Quais Tipos de Backlinks Seu Negócio Realmente Precisa Agora?

link types

Eu aposto que, de alguma forma, você já leu a seguinte dica em blogs de marketing:

“Nas mudanças de cenário SEO, você precisa apenas publicar conteúdo de alta qualidade para ganhar links. Link building está deixando de ser importante.”

Você sabe quais os tipos de backlinks que seu negócio realmente precisa atualmente? Então Veja este PDF com dicas .

Esse não é o conselho mais prático.

Primeiramente, backlinks continuam a ser um sinal vital de qualidade de classificação para os mecanismos de busca. Um estudo recente de 15.000 palavras-chave competitivas feito pelo Moz descobriu que a maioria dos sites que estavam no topo das buscas tinham um link externo apontando para eles.

image39

E, escrevendo um conteúdo útil e prático sem construir links proativamente, não é a melhor estratégia com cerca de 2 milhões de posts sendo publicados por dia.

O que é importante entender é como a variedade, qualidade e quantidade de links afetam às classificações de busca do seu site.

Para te dar alguns insights:

Searchmetrics descobriu que de 2014 a 2015 a correlação entre o número de backlinks para uma página e seu ranking caiu.

image30

Mas, a correlação entre o número de domínios de referência (fontes separadas para backlinks) aumentou para os 30 melhores resultados de busca.

image36

Isso pode levantar muitas questões para você. Você não precisa ter mais backlinks do que seus concorrentes? Ou, como você pode encontrar oportunidades relevantes para criar backlinks que irão te ajudar a superar seus concorrentes?

Geralmente, você vai descobrir que quanto maior o valor, mais difícil é de se conseguir o backlink.

Para conseguir os melhores resultados, você precisa fazer uma campanha personalizada de SEO baseada na concorrência seu nicho/segmento. Eu já lhe mostrei como construir links de uma maneira escalávelestratégias criativas para construir links e como construir links sem criar novos conteúdos.

Nesse artigo, eu organizei os tipos de backlinks que você deve buscar, baseando-se na classificação atual do seu site e do tipo do seu negócio.

Está pronto para desvendar o enigma do backlinking?

Vamos começar com os tipos de backlinks que você deve evitar.

4 fontes de backlink que você deve odiar

O algoritmo do Google não conta igualmente os backlinks . Links no rodapé, na lateral e no topo do site não possuem muita importância.

image15

Se você tentar enganar o gigante das buscas com técnicas de black hat, você vai conseguir uma punição e irá perder seu tráfego.

image23

Você tem que procurar links de sites confiáveis que não sejam associados ao spam.

image31

Aqui estão 4 tipos específicos de backlinks que não são efetivos atualmente.

1. Sites que permitem o envio de artigos de baixa qualidade para o seu diretório

Lembra dos dias onde o EzineArticles funcionava muito bem?

Eles não existem mais.

Se um site não dá valor para sua audiência e/ou contém um conteúdo ruim/duplicado, então ele possui uma má imagem na visão do Google.

Evite diretórios com spam que existem apenas para publicar conteúdo de baixa qualidade e fornecer links do-follow para seus webmasters.

image22

Diretórios pagos como o DMoz podem até funcionar, mas seja cauteloso.

Da mesma forma, você também deve evitar oportunidades de fazer guest posting de baixa qualidade. Isso é considerado pelo Google como um conteúdo descartável.

Um único guest post em um site relevante de alta autoridade no seu nicho irá ultrapassar 10 guest posts de sites irrelevantes.

image14

2. Realizando trocas de link em escala

Alguns links entre seus próprios sites funcionam bem.

Mas, se seu perfil de backlink consiste apenas de trocas entre sites de spam, isso irá fazer com que o Google te veja com maus olhos.

Links recíprocos que sejam irrelevantes entre sites também podem causar uma penalidade.

Evite emails automatizados de divulgação para conseguir links, como este abaixo.

image18

3. Milhares de links gerados automaticamente a partir de propriedades da web 2.0

Não compre aqueles produtos de $5 do Fiverr que prometem 25.000 backlinks.

Os links são gerados por ferramentas que usam propriedades da web 2.0 como Blogger, Squidoo, WordPress e Hubpages. Eles são de baixa qualidade e um link de alta velocidade irá atrair uma penalidade do Google. Links legítimos não surgem do dia pra noite.

image29

4. Links pagos que passam o PageRank

Se você está comprando/vendendo backlinks e deixando rastros, o Google irá atrás de você.

Então, todos os links patrocinados devem conter a tag rel=nofollow. Caso contrário, o Google irá considerá-los como um esquema de links tentando manipular o PageRank.

image08

3 circunstâncias que irão te ajudar a determinar o seu tipo de backlinking

Saber quais tipos de link evitar não é o suficiente, porque cada negócio está em um estágio diferente, com seus próprios desafios e restrições.

Aqui estão 3 condições comuns de negócios que irão te ajudar a perseguir as oportunidades mais apropriadas de backlinking (juntamente com técnicas práticas para adquirir backlinks).

