Seja um Especialista em Marketing de Conteúdo Com Estes 15 Guias

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Em um passado recente, falamos das estatísticas mais importantes do marketing de conteúdo.

Vimos, por exemplo, que 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos um conteúdo por dia. E também que o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional, mas gera aproximadamente três vezes mais leads.

Estatísticas como essas certamente te deixam entusiasmado com o poder do marketing de conteúdo. Mas o que esses números não fazem é te ajudar a se tornar um especialista em marketing de conteúdo. Só você pode colocar em prática uma estratégia que gere resultados.

Neste post, vamos conhecer 15 guias de marketing que podem te ajudar a acelerar o seu sucesso.

Vamos examinar os detalhes de cada guia para garantir que você tenha uma boa compreensão de como usar cada um deles a seu favor.

Ao final do post, você terá uma ideia melhor de como cada guia pode te ajudar na jornada para alcançar seus objetivos de marketing de conteúdo.

Hora de começar o nosso aprendizado!

1. O Guia Para Iniciantes de Marketing de Conteúdo (Moz) – Todos sonham em se tornar grandes especialistas em marketing de conteúdo, gerando milhares de leads e expandindo seu público-alvo. Mas a maioria das pessoas não investe o tempo necessário para aprender os princípios básicos.

Com esse guia da Moz, você pode começar do princípio e avançar gradualmente para o nível avançado.

Há 9 capítulos, cada um dedicado a uma área diferente do marketing de conteúdo. E, como demonstrado no título, o material é destinado a iniciantes. Alguns dos meus capítulos favoritos incluem:

  • Construindo uma Estrutura e uma Equipe de Conteúdo.
  • Idealização de Conteúdo.
  • Iteração, Manutenção e Crescimento.

A Moz talvez seja uma das maiores marcas do meio de SEO, mas também tem muito a ensinar sobre o marketing de conteúdo.

Quer se tornar um especialista em marketing de conteúdo? Então siga estes 15 guias do marketing de conteúdo.

É difícil encontrar um guia para iniciantes melhor que o da Moz. Ele vai te colocar no caminho certo e garantir que você continue prosseguindo.

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2. O Guia Avançado de Marketing de Conteúdo (Quick Sprout) – Esse é um dos meus guias de marketing de conteúdo favoritos, e não só porque eu participei de sua criação.

Assim como o guia da Moz, mencionado acima, é perfeito para iniciantes em estratégias de marketing de conteúdo, o guia do Quick Sprout é a escolha certa para aqueles que já avançaram para o próximo nível em sua jornada de especialistas em marketing de conteúdo.

Há 10 capítulos, cada um avançando um pouco mais do que o anterior.

Se você ainda não está familiarizado com os princípios básicos do marketing de conteúdo, como iniciar um blog e criar conteúdo, não se beneficiará muito desse guia (pelo menos por enquanto). Ele é feito para aqueles especialistas em marketing de conteúdo que já estão prontos para implementar táticas e estratégias avançadas.

Por exemplo, o segundo capítulo tem o título “Como Gerar Milhares de Ideias Clicáveis para o Seu Conteúdo”.

Todos os dias me perguntam: “Como você tem tantas boas ideias de assuntos para o seu blog?”. Não é tão fácil como parece, mas existe um processo que você pode seguir para fazer o mesmo.

Essa é a última coisa que você vai ler antes de decidir visitar o primeiro capítulo do guia:

“Simplesmente use esse guia para te ajudar a elevar seu marketing de conteúdo a um novo patamar.”

Se esse é o seu objetivo como especialista em marketing de conteúdo, esse é o guia de que você precisa.

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3. Um Guia Prático para Construir Estratégias Matadoras de Conteúdo (HubSpot) – Eu realmente acredito que a parte mais difícil do marketing de conteúdo, pelo menos para a maioria das pessoas, é começar. Elas simplesmente não sabem como implementar uma estratégia em que possam confiar.

Esse guia do HubSpot tem como objetivo resolver esse problema. Ele remove a necessidade de fazer conjecturas sobre a sua estratégia de conteúdo, te dando a confiança necessária para avançar.

O guia desdobra os vários passos envolvidos na construção de uma estratégia de conteúdo de forma espetacular, focando em detalhes como:

  • Como criar um calendário editorial.
  • Identificar e entender seu público-alvo.
  • Como mapear conteúdo para atrair consumidores.

O HubSpot pode te ajudar a desenvolver sua primeira estratégia ou reformular a estratégia que você tem usado até agora.

