12 Táticas de SEO Arriscadas que Podem Funcionar

seo

Se você acompanha e lê o meu blog por um tempo, você sabe que eu posto regularmente sobre táticas de SEO.

E normalmente, essas táticas são consideradas “white hat”. Em outras palavras, elas se concentram no público e são otimizações voltadas para pessoas em vez de máquinas.

Técnicas de white hat também são consideradas as melhores práticas por todos os SEOs. Por isso, elas são as mais populares.

Mas quero ser completamente honesto, então eu confesso – de vez em quando, eu gosto de adrenalina.

Às vezes, isso significa ignorar o meu cadarço desamarrado enquanto estou andando. Outras vezes, isso significa tentar táticas de SEO arriscadas que podem valer a pena.

Então, nesse artigo, falarei sobre algumas dessas táticas que chamei de “arriscadas”.

Mas primeiro, provavelmente, você está se perguntando o que exatamente eu quero dizer com “arriscadas”.

Táticas de SEO “arriscadas” entram em duas categorias.

Categoria nº1 consiste em táticas de SEO que põem em perigo a experiência do usuário (UX).

Essas táticas podem apresentar problemas porque o SEO deve ser feito voltado para seres humanos em vez de robôs de mecanismos de buscas.

Categoria nº2 consiste em técnicas que são conhecidas como “grey hat”.

Um pouco de contexto: além de técnicas de white hat, há também técnicas de black hat. Essas técnicas geralmente não seguem as diretrizes dos mecanismos de busca porque são mais agressivas e direcionadas somente para máquinas e não para pessoas.

Então, técnicas de grey hat estão em algum lugar no meio. WordStream define bem essa tática: “Grey Hat SEO é uma prática de SEO que é mais arriscada do que White Hat SEO, mas que pode ou não resultar em seu site ser banido dos mecanismos de busca e de sites afiliados.

As táticas de gray hat podem lhe causar problemas, mas novamente, talvez não. E às vezes, esse é um risco que vale a pena correr.

Se você tentar qualquer uma destas, devo dizer que eu não sou responsável por quaisquer resultados. Estou apenas compartilhando essas táticas, então não atire no mensageiro. Você foi oficialmente avisado!

Interessado? Vamos ver 12 técnicas de grey hat que podem lhe trazer bons ganhos.

Saiba como consegui 195.013 visitantes por mês por meio de SEO.

1. Adicione 1.000 palavras em conteúdos para sua homepage e artigos

Por que é arriscado: pode fazer com que seus artigos fiquem poluídos visualmente, desagradando os seus visitantes humanos. Ninguém quer ser recebido com um bloco de texto ao ler um artigo.

O risco de UX na homepage é ainda mais forte. A tendência de design de hoje é manter a homepage mais leve em texto e carregada de imagens.

Colocar mil palavras em uma homepage pode prejudicar a experiência do usuário, especialmente se você não tiver cuidado com o resto do design.

Por que funciona: os mecanismos de busca adoram conteúdo, especialmente um conteúdo longo.

image02

Basicamente, os mecanismos de busca tratam sites com muito conteúdo como sites com autoridade alta. É por isso que eu sempre defendo o conteúdo longo.

Os leitores também adoram, então fica fácil de optar por essa tática.

Embora não seja a melhor ideia colocar mil palavras em uma homepage, fazer isso com seus artigos é brilhante.

Se adicionar 1.000 palavras aos seus artigos, provavelmente você verá um salto na classificação dessas páginas dentro de dias.

Na verdade, serpIQ descobriu que a maioria das primeiras posições nos resultados da SERP tem 2.000 ou mais palavras. Se seus artigos ultrapassam essa marca, você pode ver essas páginas assumirem uma posição mais alta rapidamente.

image15

Como fazer isso: crie conteúdos longos que forneçam valor aos seus usuários e que os ajude de alguma forma.

(Mesmo que falando especificamente sobre artigos, você pode aplicar essa ideia a qualquer página em seu site – homepage, página sobre, página de contato, etc. Os benefícios para o ranking serão os mesmos).

Você deve escrever um conteúdo aprofundado que explica o tópico com detalhes e fornece muito valor prático para seus leitores.

