando apenas o seu próprio material?

Os perfis de rede social do Buffer contêm 90% (ou até mais) de conteúdo próprio.

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Eles se dão bem com a autopromoção porque eles compartilham posts incrivelmente valiosos e inspiradores no blog. Além disso, eles engajam os seus seguidores constantemente.

Você precisa seguir o exemplo deles – crie um blog e construa um conteúdo inspirador que eduque e informe a sua audiência. Você geralmente vai ver um aumento nos leads dentro de 2-4 meses (após o início das publicações).

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Deixa eu te mostrar alguns exemplos de marcas que estão se dando muito bem com o marketing de conteúdo.

1. O primeiro exemplo é a Payson Petroleum. É uma empresa pequena que fornece notícias do mundo de investimentos e oportunidades para investidores individuais. Eles compartilham um conteúdo divertido e informativo sobre a própria indústria no blog deles.

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E eles usam até mesmo eBooks inspiradores como imã de leads.

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Eles também possuem aplicativos para dispositivos móveis (para as plataformas Android e iOS). Além disso, eles criaram um conteúdo em vídeo para o canal deles no Youtube.

2. O segundo exemplo é a empresa do Marcus, que eu mencionei no começo – a River Pools.

Eles definem o próprio blog deles como ‘O Blog  Sobre Piscinas Mais Educacional do País!’ Realmente, eu acho que eles são os fornecedores de piscinas mais promissores globalmente.

O Ahrefs mostra que o site deles tem 23.990 palavras-chave nas 20 melhores posições. Além disso, a maior parte dele tem links para posts em blogs e outros conteúdos educacionais.

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Uma das suas táticas de conteúdo mais eficazes para atrair o tráfego é o detalhamento dos custos em torno dos produtos. Por exemplo, dê uma olhada no guia de custo operacional de piscinas enterradas. É um peça de conteúdo incrivelmente valiosa, com um vídeo e guia passo a passo de custos e gráficos.

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Eles também publicaram um peça de conteúdo similar, entitulada “Quanto custa uma piscina de fibra de vidro?”

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Você consegue imaginar a quantidade de dinheiro que esse post gerou para eles?

$2 milhões.

O post é um bom exemplo de como escrever posts de autopromoção que geram dinheiro.

O Marcus descobriu que um visitante normal do site do River Pools and Spa lê mais de 30 páginas antes de preencher o formulário de conteúdo. Portanto eles continuam produzindo posts educacionais atualmente.

Enquanto eu sempre defendi a escrita de um conteúdo de texto inspirador, em algumas áreas você precisará de vídeos para esclarecer os seus conceitos e fornecer um contexto. A boa notícia é que as pessoas amam os vídeos e eles não vão ser tipicamente superficiais se você mostrar um conteúdo interessante.

Um bom produtor de conteúdo em vídeo é a Blendtec. O seu produto não é o mais excitante, mas eles provam como eles produzem os liquidificadores mais poderosos na série de vídeos “Will It Blend?”. Devido à natureza interessante e divertida desses vídeos, a maioria deles ganham milhões de visualizações.

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Se você deseja criar um conteúdo ótimo, que gere tráfego, então comece entendendo a sua audiência. Você pode inserir palavras-chave do seu segmento no Planejador de Palavras-chaves do Google e descobrir as variações de cauda longa delas usando o Ubersuggest ou o Keywordtool.io.

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Eu também aconselharia você a procurar saber mais sobre o Reddit, para verificar as palavras exatas usadas pela sua audiência.

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E descobrir o número de pesquisas desse certo termo, inserindo as palavras no Planejador de Palavras-chave.

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Você vai achar discussões sobre quase todas os segmentos no Reddit. Aqui estão os resultados de busca de discussões envolvendo o gerenciamento de resíduos.

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Se você procurar por um segmento específico, vai obter ideias de criação de conteúdo relevantes para a sua audiência.