E como você vê, os especialistas em marketing de conteúdo que colocaram em prática os conselhos do guia estão muito entusiasmados com o futuro que os aguarda:

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4. O Guia para Iniciantes em Marketing de Conteúdo (Kissmetrics) – Escrito com a mesma abordagem do guia da Moz, apresentado acima, esse guia do Kissmetrics dá uma visão única de como se iniciar no marketing de conteúdo.

O guia é uma excelente leitura, ajudando a estabelecer sua mentalidade como iniciante no mundo do marketing de conteúdo. Está dividido em quatro seções principais:

  • O problema da publicidade tradicional.
  • Introdução ao marketing de conteúdo.
  • As vantagens do marketing de conteúdo comparadas à publicidade tradicional.
  • Melhores práticas.

Como o guia é feito para principiantes, é natural que a minha seção favorita seja a introdução ao marketing de conteúdo. É aqui que os leitores vão aprender sobre os princípios básicos do marketing de conteúdo, incluindo uma visão aprofundada de algumas empresas que fazem isso bem.

Por exemplo, o guia examina como a River Pools and Spas chegou ao topo do seu segmento, graças a um blog poderoso.

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Se você quer um guia prático sobre como construir uma estratégia de marketing de conteúdo desde o início, esse material da Kissmetrics não vai te decepcionar.

5. O Guia Definitivo Para Engajar Marketing de Conteúdo (Marketo) – Se você vai gastar tempo e dinheiro no marketing de conteúdo, pode também obter os resultados que merece. Esse guia da Marketo pode te ajudar nisso.

A palavra chave no título do guia é “engajar”. A criação de conteúdo gira em torno do engajamento.

O guia da Marketo ensina como:

  • Otimizar conteúdo para o seu público alvo.
  • Medir seu sucesso.
  • Usar os recursos disponíveis para criar excelentes conteúdos.
  • Criar um calendário editorial.
  • Desenvolver uma voz e estilo para sua marca.
  • Identificar seu público alvo.

No marketing de conteúdo há aqueles que fazem apenas o necessário e aqueles que fazem todo o possível para criar conteúdo de alto engajamento. Esses últimos são os que obtêm mais sucesso.

Especialistas em marketing de conteúdo podem usar o guia da Marketo para criar uma estratégia atraente que gere resultados.

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6. O Que É Marketing de Conteúdo: O Guia Passo a Passo (Neil Patel) – Se você já leu um dos meus guias, sabe que uma coisa é verdade: eu sempre tento simplificar as coisas o máximo possível.  Mesmo quando o tema é complexo, eu me esforço para entregar o conteúdo em termos fáceis de se entender.

Um dos melhores exemplos disso é o meu guia passo a passo “O Que É Marketing de Conteúdo”.

Muitos me contam que nunca deram uma segunda chance ao marketing de conteúdo porque não entendem os detalhes. Eu sempre dou a mesma resposta: “não há nada a temer”.

Esse guia vai te ajudar a compreender que na verdade, o marketing de conteúdo pode ser bem simples se você adotar a abordagem correta.

Todas as seções do guia são úteis, mas a minha favorita são os “três exemplos da história do marketing de conteúdo”, além da comparação deles com os “equivalentes modernos”.

Essa parte dá uma visão de como as coisas mudaram através dos anos, e, claro, de formas como você pode se envolver pessoalmente.

Não deixe que o seu medo do marketing de conteúdo te impeça de começar essa jornada. Use esse guia para simplificar o assunto.

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7. Conjunto de Ferramentas para Marketing de Conteúdo em 2016: 23 Checklists, Templates e Guias (Content Marketing Institute) – Esse material não é exatamente um guia, estritamente falando, mas precisava ser incluído nessa lista.

Ninguém conhece o marketing de conteúdo melhor do que o Content Marketing Institute. Esse material está cheio de checklists, modelos e guias que vão te transformar em um especialista em marketing de conteúdo em 2016.

O conteúdo não só está atualizado com os recursos mais recentes, mas também fornece uma variedade de ferramentas para todas as fases do marketing de conteúdo.

Eu gostei mais da “Fase de Fazer”, graças ao fato de ser toda sobre como entrar em ação.

Esse é um dos guias de marketing de conteúdo mais completos e bem planejados disponíveis. Não é só para iniciantes. Pode ser usado por qualquer pessoa que tenha interesse no marketing de conteúdo.

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8. Guia Estratégico de Marketing de Conteúdo (Smart Insights) – Você nunca deve usar a abordagem de “atirar para todos os lados” no marketing de conteúdo. Uma estratégia bem direcionada será muito mais apropriada.

A Smart Insights criou um guia sobre como criar uma estratégia fantástica de marketing de conteúdo. Com 96 páginas e 30.000 palavras, os especialistas em marketing de conteúdo precisam se preparar para um aprendizado sério.