Bryan Harris, de Videofruit, faz um grande trabalho com isso. Ele publica artigos longos regularmente que são cheios de conselhos úteis que seus leitores podem usar.

image21

Se optar por esse estilo e estrutura, você não só verá a sua classificação subir, mas também receberá mais amor dos seus leitores.

2. Use (algum) SEO negativo

Por que é arriscado: SEO negativo se concentra em reduzir o posicionamento no ranking de seus rivais em vez de aumentar o seu próprio posicionamento.

Eu serei o primeiro a dizer que nem todas as técnicas de SEO negativo são criadas igualmente. Algumas (como hackear sites) são completamente erradas. Essas podem se voltar contra você.

Mas há algumas táticas que são mais estratégicas do que golpes.

Por que funciona: se você conseguir mostrar que seus concorrentes estão usando algumas técnicas black hat, você está fazendo um favor ao Google.

Se seus concorrentes estão de acordo com as regras, então tudo pode acontecer com SEO (quase tudo).

SEO negativo não é explicitamente desaprovado pelo Google. Eles pensam que é uma perda de tempo e estão certos em alguns casos.

John Mueller, do Google, falou isto sobre SEO negativo:

image19

Mas se você sabe como utilizá-lo da maneira correta, SEO negativo pode render bons resultados.

Como fazer isso: quando se trata de SEO negativo, estamos falando de uma grande variedade de táticas.

Na minha opinião, há uma técnica que é completamente segura e ética: denunciar seus rivais por utilização de SEO duvidoso.

Dê uma olhada nas páginas dos seus concorrentes para ver se estão usando quaisquer técnicas de SEO suspeitas. Você pode se surpreender com o que encontrará.

Você pode escolher entre algumas infrações comuns (incluindo links pagos, violações de rich snippets e abuso de produtos do Google) no formulário oficial de relatório de spam do Google:

image04

E aqui estão mais algumas táticas black hat de SEO que você pode denunciar. Isso acontece com mais frequência do que imagina, então relatar a utilização dessas táticas pode ser uma estratégia eficaz.

3. Compre domínios expirados

Por que é arriscado: se você está comprando domínios expirados para o redirecionamento 301 ou backlink para seu site, o Google pode ver essa ação e decidir que não conta. Isso fica ainda mais evidente se o domínio que você comprou é bem antigo.

Por que funciona: você pode redirecionar o tráfego do domínio comprado para o seu domínio ou pode manter o antigo domínio e criar backlinks para o seu site.

De qualquer maneira, você pode obter uma vantagem de SEO fácil que não custa muito.

Como fazer isso: para que funcione bem, o domínio que você comprar deve pertencer ao seu nicho.

Acesse expireddomains.net.

image20

Crie uma conta gratuita clicando no botão “Sign Up” (Cadastre-se) no canto superior direito.

image16

Preencha suas informações e clique em “Sign Up (Free)”.

image06

Depois de criar a sua conta, você deverá ver uma página como esta:

image10

A partir daqui, você pode pesquisar tipos específicos de domínios.

Esses prints de tela são de um vídeo sobre a compra de domínios expirados que Brian Dean, de Backlinko, fez para Quicksprout. É o melhor recurso se você estiver interessado em usar essa tática.

Por último, mas não menos importante, certifique-se de que os domínios expirados que você for comprar não tenham sofrido quaisquer proibições ou penalidades.

4. Compre domínios disponíveis

Por que é arriscado: essa tática é um pouco menos grey hat do que comprar domínios expirados, mas ainda pode ter alguns dos mesmos riscos.

Por que funciona: se o domínio já esteve ativo em qualquer momento – e se tiver backlinks – ele ainda pode direcionar tráfego para o seu site.

E como eu já mencionei com domínios expirados, você pode manter o site e criar backlinks para o seu site.

Como fazer isso: novamente, o domínio que você comprar deve pertencer ao seu nicho.

Felizmente, há uma maneira fácil de verificar isso. Vá para DomainsBot.com.

image00

Você pode digitar uma palavra-chave na barra de pesquisa para encontrar domínios relacionados a ela. Vamos usar “tacos”.

Digite “tacos” na barra de pesquisa e clique em Search (pesquisar).

image07

Você verá muitos domínios e se eles estão disponíveis ou não.

image09

A partir daqui, você pode encontrar os domínios que deseja e usar seu registrador de escolha para comprá-los.