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Além disso, você também pode inserir as palavras-chave da sua indústria no Buzzsumo, e descobrir o conteúdo mais popular na sua área. Aqui estão os resultados para ‘empresas de gerenciamento de resíduos’.

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Se a sua indústria não oferece oportunidades de criação de conteúdo interessantes, pense em áreas relacionadas horizontalmente. Certa vez, o Mike Bonadio estava trabalhando com um cliente na indústria de controle de insetos.

Ele fez um brainstorm e criou um infográfico sobre “como insetos podem te ajudar a eliminar pragas no jardim.” Ele acabou sendo mencionado por grandes blogs.

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E conseguiu centenas de links, de mais de 60 domínios, através do infográfico.

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Torne-se um recurso indispensável para informações locais em sua região

Além de elaborar um conteúdo em torno dos seus produtos, a sua audiência também vai gostar de informações locais sobre a sua cidade. Se você tem uma empresa local, então o conteúdo local é um jeito muito bom de atrair leads.

Elabore um conteúdo que faça barulho – Um exemplo bom de um blog que obteve sucesso com um conteúdo local é a empresa imobiliária – Movoto. Eles criaram um artigo peculiar de listas que recebeu uma grande audiência local.

Por exemplo, este artigo sobre estereótipos de Boise (cidade americana) ganhou mais de 60 mil compartilhamentos no Facebook.

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O número de visitantes que eles receberam cresceu rapidamente, depois de otimizar o conteúdo e aprender o que realmente funciona (no blog viral UpWorthy).

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Você também pode criar um conteúdo legal em vídeo sobre pronúncia de palavras, ou sobre o gosto de comidas.

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Um bom lugar para pesquisar a demanda de conteúdo local é no explorador de conteúdo Ahrefs. Se você inserir a palavra-chave “imobiliária em Austin”, esses vão ser os resultados. Você pode descobrir as peças de conteúdo populares e elaborar uma versão melhorada desse conteúdo.

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Você também pode inserir palavras-chave com a sua cidade ou região no Planejador de Palavras-chaves do Google e identificar os grandes volumes de tráfego. É uma boa maneira de avaliar a demanda.

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Dica Profissional: Se você está apenas começando com o marketing de conteúdo local, então não publique o conteúdo no seu próprio blog. Em vez disso, tente achar blogs locais com uma autoridade de domínio alta e faça postagens como convidado. Eles vão ajudar o SEO do seu site e trazer tráfego de referência diretamente.

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Você pode achar oportunidades de guest posts em sua região usando os seguintes operadores de busca:

  • Sua localidade + “guest blog”
  • Sua localidade + “enviar um post”
  • [sua localidade inurl:guest post]
  • [autor convidado inurl:sua localidade]

Compartilhe as histórias de sucesso dos seus clientes – Você também pode criar um vídeo de estudos de casos com os seus clientes antigos, ou com os seus clientes atuais. Isso vai abordar os pontos de dores do seu público-alvo e estabelecer a sua credibilidade.

Um bom exemplo é o Dr Jeffrey Donaldson – um cirurgião plástico e reconstrutivo de Columbus, Ohio. Ele posta avaliações em vídeos e selfies com os seus pacientes no seu site. Eles fazem muito sucesso com a público e até mesmo deixa os pacientes curiosos, perguntando se as suas fotos podem ir para o site.

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Ofereça descontos especiais online – Você também pode oferecer cupons para os seus clientes que podem ser usados na sua loja offline. Isso é um bom jeito de aumentar as vendas e construir relacionamentos melhores.

Os residentes de White Bear Lake, por exemplo, ganham um cupom de desconto de $50 para um paisagismo com a Palumbo Landscaping.

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Faça parcerias com empresas locais – Você pode fazer parcerias com marcas e empresas locais para promoção cruzada dos seus serviços. Um exemplo bom dessa prática é o Starbucks Digital Network.

É uma parceria entre o Starbucks e o Yahoo, com o objetivo de fornecer um conteúdo premium através de vários canais, incluindo notícias, entretenimento, bem-estar, negócios e carreiras, e vizinhanças.