1. Se você tem menos de 100 visitantes por dia no seu site

Enquanto você ainda não está no topo das classificações de busca, é sempre bom ver um pico no seu Analytics. Certo?

Então eu tenho algumas boas notícias pra você:

O melhor tipo de backlinks também atrai tráfego de referência para o seu site.

Então, se você está no começo da construção de seu site, aqui estão 3 estratégias que você pode usar para ganhar backlinks.

Guest Posting – Construir sua marca pessoal é fundamental para o crescimento do seu blog. Fazer guest blogging em sites de autoridade no seu nicho é uma ótima maneira de construir a imagem da sua marca.

Depois de escrever mais de 300 guest posts, eu construí minha marca pessoal e agora recebo tráfego de referência de vários sites.

image41

O guest blogging é uma estratégia tão escalável que o Danny Iny da Firepole Marketing dependeu totalmente dela para crescer de 0 para 23.000 pageviews mensais.

image07

O Google tem reprimido os links de guest posts de spam e de textos âncora ricos em palavras-chave.

Mas, você ainda pode publicar em blogs relevantes e linkar para o seu próprio conteúdo útil e relevante, contextualmente dizendo. Isso pode ajudá-lo a se classificar nas palavras-chave de cauda longa.

O Método de Guestographic – Assim que você começar a fazer guest post, irá notar que muitos blogs permitem apenas a biografia do autor com links no-follow e que não afetam o PageRank.

É aqui que infográficos podem te ajudar. Você pode usá-los para construir backlinks contextualmente relevantes diretamente do seu artigo.

image12

Brian Dean chama este método facilmente escalável de “método guestographic“. Os resultados do SEO on-page de posts com infográficos dele incluem uma enxurrada de domínios de referência e um crescimento de 175,59% no seu tráfego orgânico (comparando com o mês anterior).

image05

Eu já publiquei infográficos regularmente tanto no Quick Sprout and KISSMetrics. No KISSMetrics, 47 infográficos geraram 2.512.596 visitantes e  41.142 backlinks de 3.741 domínios únicos.

E, no Quick Sprout, cada infográfico que eu publiquei gerou 41.487 visitantes e 469 backinks de 38 domínios únicos. Além disso, ajudou a aumentar o alcance da marca do Quick Sprout (visto que os infográficos republicados nos guest posts tinham a minha logo).

image00

Marketing nas Redes Sociais – Compartilhar seu conteúdo não vai garantir uma maior classificação nas buscas. Mas, as redes sociais são ótimos canais para conseguir uma exposição para seu conteúdo e aumentar o seu valor percebido.

image01

Isso também ajuda o Google a construir confiança, porque haverá mais dados sobre sua marca.

image38

Com uma maior visibilidade da marca, você pode aumentar a autoridade do seu domínio e subir sua classificação sem backlinks.

Caso em questão – Etsy.

Veja a visibilidade massiva nas redes sociais dessa marca:

image42

Ela aparece na primeira posição para a palavra-chave “handmade gift tags” que possui muitos resultados.

image20

Então, em que ponto eu quero chegar?

O site da Etsy não possui nenhum backlink!

image33

Além das grandes plataformas de redes sociais, você também pode tentar sites sociais que permitem bookmarking (compartilhar links) como o Reddit. Cada upvote (voto positivo) é equivalente a 2-5 visitantes. E você pode obter mais de 10,000 visualizações na página, se você fizer os posts de forma estratégica.

image10

2. Você tem uma base sólida de conteúdo de qualidade e autoridade

image32

Você sabe qual é o conteúdo mais linkado no Quick Sprout?

Meus guias de internet marketing.

Eles também me estabeleceram como uma autoridade no nicho de internet marketing.

image17

Uma vez que você alcança uma quantidade de visitantes diários, você deve criar um conteúdo bem completo e atraente que agrega valor para sua audiência. Escolher um assunto em demanda para escrever é fundamental para esse conteúdo de alta qualidade.

Aqui estão 2 estratégias que irão ajudá-lo a achar tópicos para conteúdos relevantes e divulgar o pilar do seu conteúdo para ganhar backlinks.

Técnica Skyscraper – Essa é uma estratégia extremamente efetiva, porque mesmo antes de você começar a criar seu recurso, é garantido que vá gerar interesse da sua audiência e outros webmasters.

A estratégia simplesmente envolve:

i. fazer engenharia reversa em um recurso linkavel do seu nicho/sgmento (usando o Ahrefs e o BuzzSumo).

image16

ii. criar um conteúdo ainda mais perspicaz, valioso, atualizado e melhor produzido.

iii. entrar em contato com os donos de site para vincular o conteúdo linkável original. Você também pode entrar em contato com blogueiros do seu nicho que fazem resumos semanais e uma lista com os melhores posts/recursos.

image40

Brian Dean conseguiu um aumento de 110% no tráfego geral do seu site, em apenas 14 dias, depois de executar essa estratégia.

image04

Fazendo Links Internos – Se você é um leitor assíduo do meu conteúdo, você sabe que eu regularmente cito os meus guias (sempre que eles são relevantes e adicionam valor).

