O Guia Para Crescer as Visitas do Blog Usando a Plataforma Medium

medium

A internet é um espaço de criatividade desenfreada.

Todos os dias, milhares de sites são criados. Dentre esses, apenas alguns conseguem se firmar. De acordo com o Netcraft, 75% dos sites sequer estão ativos. São como domínios fantasmas ou coisa parecida.

É por isso que os bons webmasters constroem seus próprios espaços e criam listas de e-mail do zero. Desse modo, eles têm a certeza de que estão criando negócios sustentáveis que apelam a um público fiel.

O seu site é só uma gotinha em meio ao oceano da internet. A menos que você seja capaz de criar um novo Facebook ou Google, o jeito é utilizar outros sites populares para aumentar o alcance da sua marca.

É pra isso que você reposiciona seu conteúdo, procura parcerias de guest blogging, realiza ações de marketing nas redes sociais, emprega técnicas de otimização dos mecanismos de busca, entre outras táticas. São ótimas maneiras de ampliar seu público.

Existem muitos sites e plataformas novas das quais você deve manter DISTÂNCIA, a não ser que queira perder seu tempo. Mas neste post, quero falar sobre uma plataforma que é o oposto disso…

Medium.

Trata-se de uma plataforma para blogs com uma audiência sedenta por conteúdo de qualidade. Foi criada em 2012 pelo cofundador do Twitter, Evan Williams. A princípio, o objetivo era oferecer aos usuários a possibilidade de publicar tuítes com mais de 140 caracteres.

Hoje, a plataforma Medium é uma marca à parte, com blogs e publicações exclusivas. Um prato cheio pra quem gosta de ler. Portanto, é uma ótima plataforma para ampliar o alcance da sua marca.

Como o próprio Evan descreve neste post publicado em Outubro de 2105:

“A plataforma Medium se tornou um espaço para troca de ideias, onde pensadores, criativos ou qualquer um que tenha algo a dizer vêm para encontrar um público, influenciar pessoas e contribuir para o avanço da comunidade.”

Que tal publicar seu conteúdo para a audiência da plataforma Medium, que chega a 30 milhões de visitantes mensais?

A seguir, confira um guia simples para aumentar a visibilidade do seu conteúdo usando a plataforma Medium. 

Primeiro, republique o seu blog na plataforma Medium

O Medium é uma plataforma de conteúdo com uma interface bem intuitiva e WYSIWYG (sigla em inglês para what you see is what you get). Além disso, o sistema de compartilhamento é parecido com o do Twitter, com as opções de curtir ou compartilhar um artigo.

image04

E mais, você ainda pode atribuir um tema aos seus textos e submetê-los a publicações que irão distribuí-lo. Mais adiante vamos falar um pouco sobre como encontrar as melhores publicações para o seu conteúdo e por que isso é tão importante.

Na plataforma Medium, você tem outros recursos para estimular a interação com seu texto. Ao selecionar um trecho, você pode escolher entre quatro opções (veja a imagem abaixo):

image09

A primeira destaca o trecho com um marcador verde. O balãozinho abre uma caixa para que você escreva um comentário para o trecho marcado. Para twittar o trecho selecionado, é só clicar no ícone do Twitter. E o cadeado permite acrescentar um comentário privado ao texto selecionado.

Você também tem acesso a um painel de estatísticas que mostra o desempenho dos seus textos publicados na plataforma Medium.

image17

Quer mais?

No painel de analytics, você pode ver um detalhamento das fontes de tráfego.

Se você está começando agora, precisa criar uma conta no Medium.

image18

Recomendo criar uma conta usando o perfil no Twitter ou Facebook – assim você não precisa criar seu público do zero. Mesmo que crie sua conta usando um endereço de e-mail, você pode conectar suas redes sociais acessando o menu de Configurações.

Em seguida, selecione alguns interesses e monte seu feed na plataforma Medium com conteúdo de qualidade feito por pessoas incríveis.

image10

A seguir, escolha algumas publicações relevantes, tags e pessoas para seguir.

image00

Caso tenha sincronizado sua conta do Medium com o seu Twitter:

  • Por padrão, seu nome de usuário será igual à sua arroba do Twitter.
  • Todos os seus seguidores do Twitter que tiverem conta no Medium te seguirão automaticamente.
  • Sua foto do perfil e sua minibiografia de 160 caracteres serão importadas do Twitter.

