O Guia do Iniciante Sobre Como Ganhar Dinheiro com Redes Sociais

social sales

Percepção de marca é incrível. Tráfego é melhor ainda. Porém…

A receita e os lucros importam mais para criar negócios sustentáveis.

Quando se faz marketing nas redes sociais, o cenário é distorcido. O seu público-alvo passa tempo no Facebook, Pinterest, LinkedIn, Instagram e em outras plataformas, porque são sociais.

Os usuários querem sabem sobre os últimos acontecimentos na vida dos membros da sua família e amigos. Eles querem ver fotos de bebês fofos e gatinhos. E querem assistir vídeos engraçados.

Então, enquanto eles poderiam ter gostado/seguido a sua marca para se informarem das novidades… eles apenas não têm a intenção de clicar no botão ‘comprar’.

Portanto, as mídias sociais são mais úteis para o branding e para trazer as pessoas para o topo do funil.

Mas não se frustre e abandone as plataformas de redes sociais… pois é a tendência que mais cresce no mundo. É a maior fonte de referência de tráfego para as empresas. Se o Facebook fosse um país, ele teria a maior população do mundo.

image23

Você pode alcançar 1 em cada 5 pessoas no planeta pelo Facebook. Sim, esse é o número atual de usuários ativos mensalmente nessa rede social.

Agora, você pode se revoltar…

Métricas de usuários ativos mensalmente e números de tráfego são vaidade. Empresas não podem se sustentar usando a percepção da marca que apenas essas plataformas oferecem.

Então, deixe-me dizer outra verdade sobre redes sociais…

É possível extrair vendas por meio dessas plataformas. É por isso que o Facebook, Pinterest, Instagram e até mesmo o YouTube começaram a oferecer propagandas de produtos para marcas.

Faça o download deste guia rápido para iniciantes  para gerar vendas pelas redes sociais.

Eu, particularmente, gerei $332.640 dólares pelo Instagram em 3 meses. E neste artigo, quero te ajudar a criar um ambiente que vai realmente te ajudar a conseguir mais clientes. Aqui está a primeira dica para ganhar dinheiro com redes sociais.

1. Crie uma comunidade social forte e se engaje com eles

As redes sociais se resumem a diálogos. A menos que você interaja genuinamente com os seus fãs e prospects nas suas páginas, você não estará apto a construir um relacionamento.

Uma ótima forma de ganhar confiança dos seus clientes é promover emoções positivas. Mantenha os seus posts alegres, casuais, inteligentes e inspiradores. Observe o grande engajamento que recebi quando compartilhei uma foto divertida na minha página do Facebook.

image06

Te encorajo a compartilhar posts sem serem relacionados a produtos. Eles mantêm o diálogo fluindo na sua página e mostram aos usuários que você se importa com eles. Pelo ponto de vista psicológico, amor e pertencer está no terceiro nível da hierarquia de necessidades de Maslow.

image19

Para fazer a sua comunidade social se sentir ainda mais especial, recomendo compartilhar fotos, vídeos e eventos exclusivos dos bastidores da sua empresa. A marca de moda Everlane impulsiona transparência para se engajar com seus seguidores no Snapchat.

Elas oferecem aos seguidores a compra de suas linhas de produtos antes de todo mundo.

image20

Também conversam com eles e compartilham os bastidores de momentos exclusivos. Isso gera confiança e aumenta a conexão.

image29

Outra forma brilhante de se engajar com os seus prospects é com grupos de mídias sociais. Você encontrará muitas comunidades unidas ao redor dos interesses comerciais da sua marca em todas as plataformas de redes sociais. Eu faço parte de muitos grupos do LinkedIn sobre marketing digital e compartilho meu conteúdo regularmente com eles.

image05

Mas você vai querer ler cuidadosamente as orientações de adesão – confirme se eles permitem promover a sua marca. E também confirme se os últimos posts tiveram um bom engajamento dentro do grupo e se não foram dominados por spammers. Caso contrário, os seus esforços serão um completo desperdício.

image10

A melhor forma de impulsionar grupos que vêm com mais autonomia é…

Criando o seu próprio grupo.