O guia tem sete capítulos, incluindo:

  • Auditando capacidades e estabelecendo metas para Marketing de Conteúdo.
  • Como definir públicos-alvo e personas.
  • Como criar sua estratégia de marketing de conteúdo.
  • Gestão editorial.
  • Como criar conteúdo atraente para o seu hub de conteúdo.
  • Distribuição de conteúdo.
  • Como avaliar e medir ROI (retorno sobre investimento).

Todo o conteúdo está centrado em um ponto: como criar uma estratégia de marketing de conteúdo que gere resultados.

Você pode até ter um ou outro caso de sucesso com uma abordagem menos focada de marketing de conteúdo. Mas se você quer grandes resultados, é hora de criar e executar uma estratégia mais direcionada e definida.

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9. Relatório do SEJ: O Que Funciona no Marketing de Conteúdo (Search Engine Journal) – Há uma grande quantidade de informação disponível sobre o marketing de conteúdo.

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Sim, é isso mesmo que você está vendo. Mais de 95 milhões de resultados em uma busca pelos termos “content marketing” (marketing de conteúdo).

Com tantas informações, é difícil para um especialista em marketing de conteúdo diferenciar o que é bom do que é ruim. Apesar de poder confiar nos guias indicados nesse post para te apontar a direção correta, provavelmente vai haver um momento em que você decidirá procurar mais conselhos.

Se você quer saber o que funciona no marketing de conteúdo, sempre pode contar com o Search Engine Journal.

Esse guia foi escrito partindo do princípio de que você tem uma quantidade limitada de tempo e dinheiro para investir em marketing de conteúdo, e por isso precisa fazer as escolhas certas. Você vai aprender:

  • O que é o marketing de conteúdo, e porque ele funciona.
  • Porque sua empresa precisa usar o marketing de conteúdo.
  • Como o marketing de conteúdo evoluiu ao longo dos anos.
  • Que tipo de objetivos você deve estabelecer, e como alcançá-los.
  • Estratégias de conteúdo bem sucedidas de grandes marcas.
  • Ferramentas para te ajudar a cumprir seus objetivos.

Você não vai se decepcionar com o conteúdo desse guia. Ele é um verdadeiro tesouro para aqueles que querem saber o que funciona ou não. Por que tentar adivinhar quando você pode saber?

10. Uma Abordagem Direcionada Pelo SEO Para o Marketing de Conteúdo: O Guia Completo (CoSchedule) – Esse guia traz uma abordagem única sobre o marketing de conteúdo ao adicionar a perspectiva do SEO.

SEO e marketing de conteúdo devem andar juntos, como pão com manteiga. Mas às vezes os profissionais de marketing não têm uma visão global. Vêem um, mas não o outro.

A intenção do CoSchedule com essa guia é apresentar uma estratégia direcionada pelo SEO para o marketing de conteúdo, ajudando o especialista em marketing de conteúdo a entender como os dois trabalham juntos.

Por exemplo, o guia discute como otimizar títulos. Títulos são importantes tanto para SEO quando para o marketing de conteúdo.

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O guia da CoSchedule mostra que é possível resolver dois problemas com uma solução. Se você está investindo recursos em marketing de conteúdo, é uma boa ideia focar simultaneamente em SEO.

11. Guia de Marketing de Conteúdo: Como 10 Startups Se Tornaram Líderes e Geraram Grande Crescimento em Receita (Small Business Ideas Blog) – Você não tem muito tempo para gastar lendo sobre outras empresas, já que é importante direcionar a maior parte dos seus esforços para o crescimento da sua própria marca.

Mas há muito o que aprender a partir dos casos de sucesso de outros negócios. O capítulo 6 desse guia é totalmente voltado para mostrar como outras empresas usaram o marketing de conteúdo para expandir sua marca.

A Buffer é a primeira empresa da lista. Seu público alvo e sua estratégia de conteúdo são explicados de forma simples.

Como especialista em marketing de conteúdo, você não pode duplicar tudo o que outras empresas estão fazendo, mas com certeza pode usar partes das ideias delas para fortalecer sua própria estratégia de marketing de conteúdo.

Se você precisa de inspiração, ou de alguma ajuda para ver que o marketing de conteúdo pode ser vantajoso a longo prazo, esse guia do Small Business Ideas Blog tem tudo de que você precisa.

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12. O Único Guia de Marketing de Conteúdo que Você Precisará (The Content Factory) – O título talvez seja um pouco exagerado, mas não há problema. Esse guia realmente é um dos melhores.