5. Faça pequenas alterações no seu site

Por que é arriscado: essa é uma técnica estranha de grey hat: fazer alterações em seu site para conseguir um impulso de SEO. Mas se você fizer mudanças constantemente, seus leitores podem notar.

E se você fizer pequenas mudanças com muita frequência, o Google poderá ver isso como uma atividade suspeita e penalizá-lo. Também não é 100% garantida, por isso há algum risco.

Por que funciona: esse método tem sido relacionado com pequenos impulsos de SEO em sites. O motivo? Você está basicamente enganando o Google para pensar que atualizou o seu conteúdo e o Google gosta de conteúdos novos.

Sempre que você atualiza seu conteúdo de forma notável, o Google vê esse conteúdo novo e, na maioria dos casos, rastreia novamente o seu site.

A ideia é que o Google lhe dê um pequeno aumento de SEO se ver um conteúdo novo no seu site.

image18

Fonte: SEOSiteCheckup

Como fazer isso: você terá que fazer experimentos com essa tática porque não dá para saber exatamente o tamanho da mudança que você precisa fazer para que funcione.

Moz afirma que uma pequena mudança, como mudar uma única frase, não faz nada. Mas James Sun, da Netotraffic, teve sucesso ao fazer pequenas alterações nas fontes, texto e até mesmo nas barras de navegação.

Então, tudo pode variar de caso para caso.

6. Crie valiosas doorway pages

Por que é arriscado: está bem documentado que o Google não é fã dessa tática. Eles penalizam as doorway pages, então a maioria dos SEOs as evitam.

Por que funciona: se você criar doorway pages que fornecem uma certa quantidade de valor, há uma boa chance do Google não lhe penalizar.

O Google não gosta de doorway pages porque elas não fornecem “um valor claro e único“. Então, se as suas doorway pages fornecem algum tipo de valor, você pode evitar as penalidades.

Como fazer isso: crie páginas com conteúdos ricos em torno de suas palavras-chave que são fáceis de ler e fornecem um pouco de valor.

As suas doorway pages têm que dar algo aos seus leitores. Não tem que ser muita coisa, mas tem que estar lá.

Aqui está um exemplo interessante de softwarepromotions.com. No início, o artigo parece inofensivo:

image08

Mas é na verdade uma doorway page!

Ironicamente, é uma doorway page feita para se classificar para a palavra-chave “doorway pages”. Engraçado, certo?

A parte mais importante dessa página é o seu valor. Ela ajuda o leitor a entender o assunto e fornece informações úteis.

Se você pode conseguir isso com suas doorway pages, você pode se classificar bem para as suas palavras-chave e direcionar tráfego para seu site.

7. Use social bookmarking

Por que é arriscado: sites que utilizam muitos social bookmarking podem ser penalizados por spam. É também uma das várias maneiras de fazer link building, uma prática que o Google não gosta.

Por que funciona: social bookmarking pode conseguir vários links excelentes para o seu site.

De acordo com Wikipedia, social bookmarking “permite aos usuários adicionar, anotar, editar e compartilhar bookmarks de documentos da web”.

Del.icio.us é um exemplo de um site de social bookmarking.

image13

O Search Engine Journal descobriu que social bookmarking pode direcionar muito tráfego. Em alguns casos, pode até mesmo se tornar a sua fonte principal.

Como fazer isso: eu recomendo SocialADR.com para social bookmarking.

Veja como funciona: você cria contas em vários sites de socail bookmarking. Você pode bookmark o conteúdo e ganhar créditos ou apenas comprar créditos.

image03

Crie uma conta clicando no botão “Start for Free” (Comece gratuitamente, tradução livre) na homepage.

image17

Aqui está um breve resumo de fotos sobre como usar o site, tirado do Capítulo 12 do Guia Avançado de Link Building do Quicksprout.

image22

image05

8. Crie microsites

Por que é arriscado: microsites dão trabalho para serem criados, porque precisam fornecer algum tipo de valor para seus usuários. E se seus microsites são apenas doorway pages mais complexas, você pode sofrer algumas penalidades.

Por que funciona: microsites legítimos podem se classificar muito bem para palavras-chave. Você pode usar os microsites para dar ao seu site principal backlinks de alta qualidade.

Como fazer isso: crie um novo site relacionado ao seu site principal. Certifique-se de que ele fornece algum tipo de valor aos leitores.

