Seja um Especialista em SEO Com Estes 10 Guias e 5 Cursos

seo mba

Você está interessado em ser um especialista em SEO para construir sua marca? Você está preocupado em cometer os mesmos erros que não farão sua classificação subir?

De forma frequente, as pessoas que trabalham com marketing online acreditam que são especialistas em SEO, quando na verdade, elas precisam de ajuda.

Além disso, muitos pensam que ser um especialista em SEO não vai ter um impacto sobre seus negócios online. Apesar de ser verdade para alguns, isso definitivamente não é verdade como um todo.

O objetivo deste artigo são dois pontos:

  • Para ajudar você a entender a importância do SEO.
  • Para fornecer uma lista de guias e cursos de alta qualidade sobre esse assunto.

Não importa se você é novo no mundo do SEO, se ficou por anos apenas por brincadeira, ou se considera experiente e conhecedor, sempre há algo mais para aprender.

Baixe estes 10 guias e 5 cursos para ser um especialista em SEO.

Vamos examinar 10 guias e 5 cursos que você pode confiar para ser um especialista em SEO. Embora alguns guias e cursos têm um título e foco semelhante, as informações e conselhos fornecidos em cada um é único e valioso.

Vamos começar!

10 Guias para ser um especialista em SEO

1. O Guia Completo Para Iniciantes Para Fazer SEO (Buffer) – Você é novo no mundo do SEO? Nesse caso, um guia para iniciantes é exatamente o que você precisa (mais desses estão para vir).

O Guia do Buffer para SEO supera muitos outros por algumas razões fundamentais:

  • Ele realmente é para iniciantes, deixando os detalhes técnicos avançados fora de questão.
  • É dividido em seções de fácil entendimento, com cada um oferecendo um foco inicial.
  • É cheio de screenshots, vídeos, imagens e infográficos, com os quais fica fácil de compreender o que é necessário para ter sucesso.

Além desse guia, há links na parte inferior para obter informações adicionais para fazer SEO. Por exemplo, você também pode visitar esta página intitulada “5 Maneiras Simples Para Melhor Seu SEO Hoje”.

Buffer é mais conhecido por suas ferramentas de mídia social, mas esse guia é completamente sobre SEO. Como um novato, você não vai se decepcionar com as informações adquiridas e as dicas dadas.

image13

2. O Guia da Search Engine Land Para Fazer SEO (Search Engine Land) – Existem guias para fazer SEO e existem GUIAS para fazer SEO.

Search Engine Land não deixa nenhuma dúvida com esse guia, proporcionando cada pedaço de informação necessária para entender melhor o mundo da otimização dos mecanismos de buscas.

São nove capítulos, com cada um deles dividido de uma maneira fácil de entender e que está cheio de alta qualidade, com bastante informações específicas e dicas.

Os capítulos incluem:

  • Os Tipos de Fatores de Sucesso Nos Mecanismos De Busca
  • Fatores de Sucesso de Conteúdos & Mecanismos De Busca.
  • Arquitetura Do Site & Fatores de Sucesso Nos Mecanismos De Busca
  • Código HTML & Fatores de Sucesso Nos Mecanismos De Busca
  • Confiança, Autoridade, Identidade & Classificação de Buscas
  • Link Building & Classificação Nos Mecanismos de Busca
  • Personalização & Classificação Em Mecanismos de Busca
  • Redes Sociais & Classificação Nos Mecanismos de Busca
  • Violações & Penalidades Por Spam Nos Mecanismos de Busca

Há mais de SEO do que aparenta e é claro para mim que o Search Engine Land entende isso. É por isso que esse guia não falha em qualquer área-chave. Cada capítulo adiciona algo a mais do que foi contado no anterior, garantindo que você tenha uma melhor compreensão de SEO quando você finalmente chegar ao fim.

image01

3. Noções básicas de SEO: O Guia Completo Para Iniciantes De Otimização Dos Mecanismos de Busca (WordStream) – Outro guia para iniciantes, esse do WordStream fala tudo sobre as noções básicas.

De maneira parecida e com funções similares ao guia do Buffer, WordStream é programado para dar respostas a uma variedade de questões relacionadas ao SEO.

Alguns dos pontos principais incluem:

  • A importância do SEO.
  • As melhores práticas de pesquisas de palavras-chave.
  • Otimização on-page e off-page.
  • Como se beneficiar do marketing de conteúdo e do link building.
  • Como acompanhar e medir resultados.

Vale a pena ler cada guia citado nessa lista , mas o WordStream leva as coisas para o próximo nível, em relação a profundidade do conteúdo. Melhor ainda, o guia mostra os pontos mais importantes sem usar jargões complexos que os novatos não irão entender.

image05

4. O Guia Inicial Para a Otimização Dos Mecanismos de Busca (Google) – Se você puder aprender SEO de uma pessoa ou empresa específica, qual seria? A maioria das pessoas vai esquecer da resposta mais óbvia: Google.

