Os 4 Princípios de Sucesso de Marketing no Snapchat

snapchat

Quem não gostaria de vender em uma plataforma que atinge 41% da faixa etária entre 18 a 34 anos de idade nos EUA?

Eu consideraria muito adicionar esse canal para o meu arsenal de marketing.

Se você também pensa assim, então deixe-me apresentar o aplicativo mobile de chat por imagens em tempo real…

O Snapchat.

Se você ainda está em dúvida sobre o potencial do app, então aqui estão algumas estatísticas bem surpreendentes:

  • Usuários do Snapchat gastam 25 a 30 minutos todos os dias no aplicativo.
  • 60% dos usuários ativos diários também contribuem com conteúdo (o que significa que o seu marketing não vai ser uma via de mão única na plataforma).

Muitos profissionais de marketing (inclusive eu) tiveram suas dúvidas sobre o Snapchat. Até mesmo os colegas de classe de Evan Spiegel em Stanford, rejeitaram a ideia de um produto que consiste em fotos temporárias.

Mas os números não mentem. O Snapchat acabou por ser um meio altamente autêntico, pessoal e envolvente para os profissionais de marketing se conectarem com seus clientes.

Caso você tenha sido cético com relação à plataforma ou se sentiu intimidado pela novidade que é o Snapchat, então este artigo pode corrigir isso.

Então vamos ver o primeiro princípio de marketing no Snapchat.

1. Faça uma abordagem completa

Na aplicação da maioria das estratégias de marketing, o jogo dos números entra em ação em algum lugar no tempo.

Você não pode esperar gerar números expressivos de tráfego em seu site sem aumentar a frequência da postagem.

Você não vai ver bons números de engajamento em suas plataformas de mídia social sem enviar uma boa quantidade de atualizações relevantes.

E você não será capaz de aumentar a quantidade de pessoas em sua conta e fazer um bom marketing no Snapchat em um ritmo crescente, sem construir relações com influenciadores.

Apenas pense:

Se uma pessoa com 4,8 milhões de seguidores envia uma atualização sobre a sua marca…

Então, mesmo com um alcance orgânico de 1%, você terá 48.000 impressões.

Isso é incrível!

E por sinal, os números não são de mentira.

Elon Musk (com sua base gigantesca de seguidores), na verdade twittou um artigo de um dos melhores blogs do mundo – Wait But Why.

Veja você mesmo os números de engajamento desse tweet:

image09

E adivinha?

A divulgação do Elon, feita para o Wait But Why, não parou por aí.

Na verdade, ele pediu ao Tim para escrever no Wait But Why sobre o trabalho que sua empresa faz.

E o Tim conseguiu tirar uma foto do Elon segurando o personagem patenteado da Wait But Why: the panic monster (o monstro do pânico).

image03

Qualquer marca gostaria de ter um relacionamento com um parceiro. Especialmente tendo em conta que 92% dos consumidores são muito mais propensos a acreditar em uma mídia em que confiam do que em um anúncio.

O Snapchat tem seu próprio exército de celebridades que amam compartilhar suas histórias no aplicativo. Eles podem servir como uma grande fonte de engajamento autêntica sobre sua marca, divulgando seu conteúdo.

E adivinha o que é preciso para alavancar seu alcance para milhares de milhões de seguidores no Snapchat?

Apenas um momento viral.

A atriz Jennifer Levison é um bom exemplo disso. O BuzzFeed compartilhou um vídeo onde Jennifer mandou mensagens, pelo Snapchat, para o seu namorado enquanto estava sonambulando (por 6 meses). Veja o vídeo hilário abaixo:

O vídeo se tornou viral, conseguindo mais de 7 milhões de visualizações. E Jennifer obteve mais de 100K de seguidores no Snapchat.

Agora, Jennifer oferece às marcas, sua influência na plataforma para fazer marketing no Snapchat.

image11

Por exemplo, Jen convidou sua amiga para uma viagem (que foi registrada no Snapchat) para criar um alvoroço sobre o lançamento em DVD do filme ‘Dear Eleanor’.

E ela também fez uma divulgação dessa viagem na sua conta no Instagram.

image04

Ambas as contas nas redes sociais direcionaram um tráfego considerável para o site de compra.

Também existe a opção de convidar influenciadores para postar nas contas de vocês por um dia e construir sua base de seguidores.

Jennifer passou o dia no Gordon Hotel e assumiu a conta do Snapchat deles.

image16

Ela fez um marketing no Snapchat e no Instagram dela para direcionar tráfego ao Snapchat deles.

image00

De modo parecido, eu já te mostrei como o Sour Patch Kids fez uma parceria com o Logan Paul (mais de 500,000 seguidores no Twitter).

image06

E como eles conseguiram obter 120.000 novos seguidores no Snapchat vindos da campanha, além de 1.900 menções sobre a campanha no Twitter.