Com a conta configurada, vamos criar um post: clique no menu suspenso logo abaixo da sua foto do perfil, no canto superior direito da tela.

image19

Recomendo não escrever novos posts do zero – pelo menos não posts inteiros. Seu conteúdo evergreen pode ser reaproveitado para ser lido por uma nova audiência. Procure em seus arquivos por textos longos e reflexivos , pois é disso que os leitores da plataforma Medium gostam.

O Medium permite que você importe o conteúdo de outras plataformas. Clique no seu ícone de usuário e no menu suspenso acesse a aba ‘Histórias’.

image12

Em seguida, clique em ‘Importar História.’

image05

Basta inserir o link original do seu post para poder editá-lo dentro da plataforma Medium. Note que o Medium só permite importar conteúdo caso você seja o autor, dono ou detentor dos direitos originais do texto. Além disso, os posts importados contêm um link para a publicação do artigo original.

image13

Se você estiver começando um blog novo, talvez demore um pouco mais para agradar o público do Medium. Eles não vão gostar muito de receber o mesmo conteúdo que já leram no seu blog na semana anterior.

Dica: Um bom jeito de descobrir conteúdo antigo que possa ser utilizado para aumentar o alcance da sua marca é fazendo uma busca no seu analytics. Faça login no Google Analytics, acesse Comportamento >> Conteúdo do Site. Depois, mude sua data de filtro.

Veja os principais posts do blog do aplicativo Buffer, entre Julho de 2014 e Julho de 2015.

image14

O Buffer investiu nessa ação na plataforma Medium, considerando que boa parte do público do Twitter não havia sido exposto ao conteúdo evergreen mais antigo do blog. Como resultado, conseguiram um salto de 1.215% nas visualizações mensais, passando de 528 para 12.226 em questões de dias.

image15

Formatação impecável e publicações frequentes são indispensáveis para ter sucesso na plataforma Medium

Boas histórias se espalham rapidamente pela plataforma Medium desde que você não brinque com a aparência do seu conteúdo. É uma plataforma de design minimalista e você assume o compromisso de oferecer uma experiência de leitura agradável e ao mesmo tempo, aceita que não tem como ser diferente.

Veja algumas dos requisitos básicos de formatação para publicar na plataforma Medium:

  • Amplo espaço em branco, o que pode aumentar a compreensão em até 20%.
  • Não é permitido usar fontes descoladas porque… bom, comic sans não rola. Nada de mudar o tipo, tamanho e cor também.
  • Você precisa indicar o tempo estimado de leitura do post. Embora o tempo ideal seja 7 minutos e posts com 3 minutos de leitura sejam os mais populares… os dados variam. Em geral, se um post é bom e deixa evidente a dedicação do autor, funciona.

image03

  • Além das opções do cabeçalho, itálico e negrito, as ferramentas de formatação do Medium também incluem capitulação e separação. Você também pode incorporar conteúdo de outras redes sociais.

image11

  • Recomendo que você inclua citações em destaque no seu texto para ressaltar mensagens importantes e estimular o aprendizado a partir do seu artigo. Isso ajuda a aumentar a interação com o seu post, graças à função de destaque nativa da plataforma Medium.
  • Sempre inclua imagens interessantes no seu post. Segundo Larry Kim ,

“Incluir a imagem certa garante que seu link apareça de forma muito mais atraente nos feeds de dispositivos móveis. Sem imagem, os usuários verão apenas algumas linhas do seu artigo (o que é bem sem graça).”

image08

A equipe do Medium é comprometida em oferecer uma experiência de leitura incrível. Dê uma olhada na seção de belas histórias do Medium. Você verá exemplos incríveis do que é possível fazer com a formatação da plataforma Medium.

Veja o início de uma história que encontrei nessa seção.

image07

Se você precisa de mais ajuda, sugiro que leia a seção da página de ajuda do Medium sobre formatação.

Outra coisa importante que pode te ajudar a marcar pontos no Medium é estabelecer uma rotina de publicação, para criar expectativa pelos seus próximos textos. 

Srinivas Rao, apresentador do Unmistakable Creative Podcast, soube usar essa técnica muito bem.

Ele costumava publicar religiosamente no Medium, às terças, quintas e sábados. Um de seus textos, chamado Como o hábito de escrever 1.000 palavras por dia mudou minha vida, viralizou. E logo chamou a atenção dos editores da Penguin.

Resultado?

Ele conseguiu um contrato para publicar um livro com a editora.

image06

Srini já transferiu seu domínio para a plataforma Medium, que hoje é a terceira melhor fonte de tráfego de referência para o site dele.

Da mesma forma, Larry Kim também aposta na publicação frequente de conteúdo interessante para ganhar algumas centenas de novos seguidores toda semana. Quanto mais ele publica, maior a audiência.