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Fornecendo wi-fi gratuito e notícias locais, o Starbucks atraiu uma clientela local que ama cafeína. Além disso, se tornou uma das marcas mais populares de consumo de mídia social do mundo.

Através do canal vizinhança, o Starbucks também conectou os seus clientes com instituições de caridade locais.

Alcance a imprensa de mídia local – Finalmente, eu quero te mostrar uma maneira legal de obter menções em mídias locais.

Configure o Alertas do Google para a sua localidade, para você ficar por dentro de todos os acontecimentos. Se você achar algo interessante, não perca tempo e publique esse material no blog. Além disso, entre em contato com os meios de comunicação locais imediatamente para informá-los sobre os acontecimentos.

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Larry Kim era um dos poucos que notaram e mencionaram que a integração entre o Google+ e o Gmail tinha sido arquivada. Um grande número de jornalistas/repórteres o seguiam no Twitter – então ele utilizou um pouco de marketing pago para direcioná-los.

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E dentro de 48 horas, a história foi contada por mais de 500 meios de imprensa.

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Quem não gostaria de tantas menções assim na imprensa?

Não se esqueça do básico: a consistência de nome, endereço e telefone, e as pesquisas de mercado são vitais

Eu já mencionei essa trindade antes, a qual constitui um pilar principal do seu sucesso de SEO local – consistência do seu nome, endereço, número de telefone (com código de área).

É uma parte crítica do SEO on-page para empresas locais.

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Citações de nome, endereço e telefone inconsistentes representam 41% dos problemas de ranking nos resultados de busca.

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A consistência do nome, endereço e telefone ajuda os mecanismos de busca, além de ajudar os consumidores a construir confiança e credibilidade para o seu negócio.

Você precisa fornecer informações do seu negócio consistentes em todas as suas menções online – blog, rodapé do site, cabeçalho, página sobre e redes sociais. Até mesmo um hífen no lugar errado pode gerar uma confusão.

Aqui está um exemplo que você pode usar para diferenciar uma menção de nome, endereço e telefone boa de uma ruim.

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Você pode verificar algumas menções inconsistentes rapidamente usando o Better Business Bureau. Ele pode listar qualquer número de telefone adicional, além do endereço web associado ao seu negócio.

Pesquise no Google as palavras-chave – “nome do seu negócio + BBB”.

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Você vai ver os nomes alternativos de empresas e os números de telefone associados com a empresa, se existir algum.

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Se você ainda enfrenta problemas com as menções de nome, endereço e telefone, consulte o guia avançado de limpeza de citações locais.

O segundo aspecto é a pedra angular de qualquer campanha de marketing online…

Pesquisa de mercado.

O primeiro aspecto da pesquisa (que nós já discutimos antes) é achar as palavras-chave e as respostas que o seu público-alvo está procurando.

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Você deve verificar as atividades de marketing e os produtos que os seus concorrentes estão vendendo. Veja estas 12 ferramentas que você pode usar.

Além disso, o seu marketing de mídia social só deve incluir as plataformas que o seu público-alvo usa. Ferramentas como o Buzzsumo e o explorador de conteúdo Ahrefs vão ajudar nesse sentido. Eu falo mais sobre como usar essas ferramentas para analisar a sua concorrência aqui.

Conclusão

marketing de conteúdo é uma estratégia incrivelmente eficaz e barata para as empresas. Mesmo que você tenha um negócio local, abordar as preocupações dos seus consumidores no seu blog pode te ajudar a construir uma audiência leal. Além disso, você pode, posteriormente, usar as mídias sociais para amplificar o alcance do seu conteúdo.

Uma vez que você constrói relacionamentos saudáveis, fica fácil gerar mais vendas. Não importa se você tem uma empresa de petróleo ou um serviço de controle de pragas e insetos. É possível criar um conteúdo interessante e gerar leads em qualquer tipo de negócio.

Você já usou o marketing de conteúdo para gerar leads para o seu negócio local? Você tem um blog no site da sua empresa local?

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