Um dos detalhes que chama a atenção é a forma como o guia é organizado, listando outros recursos em vez de oferecer conselhos em primeira mão.

A primeira seção é intitulada “9 artigos para ler antes de começar”. Aqui você encontrará 9 dos melhores artigos sobre a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Estão incluídos os artigos É Hora de Tratar o Conteúdo Como Parte da Experiência do Usuário e Como Criar Uma Estratégia de Blog de Sucesso: Um Guia Passo a Passo.

Ler essa guia vai levar tempo. A partir dele, você pode levar horas para clicar em cada link e ler as informações. Mas se você fizer isso, seu conhecimento como especialista em marketing de conteúdo vai decolar.

Se você está procurando um guia cheio de recursos, vai ficar satisfeito com esse material da The Content Factory.

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13. Marketing de Conteúdo Visual: Um Guia de Recursos Para Profissionais de Marketing (Social Media Examiner) – Nem todos os tipos de marketing de conteúdo são iguais. Esse guia mostra que o marketing de conteúdo visual está vivo e bem.

Veja como o guia é apresentado:

“Esse artigo vai te ajudar a encontrar ferramentas para criar a imagem perfeita, direcionar tráfego e engajamento com suas imagens e usar conteúdo visual para aperfeiçoar seu marketing.

O conteúdo em si é um grande fator no marketing de conteúdo. Mas não pense nisso apenas em termos de palavras. O conteúdo também pode incluir imagens.

Esse guia está dividido em diversas seções, cada uma contendo links para mais informações sobre o tema:

  • Como criar imagens.
  • As melhores ferramentas para criar e editar imagens.
  • Como direcionar tráfego e engajamento.
  • Formas de melhorar seu marketing de conteúdo visual.
  • Dicas sobre plataformas especializadas.
  • Curadoria de conteúdo visual.

Esse guia, criado pelo Social Media Examiner, é único graças à sua abordagem única sobre o marketing de conteúdo visual.

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14. Um Guia Completo Para Tendências de Marketing de Conteúdo em 2016 (Social Media Today) – Assim como o SEO tem mudado ao longos dos anos, o marketing de conteúdo também tem passado por mudanças.

Se você quer otimizar ao máximo sua estratégia de marketing de conteúdo, precisa saber o que está funcionando ou não para outros. Esse guia da Social Media Today aborda as tendências do momento atual.

Você aprenderá os seguintes temas, apresentados em forma de infográfico:

  • Tendências do marketing digital para 2016.
  • Principais objetivos do marketing em 2016.
  • Como avaliar o sucesso do marketing.
  • Táticas populares de marketing de conteúdo B2C.
  • O que focar em 2016.
  • No que investir em 2016.
  • Técnicas de planejamento de marketing de conteúdo.
  • Como fazer tudo isso em 2016.

Uma das minhas seções favoritas é a que fala das táticas de marketing de conteúdo B2C mais populares.

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Essas estatísticas nos dão uma ideia do que outras marcas B2C estão fazendo em termos de marketing de conteúdo.

A Social Media Today arrasou com esse guia.

15. O Checklist de Estratégias de Marketing de Conteúdo (Velocity Partners) – Para muitos especialistas em marketing de conteúdo, a organização é um grande obstáculo no caminho para o sucesso.

Esse checklist de estratégias, criado pela Velocity Partners, ajuda contra a falta de organização e estrutura no marketing de conteúdo.

Esse checklist foi formulado para te ajudar a manter o curso, implementar sua estratégia e rastrear seus resultados. Mas lembre-se: ler o checklist não é suficiente. Você precisa entender o que ela está dizendo e seguir as instruções.

A primeira parte se concentra em como determinar objetivos. Há espaço para que você escreva suas metas a curto e longo prazos e para marcar as métricas que vai rastrear.

Na medida em que você avança no checklist, cada seção é simples e direta. O formato é básico, mas é mais do que suficiente para te manter no caminho certo.

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Conclusão

Se você quer estar entre os 42% dos especialistas de marketing B2B que se declaram eficientes em marketing de conteúdo, é do seu maior interesse aprender o máximo possível com cada um desses guias.

O marketing de conteúdo é mais vasto do que parece. Se você quer gerar mais tráfego, mais leads e mais receita, não é apenas uma questão de como fazer isso. O marketing de conteúdo vai te colocar na posição certa para o sucesso.

Quero te encorajar a ler cada um desses guias de marketing de conteúdo, do princípio ao fim. Depois disso, guarde os seus favoritos para usar no futuro.

Qual desses guias de marketing de conteúdo é o seu favorito? Você gostaria de acrescentar algum outro à essa lista?

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