Idealmente, o assunto do microsite deve ser idêntico ou similar ao do seu site principal.

Um grande exemplo é Tablespoon.com, por General Mills:

image14

Tablespoon apresenta receitas e artigos relacionados a alimentos e o site é um complemento perfeito para a marca General Mills.

Esse é o tipo de microsites que você deve fazer.

9. Article spinning

Por que é arriscado: essa tática está perto de violar as regras de conteúdo duplicado do Google. Basicamente, você pega um artigo e faz algumas modificações para torná-lo “diferente”.

Geralmente, isso significa usar muitos sinônimos, reformular frases e alterar alguma formatação.

Por que funciona: você pode se beneficiar de mais de um só artigo e pode publicar seus artigos em sites diferentes para conseguir mais backlinks.

Como fazer isso: você pode fazer de maneira manual ou pode usar um programa como The Best Spinner.

image11

A primeira vez que fizer um article spinning, certifique-se que o artigo reescrito fique bem diferente do original. Aqui estão algumas dicas para manter em mente:

  • Altere frases importantes
  • Utilize diferentes subtítulos
  • Formate de maneira diferente (por exemplo, utilize uma lista de pontos em vez de uma lista numerada)

E certifique-se de que todos os artigos reescritos leem de forma diferente uns dos outros.

10. Texto âncora de correspondência exata

Por que é arriscado: usar uma palavra-chave como texto âncora exato é normalmente um sinal de link building que o Google é contra. Essa é uma tática que tem que ser utilizada com moderação – não exagere ou o Google notará.

Por que funciona: o texto âncora de correspondência exata ajuda a melhorar ainda mais a sua classificação para uma determinada palavra-chave, porque ela estará diretamente associada ao seu site.

Como fazer isso: quando você recebe backlinks (ou links para seu próprio site), utilize uma determinada palavra-chave como texto âncora.

Por exemplo, se você deseja se classificar para “palavras-chave de cauda longa” use palavras-chave de longa cauda como texto âncora (como eu fiz).

image12

Neste artigo, estou usando “Facebook vídeo ads” como texto âncora de correspondência exata.

11. Insira links em diretórios

Por que é arriscado: diretórios são feitos para mecanismos de busca e não para pessoas. Essa é a sua natureza. Os mecanismos de busca tendem a não gostar de conteúdos que não foram feitos para usuários humanos.

Por que funciona: se você espalhar essa técnica em outras táticas de SEO, você pode conseguir um bom backlink em um site com PageRank alto.

Como fazer isso: escolha cuidadosamente alguns diretórios de links e envie seus links.

Aqui estão alguns dos bons diretórios e seus PageRanks:

Tente se inscrever nas categorias com o PR mais alto.

12. Evento para link building

Por que é arriscado: a maioria dos eventos para link building é vista pelo Google como antinatural, o que é ruim.

Por que funciona: esse é um método superfácil de link building e se você hospedar vários eventos, você pode ter diferentes vantagens de SEO.

Como fazer isso: crie um evento, local ou digital.

O céu é o limite. Você pode hospedar um evento presencial ou virtual, como eu faço:

image01

Em seguida, crie uma página para seu evento e coloque em sites que fazem divulgação.

Aqui estão alguns desses sites:

  • Yelp.com
  • MyEvent.com
  • Spingo.com
  • Lanyrd.com
  • Eventful.com
  • Facebook.com

Conclusão

No mundo dos negócios, você tem que determinar quando vale a pena arriscar ou não.

Nem todas essas técnicas de SEO darão certo para você e, certamente, você não deve usar todas de uma só vez.

Se você utilizar qualquer uma dessas táticas, faça de maneira estratégica. Lembre-se, elas são apenas meios para se conseguir atingir um objetivo final, que é melhorar a sua classificação e direcionar mais tráfego.

E aqui está uma dica que irá ajudá-lo a tirar o máximo de proveito dessas táticas: forneça algum tipo de valor, pode ser algo pequeno quando você for usar essas técnicas.

Os mecanismos de busca gostam de valor. É isso que querem ver e é isso que você deve fornecer.

Ao mesmo tempo, essas táticas de SEO arriscadas podem lhe dar bons retornos. Só não dependa delas para carregar todo o peso das suas estratégias de SEO.

Você tentará alguma dessas táticas de SEO arriscadas?

Share