Fazer uma parceria com influenciadores pode acelerar a sua taxa de crescimento. Mas exige um investimento intensivo e você precisará de um bom orçamento para contratar essas celebridades em demanda.

Aqui estão 3 pontos dos quais você precisa estar ciente quando for recrutar influenciadores para fazerem marketing no Snapchat do seu negócio:

1. Quando você estiver na busca por influenciadores, não dependa somente do número de seguidores. Influência é importante, mas é apenas uma fatia do bolo.

Sempre verifique:

O influenciador tem um público-alvo relevante que interage com ele ou ela?

Além disso, numa plataforma criativa como o Snapchat, o influenciador também precisa ter uma mente criativa para criar um conteúdo atraente.

O Delmondo avaliou estes 3 elementos importantes para se considerar na sua busca pelo influenciador.

image05

2. Você não precisa achar influenciadores relevantes somente no Snapchat. Você precisará procurar no YouTube, Twitter, Instagram e outras plataformas de rede social. Na maioria dos casos, você verá que os influenciadores fazem campanhas de marketing nas redes sociais em vários canais.

3. Peça ao influenciador para compartilhar um CTA claro e persuasivo para a sua campanha.

Você deve saber que links diretos não são permitidos. Mas textos sobrepondo as fotos e repetir algumas afirmações são boas maneiras de direcionar a ação para a audiência.

O Walt Disney contratou Mike Platco para fazer marketing no Snapchat do Magical Kingdom. E veja como ele adicionou CTAs em texto, adicionando “@WaltDisneyWorld on Snapchat” em seus snaps:

image17

Você também pode pedir ao influenciador para enviar tráfego para o seu site/loja de ecommerce ou até mesmo para que se inscrevam na sua lista de e-mail.

Como o conteúdo do Snapchat é passageiro, você também pode considerar pedir ao influenciador para dizer aos seus seguidores para tirarem um print da tela do snap com as informações do seu site/CTA. Isso irá assegurar que essas informações estarão prontamente disponíveis mais tarde.

image07

2. Proporcione um conteúdo exclusivo no Snapchat e alavanque a urgência dentro da plataforma

Devido à natureza de curta duração de conteúdo no Snapchat, os usuários adoram passar um tempo na plataforma.

Se você realmente quiser aproveitar essa urgência inerente, uma ótima tática é fornecer acesso privado e exclusivo para sua marca.

Aqui estão 4 maneiras possíveis para engajar os usuários do Snapchat e motivá-los a agir:

  • Sorteios e concursos
  • Vendas surpresas e rápidas
  • Descontos especiais
  • Cenas “por trás das câmeras” e trailers

Agora, deixe-me compartilhar exemplos reais de como as marcas estão realizando o marketing no Snapchat.

O primeiro é a Everlane.

Depois de alguns testes iniciais, a empresa declarou que o Snapchat será seu canal social de fatos.

O Everlane achou o Snapchat útil para “explorar a transparência de uma forma completamente nova”. Isso combina com o lema da empresa de “transparência radical”.

image02

Se você for seguir o Everlane no Snapchat, eles não vão persegui-lo com vários processos de vendas. Em vez disso, eles estão ansiosos para mostrar-lhe como uma marca é construída no dia-a-dia.

E eles usam as outras contas de mídia social, como Twitter, para anunciar o seu conteúdo exclusivo no Snapchat, como as próximas linhas de roupas.

image12

Na verdade, o Everlane começou sua conta no Snapchat com o líder de mídias sociais Red Gaskell, em uma série de snaps andando em torno de sua fábrica.

O Everlane ainda realiza regularmente a “Transparency Tuesdays” (Terça-feira Transparente) no Snapchat. Qualquer seguidor da conta está autorizado a fazer perguntas para Gaskell e para a equipe de vendas sobre a empresa nesta sessão de Perguntas e Respostas.

image14

Você também pode convidar os clientes de outras plataformas de mídia social através do seu código QR e compartilhar uma série exclusiva no Snapchat.

Meu segundo exemplo mostra a você como:

Warby Parker rodou uma série chamada “Desk Job”. Aqui está um tweet recente que eles postaram para seus seguidores, encorajando-os a participarem junto com o Matt (o gerente de criatividade da marca deles), compartilhando as cinco coisas essenciais da mesa dele.

image08

A Warby Parker também vendeu os primeiros óculos de sol exclusivos do Snapchat.

O que isso significa?

Bem, você tem que seguir a Warby Parker no Snapchat para obter a URL única para comprar esses óculos de edição limitada.

Eles também anunciaram os óculos de sol por $95 no Instagram.

image01

Não é um modo divertido e criativo de se fazer marketing no Snapchat?

É o que Neil Blumenthal e seu time (o co-CEO Warby Parker) visaram fazer com a plataforma.