A Debbie Hodge promove o grupo dela no Facebook, como uma isca digital, por meio de anúncios no Facebook. A Mridu Khullar também convidou os membros de sua lista de e-mail para se juntar ao grupo do Facebook Six-Figure Freelancing, criado por ela.

image25

O grupo cresceu para mais de 800 membros e tem um bom engajamento. E além de acrescentar valores aos membros, Mridu agora tem um ótimo canal para promover os seus cursos.

image27

Da mesma forma, o Noah Kagan do OkDork ofereceu acesso especial a um grupo do Facebook para o curso grátis de email 1K . Esses membros VIP tiveram que encorajar dois dos seus amigos para se inscreverem no curso para ganharem acesso. O grupo cresceu para mais de 5.000 membros.

image11

Já escrevi guias completos sobre como crescer o seu próprio grupo no Facebook e grupo no LinkedIn. Então, caso se interesse, comece criando um grupo novo hoje.

image08

2. Construa relacionamentos com influenciadores  e celebridades das mídias sociais

Já ouvi falar sobre a estrela do YouTube Zoella?

O seu primeiro romance, “Garota Online,” vendeu 78 mil cópias na primeira semana, superando as vendas da JK Rowling em seus livros do “Harry Potter e a Pedra Filosofal” em 1998.

Mídias sociais são uma oportunidade incrível para as pessoas ganharem seguidores mostrando suas habilidades. E a maioria dos clientes são influenciados por recomendações feitas por essas celebridades.

92% dos clientes confiam em recomendações  de pessoas que nem conhecem sobre marcas.

image18

É por isso que o marketing de afiliação é uma das melhores estratégias para ganhar dinheiro com redes sociais. O Pat Flynn faz mais de $100.000 todo mês recomendando ao seus inscritos a comprarem Bluehost, Leadpages e outros produtos online.

image15

Calcule a receita que o Pat gera para essas marcas que o pagam comissão. Uau!

Outro grande influenciador que tem um grande poder em vários nichos é o Tim Ferriss. Ele construiu um engajamento e um grande público de podcast que converte espantosamente para os seus patrocinadores. Kevin Lavelle elogiou Tim e compartilhou os números exatos aqui de como acabou o estoque do Cross Fit quando Tim fez a recomendação.

@tferriss está falando sobre @CrossFit em seu podcast e o @MizzenAndMain é a primeira coisa nele. Talvez não teremos estoque até domingo.”

— Kevin Lavelle (@kevinslavelle)

Certo, agora que você entende sobre marketing de influência, aqui está um quadro que você pode usar para lançar a sua primeira campanha.

image16

Se você focar no segmento de influenciadores:

Primeiramente você precisa ganhar a confiança deles e alimentar esse relacionamento acrescentando valor à vida deles, mas sem esperar algo em troca.

O livro do Gary Vaynerchuk, com o título  “Jab, Jab, Jab, Right Hook” explica isso perfeitamente. Ele traduz informalmente como acrescentar valor à vida de um influenciador três vezes antes de ir para o seu ASK.

image24

Você também precisa focar os influenciadores cuidadosamente e personalizar as suas campanhas de alcance para obter melhores resultados. Compartilho ferramentas e dicas para identificar e direcionar influenciadores neste artigo.

Se você pode investir dinheiro, então recomendo que contrate celebridades das redes sociais para conduzirem concursos e gerarem tráfego para as suas landing pages. Foi o que eu fiz para ganhar dinheiro com redes sociais, especialmente o Instagram. O UWheels gerou mais de milhões de dólares em vendas, usando celebridades e modelos do Instagram para promoverem seus produtos.

image17

Compartilho estratégias para realizar parcerias com influenciadores no Instagram aqui. E se você quiser crescer rapidamente a sua audiência no Snapchat, então consulte este artigo com dicas sobre como lançar uma campanha influenciadora.

3. Continue expandindo seus horizontes com marketing pago nas redes sociais… especialmente impulsionando este, que é ÚNICO

mencionei antes  que as plataformas de redes sociais estão direcionando cada vez mais os profissionais do marketing para lançarem campanhas pagas. O número de profissionais impulsionando posts no Facebook cresceu 80% nos últimos dois anos.

image01

Iniciar com marketing pago no Facebook é fácil, acessível e com capacidade de direcionamento por meio de 1.500 pontos de dados em um usuário normal. Você pode começar com apenas 10 dólares por dia e torcer para sua campanha ganhar um ROI sólido.

O especialista em Propagandas no Facebook, Jon Loomer, dirigiu cerca de 251.000 de visitantes mensais no Facebook em Agosto de 2014. E sua página no Facebook antes tinha apenas  70 mil fãs, aproximadamente.

image14

Então como ele fez para conseguir um influxo de tráfego tão grande no Facebook?

Ele focou nos fãs que nunca viam o seus posts por meio de anúncios pagos no Facebook com uma verba modesta de 10 dólares por dia. Destinou de 10 a 15 centavos por clique.

image03

Provavelmente os seus esforços podem não evoluir como esperado. Então, se o custo do anúncio não apresenta um bom ROI para o seu negócio, então otimize a campanha e pare o anúncio. O Jon costumava parar os anúncios no Facebook se eles custassem a ele mais do que 20 centavos por clique.