Todo mundo quer a classificação mais elevada no Google. Afinal de contas, é o mecanismo de busca que a maior parte do mundo usa.

Se você é novo no SEO e quer aprender com o gigante das buscas, esse guia inicial será o seu novo melhor amigo.

O principal benefício desse guia é que você não tem que se preocupar se as informações são ou não precisas. Você sabe que cada ponto das dicas são certeiros, sendo que se trata do mestre de todos os mecanismos de busca.

Com 32 páginas de dicas, que vão desde noções básicas de SEO para otimização mobile, há uma razão pela qual tantas pessoas novas no mundo do marketing online mantêm esse guia por perto a todo momento.

Só porque você é novo no SEO não significa que você pode se dar o luxo de cometer erros. O Guia Inicial Para a Otimização Dos Mecanismos De Busca ajuda você a ser um verdadeiro especialista em SEO, trabalhar de forma rápida, eficiente e eficaz e ao mesmo tempo, evitando erros comuns que atormentaram milhões de pessoas antes de você.

image14

5. O Guia Para Iniciantes Para Fazer SEO (Moz) – Moz é um dos principais nomes da indústria de SEO, e esse guia nos fazer lembrar o porquê. Tendo sido lido mais de três milhões de vezes, o conselho que você recebe é atualizado e pode ser aplicado.

Há 10 capítulos que compõem esse guia detalhado, começando com “Como Os Mecanismos De Buscas Operam” indo até “Medindo e Acompanhando Os Resultados”.

No meio, você vai ver dicas sobre por que o marketing para os mecanismos de busca é importante para o seu negócio, como construir links sem serem penalizados e os mitos comuns e equívocos sobre SEO.

Você pode ler o guia online ou fazer o download do PDF.

Como um grande fã do Moz, eu sei que o valor fornecido aos leitores é “verdadeiro”. O Guia Para Iniciantes Para Fazer SEO merece ser lido do início ao fim. Mesmo se você tem algum conhecimento de SEO, esse guia pode ajudar a melhorar suas habilidades.

image03

6. O Guia Para Blogueiros Para Fazer SEO (SEOBook) – Não há como duas pessoas compartilharem os mesmos objetivos para seu site. Por exemplo, um blogueiro não deve ter a mesma abordagem para SEO como um e-commerce tem.

SEOBook vai além de entregar informação exclusivamente para blogueiros.

Minha seção favorita é a “Porque Blogs São Diferentes De Um Site Estático”.

Pessoas que trabalham com marketing online e são experientes sabem a diferença, mas para aqueles que são novos nisso, pode parecer confuso. Aqui está um trecho da seção, mostrando a natureza simples e direta do guia:

“O SEO para um blog é diferente do SEO para a maioria dos outros sites, em grande parte por causa dos elementos sociais integrados na tecnologia dos blogs. SEO para blogs é mais focado em entregar às pessoas algum assunto para comentarem e criar algo digno de atenção.”

Como um blogueiro interessado e que quer ser um especialista em SEO, você quer contar com dicas que mais se aproximam dos seus desejos, necessidades e objetivos. É por isso que esse guia do SEOBook é uma leitura obrigatória. É feito para dar ao SEO do seu blog um impacto maior.

image04

7. O Guia Avançado para fazer SEO (Neil Patel) – Você não vai ser um iniciante SEO para sempre. Quando você estiver pronto para dar o próximo passo, o meu guia de SEO avançado é um bom lugar para começar.

Aqui está como eu descrevo o guia:

“O Guia Mais Extenso e Detalhado de Técnicas Avançadas de SEO Que Existe Atualmente”.

Cada guia citado nessa lista tem um conteúdo sólido. Cada guia deve ser lido, quando tiver tempo, porque a informação é apresentada de uma maneira única.

Mas quando se trata de uma maior profundidade e informações aplicáveis em técnicas avançadas de SEO, penso que esse guia leva o troféu.

Não é tanto sobre o tamanho (nove capítulos), mas sim sobre ter um conteúdo profundo e aplicável. Aqui está o que eu quero dizer:

image11

O guia não vai apenas lhe dizer como criar um título amigável para o SEO. Ele não vai apenas lhe dizer qual o tamanho ideal do título. Ele vai lhe dar dicas práticas sobre como fazer mudanças para melhor. Além disso, as imagens vão dar uma “forma exata” sobre exatamente como você pode fazer isso acontecer.

Há muito o que aprender quando você for entrar em detalhes no SEO avançado. Esse guia garante que você não vai esquecer algo que poderia fazer ou que pode fazer sua classificação nas buscas despencar.