Se você tem uma empresa de eCommerce, então os filtros do Snapchat e a urgência que a própria plataforma traz, são ferramentas poderosas para fazer com que as compras sejam mais divertidas para os consumidores. Você pode oferecer descontos e realizar sorteios exclusivos para impulsionar suas vendas.

E se você não tem uma empresa de eCommerce?

Você ainda pode mostrar cenas dos bastidores de um dia na sua vida.

Apenas se lembre que o conteúdo que compartilha deve se adequar unicamente ao Snapchat.

Por exemplo, o The New York Times pediu aos melhores narradores de sua equipe para entrarem na plataforma e compartilhar sua própria história.

Veja como eles descrevem sua estratégia: “Cada jornalista usa a conta por um tempo específico para contar uma história do seu ponto de vista.”

Você pode ler mais sobre os experimentos do The New York Times com o Snapchat de forma mais detalhada aqui.

Resumindo, seu conteúdo no Snapchat deve ser puro e pessoal.

3. Mantenha sua audiência engajada animando-os através de snaps

Em 2013, o Snapchat adicionou uma nova função chamada “histórias”.

Como o nome sugere, isso vai permitir ao usuário criar uma narrativa com vários snaps.

O que significa que você pode usar uma série de fotos e vídeos… junto com as funções divertidas do Snapchat para criar desenhos, adicionar textos, emojis e coisas do tipo, mais a sua criatividade para mostrar uma história atraente.

Isso não é apenas uma grande maneira de apresentar a rapidez de imagens e vídeos no Snapchat. Você também pode atrair o interesse e conseguir um grande envolvimento através de múltiplos posts.

Eu recomendo mudar a opção de “Quem pode…” >> “Ver Minha História”, de “Meus Amigos” (a configuração padrão) para “Todos”. Você encontrará essa opção nas configurações.

image13

Quando você estiver satisfeito com uma imagem/vídeo, você pode adicionar emojis e marcações nela. Então, você pode mudar o número de segundos que você quer que uma imagem seja visível em um Snap, no canto inferior esquerdo (procure pelo número com um círculo ao redor).

Uma história permanece disponível para os usuários por 24 horas (a não ser que você a delete).

Você também pode salvar uma história para compartilhar em suas outras plataformas de rede social, clicando no botão de download.

Marcas têm usado maneiras criativas para alavancar histórias a favor do marketing no Snapchat delas.

O The New York Times criou uma história divertida e educativa no Snapchat, compartilhando algumas dicas importantes ao usar o aplicativo.

O escritor Nick Bilton convidou seu amigo para ensiná-lo a usar o Snapchat, para que assim ele pudesse escrever um artigo para a publicação do mesmo assunto.

Voila!

É autêntico, relacionável e constrói o interesse do público.

Em outro grande avanço, o Grubhub conseguiu contratar um estagiário através das histórias no Snapchat.

Eles usaram as 6 imagens abaixo para divulgar seu recrutamento e encorajar seu público-alvo (que provavelmente possui jovens estudantes procurando por estágios) a ‘traçarem’ seu caminho até o Snapchat.

image10

4. Divirta-se usando filtros, emojis e desenhando

Os usuários do Snapchat não querem sentir como se estivessem olhando para os anúncios.

Assim, suas histórias e snaps precisam trazer a sensação de ser relacionável e envolvente. Você tem que fazer com que a conversa seja divertida para o cliente.

Eu já mostrei a você que os emojis são uma ferramenta séria para os profissionais de marketing.

No aplicativo você tem filtros geográficos, lentes e desenhos. E poderá até mesmo comprar filtros e lentes para a sua marca e fazer um bom marketing no Snapchat.

Você também pode criar um anúncio interativo através de lentes patrocinadas (Os Snapchatters se envolvem com lentes durante 20 segundos em média). Aqui está o Taco Bell, permitindo que o público brinque com suas lentes.

“Got tacos on your mind today? Us too. Snap us your Cinco de Mayo celebrations using our @Snapchat lens today. (Você está pensando em tacos hoje? Nós também. Celebre o seu Cinco de Mayo com Snaps usando nossa lente do @Snapchat hoje).”

Os 160 milhões de impressões das lentes no Snapchat do Gatorade e um aumento de 8 pontos na intenção de compra mostram que se divertir é essencial para as marcas conseguirem a liderança no Snapchat.

Conclusão

O Snapchat é uma plataforma excelente para a maioria das empresas que está buscando construir um relacionamento com seus clientes através de conteúdo autêntico e pessoal.

Eu mostrei a você 4 princípios do marketing no Snapchat que são bem sucedidos, com numerosos exemplos de marcas e estudos de caso. Eu o encorajo a experimentar a plataforma, especialmente se o seu público-alvo é composto por pessoas entre 18-34 anos de idade.

Quão longe seus esforços do marketing no Snapchat chegaram? Deixe-me saber sobre suas estratégias do Snapchat nos comentários abaixo.

Share