Divulgação de artigos do Medium para iniciantes 

Depois de publicada, sua história será incluída no feed dos seus seguidores. Você também pode incluir 3 tags em cada texto, que serão exibidas na aba de mais recentes”.

Mas você precisa se esforçar um pouco para distribuir seu conteúdo. Uma boa maneira de expor seu texto a centenas de milhares de usuários é fazendo com que ele seja aceito por uma publicação relevante.

Seria ótimo poder dizer que é fácil fazer sucesso na plataforma Medium, mas não é. Um bom exemplo é a experiência de Marie Poulin, que publicou o mesmo artigo em 3 plataformas – em um blog pessoal, como guest post e no Medium.

O artigo viralizou no Medium e recebeu 97 mil visualizações. Isso ajudou Marie a conseguir novos clientes e rendeu até alguns convites para ministrar palestras.

image01

Isso mostra que se o conteúdo que não funcionou em outra plataforma pode funcionar no Medium. Portanto, você precisa experimentar a plataforma. Recentemente, a Buffer realizou uma série de experiências no Medium e reuniu 9 lições aprendidas neste post.

Veja esta dica importante do pessoal do Wordstream:

“Delete o seu post, caso ele tenha recebido menos de 1.000 visualizações e 50 corações. Após fazer alguns ajustes, publique outra vez.”

Como o sucesso na plataforma Medium é aleatório, um artigo que não funcionou bem na primeira vez pode ser um sucesso em uma segunda tentativa. Lembre-se de trocar o título e as imagens para dar uma sensação de novidade ao seu texto.

Pague para ter mais exposição e ganhar mais ‘corações’

Propaganda gratuita é muito bom. Mas o volume de conteúdo de qualidade publicado a cada segundo exige um investimento em divulgação paga para aumentar a visibilidade do seus textos. Certifique-se que seus anúncios sejam segmentados para usuários do Medium. Infelizmente, a plataforma não oferece funções de retargeting.

Segundo o Wordstream, se você ultrapassar a marca dos 200 corações, seu artigo tem grandes chances de repercutir bem. Isso pode significar um aumento drástico nas suas page views, pois seus posts começarão a aparecer como recomendações para os usuários da plataforma Medium.

image16

Possivelmente, essas visualizações extras vão gerar mais exposição para sua marca e você ganhará mais conversões.

Tenha cuidado com acordos de parceria

Em última instância, o Medium é uma plataforma terceirizada. Ninguém garante que ainda vai estar ativa daqui a cinco anos. Os insights que você extrai do Medium não são tão aprofundados quanto os do Google Analytics. Também não há ferramentas para criar listas, pop-ups, barras laterais ou CTAS criativos.

Por isso, depender exclusivamente do Medium pode ser arriscado. Sua conta pode ser suspensa da noite para o dia, caso você viole algum dos termos de serviço. E num piscar de olhos, lá se vai sua audiência.

O jornalista Paul Jarvis construiu um público de 21 mil seguidores no Medium. No dia 7 de Janeiro, ele publicou uma carta aberta a todos os leitores, avisando que estava deixando o Medium, segundo ele, porque não queria brincar no quintal dos outros.

Pelo resto do ano, Jarvis preferiu se concentrar em produzir conteúdo para sua lista de e-mails, pois decidiu que esse era o melhor jeito de permanecer conectado à sua comunidade.

Moral da história:

Dê prioridade ao seu blog pessoal.

Se você não tem tempo para se dedicar exclusivamente ao público do Medium, ajuste o conteúdo do seu blog para que fique adequado à plataforma.

A maioria consegue reaproveitar conteúdo no Medium com sucesso. Larry Kim é um bom exemplo. Veja os dados da conta dele, em relação apenas aos artigos que ele escreveu para outras publicações:

image02

Conclusão

A plataforma Medium é para quem possui boas ideias. Suas qualificações e relevância anterior são secundárias. Portanto, é uma plataforma incrível para quem deseja aumentar o alcance do blog.

Se você mantém um blog há algum tempo, reaproveitar seu conteúdo evergreen pode funcionar bem. Mas se estiver começando agora, provavelmente terá que criar conteúdo novo e envolvente.

Nesse post, mostrei algumas dicas e estudos de casos de blogueiros que estão arrebentando no Medium. Espero que você também possa ter uma boa experiência com a plataforma.

Já publicou algum conteúdo no Medium? Compartilhe sua experiência e seus resultados na seção de comentários! 

Share