8. O Guia de Instruções da Otimização dos Mecanismos de Busca (SEO) (Minterest) – Pode ser mais um manual do que um guia, mas esse recurso está repleto de dicas, ferramentas e muito mais.

A parte mais poderosa do manual é a lista de mais de 200 ferramentas de SEO. Esses variam dos melhores blogs de SEO e fóruns, até ferramentas de pesquisas de palavras-chave e ferramentas para redes sociais.

image06

Se você tem um forte interesse em SEO e está a procura de uma boa orientação que também vem com uma longa lista de recursos, você deve investir seu tempo lendo o manual Minterest.

Caso contrário, você vai se deparar com alguns recursos que você pode não ter conhecido anteriormente e que pode ajuda-lo no futuro.

9. SEO Local: Como Fazer Seu Negócio Local se Classificar nas Buscas (Search Engine Land) – Embora possa não ser um guia de fato, esse artigo informativo é perfeito para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre SEO para negócios locais.

Há uma grande diferença entre SEO local e SEO tradicional. Com o SEO local, você está tentando classificar o seu site para obter resultados locais. Pense nisso desta maneira: um encanador em Sacramento quer classificar no topo dos mecanismos de busca para “Sacramento encanador” e “encanadores em Sacramento.”

O processo que você tem que seguir para dominar os resultados do SEO local não é o mesmo como se você estivesse lidando apenas com palavras-chave, sem precisar considerar a localização.

Search Engine Land compartilha dicas e conselhos para a classificação do seu negócio local. Minha parte favorita do guia é o resumo dos muitos fatores de classificação associados com SEO local. Isso te dá uma boa ideia de onde você deve investir seu tempo e dinheiro.

image09

Esse guia passo a passo não é o mais longo, mas de um ponto de vista para o SEO local, é um dos melhores que você vai encontrar.

10. O Guia Para Iniciantes Para Fazer Technical SEO (Neil Patel) – Aqui está outro guia que eu fiz para pessoas interessadas em SEO. Mas, em vez de se concentrar em coisas básicas de iniciante, eu mostrei de um ângulo diferente. Esse guia diz tudo sobre Technical SEO.

A palavra “technical” não é pra te assustar. Isso também não deve ser um motivo para você evitar o SEO como um todo.

Esse guia foi escrito para ajudar você a entender o technical SEO, garantindo que você não vai ficar com medo de qualquer aspecto.

Você vai aprender mais sobre a velocidade do site, o diagnóstico de problemas comuns, de otimização mobile, conteúdo fino e outros detalhes técnicos relacionados.

Assim como com o meu Guia Avançado para fazer SEO, você encontrará dicas práticas e screenshots por toda parte. Eu descobri que isso ajuda os meus leitores a entenderem melhor e a aplicarem as dicas que foram passadas.

Por exemplo, aqui está uma imagem que explica como para testar seu código:

image12

É fácil de se sentir ameaçado pelos aspectos técnicos do SEO, mas não é tão assustador quanto parece. Você precisa entender que há mais do que a construção de links para se classificar no topo. Os aspectos técnicos da sua estratégia terão um impacto nos resultados.

5 Cursos de SEO

1. SEO para E-commerce – 101 Video Series (Shopify) – Aqui está como o Shopify descreve seu curso:

“Assista a especialista do setor Helen Overland da Search Engine People ensinar donos de lojas on-line sobre Otimização dos Mecanismos de Busca, e dar dicas de SEO para e-commerce e conselhos.”

Esse não é um curso apenas para alguém com um interesse geral em SEO. É um curso para donos de lojas on-line que querem melhorar a classificação como um meio de direcionar o tráfego para aumentar a receita e o lucro.

Há sete vídeos no curso, todos os quais são gratuitos para assistir. Alguns dos meus favoritos incluem:

  • Por Que Sua Loja Não Está no Google?
  • Como o Google Classifica o Seu E-commerce?
  • Pesquisas de Palavras-chave: Quais as Frases de Busca Você Deve se Classificar?

Os vídeos não são tão longos o suficiente para você se cansar, mas eles são longos o suficiente para fornecer um melhor olhar por dentro do assunto.

Os donos de lojas on-line devem entender que a diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar sendo unicamente na sua capacidade de gerar tráfego orgânico. Se você quer melhorar essa área de sua empresa de e-commerce, a série de vídeos do Shopify é um bom início.

image02

2. SEO Curso de Treinamento por Moz (Udemy) – Moz, mais uma vez se encontra na lista. Desta vez com um curso de treinamento oferecido através da plataforma Udemy.

Esse curso gratuito ensina as dicas e truques que você precisa para implementar uma estratégia bem sucedida de SEO.

Pense nesse curso como uma extensão do Guia Inicial Para Fazer SEO dele. Com cinco lições e mais de uma hora de conteúdo em vídeo, ao deixar o curso, você vai entender melhor como classificar o seu site.