Linkar constantemente o seu conteúdo autoritário de postagens relevantes do blog ajuda o SEO geral do seu site.

Como?

Seu SEO melhora quando você ajuda o PageRank das suas páginas internas. Conforme o poder de classificação se espalha por todo seu site, a autoridade da sua página inicial também aumenta.

image02

Links internos também ajudam a navegação do site e melhora sua crawlability (a varredura dos mecanismos de busca pelo conteúdo de texto do seu site sem ocorrer nenhum problema).

image13

Ao apresentar informações mais úteis sobre um assunto para seus leitores, você também pode reduzir sua taxa de rejeição e aumentar sua média de tempo na página.

Apenas certifique-se que todos os links do seu conteúdo base (que você usou a técnica de Skyscraper) são posts relevantes de blogs com diferentes textos âncora.

Glenys adicionou 14 links internos em um experimento para se classificar em uma palavra-chave para compradores (‘nome do produto’ + ‘review’). E ela foi capaz de atingir a primeira página na classificação da palavra-chave.

image21

3. Seu negócio não tem verba para criar conteúdo de alta qualidade

Vamos encarar a realidade – é difícil criar conteúdo de alta qualidade. Também é caro para terceirizar o marketing de conteúdo. Mas a maioria das estratégias para fazer backlink depende da criação de conteúdo.

E se sua equipe não possui as habilidades necessárias para criar um conteúdo persuasivo? Ou, se a criação de conteúdo claramente não demonstra um bom ROI (retorno sobre investimento) para seu negócio?

Você pode seguir essas 3 técnicas para fazer backlinks.

Link Building Quebrado (BLB) – Essa é uma estratégia clássica de link building que funciona porque você adiciona valor para a internet por se oferecer para consertar um link quebrado.

É baseado no princípio da reciprocidade. Já que você adiciona valor para um webmaster por encontrar links quebrados no site dele, é provável que ele retribua o favor com um link para o seu site.

image25

É mais efetivo num nicho competitivo (como fazer dinheiro online e saúde), porque você vai encontrar muitos sites enfrentando links deletados (link rot).

image03

Richar Marriot do Clambr.com conseguiu mais de 50% dos seus backlinks usando o BLB para escalar o tráfego do seu site com autoridade (como visto abaixo).

image27

Brian Dean levou o BLB um passo adiante com seu método ‘moving man’ (MMM). Primeiramente, ele procura por fragmentos de conteúdos desatualizados. Em seguida, ele entra em contato com os webmasters que estão linkando para a página desatualizada (que estão funcionando, tecnicamente).

Ele explica como conseguiu os backlinks através desta estratégia no vídeo abaixo.

Chris Laursen conseguiu 7 backlinks contextuais para o novo site de eCommerce do seu cliente usando o MMM. Veja o aumento do seu tráfego de referência:

image26

Se você quiser começar a usar o BLB, então leia o meu guia para trabalhar com a estratégia de links quebrados .

image35

Você não precisa de conteúdo para conseguir backlinks com o BLB. Mas, se você combinar isso com outras táticas como a do Skyscraper, então irá acelerar a sua taxa de sucesso.

image09

Seja entrevistado ou citado pelo HARO – Sites de mídia possuem um grande número de tráfego e um domínio de alta autoridade. E é possível conseguir menções por sites como Forbes, Entrepreneur e Huffington Post se cadastrando no Help A Reporter Out (HARO).

image19

Apenas se cadastre como uma fonte (I’m a Source),

image37

Escolha um requisito relevante de jornalista a partir dos e-mails que você recebe.

image06

E aborde em seu e-mail, com detalhes, cada pergunta que for feita.

image11

É tudo isso que precisa fazer para obter um link de alta qualidade do HARO.

image34

Também é possível ser entrevistado por blogs populares sem ser um especialista. Leia este guia feito pela Ann Smarty.

Faça engenharia reversa dos seus concorrentes – É importante analisar como seus concorrentes estão construindo links. Então, a última estratégia é comprar uma assinatura de uma ferramenta premium para fazer backlinks e superar seus concorrentes.

Você pode filtrar as oportunidades de fazer backlinks que favorecem seu negócio sem precisar de novos conteúdos.

Eu escrevi como você consegue colher os backlinks do seu concorrente usando o Scrapebox neste guia.

image24

Conclusão

Backlinks de sites altamente confiáveis e populares aumentam de maneira significativa a autoridade do seu site. Eles também são uma grande fonte de exposição e ajudam a direcionar o tráfego de referência.

image28

Baseando-se nos recursos disponíveis do seu negócio, continue construindo backlinks usando as estratégias que eu mencionei no artigo. Evite links de fontes de spam como as quatro que eu disse no início.

Que tipo de backlinks você descobriu ser mais eficazes para seu negócio?

Share