Se você estiver interessado em ganhar dinheiro com redes sociais e organizar a sua primeira campanha paga no Facebook, então consulte o meu guia para iniciantes. E se o seu público alvo está no twitter, eu reuni recursos de anúncios pagos para a plataforma neste artigo.

Um dos maiores erros que muitos profissionais de marketing cometem, quando começam com anúncios pagos, é distribuir a verba igualmente. O especialista em marketing pago Lary Kim aconselha para não fazer isso.

Melhor, ele recomenda a você que “apenas promova os seus unicórnios.

Então, envie os posts orgânicos no Facebook e Twitter para construir uma rede ampla. E após analisar o desempenho deles, promova os ‘vencedores’ nas plataformas sociais.

image13

Um modo clandestino de acelerar o seu crescimento e ganhar dinheiro com redes sociais é explorar parcerias pagas com influenciadores (Já falei sobre isso anteriormente).

A outra tática importante do marketing pago (oficialmente oferecida pela maioria das plataformas de redes sociais) no qual quero que você explore é…

O Remarketing.

Coloque simplesmente,” é o ato do marketing ao mesmo prospect múltiplas vezes.”

Como isso pode ser alcançado taticamente?

Você adiciona um cookie para cada pessoa que visita o seu site e então começa a monitorá-las nas redes sociais.

image28

O Wordstream descobriu que  taxas de conversão aumentam mais com impressões de anúncios do que assustando os clientes.

image12

Além disso, os dados dos clientes do Wordstream relevam o quão barato os anúncios de remarketing social podem ser.

image00

Já escrevi dois artigos detalhados sobre remarketing.

Uma vez que você escolheu o seu ritmo com as estratégias, recomendo que filtre até a sua piscina de remarketing de cookie de clientes – pelo histórico recente de navegação deles, interesses e dados demográficos. O Larry chama isso de ,’super-remarketing’. Entretanto, por agora, só é possível executar a estratégia no Facebook e Twitter.

image09

4. Experimente o ‘botão comprar’ e carrinhos de compra nativos

Nem todas as plataformas de mídias sociais requerem que você as impulsione para uma conscientização de marca. Em plataformas visuais, como o Instagram e o Pinterest, muitos prospects têm a mentalidade de compra.

image07

Contudo, os anúncios sociais clássicos não oferecem uma ótima experiência para os clientes. Além de serem inconvenientes, também afastam os usuários da plataforma de mídia social e isso é ruim para as empresas.

Enter….

Comércio social nativo.

Eles são anúncios de “in-app” que permitem os usuários realizarem uma compra sem sair da plataforma social. Você pode montar carrinhos de compra na sua página do Facebook, usando um app como o Ecwid.

image21

Você pode oferecer uma experiência de compra no Facebook  que permite que o usuário finalize a compra sem nenhum problema (até informações de cartões de crédito podem ser salvas, levando a uma transação de um clique).

image26

Em Junho de 2015, o Pinterest também anunciou que seus pins podem ser comprados com o botão ‘Compre’. Eles fizeram parceria com a Apple Pay para garantir que as transações sejam seguras.

image22

O Instagram e o Twitter também têm testado a versão de comércio dos seus anúncios que oferecem um direcionamento avançado aos anunciantes.

Essa pode ser uma ótima tática para aumentar as suas vendas, porque suaviza as experiências de compras nas redes sociais por dispositivos móveis, principalmente para consumidores impulsivos.

Então, se você é dono de um eCommerce, recomendo que experimente esse formato de anúncio “compre agora”, para ganhar dinheiro com redes sociais.

Aqui está um infográfico, feito pelo Shopify, mostrando afinidade com diversos tipos de produtos vindo de diversos públicos das redes sociais.

image02

Conclusão

Olhando de fora, as mídias sociais servem mais para criar consciência de marca (brand awareness). Elas não parecem promissoras para gerar vendas.

O cenário com milhões de empresas impulsionando nas redes sociais ficou ainda mais competitivo. As redes sociais se encontram entre as táticas de marketing principais entre as start-ups. Mas não deixe que esses números te desmotivem.

image04

Mostrei a você nesse artigo quatro estratégias efetivas para ganhar dinheiro com redes sociais. Agora, depende de você sair da zona de conforto e tentar algumas dessas dicas.

Quais são as estratégias que você impulsiona para ganhar dinheiro com redes sociais? Deixe-me saber nos comentários abaixo.

Share