O título das lições são as seguintes:

  • Criando um Plano de Ação Mensal para seu SEO
  • 5 Maneiras de Usar Seus Perfis Sociais Para Fazer SEO
  • Segmentar Palavras-chave Fica Difícil!
  • Link Building com o Twitter
  • Mapeando Palavras-chave Para o Conteúdo

Esse curso é destinado para os empreendedores de todos os níveis, então fique tranquilo ao se inscrever, mas vá fundo. É grátis, então você realmente não tem nada a perder.

image10

3. O Curso de Treinamento para o SEO do ClickMinded (ClickMinded) – O Curso de Treinamento para o SEO do ClickMinded quer te ensinar como gerar 10x mais tráfego do Google. Você leu certo: 10 vezes mais tráfego.

Com mais de 6.000 alunos, Tommy Griffith (Project Manager SEO na Airbnb) deve estar entregando um alto nível de valor.

O curso inclui passos práticos para você melhorar essas áreas de sua estratégia e se tornar um especialista em SEO:

  • Estratégia de palavras-chave
  • Otimização on-page
  • Otimização off-page
  • Otimização técnica
  • Análise competitiva
  • Atualizações de algoritmo

Se você tem dúvidas sobre SEO, ou se você tiver dúvidas sobre as decisões que você já fez anteriormente, esse guia deve ser capaz tirar suas dúvidas.

Você pode começar gratuitamente, mas isso só lhe dará acesso à primeira seção: Introdução ao SEO.

Por $997, um usuário pode acessar o curso completo, incluindo os bônus. Se você faz parte de uma equipe maior, você pode querer acessar o nível cinco de usuário, que custa $3.997.

Teste gratuitamente para saber se você gosta do curso. A partir daí, se ele atende as suas necessidades, você pode decidir comprar o curso completo ou até mesmo ir além.

image07

4. Advanced Search Engine Marketing (Universidade de São Francisco) – Você está procurando um curso de SEO de uma universidade reconhecida e aprovada pelas pessoas? Então não precisa mais correr atrás disso, já que a Universidade de São Francisco tem o que você busca.

Aqui está como a universidade descreve seu curso:

“Advanced Search Engine Marketing irá levar o seu conhecimento desse importante campo para um nível superior, capacitando-o com práticas e habilidades que você poderá “botar” a mão na massa imediatamente. Se você quer construir uma equipe de search engine marketing em casa ou reforçar a sua capacidade de lançar e gerir uma campanha de PPC, você veio ao lugar certo.”

Aqui estão algumas das áreas do curso ensina:

  • Arquitetura do SEO
  • Conceitos de conteúdo para SEO e link building
  • Redes sociais
  • Estudos de caso

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis fazendo um curso que vem de uma universidade. Contanto que você esteja bem em pagar o preço, $1.495 para esse único curso, você provavelmente não vai se decepcionar com o conhecimento que irá adquirir e sua experiência como um todo.

image00

5. Download Gratuito: Modelo de SEO On-Page (HubSpot) – É difícil categorizar isso como um curso tradicional, mas ele definitivamente se encaixa nos padrões em alguns aspectos.

O Modelo de SEO On-Page está disponível gratuitamente no site da HubSpot. Ele foi feito com a finalidade de ajudar os empreendedores online a acompanharem elementos de SEO na página.

Com o modelo, será mais fácil administrar estes pontos:

  • Acompanhar mudanças em um só lugar.
  • Organizar sua estratégia de SEO on-page.
  • Implementar elementos de SEO que irão impulsionar seus resultados.
  • Sincronizar palavras-chave e páginas sem confusão.

Como é gratuito, você deve pelo menos dar uma olhada nesse modelo do HubSpot que pode fornecer qualquer valor para o seu SEO. Você provavelmente vai achar que é bom para manter isso por perto quando for fazer alterações em suas páginas.

image08

Conclusão

O conhecimento em SEO servirá à medida em que o seu negócio online for crescendo. Você pode estar impedindo o seu progresso por não estar querendo aprender mais.

Como exploramos nesse post, há muitos lugares para se encontrar ajuda.

Talvez você não tenha tempo para ler cada um desses guias de hoje. Talvez você não tenha tempo para se inscrever em cada curso. Tudo bem. Contanto que você adicione-os na sua lista de prioridades ao longo do tempo, você poderá alcançar o sucesso no SEO.

Agora que você sabe quais são os guias e cursos mais úteis para se tornar um especialista em SEO, tudo o que resta é você começar e aproveitar o conhecimento que irá adquirir.

Quais são suas opiniões sobre esses guias e cursos? Você adicionaria quaisquer outros à lista? Você tem experiência com qualquer um desses?

Share